É normal que a fome dos shih tzu varie de um dia para o outro. Entretanto, a perda de apetite repentina pode ser bastante preocupante. Se encontrar o shih tzu sem querer comer, você deve investigar a causa do problema o quanto antes, para manter a nutrição e o bem-estar em dia.
A seguir, você descobre os principais motivos que interferem no apetite do shih tzu e o que fazer diante de cada situação. Venha com a gente e saiba mais!
Shih tzu não quer comer ração: o que pode ser?

Se o shih tzu não está comendo, você pode investigar os principais fatores que influenciam nesse comportamento. São eles:
Mudanças no ambiente: os shih tzu se acostumam fácil com a rotina e, por isso, algumas alterações podem alterar o apetite e outros comportamentos, como a mudança de casa e a chegada de um novo membro na família;
Estresse ou ansiedade: quadros de ansiedade e estresse também podem causar a falta de apetite, seja por quebra da rotina, conflitos ou separação dos tutores;
Medicamentos: algumas vacinas e remédios também podem afetar o apetite temporariamente. Geralmente, isso dura um ou dois dias;
Altas temperaturas: o calor costuma deixar os animais quietos, sem energia e sem apetite;
Troca de ração: se o shih tzu não quer comer ração, mas come outras coisas, o problema pode estar na troca repentina de ração, seja por conta da transição de idade ou de marca;
Problemas de saúde: infecções, problemas dentários, doenças e alergias a determinados ingredientes também provocam a perda de apetite.
O que fazer quando o shih tzu não quer comer?
Agora que você já conhece os principais motivos que interferem na alimentação do shih tzu, confira algumas dicas do que fazer para contornar a situação:
Ao notar que o shih tzu não come por conta de mudanças, organize uma rotina consistente. Sirva as refeições sempre no mesmo horário e, de preferência, em um ambiente tranquilo e quieto, longe de barulhos e incômodos. Passeios e exercícios regulares também ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.
Já se o problema começar após a administração de vacinas ou remédios, recomendamos que você consulte o veterinário para receber novas orientações e, caso necessário, trocar o medicamento. Em hipótese alguma interrompa o tratamento por conta própria. Isso pode agravar ainda mais o quadro de saúde do shih tzu.
Se perceber que o shih tzu não quer comer ração por conta do calor, aposte em novos métodos de servir as refeições: um picolé de ração úmida para cachorro pode ser a solução perfeita para abrir o apetite e aliviar as altas temperaturas. Para isso, escolha o sachê favorito do seu shih tzu e despeje o conteúdo em uma forma de picolé ou em um copo descartável.
Insira um palito no centro e leve para o congelador por pelo menos 2 horas ou até congelar. Além de ser refrescante, o picolé também é uma ótima forma de manter a hidratação nos dias quentes.
Para evitar a falta de apetite na troca de ração para shih tzu, faça uma transição gradual entre o alimento antigo e o novo, seguindo as proporções abaixo:
- Do 1º ao 2º dia: sirva 75% da ração antiga e 25% da nova;
- Do 3º ao 5º dia: sirva 50% de cada alimento;
- Do 6º ao 8º dia: sirva 25% do alimento antigo com 75% do novo;
- A partir do 9º dia: sirva apenas a nova ração.
Por fim, se suspeitar que algum problema de saúde está interferindo no apetite, procure um veterinário o quanto antes. Apenas com o diagnóstico correto o médico poderá prescrever o tratamento adequado para manter a saúde e a alimentação em dia.
- Referencia: Pedigree