Maneiras de saber se uma gata está grávida - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Maneiras de saber se uma gata está grávida

Se a sua gata não for esterilizada (também chamada de “consertada”), você pode ficar preocupado com a possibilidade de ela estar grávida. Isso é especialmente verdadeiro se você notou que ela entrou no cio recentemente.

Calor quando uma gata (ou rainha ) está pronta para procriar. Os sintomas do cio incluem miar ou chamar, rolar no chão e tornar-se muito afetuoso. 

Ela também pode se esforçar muito para sair. Outro sinal é empurrar o rabo para o lado sozinho ou quando acariciado perto do traseiro. O calor geralmente dura cerca de uma ou duas semanas. Alguns gatos permanecem no cio por períodos mais longos. 

O cio também acabará se sua amiga felina engravidar. Os gatos geralmente acasalam o ano todo , mas com mais frequência quando o tempo está quente e os dias são longos.

Castrar sua gata antes do primeiro cio é a melhor forma de prevenir a gravidez. Esta prática também previne uma infecção potencialmente fatal chamada piometra . A esterilização evita gatinhos indesejados e também pode evitar que seu gato desenvolva tumores mamários (câncer de mama) quando ficar mais velho.

Saber quando uma gata está no cio é ótimo, mas como saber se uma gata está grávida? Muitas coisas alertam você para o fato de que seu gato vai ter gatinhos. Muitas das pistas nos gatos são semelhantes às das mulheres humanas . Se você não tem certeza se sua gata está grávida, procure os seguintes sinais!

A gravidez dos gatos é bastante semelhante à dos humanos em relação aos sinais.

#1 Vômito

Durante as primeiras semanas de gravidez felina, seu gatinho pode sentir náuseas. Isto é semelhante às mulheres humanas que sofrem de enjoos matinais. Normalmente, isso não dura mais do que as primeiras 2–3 semanas de gravidez. Outros sinais de que seu gato está com náuseas incluem baba e recusa em comer. Os gatos também podem vomitar (ou fazer movimentos como se fossem vomitar sem produzir nada).

Dito isto, o vômito é um marcador comum de doença em gatos. Portanto, levá-lo ao veterinário é essencial se o seu gato estiver vomitando mais de uma vez a cada poucas semanas ou se tiver uma bola de pelo ocasional. Isto é especialmente verdadeiro se eles não quiserem comer. Os gatos correm o risco de síndrome do fígado gorduroso ( lipidose hepática ) se não comerem por apenas 48 horas. Esta condição pode ser mortal se não for tratada de forma rápida e intensa.

Nº 2 e 3 Aumento do apetite e ganho de peso

Esses dois sinais de que uma gata está grávida andam de mãos dadas, então vamos abordá-los juntos.

Aumento do apetite

Assim como as mulheres humanas, as gatas grávidas precisam consumir calorias adicionais para sustentar seus bebês em crescimento. Por causa disso, seu gato pode comer mais do que o normal. Ela pode até roubar sua comida ou arrombar o lixo. Se você notar que seu gato está com mais fome do que o normal, considere levá-lo ao veterinário, pois isso também pode ser um sintoma de hipertireoidismo .

Ganho de peso

Quando as gatas engravidam, elas começam a ganhar peso. Isso porque os bebês ganham peso à medida que crescem. Se a sua gata parece estar ganhando peso muito rapidamente, ela pode estar grávida. No entanto, o ganho excessivo de peso também pode ser um sinal de diabetes .

Por volta das 3 semanas de gravidez, os mamilos da gata ficam rosados.

#4 Pinking Up – Um dos primeiros sinais de que uma gata está grávida

A gravidez dos gatos dura cerca de 63-67 dias (ou cerca de 9 semanas). O prazo para esse período é o período de gestação. As cadelas ficam grávidas aproximadamente pelo mesmo período de tempo. Isso é muito curto comparado à gestação humana de 9 meses e à gestação do elefante de quase dois anos!

Nos gatos, as mudanças na cor e no tamanho dos mamilos costumam ser os primeiros sinais que deixam o gato fora da bolsa! Isso acontece por volta do 21º dia de gravidez. Durante esta fase, os mamilos ficam rosados. 

Eles também podem começar a inchar. Isso porque o corpo da gatinha está se preparando para amamentar seus bebês. Felizmente, esse sinal de que uma gata está grávida raramente está relacionado a qualquer outro problema de saúde. Criadores e veterinários referem-se a esse fenômeno como “rosa”.

#5 Dormir mais

Semelhante às mulheres humanas, os bebês em crescimento deixam a mãe ainda mais sonolenta. Agora, a maioria de nós sabe que os gatos dormem até 20 horas hoje. No entanto, se a sua gatinha parecer mais cansada do que o normal, isso pode ser um sinal de que ela está grávida. 

A letargia (ou incapacidade ou falta de vontade de se levantar e movimentar-se) pode ser um aviso de problemas mais sérios. Se o seu gato estiver letárgico, leve-o ao veterinário!

Se a sua gata estiver grávida, ela pode se esconder embaixo dos móveis, no armário ou em outros lugares estranhos.

# 6 e 7 Mudanças e ocultação de personalidade

Outro par de sinais de que sua gata está grávida, esses dois geralmente vêm juntos. Eles também podem ser considerados a mesma coisa por alguns.

Mudanças de personalidade

Talvez uma das dicas mais interessantes de que sua gata está grávida seja uma mudança repentina de personalidade. Isso geralmente está se tornando abruptamente mais afetuoso ou pegajoso. Seu gato pode fazer questão de vir e se aconchegar com você quando normalmente gosta de fazer suas próprias coisas. Ela também pode esfregar o rosto e a cabeça em você, em objetos ou em outros animais de estimação mais do que o normal. 

Ela pode encorajá-lo a esfregar a barriga e rolar para exibi-la. Essas mudanças são atribuídas ao aumento dos hormônios maternos. Algumas pessoas dizem que os gatos podem sentir o cheiro dessas mudanças hormonais nas mulheres humanas e podem se tornar mais afetuosos ou protetores com elas!

Às vezes, as mudanças de personalidade em gatas grávidas são o oposto. Kitty pode se tornar agressiva com você e querer que você se afaste. Ela pode ser muito protetora com sua barriga e atacar com garras e dentes se você tocá-la ou perto dela. A mamãe gatinha também pode de repente se tornar muito protetora com sua comida e atacar os colegas de casa se eles chegarem muito perto enquanto ela está comendo. Esse tipo de mudança de personalidade também é uma reação natural à gravidez. Afinal, é seu instinto proteger seus bebês a todo custo.

Escondido

Por volta das 7–9 semanas de gravidez, seu gato pode começar a se esconder mais. Você pode encontrá-la em lugares estranhos, escuros e silenciosos. Ela precisa de muito descanso nesta fase e provavelmente procurará lugares seguros para fazer isso. Isso também pode ocorrer com mudanças agressivas de personalidade que discutimos anteriormente. A menos que seu gato esteja escondido em algum lugar perigoso, é melhor deixá-lo fazer o que quer. Isso a ajudará a se sentir mais confortável e à vontade durante a gravidez. Infelizmente, se as gatas grávidas ficarem muito estressadas, elas podem perder a ninhada por aborto espontâneo (aborto espontâneo ) .

As gatas grávidas desenvolvem barriga inchada por volta de 5–6 semanas ou antes, se a ninhada for muito grande.

#8 Barriga inchada: o sinal mais óbvio de que uma gata está grávida

Dependendo do tamanho da ninhada, as gatas grávidas começam a “aparecer” ou a ter a barriga inchada por volta das 5–6 semanas. Se a ninhada for especialmente grande (mais de 4 bebês ou mais), ela poderá começar a aparecer mais cedo. Assim que a barriga começar a crescer e ficar com aquele formato arredondado, você terá certeza de que sua gata está grávida!

Às vezes, uma barriga inchada de grávida impede que a gata se limpe adequadamente. Fique de olho no seu gatinho e certifique-se de que ele esteja bem e limpo. Se for preciso, usar lenços umedecidos para ajudá-la a manter a parte traseira arrumada ajuda muito.

Nº 9 Aninhamento: o sinal instintivo de que uma gata está grávida

Aninhamento é quando uma gata está grávida e começa a encontrar o lugar onde deseja ter seus bebês. Isto pode ser combinado com um comportamento de ocultação. Naturalmente, as gatas grávidas desejam encontrar um local seguro, abrigado e tranquilo para dar à luz. Seus instintos a direcionam nisso. Ela não apenas precisa se sentir segura, mas também exige que seus bebês estejam seguros caso ela precise deixá-los por qualquer motivo.

Além disso, seu gato deve encontrar um local seguro para nidificar que não seja sua caixa sanitária. Isso ocorre porque os gatinhos recém-nascidos podem ficar cobertos de areia. Isso pode ser engolido acidentalmente pela mãe durante a limpeza ou pelos próprios gatinhos. Também pode grudar no nariz e dificultar a respiração dos bebês.

É sempre melhor mudar para areia que não aglomere (como areia lavável ) quando seu gato estiver pronto para dar à luz e até que os gatinhos tenham idade suficiente para saber que não devem comê-la. A aglomeração de lixo pode causar obstruções intestinais e levar à morte.

#10 Inquietação

Perto do final da gravidez, seu gato pode ficar inquieto. Inquieto significa movimentar-se ou caminhar muito. Ela pode parecer desconfortável. As gatas grávidas costumam andar de um lado para o outro quando as contrações (quando os músculos usados ​​​​para o parto se contraem e relaxam) começam a ajudar a aliviar a dor. Ela também pode gritar de dor, o que pode ser um som que você nunca a ouviu fazer antes.

Se o seu gato já estiver fazendo ninhos, você poderá vê-lo movendo cobertores ou roupas de cama. Ela também pode cavar. Ela pode arrastar itens extras de conforto para o local do ninho, como toalhas, cobertores ou brinquedos de pelúcia.

Às vezes, as mães gatas ficam inquietas depois que os bebês nascem. Geralmente isso ocorre porque eles não se sentem seguros. Como discutiremos em breve, você pode ajudar garantindo que sua gata grávida tenha um local de nidificação seguro.

Como saber se sua gata está grávida

O gráfico a seguir é uma orientação muito básica. Inclui sinais de que sua gata está grávida e em que estágio ela pode estar na gravidez.

  • Vômito: 1–3 semanas
  • Aumento do apetite: 3–9 semanas
  • Ganho de peso: 3–9 semanas
  • Rosando: 3 semanas
  • Dormir mais: gravidez inteira
  • Mudanças de personalidade gravidez inteira
  • Escondido: 7–9 semanas
  • Barriga inchada: 3–9 semanas
  • Aninhamento: 7–9 semanas
  • Inquietação: 8-9 semanas

O que fazer se sua gata estiver grávida?

Se você acha que sua gata está grávida, leve-a ao veterinário. Isso ajudará a confirmar a gravidez e garantir que a mãe e os gatinhos estejam saudáveis. 

Na maioria das vezes, as gatas passam pela gravidez e dão à luz sem problemas. No entanto, o monitoramento feito por você e seu veterinário pode ajudar a garantir que isso aconteça. Vamos aprender um pouco mais sobre o que você pode fazer se sua gata estiver grávida para ajudá-la a ter uma ninhada de sucesso !

Faça um ultrassom

Seu veterinário pode realizar um ultrassom a qualquer momento após cerca de 3 semanas de gravidez. Isto permite-lhes visualizar os batimentos cardíacos dos gatinhos. 

O ultrassom é o método mais eficaz de detecção precoce da gravidez felina. Um ultrassom funciona enviando ondas sonoras através da barriga que ricocheteiam em objetos sólidos e retornam imagens com base nisso. É semelhante à ecolocalização em morcegos.

Se a sua gata estiver grávida e a barriga começar a inchar, o veterinário poderá realizar um ultrassom para verificar os batimentos cardíacos dos gatinhos.

Faça um raio-X

Após cerca de 45 dias, o veterinário pode fazer uma radiografia para ajudá-lo a determinar quantos gatinhos seu gato terá. Não é recomendado fazer radiografias antes dos 45 dias porque é improvável que detecte os ossos subdesenvolvidos dos gatinhos, por isso seria um desperdício de dinheiro. Também é estressante para o seu gato sem motivo.

Perguntamos ao Dr. Shelly Wyatt , médico de medicina veterinária do Northwood Hills Animal Hospital , se fazer raios X antes de 45 dias é perigoso para a mãe ou para os gatinhos. Ela disse: “É inútil porque você não será capaz de contar os gatinhos antes disso, mas os radiologistas humanos não se preocupam com algumas radiografias de mulheres grávidas em qualquer estágio. Uma tomografia computadorizada seria uma história muito diferente, pois envolve muito mais radiação. 

Não há estudos que tenham encontrado ligações conclusivas entre radiografias intra-útero e quaisquer riscos aumentados de deformidades, cancros, doenças autoimunes, etc. em descendentes de humanos, cães, gatos, roedores ou primatas.” Então, não se preocupe em machucar os gatinhos com um raio-x!

Alimente seu gatinho com comida

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer se sua gata estiver grávida é garantir que ela tenha acesso 24 horas por dia a comida para gatinhos de alta qualidade . 

Junto com bastante água fresca, a comida para gatinhos fornece todo o cálcio, gordura e outros nutrientes que sua mamãe gatinha precisa. Alimentar os gatinhos com comida irá ajudá-los a permanecer fortes e garantir que os gatinhos recebam a nutrição certa para serem felizes e saudáveis ​​quando nascerem!

As mães gatas devem comer comida para gatinhos desde o momento em que você descobre que estão grávidas até quando os gatinhos estão totalmente desmamados. Esteja ciente de que sua gatinha mamãe pode parar de comer totalmente até 48 horas antes do parto.

guloseimas de espinafre

Crie um local de nidificação seguro e um kit de parto

Outra ação essencial que você deve realizar é criar um local seguro para o seu gato dar à luz. Deve ser um local tranquilo com comida, água e uma caixa sanitária. Muitas pessoas usam o banheiro ou a lavanderia.

Claro, você também precisará de um local de nidificação . É melhor não usar toalhas para o ninho porque os gatinhos recém-nascidos ainda não conseguem retrair as unhas. As toalhas têm pequenos ganchos que podem prender as unhas dos gatinhos e danificá-los. 

A melhor coisa a usar é um cobertor de lã macio. Tenha cuidado para não adicionar muito ao ninho e dobre os cobertores para que fiquem planos. Isso porque os gatinhos podem facilmente ficar presos em cobertores e sufocar ou serem deitados pela mãe.

Você também pode criar um kit de parto para garantir que está pronto para ajudar, se necessário. Os itens a serem incluídos podem ser cobertores extras, luvas, barbante ou linha de pesca (para amarrar cordões umbilicais), substituto do leite para gatinhos, mamadeiras e protetores para cachorrinhos.

A internet está cheia de dicas incríveis sobre como construir o ninho do seu gato e o que você precisa em um kit de parto.

Como ajudar quando sua gata grávida está pronta para dar à luz

Na maioria das vezes, as gatas grávidas dão à luz sozinhas, sem qualquer necessidade de intervenção humana. Na verdade, seu gato pode ficar angustiado se você ficar olhando para ele o tempo todo. Não há problema em ver como ela está ocasionalmente, mas tente não interferir. 

Além disso, ao contrário da crença popular, não há problema se os gatinhos saírem para trás (culatra). Isso é relativamente normal e está diretamente relacionado à forma como os gatinhos estão posicionados.

As únicas ocasiões em que você deve se envolver no processo de parto de uma gata grávida incluem:

A mãe não pode ou não quer limpar os gatinhos após o nascimento: Você pode remover com cuidado o saco, certificando-se de retirá-lo do rosto para que o gatinho possa respirar. 

Depois, você pode secar cuidadosamente o gatinho esfregando-o contra o pelo com um pano macio. Isto irá simular o que a mãe faz com a língua. Levantar o cabelo assim permite que ele seque mais rapidamente. Depois de seco, coloque o gatinho próximo à barriga da mãe para que ele possa começar a mamar.

A mãe não morde o cordão umbilical: você pode amarrar delicadamente o cordão com barbante, linha de costura ou linha de pesca a cerca de 1/4 de polegada do corpo do gatinho. Rasgue o cordão restante e a placenta com a unha ou corte cuidadosamente com uma tesoura limpa.

A mãe não vai ficar com os gatinhos: você pode fornecer calor na forma de uma bolsa de água quente coberta ou uma almofada térmica. Certifique-se de que nenhuma parte dos gatinhos possa tocar diretamente na fonte de calor para evitar queimaduras.

Mamãe está deitada em um gatinho: Às vezes, a mãe não percebe que está deitada em um gatinho. Você pode tirar suavemente o gatinho de debaixo da mãe e colocá-lo de volta perto da barriga dela. Porém, tenha cuidado, algumas mães gatas podem agir agressivamente se você tentar tocar em seus bebês.

As mães gatas aconchegam seus bebês para mantê-los aquecidos e permitir que amamentem. Se ela não estiver fazendo isso, talvez você precise ajudar a manter os gatinhos aquecidos.

Quando você deve ligar para o veterinário?

Honestamente, você deve ligar para o seu veterinário sempre que estiver preocupado durante a gravidez ou o parto do seu gato. É sempre melhor estar seguro e se sentir um pouco bobo do que evitar ligar e acontecer um problema sério. Ligue para o seu veterinário imediatamente se notar estes sinais:

  1. Seu gatinho tem empurrado consistentemente e não há progressão por 30 minutos.
  2. O gatinho está parcialmente fora e a mãe parece cansada demais para continuar empurrando.
  3. Seu gato de repente parece muito fraco ou incapaz de levantar a cabeça.
  4. Sua gata está sangrando muito depois que ela não está mais dando à luz gatinhos.
  5. Se você vir corrimento verde sem gatinho.
  6. Nenhum gatinho apareceu dentro de uma hora do último e você tem certeza de que há mais.

Considerações finais sobre como saber se uma gata está grávida

Cobrimos os muitos sinais que podem confirmar que sua gata está grávida. Também discutimos que você deve procurar atendimento veterinário assim que achar que seu amigo felino tem bebês a tiracolo. Por último, falamos sobre como ajudar seu gatinho a se preparar e dar à luz com segurança. 

Como sempre, consultar o seu veterinário é a melhor opção para garantir que a sua gata está feliz e saudável, grávida ou não!

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato