Os ratos são alguns dos menores mamíferos que existem, o que os torna presas fáceis para vários predadores. Muitos animais adoram caçar e comer ratos, e essas pequenas criaturas constituem uma parte importante de sua dieta.
Além disso, os animais desta lista têm um propósito importante, ajudando a controlar as populações de ratos. Vamos mergulhar!
1. Coruja
As corujas são noturnas e podem comer até 12 ratos por noite.
Vários tipos de pássaros grandes adoram caçar e comer ratos. As corujas são talvez as aves de rapina mais famosas por suas habilidades de matar ratos. De acordo com Victor Pest Control , as corujas podem comer até 12 ratos em uma noite média. Em uma estação, um grupo de corujas pode eliminar centenas de ratos.
As corujas são carnívoros noturnos que se alimentam de invertebrados, peixes, répteis, anfíbios, outras aves e pequenos mamíferos. Atrair essas aves de rapina para o seu quintal ou fazenda é um ótimo método natural de controle de pragas, pois elas atacam muitas espécies incômodas.
As corujas normalmente começam a caçar ao anoitecer porque estão adaptadas para caçar ratos e pequenos mamíferos ativos à noite, escreve o Departamento de Conservação do Missouri . Os enormes olhos de uma coruja permitem a entrada de muita luz.
Embora os olhos das corujas estejam fixos na órbita, eles podem girar a cabeça cerca de 270 graus. As corujas também têm uma audição incrível e algumas espécies, como as corujas , podem localizar presas na escuridão total.
Uma coruja localiza sua presa enquanto voa silenciosamente ou empoleirada nas proximidades. Eles então voam rapidamente, com as garras primeiro, para agarrar e matar suas presas. As corujas costumam comer pequenos animais, como ratos, engolindo-os inteiros. Mais tarde, eles tossem itens indigestos, como ossos e peles, em pequenas bolinhas. Os cientistas encontraram partes de 1.987 ratos do campo sob um poleiro!
2. Falcão
Os falcões caçam durante o dia para capturar ratos e outras presas.
Os falcões são outra ave de rapina que comumente se alimenta de ratos. Ao contrário das corujas, os falcões são diurnos, o que significa que caçam durante o dia. Na verdade, uma das razões pelas quais as corujas preferem caçar à noite é para não terem que competir com outras aves de rapina, como os falcões.
Os falcões são tipicamente predadores que ficam sentados e esperam, que agarram as presas com suas grandes garras. Assim como as corujas, os falcões servem como uma forma importante de controle de pragas, mantendo os ratos e outras populações de pragas em um número administrável.
De acordo com o Departamento de Regulamentação de Pesticidas da Califórnia , os falcões consomem em média o equivalente a 6 a 8 ratos por dia. Alguns meios de comunicação recomendam evitar o uso de veneno para controlar as populações de ratos, pois ele pode inadvertidamente envenenar e matar falcões e outras aves de rapina úteis.
3. Águia
As águias caçam principalmente peixes, mas também gostam de comer pequenos mamíferos, como ratos.
As águias têm algumas das habilidades de caça mais incríveis de qualquer ave de rapina. Seu tamanho, força e garras afiadas dão às águias uma vantagem sobre a maioria das aves e a capacidade de abater uma variedade de tipos de presas.
As águias americanas comem peixes como alimento principal, mas também gostam de pequenos mamíferos, como esquilos, coelhos e ratos. As águias também têm uma visão incrível e podem localizar e focar objetos a cerca de três quilômetros de distância. Esse recurso ajuda as águias a ver à distância até mesmo presas pequenas, como ratos.
4. Cobra
Algumas cobras venenosas, como as víboras de cílios amarelos, se alimentam de ratos.
Todas as cobras são carnívoras e muitas espécies se alimentam de pequenos mamíferos, como ratos. As cobras Gopher e as cobras-liga são às vezes conhecidas como as melhores amigas do jardineiro, graças à sua propensão a comer pequenos roedores e insetos incômodos. Essas cobras também são inofensivas para os humanos.
Cobras venenosas também comem ratos. Os cabeças-de-cobre do norte, em particular, alimentam-se de numerosos ratos e pequenos roedores. Esta espécie de cobra pode ser encontrada desde o norte da Geórgia e Alabama até Massachusetts , no norte, e Illinois, no oeste. Embora os cabeças-de-cobre do norte não sejam particularmente agressivos com os humanos, eles podem morder se assustados ou ameaçados.
Muitos proprietários de cobras de estimação estão familiarizados com a prática de alimentar seus animais com ratos vivos. Dependendo da espécie, a maioria das cobras de estimação come um rato a cada sete a quatorze dias. Na natureza, muitas espécies de cobras podem passar confortavelmente várias semanas sem comer.
5. Dragão de Komodo
Os dragões de Komodo são lagartos grandes e carnívoros que atacam as presas esperando em uma emboscada.
Lagartos monitores são lagartos grandes que crescem até 3 metros de comprimento e podem pesar até 300 libras.
A maioria dos lagartos monitores são inteiramente carnívoros, alimentando-se de insetos, peixes, anfíbios, outros répteis, pássaros e pequenos mamíferos. Os dragões de Komodo são um dos tipos mais conhecidos de lagartos monitores. Estas criaturas são nativas de algumas ilhas da Indonésia .
Os dragões de Komodo normalmente caçam esperando em emboscadas e atacando as presas com seus dentes afiados.
A maioria dos lagartos monitores não são exigentes e consumirão tudo o que encontrarem, incluindo carniça. Os dragões de Komodo não são exceção. Embora sejam capazes de abater presas tão grandes quanto veados, eles não têm objeções a comer pequenos roedores, como ratos.
6. Raposa
As raposas vermelhas caçam perseguindo suas presas e atacando no momento certo.
As raposas são predadores oportunistas e onívoros. Em termos simples, isso significa que eles comerão praticamente qualquer coisa, inclusive ratos. Alguns onívoros só comem roedores como último recurso. No entanto, as raposas muitas vezes incorporam ratos em sua dieta e às vezes até os armazenam para as sobras.
As raposas são caçadoras rápidas e habilidosas. Eles perseguem animais vivos, aproximando-se lentamente de suas presas e atacando-os no momento certo. As raposas são tão hábeis nesse método de caça que podem até arrancar pássaros do chão.
De acordo com a Nature Conservancy , espécies como a raposa vermelha têm uma forma característica de caçar ratos. A raposa fica imóvel, ouvindo e observando para detectar um rato. Eles então saltam alto e abaixam os membros anteriores para prender o rato no chão antes de matá-lo.
7. Doninha
Embora sejam pequenas, as doninhas caçam e matam ratos, pássaros, coelhos jovens e até patos.
As doninhas são os menores carnívoros do mundo . Esses mamíferos longos e esguios adoram comer ratazanas e ratos em particular. Os ratos são as presas perfeitas para as doninhas, que são pequenas o suficiente para seguir os roedores até às suas tocas subterrâneas, escreve o Woodland Trust .
As doninhas também são capazes de abater presas maiores. Eles são conhecidos por caçar e matar pássaros, coelhos jovens e até patos. As doninhas precisam consumir cerca de um terço do seu peso corporal todos os dias, graças ao seu metabolismo incrivelmente elevado.
Gato
Os gatos podem deixar presentes de ratos mortos na varanda de seus donos.
Não deveria ser surpresa que os gatos estejam nesta lista. Esses felinos peludos adoram caçar e matar ratos . Você deve ter visto ou ouvido falar de gatos brincando com ratos domésticos batendo em suas cabeças. Seu gato de estimação pode até trazer “presentes” de ratos mortos para sua porta.
Além disso, os gatos comem ratos ! De acordo com a University College London , o ato de “brincar” com a comida ajuda os gatos a aprimorarem suas habilidades de caça. “Brincar” é mais comum em gatos domésticos que não aprenderam a caçar com suas mães.
Os gatos selvagens normalmente aprendem habilidades de caça com a mãe já com seis semanas de idade. Se o seu gato de estimação traz “presentes” na forma de ratos mortos ou outros animais, é provavelmente um sinal de que ele o vê como uma família e está tentando lhe ensinar a caçar!
Gatos de fazenda, ou gatos de celeiro, são gatos domésticos que vivem principalmente ao ar livre, em propriedades agrícolas. Freqüentemente, eles se abrigam em dependências, como celeiros, e comem vermes, como ratos, que podem causar problemas aos agricultores.
Resumo de 8 animais que adoram caçar e comer ratos
- Coruja
- Falcão
- Águia
- Cobra
- Lagarto monitor
- Raposa
- Doninha
- Gato
Referencia: