Entender a linguagem dos cães tem muitos benefícios. Mas sem dúvidas uma das melhores para as Felícias e carentes de plantão é saber quando o shih tzu está dizendo que nos ama.
Antes de falar o que é demonstração de amor, vale a pena pontuar o que muitas vezes julgamos como amor, mas não é.
Insegurança
Sabe aquele shih tzu que te segue pela casa toda, não larga do seu pé nem para ir ao banheiro? Isso não é amor, é insegurança.
Se um shih tzu depende da sua presença para se sentir bem, seguro e confortável, há uma relação de dependência muito forte. O problema pode não aparecer quando vocês estão juntos, mas quando separados. A angústia da sua ausência é enorme. Definitivamente isso não é amor. Afinal, amor não causa sofrimento.
Defesa através de mordida
É um comportamento muito comum em cães de pequeno porte como shih tzu. Ao estarem no colo de seus tutores e alguém tentar se aproximar, eles rosnam e até avançam. Não, isso não é amor, nem ciúmes. Não adianta se sentir querido ou achar legal o seu shih tzu ter essa reação.
A necessidade de defesa de uma relação é muito custosa ao animal. Ao se colocar em posição de briga, ele também tem a possibilidade de ser agredido ou se machucar.
O que causa essa reação agressiva nele não é amor, mas uma descarga de cortisol e adrenalina absurda. Ou seja, o cão reage assim por estresse, não por amor.
Medo
Quando o shih tzu está com medo e vai se esconder atrás de você ou pedir colo, isso é quase amor, mas ainda não é. Esse comportamento apenas indica que ele se sente seguro ao seu lado, que confia em você.
Mas o certo é trabalhar esse medo para que ele não necessite da sua presença para que ele se sinta confortável. Do contrário, pode gerar aquele primeiro caso de dependência e insegurança.
Festa quando chega
Como explicar isso, sem ser grosseira?! Digamos que a festa é mal interpretada pelo ser humano. O que você lê alegria em te ver, o shih tzu está desesperado pela sua ausência. De novo, isso não é amor. É dependência de uma relação para se sentir bem, feliz, seguro.
A festa é decorrência de horas (ou mesmo minutos) de sofrimento e angústia. A sua chegada é a salvação e a certeza de não ter mais aquela emoção ruim ao cão.
No máximo isso é uma relação abusiva, onde um acredita necessitar do outro para sobreviver. Ou, então, extrema baixa autoestima ou baixa confiança em si (no caso, o cachorro nele mesmo).
A seguir, veja como o seu shih tzu está dizendo “Eu te amo!”.
Lamber
Chegamos ao mais sublime amor. Lamber é um comportamento de apaziguamento, de manutenção das relações. Quando um shih tzu te lambe, ele quer dizer que você é importante na vida dele, que faz bem estar perto de você.
Claro que não pode ser nada exagerado. Aquele shih tzu que lambe o tempo todo, pode denotar insegurança e carência excessiva de atenção. Mas uma lambidinha fofa é um delicioso “eu te amo”.
Pedir carinho
Tudo que é em excesso tem problema. Se seu shih tzu te pede carinho o tempo todo, isso deve ser trabalhado, pois beira à dependência. Mas quando o shih tzu é tranquilo, sabe ficar roendo um belo mordedor tranquilo na sua caminha, e mesmo assim prefere ir até você e pedir um carinho, aí é amor puro!
Carinho como opção é amor. Carinho como necessidade é dependência.
Chamar para brincar
Da mesma forma que pedir carinho, o pedir para brincar como opção é incrível. O shih tzu opta por sair do seu local de tranquilidade e segurança para brincar com você. Ela sabe brincar sozinho, mas, naquele momento, prefere ter esse momento prazeroso com você.
Porém, quando isso é uma necessidade, de só brincar se for com você, aí, mais uma vez, é dependência e insegurança. Não é amor.
Amor não aprisiona. Amor liberta. Amor não é grude. Amor é opção, é optar por estar junto e não necessitar estar. O amor não acontece porque eu quero, mas por ambos gostarem de estar juntos ou de interagirem, sempre um respeitando o outro. Amor não é forçado, acontece naturalmente.
Referencia: