Quer aprender sobre o Curso de Banho e Tosa Gratuito e não sabe por onde começar?
Curso de Banho e Tosa Gratuito. Cada pet é único, é importante levar em consideração as suas características na hora de decidir de quanto em quanto tempo seu cachorro precisa tomar banho.
Alguns veterinários recomendam que os cães de pelos longos tomem banho a cada 15 dias, já os de pelo curto, a cada 10 dias está de bom tamanho. No entanto, existem outros fatores que devem ser considerados na hora de decidir.
Um deles é se o animal costuma dormir em casa e compartilhar a cama e os travesseiros com o tutor, neste caso, é fundamental que o animal receba mais atenção em relação aos banhos, afinal, ele precisa estar sempre limpinho.
Cachorros com pelo comprido precisam ter uma atenção maior em relação ao banho já que a pelagem demora para secar, lembrando que pelo úmido pode favorecer a proliferação de fungos e doenças dermatológicas. Uma frequência quinzenal é o bastante para raças como:
- Lhasa Apso
- Shih Tzu
- Poodle
- Yorkshire Terrier
- Poodle
- Maltes
- Lhasa Apso
A tosa em cachorros com pelo longo também é necessária e deve ser avaliada de acordo com o crescimento dos pelos, lembrando que escovar com uma rasqueadeira ajuda a eliminar os pelos soltos, mas não diminui seu comprimento.
Existem raças com dupla pelagem que necessitam de cuidados especiais com a tosa, vale ficar atento no caso do Spitz Alemão, Chow Chow e Golden Retriever, além disso, esses cães também precisam realizar a tosa higiênica.
Cães com pelo curto não possuem tantas especificações, porém lavar em excesso pode fazer mal para o pet. Há uma camada de proteção na pele composta por óleos naturais, que pode acabar danificada com banhos frequentes
Frequência dos banhos
De modo geral, o cachorro pode ir para o pet shop banho e tosa sempre que você desejar, desde que você esteja respeitando a periodicidade indicada para o seu pet.
No entanto, existem alguns cuidados para os filhotes, neste caso, é fundamental que eles só saiam de casa para os banhos após estarem com as vacinas em dia.
Os cachorros mais velhos também devem receber vacinas anuais de reforço para garantir maior saúde e menor risco de contraírem doenças, afinal, mesmo que o pet shop seja um local limpo, ele não está completamente livre de microorganismos.
Faça a diferença
Ver um cachorro que não gosta de tomar banho é muito comum, isso acontece porque na maioria das vezes eles se sentem assustados ou com medo do chuveiro e do secador.
Nessas horas, a melhor coisa a fazer, é investir no reforço positivo, que nada mais é do que criar a associação do banho a outra tarefa divertida, tornando a hora do banho menos assustadora para o animal.
Dê petiscos na hora de jogar água nele, mas lembre-se de sempre verificar a temperatura da água para que ela esteja morna. Faça carinhos no seu amigo e aposte na massagem com as mãos para tranquilizá-lo. Nessas horas, até a “voz de neném” pode ajudar!
Curso de Banho e Tosa Gratuito
Faça este curso e conheça as técnicas utilizadas para deixar seu animal de estimação cheiroso e saudável.
Carga horária: 10 horas
Grade do curso:
- Aula 1: Introdução
- Aula 2: Limpeza de ambiente
- Aula 3: Tratamento para pulgas
- Aula 4: Como tosar
- Aula 5: Dicas de higienização
- Aula 6: Como usar a máquina
- Aula 7: Como usar a máquina – Parte II
- Aula 8: Cortando o pelo
- Aula 9: O banho
- Aula 10: Material Complementar
→ Para se inscrever no curso de Banho e Tosa gratuito, clique aqui!