As famílias que procuram um cão que agrade a todos podem ter dificuldade em encontrar a raça perfeita com base em desejos e necessidades concorrentes.
Como cuidar de um cachorro é uma responsabilidade e um privilégio, pais e filhos precisam estar em sintonia em relação às tarefas domésticas, ao treinamento e aos exercícios.
Cães grandes, como huskies e pastores alemães, podem ser grandes demais para serem manuseados por crianças pequenas, enquanto raças de brinquedo, como chihuahuas e filhotes de pequinês, tendem a ser tagarelas e implacáveis com as garras acidentalmente apertadas de crianças pequenas.
Entra em cena o shih tzu : um cachorrinho de modos gentis, pelagem linda e profundo carinho por seus donos. Continue lendo para descobrir por que os shih tzus são o cão de família perfeito.
Resumo de Shih Tzu
O shih tzu (que significa “pequeno leão” em mandarim) continua sendo uma antiga raça de brinquedo com raízes no Tibete e no Leste Asiático.
De acordo com o American Kennel Club, os historiadores acreditam que os tibetanos enviaram o primeiro cão shih tzu para a China como presente, que os chineses então cruzaram com pequineses e pugs para criar o que conhecemos como shih tzu.
Esta raça resistente lutou contra a extinção no início do século XX e combina o melhor do estilo e da força. Não apenas seus cabelos deliciosos ondulam ao vento; as longas mechas cobrem um corpo musculoso que ajudou dezenas de competidores de shih tzu a vencer provas de agilidade.
Com uma personalidade adorável, às vezes boba, e uma mistura única de proteção, ludicidade e sociabilidade, o shih tzu está facilmente no topo da lista de ótimos cães para todos os tipos de famílias.
Os 10 principais motivos pelos quais os Shih Tzus são o cão de família perfeito
O shih tzu está classificado entre as raças de cães favoritas da América há décadas.
Shih tzus estão entre as 20 raças de cães mais populares na América por um motivo. O tamanho, a personalidade e as necessidades de cuidados de um shih tzu contribuem para que a raça seja o cão de família perfeito para famílias com crianças pequenas, múltiplas gerações e/ou diferentes espécies de animais de estimação.
A AZ Animals também entrevistou veterinários e amantes da raça para obter a opinião de especialistas sobre por que os shih tzus são ótimos cães de família.
1. Ótimo tamanho
Em média, os shih tzus pesam apenas entre 4 e 16 libras e têm entre 23 e 25 centímetros de altura quando totalmente crescidos. Este pequeno tamanho os torna adaptáveis em uma variedade de capacidades.
Em primeiro lugar, o tamanho permite que crianças e idosos manuseiem o cão na coleira com facilidade. Também evita lesões acidentais causadas por filhotes excessivamente excitados.
O tamanho do shih tzu também os torna adaptáveis a espaços de tamanhos diferentes. Eles não precisam de muito espaço para dormir na cama ou no sofá, e a maioria dos brinquedos ocupa menos espaço do que as caixas de brinquedos das crianças!
Harman Awal é proprietário de um shih tzu há muito tempo e converteu muitas pessoas para adotá-los também. Ela ama esta raça desde os 17 anos.
“Esses filhotes compactos são perfeitamente adequados para qualquer espaço, seja um apartamento, um condomínio ou uma casa suburbana”, disse ela entusiasmada. “Seu pequeno tamanho também os torna menos intimidantes para crianças e idosos.”
2. Fácil com alergias
Os membros da família com alergias podem ficar tranquilos com um shih tzu em casa.
Embora os shih tzus não sejam 100% hipoalergênicos (nenhum cão é), eles permanecem muito mais hipoalergênicos do que outras raças populares de cães familiares .
Os Shih tzus têm cabelo em vez de pêlo e uma longa pelagem dupla que retém os pelos em vez de espalhá-los pela casa. Portanto, eles são um cão perfeito para um membro da família alérgico a pêlos de animais - ou para famílias ocupadas que não podem passar horas varrendo.
A pelagem dupla do shih tzu pode inspirar pavor ao pensar em dobrar o cabelo para limpar suéteres, cobertores e sofás. No entanto, você pode guardar a vassoura - os shih tzus têm apenas uma queda mínima, o que significa uma tarefa a menos para fazer em casa e ainda ter um cachorro com pelagem bonita.
3. Feliz e Sociável
Uma das razões sólidas pelas quais os shih tzus são cães de família tão perfeitos é sua personalidade afável. Descrito como brincalhão, afetuoso e extrovertido, o shih tzu tem pouca dificuldade em se encaixar em um grupo e se tornar a vida da festa.
Embora seja semiprotetor com sua família, os shih tzus são bastante abertos para conhecer estranhos com gentileza e receber novos amigos.
“Fazer novos amigos é muito fácil com essas pequenas bolas de pelo, dada sua natureza inerentemente amigável e extrovertida”, disse Awal. “E a melhor parte? Eles não são propensos a latir excessivamente!”
A sociabilidade de um shih tzu permite-lhes acolher bem os novos membros da família. Isso significa que são uma boa escolha para famílias adotivas, famílias extensas ou famílias com múltiplas gerações e famílias que vivem na estrada ou viajam com frequência.
4. Latido baixo
Como Awal indicou, os shih tzus não latem tanto. Eles estão em silêncio? Não - eles avisarão você quando precisarem de algo. Mas eles não são tão “yappie” quanto outros membros do grupo de brinquedos, como Yorkies e Chihuahuas.
A baixa quantidade de latidos de um shih tzu é adequada para famílias com vários animais de estimação. Shih tzus geralmente não acaba com gatos, pássaros e outros animais domesticados quando um único pássaro voa pela janela.
No entanto, observe que os membros individuais da raça agirão de acordo com sua ancestralidade e criação. Os estereótipos de raça não abrangem todos os cães, e o treinamento também tem muito a ver com padrões de comportamento.
5. Brincalhão
Filhotes de Shih tzu adoram brincar com crianças pequenas e pequenas.
A natureza lúdica e energética de um shih tzu, juntamente com sua leve tendência protetora e alerta, tornam-no um companheiro perfeito para crianças pequenas.
Shih tzus não exigem muito exercício, então brincar com brinquedos dentro de casa ou correr no quintal com seus jovens irmãos humanos atenderá às necessidades diárias de exercícios de um shih tzu nove em cada dez vezes.
Com base em suas necessidades de exercícios, o shih tzu é um cão de família perfeito para uma família ativa ou sedentária. Famílias ativas podem trazer seus pequenos companheiros em aventuras e simplesmente carregar o filhote quando o medidor de atividade estiver cheio.
As famílias ocupadas ou sedentárias, por outro lado, só precisam de algumas sessões curtas de brincadeiras dentro de casa para garantir que seu shih tzu permaneça ativo o suficiente.
6. Tratamento versátil
Cuidar de um shih tzu também é uma lição de responsabilidade e uma tarefa fácil para famílias ocupadas.
O shih tzu possui pelagem dupla de pêlo comprido que precisa ser escovada diariamente. Embora o tempo que leva para escovar o cão possa parecer um golpe contra a raça, é positivo em muitos aspectos para diferentes tipos de família.
Famílias com crianças pequenas podem delegar a tarefa de escovação às crianças para que aprendam a ter responsabilidade e gentileza. A escovação é uma tarefa importante para manter a saúde do shih tzu, para que as crianças também possam aprender a ser responsáveis e como suas ações afetam os outros caso se esqueçam de escovar o cachorro.
As necessidades de cuidados com o Shih tzu também se adaptam ao estilo de vida dos idosos, que podem encontrar satisfação em enfeitar seus filhotes com laços ou gravatas-borboleta.
Finalmente, famílias ocupadas não precisam se preocupar com o tempo que leva para escovar e dar banho em um shih tzu. Eles podem levar o cão a um tratador para um “corte de filhote”, o que reduz significativamente o tempo de manutenção da pelagem do cão.
7. Vida longa
Dizer adeus a um cachorro querido nunca é fácil. Graças à saúde geral da raça shih tzu e à expectativa de vida mais longa do que a média em comparação com outras raças, as famílias passam muito tempo com seu amigo de quatro patas.
Shih tzus vivem entre 10 a 18 anos – bastante tempo no que diz respeito à expectativa de vida canina. De acordo com pesquisas e dados do Pedigree, a vida média de um shih tzu é de cerca de 13 anos , com muitos vivendo mais. O shih tzu mais velho do mundo viveu até os surpreendentes 23 anos.
Ao adotar um animal de estimação, muitas famílias o fazem com a intenção de que o cão fique por perto por um tempo. Eles querem que as crianças cresçam com um companheiro e amigo ou que estabeleçam um relacionamento de companhia muito necessário para os idosos.
Com pelo menos uma década de vida (apesar de doenças ou doenças causadas por mutações genéticas), os shih tzus são companheiros confiáveis dos quais pais, filhos e idosos podem confiar.
8. Baixo impulso de presa, alto impulso de carinho
Shih tzus ficará feliz em se aconchegar no sofá enquanto espera pela próxima refeição.
Como parte do grupo de brinquedos, os shih tzus não estão acostumados a serem caçadores. Eles não perseguem pássaros, esquilos ou coelhos até enjoar , mas ficam sentados em seu colo por horas enquanto você assiste a filmes e acaricia seus pelos.
Mollie Newton, fundadora da PetMeTwice e veterinária experiente, amou os animais durante toda a sua vida. Sua profunda paixão pelos animais a impulsionou a se formar em medicina veterinária pela prestigiada Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Cornell, onde adquiriu amplo conhecimento e experiência prática no diagnóstico e tratamento de diversos problemas de saúde de animais de estimação.
Com base em sua experiência pessoal e profissional, a Dra. Newton compartilhou com a AZ Animals que o temperamento do shih tzu é um ótimo filhote de família. “Conhecidos por sua natureza afetuosa, adoram abraços e geralmente são bem-humorados. Sua disposição gentil os torna ideais para crianças e idosos.”
Famílias com bebês ou crianças pequenas podem ficar tranquilas com um shih tzu, sabendo que não precisarão fazer malabarismos com caminhadas frequentes ou tendências agressivas com um novo bebê em casa. Os idosos solteiros, por outro lado, podem passar o dia tranquilamente sem se preocupar com o fato de o filhote cavar embaixo da cerca para pegar o gato do vizinho.
9. Incrivelmente adaptável
“Quer você more em um apartamento ou em uma casa com quintal, os shih tzus são versáteis e se adaptam bem a diferentes ambientes de vida”, observou o Dr.
O temperamento suave do shih tzu, o tamanho menor e as necessidades de exercícios de baixa manutenção tornam-no um animal de estimação adaptável. É por isso que o shih tzu é um cão perfeito para famílias que moram em casas minúsculas, trailers, vans e apartamentos pequenos.
10. Treinável
A raça shih tzu adora agradar seus donos, então treinar em casa, na caixa e no penico é muito fácil.
Ao contrário de algumas outras raças de brinquedo teimosas, os cães shih tzu têm uma grande vontade de agradar seus donos.
Isso significa que mesmo crianças em idade escolar que desejam aprender a treinar um cachorro podem praticar com seu animal de estimação. Apesar da crença popular em todas as raças de brinquedos, os shih tzus são incrivelmente inteligentes. Se você mantiver as sessões de treinamento curtas e envolventes, eles aprenderão dezenas de truques novos em um período de tempo relativamente curto.
Essa capacidade de treinamento também é útil ao estabelecer rotinas. Famílias ocupadas que precisam treinar seu shih tzu para usar o penico, a caixa e a casa acharão isso muito mais fácil do que algumas outras raças que levam meses - ou até um ano - para treinar.
O seu próximo cão da família é um Shih Tzu?
Shih tzus se encaixam perfeitamente em famílias de todas as formas e tamanhos, incluindo idosos solteiros, famílias jovens com crianças pequenas, famílias com vários animais de estimação, famílias que vivem na estrada e lares de várias gerações.
Shih tzus são adaptáveis, enérgicos, ótimos com crianças e amorosos com toda a família. Se você está procurando uma raça de cachorro que seja leal ao dono e à família, com uma longa vida e uma personalidade adorável, você pode considerar um shih tzu como seu próximo cão.
Referencia: