Gato siamês macho ou fêmea: 4 diferenças principais - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Gato siamês macho ou fêmea: 4 diferenças principais

Se você não conseguir perceber a diferença entre um gato siamês macho e uma fêmea à primeira vista, não desanime. Ambos os sexos de gatos siameses podem parecer semelhantes na aparência, mas diferem muito em seus maneirismos e personalidade. 

Hoje, exploraremos quatro diferenças principais entre gatos siameses machos e fêmeas que o ajudarão a diferenciá-los.

Gatos siameses: uma breve visão geral

Os gatos siameses têm cerca de 30 variações de cores.

As origens do gato siamês remontam ao século XIV. Nessa época, manuscritos mencionando gatos siameses foram encontrados no país do Sião. A região do Sião está localizada na atual Tailândia, e foi assim que o gato siamês recebeu o nome. 

Esses gatos eram muito respeitados nos tempos antigos, e aqueles que não eram membros da classe alta não tinham permissão para possuí-los. 

Algumas pessoas os consideravam portadores de boa sorte e fortuna, enquanto outros acreditavam que eram guardiões de templos. Somente no final de 1800 é que o gato siamês chegou aos Estados Unidos. O presidente Rutherford B. Hayes recebeu um de um diplomata americano que estava estacionado em Bangkok, na Tailândia. Desde então, sua popularidade explodiu.

Gatos siameses machos ou fêmeas: características físicas

A verdade é que os gatos siameses machos e fêmeas apresentam poucas diferenças físicas. Ambos os sexos crescem aproximadamente do mesmo tamanho. Os machos normalmente crescem até cerca de 30 centímetros de altura, enquanto as fêmeas chegam a 28 centímetros de altura. Em termos de peso, os machos pesam cerca de 10 quilos e as fêmeas pesam em média 8 quilos.

Para o olho destreinado, estas pequenas diferenças podem ser difíceis de discernir. Se você tiver um homem e uma mulher próximos um do outro, o contraste pode ser mais óbvio. Os machos são geralmente um pouco maiores que as fêmeas e têm uma constituição mais musculosa. As fêmeas serão menores e terão uma figura mais elegante. 

Aprender a identificar o sexo de um gato siamês à primeira vista pode ser um desafio e provavelmente exigirá muita prática. A maneira mais fácil de determinar o sexo de um gato siamês é observar seu comportamento.

Gatos siameses machos ou fêmeas: diferenças comportamentais

Os gatos siameses são muito curiosos e buscam muita atenção. Porém, é mais comum que os machos exijam atenção de seus donos do que as fêmeas. Os gatos siameses machos são amigáveis, curiosos e aceitam muito estranhos. Eles adoram se aconchegar com seus humanos e fazer amigos, e se adaptam facilmente a novos animais de estimação ou humanos em sua casa. No entanto, as gatas siamesas aquecem muito mais lentamente. 

Eles são mais cautelosos do que os homens e podem ser indiferentes ou reservados ao conhecer novas pessoas ou animais pela primeira vez. Eles têm uma tendência independente e gostam de passar mais tempo sozinhos do que socializar. Apesar disso, eles são amorosos e doces quando conhecem você. Ambos os sexos de gatos siameses são incrivelmente inteligentes e facilmente treináveis.

Gatos siameses machos ou fêmeas: vocalizações

Não é nenhum segredo que os gatos siameses são conhecidos por sua natureza falante. Esses gatos adoram puxar conversa com seus humanos e com outros animais de estimação da casa, e podem fazer barulho! Em média, os gatos siameses machos são mais barulhentos que as fêmeas. 

No entanto, uma gata siamesa no cio será incrivelmente vocal, tanto que pode manter seus familiares acordados à noite. Gatos siameses machos não castrados também se tornarão mais vocais e terão um tom mais profundo em seus miados. Além do aumento das vocalizações, machos e fêmeas inalterados também apresentarão leves alterações em suas personalidades. Os machos podem tornar-se mais agressivos e territoriais, enquanto as fêmeas podem tornar-se temperamentais e erráticas.

Gatos siameses machos ou fêmeas: considerações de saúde

Tanto os gatos siameses machos quanto as fêmeas podem desfrutar de uma vida longa. Em média, ambos os sexos vivem cerca de 12 a 20 anos. Além disso, ambos os sexos enfrentarão geralmente o mesmo conjunto de potenciais condições de saúde, tais como doenças vestibulares, deficiência visual, infecções respiratórias e asma. No entanto, existem algumas preocupações de saúde específicas de género a ter em conta.

Gatos siameses machos correm risco de câncer testicular se não forem castrados, e o mesmo se aplica ao câncer de ovário em gatas siamesas fêmeas, se não forem esterilizadas. Você pode começar a fazer os preparativos para castrar seu gato siamês macho por volta dos quatro meses de idade. No entanto, você deve esperar um pouco mais antes de esterilizar sua gata siamesa. 

Normalmente é recomendado esperar até os seis meses de idade. Castrar ou castrar seu gato siamês reduzirá muito o risco dessas doenças, o que pode ser uma preocupação para ele mais tarde na vida. Mesmo que você tome essas precauções, é recomendável levar seu gato siamês ao veterinário para um exame de saúde anual, independentemente do sexo.

Conclusão:

Dependendo do sexo do seu gato siamês, podem ocorrer pequenas variações na personalidade e no comportamento. No entanto, é importante lembrar que nem todas as gatas siamesas fêmeas serão indiferentes e nem todos os gatos siameses machos serão sociáveis. 

Exceções não são incomuns, então tente usar este guia como um simples trampolim para sua tomada de decisão. Independentemente do sexo, os gatos siameses são mais adequados para lares onde seus donos não ficam ausentes por longos períodos de tempo, pois tanto machos quanto fêmeas requerem muita atenção e amor.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato