Conhecidos por dizer frases charmosas como “Polly quer um biscoito”, os papagaios são um animal querido, encontrado tanto na mídia popular quanto em lojas de animais. Além de sua habilidade peculiar de falar, eles também possuem outras características inspiradoras, como belas penas e personalidades únicas.
A ideia de que os pássaros sejam capazes de falar como os humanos é relativamente única, pois compartilham muito poucas características conosco.
Por exemplo, eles não possuem dentes ou lábios, que são essenciais (ou pelo menos considerados essenciais) na produção da fala. Isso leva as pessoas a se perguntarem quais mecanismos usam para falar, dadas essas grandes diferenças na anatomia.
Como exatamente os papagaios podem falar? Eles podem manter uma conversa? Eles entendem o que estão dizendo? Se você também compartilha essas questões candentes, este artigo é para você!
Como os papagaios falam?

Muitos papagaios usam suas habilidades vocais para se comunicarem com membros de sua espécie.
Em vez de terem cordas vocais, os papagaios falam usando uma “caixa vocal” também conhecida como siringe . A siringe é um órgão ramificado que fica na conjunção da traqueia e dos pulmões. Curiosamente, as aves desenvolveram este órgão independentemente de quase todos os outros organismos.
Além disso, eles também possuem laringe, que é o órgão encontrado em outros animais (como os humanos) que lhes permite falar!
Em cada um dos dois ramos da siringe existem membranas finas que podem ser controladas por músculos precisos.
Quando o ar passa, o pássaro pode manipular essas membranas para criar sons e frequências específicas. Os pássaros podem controlar este órgão com extrema precisão, produzindo sons incrivelmente claros ou até mesmo vários sons ao mesmo tempo.
No caso dos pássaros canoros, isso pode soar como um assobio, mas no caso dos papagaios, pode na verdade imitar a fala! Existem alguns pássaros, como o pássaro-lira , que são conhecidos por serem “mímicos vocais”, o que significa que podem copiar quase qualquer som que ouvem.
Aves que podem copiar a fala e aprender uma infinidade de sons são conhecidas como aprendizes abertos. Em contraste com a premissa de aprender uma música única na vida, eles podem aprender novas músicas e até mesmo falas à medida que envelhecem!
Aves de aprendizagem aberta geralmente têm neurônios grandes e extremamente bem definidos que estão correlacionados à audição, compreensão e produção da fala. Essa dedicação ao processamento da fala é a principal razão pela qual eles conseguem imitar ruídos tão bem.
Os papagaios entendem o que dizem?
Os papagaios podem aprender quase qualquer frase. Infelizmente, eles normalmente não entendem o que significa a fala humana
É provável que o sonho de todo dono de papagaio tenha conversas completas com seu amado animal de estimação. Quero dizer, se fosse esse o caso, ter um papagaio seria como ter um companheiro embutido para conversar todos os dias. Eles conseguem entender o que dizem? Vamos discutir isso!
Infelizmente, é geralmente entendido que os papagaios não entendem o que estão dizendo. Embora possam ouvir e imitar corretamente os ruídos que ouvem, provavelmente estão cientes do “significado humano” de suas palavras.
A maioria dos pássaros falantes provavelmente associa o que ouvem os humanos dizer com o contexto de onde os ouvem. Nesse sentido, eles não aprendem o significado das palavras. Em vez disso, aprendem quando as palavras devem ser ditas e a quem devem ser ditas.
Uma frase que muitos papagaios aprendem é “Oi, como vai você?” Para a maioria, essa frase provavelmente foi aprendida porque viram e ouviram pessoas dizendo essa frase sempre que viam alguém pela primeira vez em algum tempo.
Depois de aprender isso, os papagaios associarão o evento de alguém novo entrando na sala com a pergunta “Oi, como vai você?” Assim, o seu papagaio provavelmente entende o contexto do que está dizendo, mas não o que significa!
Outros pássaros falantes abertos, como o famoso pássaro-lira, desconsiderarão totalmente a origem dos ruídos que aprendem. Muitos copiam os sons mais elaborados que ouvem na tentativa de aumentar as chances de as fêmeas acasalarem com eles .
Como ensinar um papagaio a falar
Tenha cuidado ao ensinar seu papagaio a falar. Freqüentemente, copiarão exatamente o que ouvem, mesmo que esteja errado!
Como a maioria dos treinamentos de animais, ensinar seu papagaio a falar pode ser um processo longo e desafiador. Felizmente, os papagaios são animais excepcionalmente inteligentes, por isso provavelmente aprenderão a falar rapidamente! Muitos papagaios de estimação “acidentalmente” aprendem frases se você as pronuncia muito em casa.
Quando seu papagaio estiver aprendendo as primeiras palavras, é melhor dizer algo simples . Palavras que tenham o menor número possível de sílabas são as melhores.
Palavras como “oi” e “olá” são ótimas. É melhor introduzir o aprendizado da fala depois que seu papagaio já estiver acostumado a estar perto de você . Você também pode criar frases que incluam essas palavras combinadas com seus nomes. Usar o nome deles pode ajudar a chamar a atenção deles quando você estiver falando com eles.
Depois de introduzir a palavra por um tempo, você também pode introduzir algum tipo de sistema de recompensa. Dar uma guloseima ao seu papagaio depois que ele disser a palavra ou frase correta é uma recompensa comum.
À medida que seu pássaro fica mais velho e mais confiante para aprender palavras, você pode começar a apresentá-lo a frases completas como frases. Além disso, alguns proprietários de papagaios juram usar gravações de áudio e CDs para ensinar frases específicas a seus papagaios ao longo do tempo!
Referencia: