As aves geralmente ficam doentes quando seguem uma dieta inadequada ou/ou estão estressadas. Quando doentes, as aves podem apresentar sintomas como penas eriçadas, letargia e redução do apetite. Isso levanta a questão de como tratar uma ave doente em casa.
Cuidar de uma ave para que recupere a saúde não é uma tarefa fácil, especialmente quando se trata de tratar sua amiga ave em casa com medicamentos para aves.
Como você deseja ajudar sua calopsita ou uma ave selvagem a se recuperar, amor, cuidado e esforço devem ser investidos para uma recuperação rápida.
O que você precisa para cuidar de uma ave doente?
Você precisará dessas coisas ao cuidar de uma ave doente.
- Uma gaiola / cabine hospitalar DIY
- Um cobertor
- Uma maneira de aplicar alguma forma de calor
- Duas tigelas pesadas para água e comida
- Uma vara para o seu pássaro pousar
- Um termômetro
- Brinquedos seguros para o seu pássaro
Etapa 1: crie uma gaiola hospitalar
Se uma ave estiver doente, ela precisará de uma gaiola/cabine hospitalar para se deitar com segurança e tranquilidade para descansar e se curar.
Você pode usar uma gaiola não utilizada, uma caixa grande de papelão ou uma caixa de plástico. Posicione a gaiola hospitalar em uma sala confortavelmente escura, longe de ruídos e, se você tiver crianças, longe de crianças.
Se você usar uma caixa de papelão/plástico, faça alguns furos ao redor dela para que o ar flua livremente.
Etapa 2: configure totalmente sua gaiola hospitalar
Agora que você colocou sua gaiola hospitalar em uma área adequada, você precisa começar a colocar coisas para abrigar seu pássaro.
Coloque duas tigelas dentro da gaiola do hospital, essas tigelas precisam ser pesadas para que quando o pássaro pular em cima não tombe.
Por último, coloque o graveto para o pássaro pousar e coloque-o baixo, próximo ao chão da gaiola.
Talvez adicione alguns brinquedos seguros para ele brincar enquanto fica dentro da jaula do hospital. Evite brinquedos que possam esmagar ou machucar seu pássaro. Se os brinquedos estiverem pendurados na parede, certifique-se de que estão bem fixados para evitar possíveis acidentes ou lesões.
Quando terminar, transfira a ave doente para a gaiola.
Etapa 3: coloque um cobertor sobre a gaiola do hospital e forneça calor
Coloque um cobertor sobre a gaiola do hospital e forneça calor
Cubra uma parte da gaiola com um cobertor. E forneça calor para o seu pássaro. Certifique-se de que a temperatura esteja em torno de 22°C a 25°C. Use o termômetro para observar a temperatura da gaiola.
Existem várias coisas que você pode usar para aquecer a jaula do hospital. Coisas como
- Uma lâmpada que recria a cor do sol do meio-dia
- Uma lâmpada de calor
- Uma almofada térmica
Todas essas são ótimas opções para fornecer calor a uma ave doente. Lembre-se de que um periquito pode ter requisitos de temperatura diferentes de um periquito doente. Portanto, certifique-se de regular o calor.
Etapa 4: acompanhe e cuide do pássaro
Acompanhe e cuide do pássaro
Aves doentes já estão sob grande estresse. Aqui, também é útil fazer anotações sobre como o pássaro está.
Durante esse estado, há coisas que você deve ter em mente ao cuidar de uma ave doente.
Ofereça ao seu pássaro os medicamentos prescritos no colete. À medida que sua ave fica doente, você precisa seguir os medicamentos indicados para garantir uma recuperação rápida.
Não force uma ave doente. Os pássaros podem facilmente engasgar com a comida. Portanto, se você tiver um periquito ou ave doente, certifique-se de que eles comam em suas tigelas de comida ou com muito cuidado através de uma seringa.
Certifique-se de que o gabinete esteja limpo. Limpar a gaiola do hospital ajudará a ave a permanecer estável durante a recuperação. Limpá-lo com água e sabão desinfetante adequado para pássaros ajudará a manter a gaiola hospitalar da ave estéril e livre de bactérias nocivas.
Forneça alimentos saudáveis e com alto teor energético. Um pássaro doente está queimando mais energia do que o normal, tentando combater a doença.
Mantenha a ave hidratada. Como mantemos uma ave em um ambiente quente, devemos mantê-la hidratada com água. Ser uma ave desidratada piorará seu estado.
Dicas úteis de Como tratar uma ave doente em casa
Sempre consulte um veterinário aviário quando seu pássaro ficar doente.
Algo que parece tão simples quanto um resfriado de papagaio pode ser pior do que parece, ou pode ser o contrário. Evite diagnosticar seu pássaro de estimação sozinho, especialmente ao realizar o tratamento em casa.
Procure um médico quando ficar doente enquanto cuida de seu pássaro de estimação.
Embora seja importante compreender que nem todas as doenças das aves são transmissíveis aos humanos, existem casos atípicos, como a clamidiose (também conhecida como gripe dos papagaios) ou a gripe aviária. Se você começar a sentir sintomas dessas doenças, consulte imediatamente um médico. Você não pode cuidar dos pássaros se não cuidar primeiro de si mesmo.
Conclusão
Os pássaros podem ser animais de estimação e companheiros incríveis. Mas sempre haverá a existência de doenças comuns em aves em casa. Então, se o seu amigo aviário está lidando com uma doença. Seguir estes passos e dicas sobre como tratar uma ave doente em casa ajudará na rápida recuperação da sua ave e também na sua própria segurança.
Referencia: