Se você adotou recentemente um gato ou comprou um gatinho de um criador respeitável, pode estar se acostumando com a rotina diária do seu gato.
Então você pode se surpreender com o quanto seu gato gosta de tirar uma soneca.
Você pode estar preocupado porque seu gato está dormindo demais e pode haver uma razão subjacente por trás de sua letargia.
Se você suspeitar que algo está errado com seu gato, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
No entanto, neste artigo ouviremos alguns especialistas que tentam explicar por que os gatos dormem tanto.
Rastreado até a evolução
Os hábitos e comportamentos dos gatos podem, em grande parte, ser atribuídos à evolução, especialmente porque o processo de domesticação fez muito menos para mudar esses comportamentos do que, digamos, o caso dos cães. Os gatos são predadores. Na natureza, eles obtêm praticamente toda a sua nutrição capturando e matando animais.
Comparada a algo como o pastoreio, a caça é de alto risco e alta recompensa. Uma única morte pode sustentar um gato ou outro predador por dias seguidos, mas eles não pegarão tudo o que caçam. Isto significa que a coisa mais eficiente para eles fazerem é caçar quando a caça é boa (principalmente entre o anoitecer e o amanhecer) e descansar quando a caça é ruim ou eles não precisam caçar.
Os herbívoros, por outro lado, podem facilmente vagar por um campo cheio de comida e comer o máximo que puderem, mas precisam comer o tempo todo porque a grama tem muito menos calorias do que um belo esquilo.
Combinação de fatores
Os gatos dormem muito devido a uma combinação de fatores, incluindo história evolutiva, estilo de vida natural e idade. Os gatos são programados como caçadores que perseguem e correm, o que significa que eles acumulam energia dormindo para se envolverem em pequenos períodos de atividade durante a caça. São animais crepusculares, o que significa que são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, e tendem a dormir durante o dia e a noite, quando seus predadores estão ativos.
Os gatos podem dormir até 20 horas por dia, geralmente na forma de cochilos curtos. Fatores como tédio, depressão ou problemas de saúde mental também podem contribuir para que um gato durma mais do que o normal.
Economize energia
Os gatos dormem em média 15 horas por dia porque são animais naturalmente noturnos. Dormir ajuda os gatos a conservar energia e a estarem mais bem preparados para a caça noturna.
Os gatos também precisam dormir para que seus corpos possam reparar, curar e recarregar as atividades diárias. Quanto mais ativo o seu gato for durante o dia, maior será a probabilidade de ele tirar sonecas mais longas à noite, entre os períodos de atividade e brincadeiras ao longo do dia.
Maquiagem biológica natural
Os gatos dormem muito porque isso faz parte de sua composição biológica natural. Os gatos são naturalmente crepusculares, o que significa que são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Os gatos precisam de longos períodos de descanso ao longo do dia para conservar energia e regular o seu metabolismo.
Além disso, os gatos foram inicialmente domesticados a partir de ancestrais selvagens que dormiam por períodos prolongados durante o dia para evitar o perigo e conservar energia.
Os gatos também passam um tempo significativo cuidando de si mesmos, o que pode ser fisicamente exaustivo. Dormir permite-lhes recarregar as baterias e restaurar a energia gasta. Em média, um gato adulto pode dormir de 12 a 16 horas por dia para atender às suas necessidades fisiológicas.
Gatos são animais crepusculares
Sabe-se que os gatos dormem por longos períodos, com alguns gatos adultos dormindo até 16 horas por dia. Este comportamento de dormir é natural e benéfico para os gatos por três razões principais:
Os gatos são *animais crepusculares*, o que significa que são mais ativos durante o amanhecer e o anoitecer. Dormir por longos períodos durante o dia permite-lhes conservar energia para esses períodos ativos.
O sono é vital para a saúde geral e o bem-estar dos gatos. Durante o sono, o corpo pode *reparar e regenerar células e tecidos*, o que pode ajudar a manter uma boa saúde e prevenir doenças.
Os gatos são predadores na natureza e o seu comportamento de sono evoluiu para os ajudar a conservar energia quando a comida é escassa. Ao dormir por longos períodos, os gatos podem conservar a sua energia e reduzir a sua necessidade de comida, principalmente quando as presas não estão prontamente disponíveis.
Referencia: