As calopsitas podem ser pequenas, mas o que lhes falta em tamanho compensam em personalidade. Quando socializados de forma adequada, esses papagaios divertidos são pássaros amigáveis que adoram passar tempo com seus humanos.
Na verdade, as calopsitas são consideradas uma das aves mais amigáveis que existem! Bebês calopsitas também são muito fofos, pois balançam e exploram seu mundo de maneira divertida. Vamos dar uma olhada em algumas fotos adoráveis e fatos surpreendentes sobre filhotes de calopsitas!
1. Filhotes de calopsita são as menores espécies de cacatua do mundo
As calopsitas não atingem o tamanho adulto antes de completarem um ano de idade.
A calopsita ( Nymphicus hollandicus ) é o menor membro da família das cacatuas , Cacatuidae . Você pode estar mais familiarizado com eles como animais de estimação , mas as calopsitas são, na verdade, nativas da Austrália! Esses pássaros coloridos costumam passear em áreas semiáridas ou áridas, mas sempre ficam perto da água.
São aves sociais e costumam passar o tempo aos pares ou em pequenos bandos. Assim como muitas outras espécies de cacatuas , as calopsitas têm cores e padrões brilhantes, bem como uma crista distinta no topo da cabeça.
No entanto, enquanto outras cacatuas normalmente medem de 30 a 60 centímetros de altura, as calopsitas crescem apenas cerca de 30 a 33 centímetros. Além disso, as calopsitas têm penas de cauda muito mais longas do que as cacatuas.
2. Filhotes de calopsita são muito pequenos quando nascem
As calopsitas bebês pesam menos de 30 gramas quando nascem.
Filhotes de calopsita recém-nascidos são super pequenos. Quando emergem dos ovos, esses pequenos pássaros têm apenas cerca de 2,5 centímetros de comprimento e pesam apenas 10 a 20 gramas (0,35 a 0,70 onças)!
As calopsitas bebês são altriciais, o que significa que são totalmente dependentes dos pais. Essas minúsculas criaturas são fracas demais para andar ou mesmo ficar de pé quando nascem, dependendo dos pais para tudo o que precisam.
3. Filhotes recém-nascidos de calopsita parecem super estranhos
As calopsitas bebês nascem cegas e não abrem os olhos por uma ou duas semanas após a eclosão.
Quando nascem dos ovos, os filhotes de calopsita não se parecem em nada com seus pais calopsitas. Na verdade, eles nascem sem nenhuma pena e têm cabeças grandes e corpos minúsculos que os fazem parecer mais pequenos alienígenas do que pássaros.
Seus corpos nus e bicos minúsculos são pálidos, e sua pele tem uma textura estranha. E eles nem abrem os olhos por vários dias depois de nascerem! Nas primeiras 24 horas, entretanto, os filhotes de calopsita começam a desenvolver uma penugem macia em seus corpos que os ajuda a reter o calor.
4. Filhotes de calopsitas crescem rapidamente
Quando nascem, os filhotes de calopsita não conseguem ficar de pé.
Os filhotes de calopsita são minúsculos quando eclodem, mas no final da primeira semana de vida dobram de tamanho e peso corporal.
Depois de cerca de uma semana, os filhotes podem ficar de pé e começar a desenvolver penas de alfinetes. As calopsitas bebês crescem muito rápido e quando têm cerca de duas semanas de idade já têm quatro a cinco vezes o tamanho original!
Eles também começam a desenvolver uma cor cinza em seus corpos à medida que suas penas se abrem. Quando completam três semanas de idade, os filhotes estão bastante confiantes em ficar em pé sobre duas pernas, mas ainda podem ter dificuldade para se equilibrar em um pé.
5. Ambos os pais se revezam no cuidado dos filhotes de calopsita
À medida que crescem, os bebês calopsitas ganham lentamente confiança e equilíbrio.
As calopsitas fêmeas põem um ovo a cada dois dias ou mais, até que seu ninho contenha cerca de três a sete ovos. As calopsitas machos e fêmeas se revezam para sentar nos ovos e mantê-los aquecidos enquanto eles incubam pelos próximos 17 a 23 dias.
Depois que os filhotes nascem, os pais continuam a cuidar deles, revezando-se para cuidar dos filhotes para mantê-los aquecidos. Eles também alimentam seus filhotes regularmente com alimentos parcialmente digeridos e regurgitados. Em outras palavras, os pais das calopsitas comem sua própria comida e depois a trazem de volta do estômago para dar aos filhotes.
6. Calopsitas bebês têm um dente de ovo especial
Os filhotes de calopsita primeiro desenvolvem penas de alfinetes, que são finas e espinhosas.
Quando chega a hora de eclodir, os bebês calopsitas usam seu dente de ovo exclusivo para ajudá-los a romper os ovos. O dente do ovo é essencialmente como uma protuberância pequena, mas afiada, na ponta do bico do pintinho, o que lhes dá ajuda extra enquanto saem do ovo.
Pode levar várias horas para que um filhote de calopsita finalmente ecloda. Sair do ovo é chamado de “pipping” e é um processo exaustivo para um novo filhote de calopsita!
7. Filhotes de calopsitas têm grandes personalidades
Calopsitas são extremamente sociais e adoram se exibir.
Graças ao seu tamanho menor e requisitos de cuidados gerenciáveis, as calopsitas são um ótimo animal de estimação para proprietários de pássaros pela primeira vez. Mas apesar do seu tamanho menor, estes pássaros encantadores ainda têm personalidades grandes e vibrantes.
Quando socializados de forma adequada, os filhotes de calopsita crescerão sentindo-se seguros e confortáveis perto das pessoas, e muitos até desenvolverão laços fortes com seus humanos. As calopsitas também adoram vocalizar e imitar sons, e adoram brincar.
8. Calopsitas bebês são muito inteligentes
Os filhotes de calopsita parecem desalinhados até que todas as penas estejam totalmente crescidas.
Assim como outras cacatuas maiores , as calopsitas são aves muito sociais e inteligentes. Quando mantidos como animais de estimação, eles podem aprender uma variedade de truques diferentes. Alguns também podem assobiar e aprender a vocalizar, imitando os sons que ouvem pela casa.
Muitas calopsitas de estimação reconhecem e se relacionam com seus donos, e algumas até aprendem a usar ferramentas. As calopsitas também têm boa memória e conseguem lembrar as coisas em ordem. Eles têm excelentes habilidades de resolução de problemas e entendem a permanência de objetos .
9. Hoje existem várias formas de cores diferentes de calopsitas bebês
As calopsitas bebês têm caudas mais curtas que as dos adultos até completarem pelo menos um ano de idade.
Na natureza, as calopsitas são cinzentas, com o rosto amarelo e uma mancha redonda laranja nas bochechas. Em cativeiro, entretanto, muitos criadores desenvolveram muitas mutações e variações de cores diferentes.
Por exemplo, hoje existem calopsitas albinas, que são de cor branca ou cremosa, com olhos avermelhados e pernas claras. As calopsitas Lutino, por outro lado, têm lindas penas brancas com manchas laranja nas bochechas, máscara amarela e olhos vermelhos.
As calopsitas têm aparência semelhante às aves selvagens, mas com coloração mais amarela ou esbranquiçada. As calopsitas canela têm penas marrons ou castanhas quentes, e as calopsitas pérola têm pequenos pontos cinza claro ou brancos decorando seus corpos.
Referencia: