Shih tzu antigamente: origem - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih tzu antigamente: origem

De onde veio o Shih Tzu, como era o shih tzu antigamente  e quem foram os ancestrais deste cão? A raça Shih Tzu é originária do Tibete. Este cachorro era considerado da realeza e vivia em templos incríveis.

Ocasionalmente, o ancestral do cão que conhecemos hoje seria dado a um imperador da China. Com o passar do tempo, a China tornou-se conhecida como a criadora desta raça, mais do que o Tibete original.

O Shih Tzu é uma das raças de cães mais antigas do mundo

Os cientistas encontraram fósseis de mais de 10.000 anos atrás, mostrando que os cães daquela época estavam intimamente relacionados com a raça agora reconhecida.

Tibete China

Cães tibetanos, como o Shih Tzu, os primeiros ancestrais são o Gobi Desert Kitchen Midden Dog, que remonta a mais de 10.000 anos atrás. Este cachorro era bastante selvagem e a maioria era indomada.

Eventualmente, uma nova raça evoluiu a partir do cão Midden da cozinha do deserto de Gobi, que foi chamado de cão de caça pequeno e com orelhas caídas.

Do pequeno cão de caça com pêlo macio e orelhas caídas, evoluiu para o cão Kitchen Midden

Em última análise, o Kitchen Midden Dog, através de programas de criação distintos, foi usado para desenvolver o Spaniel Tibetano, o Pequinês, o Chin Japonês, o Papillon, o Pug e o Shih Tzu. 

Esta raça mudou do Tibete para a China provavelmente na época da Dinastia Qing, entre 1644 e 1662. o Shih Tzu era conhecido como Cão Leão. O símbolo do Leão desempenhou um grande papel no Budismo.

Como o leão real não era nativo da China, os chineses criaram seus cães para se parecerem o mais possível com um leão.

Foi a imperatriz chinesa Cixi quem criou os cães com muito cuidado para chegar à raça que conhecemos hoje. No entanto, após a Revolução Comunista, os seus grandes criadouros foram destruídos, juntamente com a maioria dos cães. 

Apenas alguns cães Shih Tzu foram salvos e importados para a Inglaterra. Foi lá que eles foram criados com os pequineses. A raça foi aperfeiçoada de 1930 a 1950.

História do cão Shih Tzu Só então a raça Shih Tzu se mudou para os Estados Unidos. No ano de 1955, o American Kennel Club aceitou o cão, mas apenas como classe Diversos. Isso acontecia porque havia poucos cães Shih Tzu.

A menos que uma raça se torne popular, o AKC pode decidir proibi-la da classe Diversos; portanto, um grupo de pessoas decidiu formar o Shih Tzu Club of America em 1957.

Outros clubes começaram a seguir o exemplo, no Texas e na Flórida. Ainda assim, em 1961 havia apenas 100 cães registados nos EUA. Na tentativa de manter a raça reconhecida, em 1963 a Texas Shih Tzu Society fundiu-se com o Shih Tzu Club of America.

Este movimento foi bem-sucedido. Um ano depois, o número de cães registados triplicou para mais de 300. Em 1965 eram quase 700!

Em 1969, o AKC reconheceu o Shih Tzu como raça oficial na classe Toy Dog, uma grande vitória para os proprietários de Shih Tzu!

Uma vez que este cão foi reconhecido como sendo de raça própria, totalmente reconhecida e oficial, foram registados mais de 3.000 cães.

Atualmente o Shih Tzu está entre os 20 cães de raças de brinquedo mais populares do mundo. Conhecidos pela sua elegância, personalidade incrível e beleza única, podemos agradecer ao antigo Tibete pela longa mas gratificante jornada que esta raça sobreviveu.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato