A alface é um vegetal muito popular. Com tantas variedades diferentes, como alface romana, folha verde e alface amanteigada, as opções dessa folha verde parecem infinitas.
Comumente utilizado como base para saladas, ralado em cima de tacos, em sopas ou como wraps, não faltam formas de utilização deste vegetal. No entanto, a alface é uma cultura de crescimento fresco que prospera no outono e na primavera.
E quanto às estações de calor congelante ou escaldante? Como você poderia conseguir alface fresca, então? Felizmente, existe outra maneira. A alface é uma das melhores plantas que você pode cultivar hidroponicamente. Este artigo fornecerá um guia completo sobre como cultivar alface hidropônica.
O que é Hidroponia?
Hidroponia é a técnica de cultivo de plantas usando uma solução nutritiva à base de água em vez do solo.
A palavra hidropônico vem da língua grega. A palavra grega “hidro” significa água e “ponos” significa trabalho. A Biblioteca Agrícola Nacional afirma: “Hidroponia é a técnica de cultivo de plantas usando uma solução nutritiva à base de água em vez de solo”.
Ao usar este método, as plantas obtêm seus nutrientes de substâncias agregadas ou meios usados para sustentar as raízes das plantas. As escolhas comuns para este meio são fibra de coco, também conhecida como fibras de coco, vermiculita ou perlita. Esses materiais e minerais ajudam a fornecer nutrientes eficientes à planta à medida que ela cresce.
A hidroponia pode ser feita com ou sem uso de meios artificiais. Além dos mencionados acima, os meios comuns são argila expandida, cacos de tijolo e fibra de madeira.
Pequenos agricultores, hobbyistas e empresas comerciais utilizam sistemas de produção hidropônica. As pessoas reconhecem-no agora como um método viável de produção de vegetais e a sua procura aumentou devido à proibição da cultura do solo.
Hidroponia é a mesma coisa que aquaponia?
A aquaponia é adequada para uso em grandes cidades que desejam cultivar vegetais e também criar peixes em terras estreitas.
Outro tipo de sistema de cultivo que é frequentemente confundido com a hidroponia é a aquaponia. Embora ambos os sistemas utilizem água e sejam diferentes das técnicas de cultivo do solo, eles não são iguais. Aquaponia combina aquicultura e hidroponia.
A NOAA descreve a aquicultura como “a criação, criação e colheita de peixes, mariscos, algas e outros organismos em todos os tipos de ambientes aquáticos”.
Com a aquaponia, o sistema geralmente é construído em camadas. Existem peixes no sistema que comem e produzem resíduos.
Esses resíduos são convertidos em nitratos, que atuam como fertilizante para as plantas. A hidroponia utiliza apenas nutrientes vegetais; não há peixes envolvidos. Esta é uma das principais diferenças entre hidroponia e aquaponia .
Por que usar hidroponia para alface?
A alface é uma das melhores plantas que você pode cultivar na água. Por ser uma planta anual, a alface só consegue sobreviver ao ar livre, em condições adequadas, por um certo tempo. A hidroponia permite que você cultive esse vegetal o ano todo.
A hidroponia elimina muitos fatores incontroláveis do exterior, como insetos e fungos relacionados ao solo, bem como o clima. Além disso, você pode colher as folhas repetidamente. Finalmente, o cultivo de alface hidroponicamente requer muito pouco espaço. Além disso, você pode optar por cultivá-los em sistemas verticais ou horizontais.
Diferentes Sistemas para Alface
Quando se trata de cultivar alface hidroponicamente, você pode selecionar duas opções de sistema: líquido ou agregado. A principal diferença entre os dois sistemas é que os sistemas líquidos não possuem meio de suporte para as raízes das plantas.
Os sistemas agregados possuem algum meio sólido para sustentar as plantas. Abaixo estão diferentes tipos de cada sistema que você pode usar para cultivar alface.
Técnica de Filme Nutricional
A técnica de filme nutriente do NFT é um sistema hidropônico líquido de sistema fechado. Com este sistema, as raízes das plantas são colocadas em pequenas fendas cortadas num tubo de polietileno. Uma solução nutritiva é bombeada através do tubo para ajudar o crescimento das raízes das plantas. As bombas circulam esta solução nutritiva através do tubo.
Se você é iniciante em hidroponia, este pode não ser o melhor sistema para você. É um sistema mais avançado que o gotejamento e outros sistemas.
A água desce por esses canos e vai direto para as raízes das plantas. No entanto, este não é um jorro gigante de água. Em vez disso, é um riacho raso de água que contém todos os nutrientes necessários para o crescimento da planta. Essa água é então recirculada em canais.
O que você precisaria:
- Crescer canal
- Seu canal de cultivo aqui seria o tubo raso.
- Bomba de água
- Isso será usado para levar a solução nutritiva do reservatório até o canal de cultivo.
- Bomba de ar
- A bomba de ar fornece aeração e oxigenação à solução nutritiva.
Solução Nutritiva
Esta pode ser a sua escolha de solução nutritiva. Alguns especialistas em hidroponia consideram o nitrogênio, o fósforo e o potássio ingredientes essenciais para uma solução nutritiva.
Este sistema também é conhecido como cultura em águas profundas, mas é frequentemente chamado de hidroponia flutuante porque depende de jangadas flutuantes.
Este é outro sistema fechado de hidroponia líquida. Neste sistema, as plantas crescem em jangadas flutuantes. Este sistema também é conhecido como cultura em águas profundas, mas é frequentemente chamado de hidroponia flutuante porque depende de jangadas flutuantes.
As jangadas são geralmente feitas de plástico. Água com soluções nutritivas é bombeada para o tanque ou recurso hídrico escolhido. As jangadas flutuantes ficam na superfície daquela água, contendo pequenos vasos com meio sem solo. As plantas crescem nesses vasos nas estruturas flutuantes e suas raízes se estendem até o tanque com a água nutritiva. A aeração da água também é necessária aqui.
O que você vai precisar:
Tanque de retenção de água
Quer você faça um tanque genérico ou um lago, você precisa de um lugar para reter a água da qual suas plantas obterão os nutrientes.
Solução Nutritiva
Você precisará adicionar uma solução nutritiva ao tanque de água.
Plataformas Flutuantes
Você precisará de plataformas flutuantes ou algo assim para suspender as plantas acima da água. Uma ótima opção para isso é um vaso de rede, um recipiente plástico de cultivo com hotéis no fundo.
Meio de crescimento
Você precisará de um meio de cultivo de sua escolha para adicionar ao vaso com sua planta. Muitos usuários hidropônicos sugerem seixos de argila.
Bomba de ar
Para oxigenar a água do tanque.
Aeroponia
A forma final dos sistemas hidropônicos líquidos fechados é a aeroponia. Neste sistema, as plantas ficam suspensas em uma câmara fechada. Na câmara, eles são pulverizados com uma névoa de solução nutritiva a cada poucos minutos.
A principal diferença é que as raízes se estendem no ar e não na água. Eles são pulverizados com uma mistura de água nutritiva. Já nos outros sistemas mencionados acima, eles ficam submersos em água e você precisa adicionar oxigênio. Eles têm bastante oxigênio aqui e você precisa se lembrar de dar-lhes água.
Coisas que você precisará para construir seu próprio sistema aeropônico DIY:
- Um balde
- Um Riser (o que é usado para cultivar suas plantas)
- Um aspersor
- Uma bomba
- Um temporizador
- Potes Líquidos
O Sistema Wick
Muitas pessoas consideram o sistema de pavio o sistema hidropônico passivo mais simples. Neste sistema, o pavio substitui as bombas. Você tem um reservatório com a solução nutritiva, e o pavio retira os nutrientes dele e o coloca no tanque cheio de água e meio de cultivo.
Nesse sistema, as raízes das plantas não conseguem alcançar a solução nutritiva, então o pavio atua como canal entre elas. Este é um sistema que pode funcionar sem eletricidade e não faz barulho.
O que você vai precisar:
- Tanque Reservatório
- Tanque de plantas
- Solução Nutritiva
- Crescer Médio
- Plantas
- Bandeja de crescimento
O sistema de vazante e fluxo
As pessoas veem este sistema como um compromisso entre os sistemas de gotejamento e de águas profundas. Neste sistema, você inunda temporariamente a bandeja de cultivo com solução nutritiva e, posteriormente, drena essa solução de volta para o reservatório.
Essa ação de inundação e drenagem geralmente é realizada por uma bomba e programada para fazê-lo várias vezes ao dia. Isso difere de outros sistemas porque as plantas não recebem um fluxo contínuo de água. Em vez disso, eles são inundados a cada poucas horas para permitir que as raízes fiquem molhadas, mas quando a água baixa, eles têm a chance de absorver oxigênio.
O que você vai precisar:
- Uma bandeja de inundação
- Bomba de água
- Cronômetro
- Tubo de transbordamento
- Tanque Reservatório
- Bandeja de crescimento
- Bomba de ar
O sistema de gotejamento
O sistema de gotejamento é provavelmente o sistema hidropônico mais utilizado no mundo.
O sistema de gotejamento é provavelmente o sistema hidropônico mais utilizado no mundo. Neste sistema, uma vez liga uma bomba, e essa bomba goteja solução nutritiva na base de cada planta na linha de gotejamento.
Aqui, suas plantas ficam em uma bandeja de cultivo, em vez de flutuarem na água. Você pode adicionar um meio de cultivo sem solo à sua planta e pingar água e nutrientes diretamente nele. Este é um sistema muito eficiente em termos de água e é uma ótima escolha para amadores.
O que você vai precisar:
- Kit de irrigação
- Gotejadores
- Tubulação
- Bombear
- Bandeja de crescimento
- Cronômetro
A melhor alface para cultivo hidropônico
A alface é uma das melhores plantas que você pode cultivar hidroponicamente.
Embora muitos tipos de alface sejam bons para o crescimento hidropônico, você vai querer selecionar aqueles que proporcionam o melhor retorno de seus esforços. Por exemplo, alfaces de folhas soltas, como folha de carvalho, alface e manteiga, têm cabeças soltas e compactas.
Isso torna mais fácil para eles se encaixarem em sistemas hidropônicos. As escolhas comuns de alface para cultivo hidropônico são:
- Alface Butterhead
- Alface de folhas soltas
- Alface
- Alface Iceberg
Quanto tempo leva para a alface crescer hidroponicamente
Embora o tempo exato possa variar dependendo do tipo de alface que você escolhe cultivar e do sistema usado, o tempo médio para obter uma cabeça de alface varia de quatro a seis semanas.
Ao crescer no solo, o tempo de maturação depende da variedade da alface e de fatores ambientais. Tradicionalmente, a alface leva entre 30 e 70 dias para amadurecer.
Instruções passo a passo para o cultivo de alface hidropônica
As alfaces de folhas soltas são melhores para o crescimento hidropônico porque têm cabeças soltas e compactas que facilitam seu encaixe em sistemas hidropônicos.
Escolha o seu tipo de alface.
Primeiro, você deve decidir qual variedade ou variedades de alface gostaria de cultivar em seu sistema hidropônico.
Escolha o seu tipo de sistema.
Em seguida, você deve decidir qual sistema hidropônico melhor atende às suas necessidades. Independentemente do sistema escolhido, suas plantas ainda precisarão dos itens básicos. Essas coisas são água leve e rica em nutrientes.
Escolha o meio de crescimento que deseja usar
Selecione o meio de crescimento que deseja adicionar às suas plantas e certifique-se de adicioná-lo ao seu sistema.
Prepare e plante sua alface
Se você está começando com sementes, plante-as em seu meio de cultivo. Se você estiver começando com mudas, transplante-as para o meio de cultivo.
Cuide da sua alface
Certifique-se de monitorar e cuidar continuamente de sua alface e sistema hidropônico. Você pode fazer coisas diariamente, semanalmente e mensalmente para garantir a saúde da sua alface.
Para manutenção diária, mantenha um diário. Monitore suas plantas e registre todas as observações sobre elas.
Para manutenção semanal, certifique-se de lavar seus sistemas de reservatório e atualizar seus níveis de nutrientes. Durante esse período, verifique se há vazamentos no sistema e repare, se necessário.
Para manutenção mensal, certifique-se de limpar adequadamente o sistema escolhido.
Colha sua alface
Agora que completou todo o trabalho duro, você pode aproveitar sua recompensa: alface fresca e deliciosa!
Referencia: