Entre os primeiros animais domesticados, os gatos fornecem companhia aos humanos há milhares de anos. Os humanos reverenciaram os gatos por sua elegância, habilidades de caça e até mesmo por sua natureza indiferente.
A maioria dos donos de gatos entende os miados de seus animais de estimação, mas e quando os gatos se comunicam entre si? Continue lendo para saber como os gatos se comunicam com outros gatos e o que eles dizem.
Por que os gatos abanam o rabo
Suas caudas longas e distintas proporcionam equilíbrio durante os saltos e também são a principal forma de comunicação entre gatos. Quando os gatos se cumprimentam com o rabo levantado, às vezes com um gancho na ponta, estão expressando conforto e vontade de socializar.
No entanto, um gato enfia o rabo e se agacha no chão se se sentir ameaçado por outro gato. Se um gato balança ou balança o rabo rapidamente de um lado para o outro, isso indica aborrecimento ou agitação. Às vezes, esse movimento pode fazer parte de uma brincadeira normal , mas é frequentemente seguido por uma agressividade crescente.
Tapa ou Golpe
Tapas e tapas são comportamentos que os gatos usam para estabelecer domínio.
Os gatos podem usar as patas para dar tapas ou tapas uns nos outros para comunicar domínio ou agressão territorial. Se um gato está batendo sem as garras, então o comportamento pode fazer parte de uma brincadeira normal. No entanto, tapas repetidos e fortes com garras estendidas indicam que o comportamento passou da brincadeira, especialmente quando combinado com outros comportamentos agressivos.
Assobiando e rosnando
Os gatos sibilam ou rosnam para comunicar medo e agressão.
Embora os gatos usem seus miados para se comunicarem exclusivamente com os humanos, eles usam outras vocalizações para se comunicarem entre si.
Os gatos podem gerar um som baixo, gutural e rosnado para que outros gatos saibam que estão se sentindo ameaçados. Os gatos começam a assobiar - geralmente com os dentes à mostra e as orelhas puxadas para trás - para avisar outros gatos que estão prestes a atacar.
Asseio
Os gatos lambem uns aos outros para se prepararem e se unirem.
Os gatos geralmente passam várias horas por dia lambendo-se e limpando-se cuidadosamente. Quando os gatos cuidam uns dos outros , geralmente é uma demonstração de amor e carinho.
As mães gatas lambem seus gatinhos depois que nascem, e os gatinhos começam a se cuidar por volta das seis semanas de idade. Mesmo os gatos que não são parentes irão cuidar uns dos outros para desenvolver um cheiro compartilhado e fortalecer seu vínculo.
Cabeçadas e Esfregações
Dar cabeçadas é uma forma de os gatos marcarem seu território com seu cheiro.
Muitos donos de gatos estão acostumados com seus gatos se esfregando nas pernas ou nos móveis. Os gatos são altamente territoriais e esfregar é uma forma de marcar seu território usando glândulas odoríferas ao redor do rosto.
Quando os gatos se esfregam ou dão cabeçadas uns nos outros, pode ser uma saudação amigável ou uma tentativa de marcar seu território.
Amassar
Quando gatinhos, os gatos massageiam a mãe para estimular o leite.
Carinhosamente conhecido como “fazer biscoitos”, os gatos amassam pressionando as patas dianteiras em um padrão alternado em uma superfície macia.
Esse comportamento é evidente em gatinhos, que massageiam a mãe para ajudar a estimular a produção de leite. Quando adultos, os gatos se amassam para sinalizar conforto e felicidade. No entanto, uma gata não esterilizada pode amassar para que os gatos machos próximos saibam que ela está no cio.
Linguagem corporal
Quando ameaçados, os gatos tentam parecer maiores, adotando uma postura lateral e arqueando as costas.
Embora não consigam falar, os gatos podem se comunicar de maneira bastante eficaz com os ouvidos, os olhos e a postura. Quando um gato está com as orelhas eretas e voltadas para frente, está sinalizando curiosidade e alerta.
Um gato relaxa ligeiramente as orelhas para o lado quando se sente satisfeito ou confortável. No entanto, quando um gato gira as orelhas para baixo ou para baixo contra a cabeça, ele está comunicando agressão.
Às vezes, os gatos olham para as pessoas ou outros gatos com os olhos semicerrados . Esse comportamento pode indicar uma série de emoções, desde amor e contentamento até medo e ansiedade. No entanto, se um gato encara outro gato com os olhos bem abertos, isso pode ser um sinal mais certo de agressão.
Se um gato se sentir ameaçado por outro gato, ele pode tentar parecer maior arqueando as costas ou arrepiando o pelo. No entanto, alguns gatos escolhem uma abordagem diferente para comunicar o medo e tentam fazer com que seus corpos sejam tão pequenos e rentes ao chão quanto possível.
Jogar vs Lutar
Os gatos são animais brincalhões, mas a brincadeira pode se transformar em agressão.
Quando não estão dormindo ou se cuidando, os gatos podem ser muito brincalhões. No entanto, pode ser difícil saber quando os gatos ultrapassam os limites entre brincar entre si e brigar.
Se você possui vários gatos ou está em processo de apresentação de gatos, fique de olho nas brincadeiras deles e esteja preparado para intervir se as coisas ficarem muito difíceis.
Se um ou ambos os gatos passarem de posturas soltas e relaxadas para músculos rígidos e tensos, então a hora da brincadeira pode se transformar em agressão. É normal que os gatos emitam sons de chilrear ou trinado enquanto brincam, mas ganidos, uivos ou assobios altos indicam que alguém foi longe demais.
Observe a postura, as orelhas e a cauda dos seus gatos em busca de sinais de agressão. Se a dinâmica se afastar da brincadeira, então é melhor separar os gatos enquanto eles se acalmam.
Para conter o comportamento agressivo, certifique-se de que cada gato tenha sua própria caixa sanitária, tigela de comida e espaço para recuar.
Referencia: