Como saber se um passarinho está morrendo em 5 etapas simples - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como saber se um passarinho está morrendo em 5 etapas simples

Existem aproximadamente 10.000 espécies de passeriformes no mundo. Algumas raças correm o risco de serem extintas, enquanto outras ainda prosperam. A triste verdade é que muitos jovens pássaros morrem todos os dias devido a ferimentos.

Os filhotes e filhotes são os mais vulneráveis. Seus pais cuidam deles, mas os humanos também podem ajudar. Então, se você está se perguntando como saber se um passarinho está morrendo, observe seus aspectos físicos. Haveria sinais óbvios de lesão, como sangue, pernas fraturadas e fraqueza.

Técnicas para determinar se os passarinhos estão perto da morte

Ferramentas necessárias para verificar o status de um passarinho

A única ferramenta necessária para determinar se o passarinho está morrendo ou não é um par de luvas. Você também precisa das informações de contato de um reabilitador ou veterinário local de animais.

Etapas detalhadas sobre como verificar se o passarinho está morrendo

Infelizmente, encontrar um filhote de ave moribundo é uma ocorrência comum. Se um passarinho estiver morrendo, você pode resgatá-lo, consolá-lo até que perca a vida ou chamar um reabilitador de animais local.

Mas antes de qualquer resgate, é fundamental que você saiba como saber se o bebê passeriforme está realmente morrendo. Seguindo as etapas abaixo, você aprenderá o que procurar.

Etapa 1: identificar um filhote de um filhote

Os pássaros jovens podem ficar doentes devido à fome, à queda do ninho ou a uma falha no voo que termina com o pássaro jovem deitado de costas. O clima também pode desempenhar um papel importante no perigo dos filhotes de aves.

Seja qual for o motivo para os filhotes estarem doentes ou feridos, é ideal determinar se o passarinho é um filhote ou um filhote.

  • Filhotes - São pássaros recém-nascidos com poucas penas, olhos fechados e chilrear alto. Os filhotes costumam se machucar quando caem dos ninhos devido ao vento forte. Quando encontrado, o filhote de passeriforme geralmente fica embaixo de uma árvore onde está localizado seu ninho, então é melhor devolver o filhote.
  • Filhotes - São filhotes jovens que são capazes de pular ou voar. Eles estão prontos para viver sozinhos, mas acidentes podem acontecer enquanto eles se aventuram pelo mundo.

Quando encontrados, provavelmente estão longe de seus ninhos. Você pode procurar o ninho deles ou construir um improvisado para eles.

Passo 2: Procure sinais físicos de lesão

Depois de identificar o tipo de passarinho que encontrou, é hora de procurar sinais físicos de que um pássaro está morrendo. Verifique se há sangue na pena. Como o passeriforme jovem ainda é pequeno, pode haver apenas uma pequena quantidade de sangue, por isso esteja atento à sua busca.

Existem também outros sinais óbvios de lesões, como:

  • Sujeira nas penas do passarinho e em outras partes do corpo
  • Olhos inchados
  • Plumagem quebrada e pernas quebradas
  • Ptiloereção em clima quente
  • Penas desalojadas
  • Membros deslocados

Se você encontrar um filhote e perceber que ele tem dificuldade para andar, pular ou mancar, isso é um sinal claro de lesão.

Qualquer um dos sinais de lesão pode levar à morte do filhote se não for tratado. Em muitos casos, as aves jovens não podem ser salvas, especialmente se forem deixadas sozinhas durante muito tempo.

Passo 3: Procure outras características das penas

Lembre-se de que os filhotes quase não têm penas. Então, quando você vê que eles têm escassez de plumagem, não significa que um filhote esteja morrendo.

Porém, no caso dos filhotes, a ausência ou escassez de penas é um sintoma de doença ou de morte iminente.

Tanto em filhotes quanto em filhotes, verifique se a pele deles está anormalmente escamosa. Em muitos casos, a secura da pele em aves jovens é causada por uma infecção por parasitas. Esta doença arranca a vida de suas penas e as deixa com uma aparência desbotada.

Os passarinhos também podem adquirir cistos, e você só poderá perceber sua presença se tocar em suas penas. É claro que, ao procurar caroços, é necessário usar luvas.

Em qualquer um ou em ambos os cenários, não há nada que você possa fazer pelos pintinhos. Mas você pode ligar para um reabilitador animal local ou levar o jovem passeriforme ao veterinário.

Além disso, se você notar que as penas do passarinho estão tremendo continuamente, isso significa que o filhote está com febre alta. Nessa situação, você pode ajudar o passarinho a encontrar um lugar seguro para ficar e se curar.

Passo 4: Ouça o padrão respiratório

Um passarinho respirando rápido costuma ser um sinal de problema respiratório. Para verificar o padrão respiratório, você precisa carregar o jovem pássaro enfraquecido na palma da mão e ouvi-lo respirar.

As indicações óbvias de dificuldade respiratória que podem levar à morte dos filhotes são:

  • Som de chiado
  • Ofegante pesado
  • Abra a conta enquanto respira
  • Sons de clique
  • Respiração difícil

Além disso, fique atento às tentativas dos passeriformes bebês de mover a nuca, pois isso é um sinal de que eles estão tentando deixar o ar entrar. Outra indicação de falta de ar são os movimentos constantes, embora fracos, da cauda.

As aves jovens são propensas a doenças respiratórias. Se não forem atendidos por um veterinário, podem morrer por falta de ar nos pulmões.

Passo 5: Verifique se há descargas

Um filhote de passarinho respirando pesadamente é uma indicação de doença, mas, fora isso, as descargas também são um sinal claro. Olhe mais de perto e verifique se as narinas, o bico, as orelhas e os olhos do passarinho apresentam secreção. Se houver alta, procure um profissional para cuidar do bebê aviário.

A doença pode ser transferida para você, o que é absolutamente lamentável. É por isso que, ao manusear um pintinho doente ou ferido, é necessário sempre usar luvas.

Mais importante ainda, evite deixar as secreções na pele ou nas roupas. Você pode até transmitir a doença para outras aves se elas entrarem em contato com você. Portanto, priorize a segurança e a saúde, mesmo ao ajudar um passarinho.

Dicas úteis para salvar um passarinho moribundo

Os filhotes feridos ficam indefesos, especialmente quando seus pais não estão por perto. E como um entusiasta de pássaros, você simplesmente não tem coragem de deixar um filhote ferido sozinho. Então, para fazer a coisa certa, aqui estão algumas dicas úteis sobre como você pode salvar a vida de um passeriforme:

Coloque um par de luvas limpas e levante o passarinho ferido de onde ele está. Em seguida, leve o filhote para um local seguro.

Encontre uma caixa de papelão e coloque lenços de papel ou uma toalha usada dentro para criar uma cama improvisada para a jovem ave.

Coloque o filhote de passeriforme dentro do ninho provisório com cuidado. Você também pode adicionar uma almofada térmica se o tempo estiver frio.

Deixe o ninho substituto em uma árvore ou no quintal.

Isto pode parecer surpreendente, mas é melhor não alimentar aves feridas. Você pode dar-lhes a comida errada ou a ave pode não ser forte o suficiente para digeri-la e ficar mais doente.

Espere que os pais encontrem o passarinho ou ligue para um veterinário ou reabilitador local.

Salvar a vida de um passarinho é gratificante e é bom. Mas se o filhote de passeriforme não sobreviveu, às vezes você poderá enterrá-lo no subsolo. Se você não tiver certeza do que fazer, consulte as leis do governo local antes de fazer qualquer coisa com o pássaro.

Conclusão como saber se um passarinho está morrendo

Um passarinho morrendo não é uma visão bonita. Felizmente, nem todos os jovens passeriformes feridos acabarão morrendo. Às vezes, eles podem ser salvos. Você só precisa aprender como saber se um passarinho está morrendo e o que fazer.

Procure sinais físicos de sofrimento e determine se você está resgatando um filhote ou um filhote. E então siga as sugestões úteis sobre como salvar um filhote de aviário.

Esperamos que você tenha obtido novos insights com esta postagem. Por favor, reserve um tempo para compartilhar isso com seus amigos. E deixe-nos seus pensamentos e comentários.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato