A cor é uma das principais coisas que tornam a vida tão agradável. Desde a diversidade de cores das flores até as cores surpreendentes encontradas nos pássaros de todo o mundo, há uma quantidade quase infinita de cores para escolher quando se trata de escolher a sua favorita.
Com as infinitas possibilidades de cores favoritas, também existem infinitas possibilidades de cores feias. A cor pode ser um tópico incrivelmente subjetivo, com muitas pessoas escolhendo os favoritos e os menos favoritos com base na intuição ou na experiência pessoal.
Sem mais delongas, vamos dar uma olhada em qual é realmente a cor mais feia do mundo. Também veremos por que as pessoas gostam e não gostam instintivamente das cores!
Qual é a cor mais feia do mundo?
A cor mais feia do mundo está catalogada com o nome padronizado Pantone 448C. Além deste nome, também possui alguns nomes comuns, sendo o mais popular “Opaque Couché”.
A cor foi identificada por pesquisadores que trabalham para o Governo Federal Australiano. O governo da época estava pesquisando cores que eram naturalmente desanimadoras. Este trabalho foi feito para torná-los um requisito nos rótulos do tabaco para impedir o público de se viciar em cigarros .
Durante o estudo (e no futuro), a cor foi descrita como muitas coisas, como “vômito de bebê”, “vômito podre” e até “morte e decadência”. É por estas razões que o governo australiano forçou os produtores de tabaco a utilizá-lo nos seus rótulos.
Esta estratégia tem sido eficaz ao longo dos anos e a Austrália tem registado declínios constantes no consumo regular de tabaco . O sucesso foi tão grande que muitos outros países estão a seguir o exemplo e a exigir que as suas empresas tabaqueiras utilizem também cores dissuasoras nos rótulos.
Por que as cores Pantone são usadas para identificação de cores?
As cores Pantone são como nomes científicos para animais. Eles permitem que qualquer pessoa em qualquer lugar indique a mesma cor por meio de um código!
Como uma observação interessante, você pode estar se perguntando por que o Opaque Couché tem um nome que soa tão robótico como “Pantone 448C”. Seu nome oficial vem de um sistema de correspondência de cores conhecido como Pantone.
O desenvolvimento do sistema Pantone foi uma resposta a uma indústria gráfica em que cada impressora tinha um padrão diferente para cada cor. Isso significava que onde quer que você fosse, um “amarelo” poderia parecer diferente entre os materiais impressos.
A criação da Pantone permitiu nomes únicos e um sistema de correspondência onde cada impressor poderia criar os mesmos materiais! Isso teria sido um tanto importante ao imprimir Pantone 448C em caixas de cigarros.
Por que as pessoas acham as cores feias?
Conforme mencionado anteriormente, o processo de determinar quais cores são “feias” pode ser uma tarefa bastante complicada. Por exemplo, uma pessoa pode odiar o roxo, enquanto outras podem amá-lo. É a natureza subjetiva dos humanos e suas preferências que torna o trabalho difícil!
Felizmente, existem algumas ferramentas usadas para ajudar a diminuir o leque de possibilidades de cores feias, além de testes aprofundados feitos por organizações como o governo federal australiano.
Em primeiro lugar, existem padrões sociais para cores que podem ser levados em consideração ao determinar cores agradáveis e desagradáveis. A maioria das pessoas concorda que algumas cores favoritas são azuis, verdes, vermelhos e roxos.
Da mesma forma, cores mais esquecidas ou menos apreciadas enquadram-se nos marrons, bronzeados e verdes-amarelos. Este “entendimento” de toda a sociedade significa que as cores que normalmente se enquadram nos castanhos, castanhos e verdes amarelos têm maior probabilidade de serem desagradáveis para o público em geral.
Também podemos analisar o contexto sobre o uso da cor para persuadir ou dissuadir as pessoas de usar algo. O contexto é um grande fator na determinação de como as pessoas veem as cores.
Tons como o Pantone 448C seriam bastante desagradáveis se você os encontrasse em algo que estivesse prestes a comer. Por outro lado, poderia ser bastante reconfortante se fosse pintado nas paredes de uma casa. Existem alguns preconceitos biológicos em relação às cores, como a aversão a cores que lembram mofo e doenças.
Quais são algumas outras cores feias?
Algumas cores comuns que as pessoas não gostam incluem amarelo, marrom e verdes brilhantes.
Além do Pantone 448C, houve algumas outras cores identificadas no estudo australiano que foram consideradas um tanto deslocadoras para os sujeitos do teste.
Amarelo Mostarda
Surpreendentemente, o amarelo foi uma das cores principais do estudo que desagradou ao público em geral. Para ser mais específico, a cor em questão era um amarelo-marrom semi-escuro, o que provavelmente é a razão de seu comportamento desagradável.
Marrom escuro
No estudo australiano, o marrom escuro ficou em segundo lugar, atrás do Pantone 448C. Como você provavelmente pode imaginar, havia muitas coisas positivas associadas à cor marrom.
Ferrugem
Outra cor que estava na lista das possíveis piores cores era a ferrugem. A ferrugem é uma cor única, frequentemente descrita como uma mistura monótona entre vermelho, laranja e marrom. Como você provavelmente pode imaginar, as conotações de deterioração e falta de reparo são uma das principais razões pelas quais a ferrugem não é apreciada.
Referencia: