Doença renal em gatos idosos: primeiros sinais e tratamento - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Doença renal em gatos idosos: primeiros sinais e tratamento

A doença renal é uma das doenças mais comuns que afeta gatos idosos.

Dieta inadequada, falta de hidratação, infecções e genética são as principais causas das doenças renais dos gatos.

Insuficiência renal é outro termo para descrever o processo de incapacidade do rim de cumprir seu objetivo principal de filtrar os resíduos do sangue.

A doença renal pode afetar gatos de todas as idades, mas os gatos idosos têm um risco maior de sofrer efeitos a longo prazo.

Os gatos domésticos vivem uma vida melhor do que os gatos selvagens . Eles têm uma família amorosa que atende às suas necessidades, acesso a cuidados médicos quando necessário e a segurança de dormir em uma casa segura, desprovida de parasitas e predadores.

No entanto, o conforto da vida em ambientes fechados apresenta novas ameaças que os gatos selvagens podem não enfrentar. Problemas de saúde como obesidade e doença periodontal são crescentes em gatos de meia-idade devido ao seu estilo de vida sedentário. Gatos idosos têm maior risco de desenvolver doenças renais devido à vida em ambientes fechados. Sem atenção médica direta, a maioria dos gatos idosos sucumbirá à doença renal perto do fim da vida.

Isto levanta a questão: por que a doença renal é tão proeminente em gatos mais velhos? Doença renal é o mesmo que insuficiência renal? O que acontece com gatos com insuficiência renal? Os proprietários podem fazer alguma coisa para apoiar os seus gatos enquanto combatem esta ameaça?

O que é doença renal?

A doença renal passa por vários estágios de deterioração, mas pode desenvolver-se mais rapidamente em casos agudos.

A doença renal é uma condição em que os rins não conseguem realizar a sua função básica de filtrar os resíduos do sangue . Os rins são um sistema de filtragem para limpar o sangue antes de reciclá-lo de volta ao corpo.

Pacientes com doença renal perderão mais nutrientes, levando ao enfraquecimento dos rins e de todo o corpo. Uma indicação clara de doença renal é quando um gato apresenta níveis elevados de potássio na urina, o que pode ser verificado por meio de um exame de urina em um consultório veterinário. O potássio mantém os níveis de fluidos nas células, ajudando os músculos e estabilizando a pressão arterial.

Durante a doença renal, o excesso de líquidos e resíduos permanece no sangue, que então circula por todo o corpo. Isto aumenta o risco de outros problemas de saúde, como perda de cabelo, desidratação e infecções do trato urinário, que são perigosas para gatos idosos.

Tipos de doença renal em gatos?

Todos os animais, incluindo os humanos, são suscetíveis a doenças renais devido à má nutrição e danos aos rins.

Gatos e outros animais sofrem de dois tipos de insuficiência renal, aguda e crônica.

A insuficiência renal aguda ocorre repentinamente e dura vários dias ou semanas. Isso pode acontecer com gatos de qualquer idade devido a infecções, ingestão de materiais venenosos ou trauma na bexiga.

A doença renal crônica (DRC) é a doença mais proeminente que gatos de meia-idade e idosos podem experimentar. Os rins enfraquecerão gradualmente até falharem ao longo de meses ou anos. Gatos idosos que sofrem de DRC terão muitos problemas de saúde relacionados ao trato urinário, cuidados com a pele, pelagem e sistema imunológico.

Sinais de doença renal em gatos

Se um gato está se esforçando para usar a caixa sanitária, é um sinal de que algo está errado e ele deve ser examinado por um veterinário imediatamente.

Os donos de gatos reconhecerão que os gatos adoram rotina e horários definidos. Quando um gato começa a agir fora desse cronograma, será perceptível através de várias ações que algo está errado.

Os sinais de doença renal são:

  • Micção frequente
  • Acidentes fora da caixa de areia
  • Infecções crônicas do trato urinário
  • Diminuição do apetite
  • Perda de peso
  • Vômito
  • Diarréia
  • Sangue ou urina turva
  • Mal hálito
  • Casaco seco
  • Constipação

O que causa doenças renais em gatos

As uvas são alimentos altamente tóxicos que podem ser letais quando ingeridos por cães e gatos.

Os gatos têm maior chance de desenvolver doenças renais devido a vários fatores que vão desde genética, lesões ou outros problemas de cabeça que afetam os rins.

Genética : Alguns gatos como persas e abissínios têm maior chance de sofrer de doença renal devido a características genéticas. Ambos os felinos sofrem de amiloidose, uma característica que causa altos depósitos de proteínas no corpo, o que aumenta o risco de doença renal.

Hidratação inadequada : Gatos que vivem dentro de casa não bebem tanto quanto gatos selvagens. Os gatos selvagens obtêm hidratação caçando presas e dando pequenas lambidas perto de fontes de água doce. Gatos que vivem em ambientes fechados alimentados com ração seca não obtêm benefícios de hidratação em sua dieta. Sem hidratação adequada, alimentos secos com alto teor de proteínas aumentam o risco de doença renal.

Infecções : Infecções bacterianas e fúngicas enfraquecem gradualmente os rins. As infecções crônicas reduzem a eficiência dos rins, levando a mais resíduos no sangue.

Pedras nos rins : As pedras nos rins são formadas por infecções bacterianas crônicas, genética, dieta rica em proteínas com baixa umidade ou ingestão mínima de líquidos. Essas pedras são uma combinação de sal, potássio, proteína e cálcio que podem bloquear as vias do sistema de filtração do gato.

Rins bloqueados : Os rins ficarão bloqueados se muitas pedras nos rins se formarem e impedirem que os fluidos saiam da bexiga e do corpo de maneira eficaz. Isso faz com que os gatos tentem usar a caixa sanitária para fazer xixi sem sair nada. Muito acúmulo causa dor e estresse na bexiga e nos rins.

Trauma Corporal : O impacto direto contra o corpo onde os rins e a bexiga estão localizados pode levar à doença renal aguda. Gatos mais velhos podem sofrer feridas mais profundas devido aos seus corpos enfraquecidos e taxas de recuperação mais lentas. Além disso, beber materiais tóxicos como anticongelantes, pesticidas ou flores pode causar insuficiência renal.

Detectando doenças renais em gatos

Os donos de gatos devem levar seus gatos ao veterinário para visitas de rotina e testes de diagnóstico uma ou duas vezes por ano para detectar precocemente doenças renais.

Se um gato desenvolver algum dos sintomas vistos acima, ele deve ser levado imediatamente a um profissional médico. A equipe veterinária realizará testes de diagnóstico para encontrar a raiz do problema.

Os testes de diagnóstico para detectar doenças renais são:

  • Exames de sangue que verificam os níveis de nitrogênio ureico e creatinina no corpo.
  • Os exames de urina medem a gravidade específica e a quantidade de partículas de proteína na amostra de urina.
  • A procura de níveis elevados de proteína, potássio, fósforo e cálcio na urina e no sangue indicará se os rins estão filtrando o excesso de resíduos de forma eficaz ou não.

Riscos de doença renal em gatos

Danos diretos aos rins, como força contundente ou danos acidentais, danificarão os rins e causarão insuficiência renal.

Como os gatos mais velhos têm um sistema imunológico mais lento devido à idade avançada, seus corpos correm maior risco de efeitos colaterais prejudiciais da doença renal. Gatos jovens e maduros ainda podem combater alguns efeitos, mas quanto mais velhos ficam, mais pressão isso exerce sobre seus corpos.

Gatos idosos sofrerão:

  • Um risco aumentado de infecções crônicas da bexiga
  • Má qualidade da pelagem e fadiga
  • Convulsões por desnutrição e respostas neurológicas deficientes
  • Enfraquecimento muscular ou imobilidade
  • Anemia devido a níveis baixos de glóbulos vermelhos
  • Procurando abrigo e se escondendo (sinal de que um gato está doente e vulnerável)

Tratamento de gatos idosos com doença renal

Os técnicos veterinários podem instruir os donos de gatos a administrar fluidos sob a pele para fornecer hidratação extra aos gatos idosos para ajudar a filtrar os rins.

Tratar um gato idoso com doença renal é difícil e não há cura direta. Depois que os rins sofrem danos, há realmente pouco que a equipe médica possa fazer para regenerar essas células, embora substitua totalmente o rim danificado. Infelizmente, os gatos idosos correm maior risco de sofrer cirurgias longas e podem não se recuperar.

Conversar com um profissional médico sobre como tratar um gato idoso é vital para sua saúde geral. Todos os gatos agem, se comportam e toleram os medicamentos de maneira diferente. É importante encontrar um veterinário em quem o proprietário confie e que forneça comunicação clara e orientação sobre como proceder.

Sugestões comuns para apoiar um gato com doença renal são:

Alimentos seguros para os rins : Veterinários e nutricionistas podem sugerir a alimentação com alimentos que sejam fáceis de digerir e filtrar para os rins. Isso inclui alimentos com baixo teor de proteínas, sal, potássio e fósforo. Com menos desses materiais entrando no corpo, haverá menos para filtrar para fora do corpo.

  • Antibióticos : Fornecer antibióticos e probióticos a gatos idosos ajudará a regular as bactérias boas em seu corpo. Os antibióticos combatem as bactérias que causam infecções crônicas, apoiando os rins e o sistema imunológico.
  • Suplementos Nutricionais : Gatos idosos precisam mais de seus nutrientes vitais porque seus corpos processam as coisas mais lentamente. Fornecer suplementos medidos especificamente para o gato irá ajudá-lo a absorver a quantidade adequada sem que o excesso flua para o sangue.
  • Hidratação : Gatos idosos não bebem com tanta frequência e precisam se manter adequadamente hidratados para ajudar a filtrar o excesso de resíduos, além de prevenir doenças musculares e articulares como a artrite. Os técnicos veterinários podem instruir os proprietários sobre como administrar líquidos em casa ou na clínica para ajudar a fornecer hidratação adicional.

Dependendo da gravidade da doença e da idade do gato, seria benéfico discutir os cuidados no final da vida. É difícil admitir, mas a doença renal é uma das principais causas de morte em gatos idosos porque os seus rins enfraquecem com o tempo e são alimentados com dietas ricas em proteínas com hidratação inadequada. Talvez seja melhor deixá-los confortáveis ​​em casa do que estressá-los com passeios de carro e visitas contínuas ao veterinário.

Os carros mais antigos têm um risco maior de sucumbir a doenças devido ao seu sistema imunológico e taxa de recuperação mais lentos.

A doença renal é um diagnóstico difícil de aceitar quando dado. Os donos de gatos trabalham duro para garantir que seus companheiros felinos tenham tudo o que desejam no mundo, mas não podem levar em conta a idade ou as doenças desenvolvidas ao longo do tempo. Alguns gatos podem contraí-lo geneticamente, enquanto outros têm uma dieta rica em proteínas e uma proporção de hidratação desequilibrada, o que causa isso mais tarde na vida. Os donos de gatos devem sempre conversar com um profissional médico sobre como lidar com doenças renais em seus gatos e conversar com outros donos de gatos sobre como eles podem evitá-las no futuro.

O que conta como gatos idosos?

Um gato idoso tem entre 11 e 14 anos. Depois disso, os gatos são chamados de geriátricos porque precisarão de cuidados médicos constantes para se manterem saudáveis.

Os gatos selvagens sofrem de doenças renais?

É altamente possível que gatos selvagens sofram de doença renal aguda devido a trauma ou ingestão de material tóxico. Os gatos selvagens não vivem tanto quanto os gatos domésticos, portanto a probabilidade de terem doença renal crônica é baixa.

Doença renal e insuficiência renal são a mesma coisa?

Sim, doença renal e insuficiência renal são dois termos usados ​​para descrever a mesma condição. A equipe médica usará os termos de forma intercambiável de acordo com a preferência pessoal, mas eles são os mesmos. Às vezes, as frases se misturam e se transformam em insuficiência renal, o que indica que os rins estão falhando ativamente.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato