Esteja você saindo de férias ou descobrindo que seu amigo felino não está comendo, é essencial saber quanto tempo os gatos conseguem ficar sem comer. De modo geral, os gatos podem sobreviver de uma a duas semanas sem comida. Mais do que isso pode haver consequências perigosas.
Isso significa que é seguro para eles passarem tanto tempo entre as refeições? A seguir falaremos sobre tudo o que você precisa saber para garantir que seu gato esteja bem e que seu horário de alimentação permaneça regular.
Quanto tempo os gatos podem ficar sem comer?
A maioria dos veterinários sugere optar por comida úmida em vez de comida seca para gatos.
Um gato que se recusa a comer pode viver até duas semanas sem comer, mas haveria efeitos prejudiciais à sua saúde. Semelhante à forma como os humanos usam suas reservas de gordura para obter energia, os gatos que ficam sem comida por três dias ou mais começarão a fazer o mesmo.
No entanto, o objetivo principal da proteína no corpo de um gato é fornecer energia . Por serem carnívoros obrigatórios, os gatos precisam de carne em suas dietas para sobreviver.
O fígado pode ficar sobrecarregado em um gato que para de comer carne por um período de tempo e começa a usar seus estoques de gordura.
Mesmo que um gato passe longos períodos sem comida, ele ainda precisa comer todos os dias para se manter saudável e ter uma alta qualidade de vida. Tal como os gatos domésticos, os gatos selvagens necessitam de refeições consistentes, mas devido ao seu estilo de vida difícil, nem sempre conseguem obtê-las.
Se você tem grande interesse em ajudar colônias de gatos selvagens , pense em trabalhar com uma organização próxima que forneça comida e mão de obra em troca de voluntários. É hora de levar seu gato ao médico se ele não come há alguns dias.
Pode haver uma série de problemas de saúde significativos causando isso. Se o seu gato é apenas exigente com o que come, você pode tentar aquecer a refeição, misturar um pouco de ração úmida com a seca ou talvez testar uma ração diferente para ver se isso ajuda.
Por que meu gato não está comendo?
Seu gato pode não estar comendo devido a um problema interno que requer atenção médica.
É um estereótipo bem merecido que os gatos são comedores exigentes e inflexíveis. Se você descobrir que seu amigo felino não está comendo, aqui estão alguns motivos comuns.
Problemas Internos
Um dos motivos pelos quais eles podem não estar comendo é porque estão com diarreia devido a uma dieta inadequada ou por comer algo que não deveriam. Tumores e outros corpos estranhos que podem provocar vômitos ou diarreia são causas potenciais adicionais de problemas digestivos.
Uma das muitas doenças prevalentes em gatos que os fazem não comer, especialmente nos mais velhos, é a doença renal. Eles não comem quando apresentam problemas renais dolorosos. Os sintomas gastrointestinais felinos também podem dificultar o consumo de alimentos pelo seu gato.
Mudança no Meio Ambiente
É possível que o ambiente do seu gato tenha mudado recentemente, fazendo com que ele pare de comer. Você acabou de mudar de casa? Talvez você tenha trazido um novo amigo peludo para casa. Até mesmo reorganizar um cômodo pode atrapalhar o horário de alimentação de um gato.
Pode ser necessário alterar gradualmente a dieta do seu gato, fornecendo-lhe novos alimentos aos poucos. Além disso, uma mudança na rotina diária do seu gato em casa pode deixá-lo estressado, ansioso ou deprimido, o que o faria parar de comer.
Perigos do seu gato não comer o suficiente
Você deve levar seu animal de estimação ao veterinário se já se passaram mais de dois dias desde a última vez que ele comeu.
Seu gato precisa de comida e água para sobreviver, portanto, sem essas necessidades, o gato corre o risco de ter graves problemas de saúde. Por exemplo, você pode ficar extremamente preocupado e visitar o veterinário se o seu gato ainda se recusar a comer depois de um ou dois dias.
O fígado deles pode não ter falhado totalmente ainda, mas pode estar chegando perto. Quanto mais tempo passa sem comida para o seu gato. maior será o dano ao seu corpo. Conseqüentemente, a reabilitação torna-se mais difícil.
Não hesite em pedir ajuda; faça isso imediatamente. Problemas médicos graves, como deficiência nutricional, doença hepática gordurosa e desidratação, podem ocorrer se os cuidados adequados não forem recebidos.
Como incentivar seu gato a comer
Às vezes, os donos de animais de estimação precisam reorganizar o conteúdo de uma tigela para gatos devido ao cansaço dos bigodes.
Você pode tentar algumas coisas diferentes para determinar se o seu gato começa a comer novamente. Sirva-lhes comida enlatada ou úmida . Uma regra prática para isso é que quanto mais fedorenta a comida for para você, mais atraente ela será para o seu gato.
Além disso, certifique-se de que os pratos de comida do seu animal sejam limpos regularmente. Evite pratos de plástico, pois podem causar reações alérgicas.
Os gatos preferem aço inoxidável. Além disso, este material é o mais fácil de limpar! Se você tiver apenas ração, considere mergulhá-la em uma mistura de água e suco de atum em lata.
Devido ao teor de sódio do atum, adicione bastante água. Claro, sempre consulte o veterinário para descartar quaisquer problemas internos que possam resultar na mudança dos hábitos alimentares do seu gato.
Referencia: