Treinar um filhote ou um cão adulto em casa pode parecer assustador, mas quase qualquer cão pode ser treinado para esperar na porta e fazer suas necessidades lá fora, em vez de entrar em casa.
Crie um cronograma para alimentar seu cão e levá-lo para fora. Em seguida, recompense seu cão com guloseimas e elogios quando ele fizer suas necessidades no local externo designado.
Paciência e bom senso de humor são tudo o que você realmente precisa para ajudar seu cão a se adaptar à vida de animal de estimação em sua casa.
Configurando uma rotina para seu cachorro
Leve seu cachorro para fora com frequência. Esta é a coisa mais importante que você pode fazer para ensinar seu cão a fazer suas necessidades fora de casa.
Embora possa parecer excessivo, tente levá-los para fora com a maior freqüência possível, a cada meia hora. Siga um cronograma e tente não perder nenhum "horário externo" designado, pois seu cão aprenderá a associar essas viagens externas a fazer suas necessidades.
Se você estiver treinando um filhote, precisará levá-lo para fora com mais frequência. Filhotes têm bexigas pequenas e não conseguem segurar fisicamente o xixi por longos períodos de tempo.
Coloque seu cão em um horário de alimentação
Alimente seu cão no mesmo horário de manhã e à noite e espere 20 a 30 minutos antes de levá-lo para fora. Ter um horário de alimentação tornará mais fácil prever quando seu cão terá que ir ao banheiro, facilitando o treinamento em casa.
Os filhotes precisam ser alimentados três vezes ao dia. Se você tem um cachorrinho, agende também uma alimentação regular na hora do almoço. Novamente, um filhote deve ter mais oportunidades de sair de casa, pois tem uma bexiga menor.
Aprenda a interpretar os sinais de que seu cão precisa ir embora
Os sinais incluem andar rigidamente, cheirar o chão como se estivessem procurando um lugar para ir, segurar o rabo em uma posição engraçada e assim por diante.
Se o seu cão mostrar sinais de que precisa ir ao banheiro, leve-o para fora imediatamente, mesmo que seja antes da hora marcada para sair.
Inclua uma dica verbal, como dizer “fora” antes de retirá-los. Eventualmente, você poderá perguntar se eles precisam sair de casa, simplesmente dizendo a palavra.
Quando você começa a treinar seu cão para sair de casa, você está ensinando-lhe que, quando ele sentir vontade, significa que é hora de sair de casa. Cada vez que seu cão sai de casa com sucesso, a ideia de que banheiro é igual a rua é reforçada.
Dica: Lembre-se de levar seu cachorro para fora 20 a 30 minutos após cada refeição e depois de ele beber água, pois provavelmente ele terá que ir ao banheiro.
Escolha um local designado do lado de fora
Escolha no seu quintal ou, se não tiver um, perto de um pedaço de grama verde em algum lugar. Leve seu cachorro de volta ao mesmo lugar sempre que sair de casa.
Os cães são criaturas de hábitos. Você pode ajudar seu cão a se sentir confortável e menos ansioso escolhendo um bom local para ele usar como “banheiro” sempre que sair. Use uma dica verbal como "vá ao banheiro" quando chegar ao local. Eles aprenderão a associá-lo ao lugar.
Lembre-se de seguir as leis da sua cidade em relação à coleta do seu animal de estimação. Se você não tiver escolha a não ser deixar seu cachorro usar um local público como banheiro, você precisará trazer uma sacola para recolher os resíduos e descartá-los.
Supervisione seu cão durante o treinamento em casa
Quando você levar seu cachorro ou cachorrinho para casa pela primeira vez, planeje passar muito tempo observando seu animal de estimação para garantir que ele não vá ao banheiro dentro de casa.
Este período de supervisão é fundamental porque permite ensinar o cão a associar rapidamente a vontade de ir ao banheiro com a saída de casa. Interceptar o cachorro ou cachorrinho antes de ele entrar em casa é a melhor maneira de treinar rapidamente.
Se você não puder ficar em casa o dia todo para supervisionar seu cachorro, será necessário que outra pessoa venha levá-lo para passear várias vezes durante o dia. Certifique-se de que a pessoa saiba que deve levar o cachorro sempre ao local designado.
Mantenha seu cachorro em uma caixa à noite e quando estiver fora
Se você deixar seu cachorro ou cachorrinho livre para passear pela casa à noite, com certeza eles acabarão sujando o chão.
Mantê-los em uma caixa aconchegante à noite e quando você estiver fora reduz a chance de eles fazerem bagunça. Os cães não gostam de sujar suas tocas, então eles tentarão esperar até que possam sair para fazer suas necessidades.
Não deixe seu cão ficar na caixa por muito tempo antes de levá-lo para fora. Se você esperar muito, eles não terão escolha a não ser fazer suas necessidades na caixa.
Os cães também precisam de muito exercício e brincadeiras, então você nunca deve deixá-los enjaulados por mais do que algumas horas seguidas ou durante a noite.
Observação: os cães devem ver suas gaiolas como espaços seguros e aproveitar o tempo lá. Manter seu cachorro em uma caixa não é uma forma de punição. Nunca castigue seu cão banindo-o para a caixa, ou ele associará isso ao medo em vez de conforto.
Limpe a bagunça imediatamente
Se o seu cachorro fizer bagunça na casa (e com certeza fará), limpe-a imediatamente e use uma solução de limpeza para se livrar do cheiro. Se o seu cachorro sentir cheiro de sujeira velha em um determinado local, ele pensará nisso como um banheiro.
Não castigue o cachorro por fazer bagunça. Basta limpá-lo e seguir o cronograma.
Recompensando o cachorro pelo bom comportamento
Dê guloseimas e elogios ao seu cão sempre que ele sair de casa com sucesso. Os cães aprendem melhor através do reforço positivo e aprendem rapidamente a melhor maneira de obtê-lo.
Cada vez que seu cão puder ir ao banheiro no local designado, recompense-o com uma pequena guloseima, muitos elogios e uma coçadinha na cabeça.
Você pode, é claro, recompensar seu cão por outras coisas, como aprender a sentar e ficar. Todo bom comportamento deve ser recompensado.
Dica: seja consistente quando se trata de recompensar seu cão. Faça isso toda vez que eles forem ao banheiro no local do banheiro.
Cronometre a recompensa corretamente
Quando você estiver tratando seu cachorro por ter ido ao banheiro no lugar dele, dê-lhe uma guloseima e elogie-o logo após ele terminar de usar o banheiro. Não dê muito cedo ou muito tarde, ou eles não vão associar isso a ir ao banheiro no lugar certo.
Considere usar uma campainha ou carrilhão para ajudar no treinamento
Algumas pessoas tiveram sucesso usando o método do sino em vez de uma guloseima. Quando seu cachorro vai ao banheiro no lugar dele, você toca uma campainha ou um toque agradável como parte da recompensa. O cão ficará ansioso pelo som da campainha, que só deve ser utilizada nesta situação específica.
A desvantagem aqui é que, eventualmente, você não vai querer continuar usando uma campainha ou campainha toda vez que seu cachorro for ao banheiro. A eliminação gradual inicialmente pode ser confusa para o cão.
4Mantenha sua voz e comportamento leves e amigáveis
Sempre que for levar seu cachorro ao banheiro ou conversar sobre isso, mantenha sua voz leve e agradável.
Nunca levante a voz nem assuma um tom ameaçador, pois seu cão começará a associar suas funções corporais ao castigo e ao medo. Se o seu cachorro fizer bagunça por dentro, você pode reter os elogios, mas não grite com ele nem faça com que ele se sinta envergonhado.
Se usar dicas verbais, como “fora de casa”, “vá ao banheiro” ou “cachorro bom”, seja consistente. A repetição dessas palavras junto com a ação e o ambiente reforçarão onde você deseja que seu cão faça suas necessidades.
Nunca castigue o cachorro por fazer bagunça
Os cães não respondem bem ao castigo. Isso os assusta e, em vez de aprenderem a ter um bom desempenho para você, eles aprendem a temê-lo. Nunca grite, bata ou faça qualquer coisa que possa causar medo ao seu cão.
Não esfregue o rosto do seu cachorro na bagunça. Ao contrário de algumas crenças, isso não ensina um cachorro a não ir ao banheiro de casa. O cachorro não entenderá o que você está fazendo e você acabará assustando-o.
Treinando um cachorro em um apartamento
Escolha um local afastado e de fácil acesso para o seu cão. Se você mora em um prédio alto, não conseguirá sair de casa toda vez que seu cachorro precisar ir ao banheiro.
Escolha um local em seu apartamento que não fique bem no meio da sua sala, mas que também seja de fácil acesso para o seu cão a qualquer momento. Um canto da lavanderia ou cozinha funciona bem. Escolha um local em piso de madeira ou vinil, em vez de carpete.
Forre o local designado com jornal ou blocos de treinamento
O jornal é um material barato que você pode usar para criar um tapete de banheiro para seu cachorro. Almofadas de treinamento absorventes também estão disponíveis em lojas de animais. Escolha a opção mais conveniente para sua casa.
Você também pode usar uma bandeja sanitária para cães. Se você também for levar seu cachorro para fora para fazer suas necessidades, considere encher a bandeja com terra. Dessa forma, o cão aprenderá que é aceitável fazer suas necessidades dentro e fora de casa.
Nota: Esteja ciente de que seu cão pode se acostumar a fazer suas necessidades apenas no jornal se isso for tudo o que você anotar.
Leve seu cachorro ao local regularmente
Leve seu cachorro ao tapete do banheiro em um horário rigoroso, da mesma forma que faria se estivesse treinando seu cachorro para ir a um local externo. Leve-os frequentemente até o tapete ao longo do dia e sempre que eles mostrarem sinais de necessidade de fazer suas necessidades.
Troque o tapete com frequência, mas deixe ali uma pequena mancha de urina seca
O cheiro da urina ajudará seu cão a lembrar que o tapete é o lugar para ir ao banheiro. Remova as fezes imediatamente, mas deixe uma folha de jornal ou um pequeno pedaço de urina no tapete limpo para que seu cão saiba naturalmente para onde ir.
Recompense seu cachorro por ir até o local
Cada vez que eles subirem com sucesso no tapete, recompense-os com uma guloseima, carinho e elogios. Eles acabarão por associar ir ao banheiro no tapete com sentimentos positivos e, em pouco tempo, começarão a ir lá sem a sua ajuda.
Comece a treinar seu cachorro o mais rápido possível
Lembre-se de que os acidentes são prováveis e até inevitáveis. Seu cão está aprendendo o que se espera dele e só se pode esperar que "aguente" por um certo tempo. Filhotes muito jovens, em particular, têm controle extremamente limitado sobre quando vão.
Se você tiver que deixar seu filhote por oito horas seguidas, ele sofrerá um acidente. Contrate um passeador de cães ou confine o filhote em um local onde a bagunça não danifique os tapetes e possa ser facilmente limpa.Mostrar mais dicas
Avisos
Não tente punir seu cão por acidentes. Gritar, bater ou esfregar o nariz do seu cachorro na bagunça não vai ensinar nada de útil ao cachorro. Se você não pegou seu cachorro em flagrante, ele não terá a menor ideia do que o deixou tão chateado. Machucar seu cachorro de qualquer forma é abuso animal.
Viagens rápidas ao ar livre para o cão fazer suas necessidades não substituem exercícios ou caminhadas. Certifique-se de exercitar seu cão regularmente.
Olhares de culpa não são um sinal de que seu cão entende o que fez de errado. Seu cachorro está chateado porque você está com raiva. Mesmo que o seu cão relacione o seu comportamento de raiva à bagunça no chão, o tiro pode sair pela culatra. Seu cão pode concluir que você não quer vê-lo fazer suas necessidades e fazer de tudo para esconder isso de você, tornando o treinamento em casa ainda mais difícil.
Referencia: