Por que os gatos pretos são considerados azar? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Por que os gatos pretos são considerados azar?

Desde o século 13, muitos grupos associaram os gatos pretos ao mal. Essa crença se transformou em superstições mais profundas, alimentando a narrativa de que gatos pretos dão azar. 

O conceito correu desenfreado entre várias religiões e culturas, indo tão longe que algumas pessoas até atacaram e assassinaram gatos pretos inocentes em acessos de medo e paranóia.

Embora o mito de que gatos pretos trazem azar tenha sido desmascarado e diminuído ao longo dos anos, muitos ainda evitam adotar gatos pretos até hoje. 

Na verdade, os gatos pretos têm a menor taxa de adoção (10%) de qualquer cor de pelagem, de acordo com uma pesquisa sobre a cor da pelagem e os resultados dos gatos em um abrigo urbano nos EUA.

 Infelizmente, como resultado das baixas taxas de adoção, também apresentam a maior taxa de eutanásia (74,6%). Embora a sua associação com a má sorte possa não ser a força motriz por detrás destas estatísticas, a superstição certamente não ajuda no seu caso.

Mas de onde vieram essas superstições – e por que ainda são tão prevalentes e impactantes hoje? Veja por que os gatos pretos são considerados azar e como você pode ajudar a mudar essa narrativa.

História e origem das superstições do gato preto

Ver o número 13, passar por baixo de uma escada, quebrar um espelho, abrir um guarda-chuva lá dentro e encontrar um gato preto - tudo isso tem um ponto em comum: aparente azar . 

Embora não haja nenhuma evidência científica de que qualquer um dos símbolos ou ocorrências mencionados anteriormente realmente traga infortúnio, muitas pessoas ainda mantêm as superstições em alta conta, evitando a todo custo uma potencial “má sorte”. 

Especificamente, a ideia de que gatos pretos dão azar surgiu já no século XIII. Naquela época, a Igreja Católica afirmava que os gatos pretos eram a encarnação de Satanás. A partir daí, outras religiões e culturas criaram suas próprias superstições sobre gatos pretos. 

Geralmente, as pessoas ligavam esses felinos sofisticados ao diabo, às bruxas ou a outras formas de “mal”. Foi daí que surgiu sua associação com a má sorte. Se um gato preto cruzar seu caminho, algumas pessoas ainda alegarão que se trata de um espírito maligno fazendo uma visita a você.

No entanto, esse conceito não era verdade para todos. Na verdade, algumas culturas viam os gatos pretos como boa sorte. Por exemplo, no Japão, muitos acreditam que você terá boa sorte se um gato preto cruzar seu caminho. 

Além disso, os antigos egípcios adoravam os gatos pretos por sua postura, proteção contra energias ruins e capacidade de caçar.

5 razões pelas quais os gatos pretos são considerados azar

Existem várias razões pelas quais os gatos pretos são considerados azar. Aqui estão algumas anedotas específicas da era medieval e além.

1. Os gatos pretos eram associados ao diabo e às bruxas

Como mencionado acima, muitas culturas e religiões ligaram os gatos pretos a entidades malignas como o diabo ou “bruxas” maliciosas. Algumas teorias medievais afirmam que os gatos pretos têm espíritos malignos, encarnações de demônios ou – pelo menos – companheiros deles.

No entanto, quando se trata da ideia de bruxas, você pode notar como essa declaração progrediu ao longo dos anos. No passado, as bruxas eram consideradas “más”, praticando magia negra e lançando feitiços prejudiciais. No entanto, como evidenciado pelos Julgamentos das Bruxas de Salém , muitas das supostas "bruxas" eram mulheres inocentes.  

Estas matanças devastadoras ensinaram-nos quão poderosas e perigosas as superstições podem ser. Todos os julgamentos de bruxas começaram por causa da única alegação de feitiço de um indivíduo doente (quando, na realidade, era provável que ela estivesse sofrendo do fungo ergot, que pode causar delírios e espasmos musculares, entre outros sintomas). 

Tais superstições podem causar paranóia e medo tão fortes que levam alguns a matar para “proteger” a si mesmos e a outros. Este foi o caso dos gatos pretos durante a peste bubônica (mais sobre isso abaixo).

2. Muitos culparam os gatos pretos pela propagação da peste

Durante a Idade Média, a peste bubônica era galopante. Causada pela bactéria Yersinia pestis , normalmente encontrada em pequenos mamíferos ou pulgas, a peste tornou-se um problema potencialmente fatal. Também chamada de “Peste Negra”, a peste matou mais de um terço da Europa – 25 milhões de pessoas. 

Quando a praga estava no seu pior momento, muitas pessoas lutavam para encontrar uma solução. Por causa de sua associação com o mal, os gatos pretos tornaram-se o alvo principal. Algumas pessoas começaram a culpar os gatos pretos pela propagação da peste, chegando ao ponto de matá-los na tentativa de proteger a si mesmos e a outros humanos. 

Nessa época, já era comum as pessoas matarem gatos pretos por vários outros motivos. Embora a intenção fosse impedir a propagação da peste, matar gatos pretos na verdade teve o efeito oposto. 

Na verdade, deduziu o número de gatos que poderiam controlar a população de roedores – os verdadeiros culpados pela propagação da doença.

Embora existam muitas superstições negativas envolvendo gatos pretos, eles são, na verdade, criaturas lindas e amorosas como qualquer outro gato.

Os gatos não apenas não contribuíram para a propagação da peste, mas também são conhecidos por serem os gatos mais saudáveis ​​de todas as cores de pelagem. De acordo com a pesquisa, o gene que dá a cor aos gatos pretos, na verdade, os protege contra doenças comuns em gatos (especificamente o vírus da imunodeficiência felina ). 

Hoje, algumas pessoas associam os gatos pretos à saúde e à cura. No entanto, devido a estas afirmações medievais, outros ainda acreditam que trazem má sorte, problemas de saúde e infortúnio.

3. Eles têm sido um símbolo do Halloween

Já há algum tempo, muitas pessoas associam gatos pretos ao Halloween. Isto pode ser em parte devido às suas outras associações com bruxas, o diabo e magia negra. 

A história das superstições do gato preto alimenta a “vibração assustadora” do gato preto, promovendo assim a ideia de que esses companheiros felinos dão azar. No entanto, só porque o lindo felino carrega uma aura misteriosa não significa que o gato tenha azar.

4. Eles têm um ar de mistério

Simplesmente admirando um gato preto, você provavelmente notará que ele carrega um ar de mistério. Talvez seja por causa de suas associações sombrias, natureza astuta ou aparência polida. Seja qual for o caso, de acordo com muitos mitos e lendas, os gatos pretos são criaturas misteriosas. Para alguns, isso apoia a ideia de que dão azar. 

Muitas vezes, quando alguém é misterioso, o que significa que é “estranho” ou “diferente” da “normalidade”, as pessoas criam rótulos na tentativa de entendê-lo melhor. Provavelmente é em parte por isso que os gatos pretos têm uma associação negativa com a má sorte. Como símbolo de sigilo e com supostos laços com o reino espiritual, os gatos pretos costumam ter má reputação.

5. Acredita-se que eles tragam infortúnio

Muitas pessoas acreditam que se um gato preto cruzar seu caminho, você encontrará muitos infortúnios. Essa superstição derivava da ideia de que os gatos eram bruxos ou a reencarnação do diabo. Assim, a ideia é que se você entrar em contato com um gato preto, na verdade você está sendo visitado ou assombrado por um espírito maligno.

Mude a narrativa: gatos pretos não dão azar

A superstição de que gatos pretos dão azar tem sido prejudicial para esses simpáticos felinos há muito tempo. Na verdade, como mencionado anteriormente, os gatos pretos apresentam a menor taxa de adoção (10,0%) e a maior taxa de eutanásia (74,6%) de qualquer cor. Muitos atribuem essas estatísticas devastadoras à ideia de que os gatos pretos dão azar – um mito que deveríamos trabalhar para quebrar como sociedade. 

Existem muitos motivos para adotar um gato preto . Esses felinos equilibrados são lindos, têm grandes personalidades e podem ser companheiros amorosos. 

Só porque as superstições pintam os gatos pretos de uma forma negativa, não significa que eles dão azar. Na verdade, em muitas outras culturas – e na minha experiência pessoal como dono de um gato preto – eles dão sorte .

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato