Como diagnosticar luxação patelar no Shih Tzu - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como diagnosticar luxação patelar no Shih Tzu

A luxação patelar é uma doença comum que afeta as patas traseiras de muitos cães da raça shih tzu, especialmente de raças pequenas como o Shih Tzu. 

A patela é o nome técnico da rótula, e luxação significa simplesmente deslizar para fora do lugar. Esta condição também é conhecida como rótulas deslizantes ou flutuantes. 

Aprenda como diagnosticar a luxação patelar em Shih Tzus para que você possa receber o tratamento adequado para seu animal de estimação.

Reconhecendo os sintomas da luxação patelar

Um sinal típico de luxação patelar no shih tzu  é quando o cão pula na perna traseira. Ele pode estar perfeitamente móvel e sem dor, mas de vez em quando ele pula um passo. Ele também pode carregar a perna de trás por vários passos antes de colocá-la novamente no chão.

Isto se deve ao travamento mecânico da articulação do joelho devido à anatomia defeituosa. Depois de alguns passos, as coisas tendem a voltar ao lugar e o cão continua a andar normalmente.

A luxação patelar ocorre nas pernas traseiras. Isso significa que seu cão pode transferir todo o peso para as patas dianteiras.

Fique atento à dificuldade de pular

É possível que em alguns cães ambas as pernas sejam afetadas pela luxação patelar. Se for esse o caso, o cachorro pode parecer que está pulando de coelho com as duas pernas juntas.

Se o seu cão tiver problemas em ambas as pernas, ele pode ter dificuldade em pular em móveis ou superfícies baixas.

Monitore outros problemas nas pernas

Em casos graves ou prolongados, o cão pode desenvolver problemas secundários. Um problema secundário pode ser artrite na articulação. 

Pode haver inchaço ou rigidez na perna ou articulação. Se o cão usar menos a perna, ele também poderá desenvolver perda muscular desse lado, o que significa que os músculos do lado afetado serão menores do que os do outro lado.

Seu cão também pode apresentar claudicação na perna afetada. Claudicação significa que seu cão não conseguirá andar com essa perna.

A perda muscular pode ser outro problema que surge.

Reconheça os sintomas em qualquer idade

Um shih tzu pode ter luxação patelar em qualquer idade. Muitos cães costumam apresentar sintomas ainda filhotes porque se trata de um problema na patela, que é composta por osso e estabilizada por ligamentos. Os shih tzu podem começar a apresentar sintomas entre oito e 10 semanas.

Diagnosticando Luxação Patelar em shih tzu

Faça um exame físico. Se você acredita que seu cão tem luxação patelar, leve-o ao veterinário. O veterinário pode realizar um exame físico para verificar a condição. 

Primeiro, o veterinário observará o cachorro andando e sentirá as patas traseiras. O veterinário está sentindo desgaste muscular, juntamente com movimentos laterais na rótula que não deveriam estar ali.

É possível diagnosticar uma luxação da patela apenas pela palpação, pois pode-se sentir a rótula saindo do lugar quando a perna é esticada durante o exame.

Em casos não claros, o veterinário pode esticar a perna e aplicar uma leve pressão lateral na rótula. Isso pode ser suficiente para fazer com que a patela saia do lugar.

Faça um raio X da perna

Mesmo que o veterinário suspeite de luxação da patela no exame físico, a perna será radiografada para avaliar completamente a anatomia subjacente. Isto é especialmente importante se a cirurgia corretiva estiver sendo considerada.

O veterinário vai querer olhar as radiografias para verificar os ângulos dos ossos, o que dá informações essenciais sobre quais procedimentos cirúrgicos são mais adequados para aquele indivíduo.

Gerencie a condição em casos leves

Para casos leves de luxação patelar, você pode controlar a dor e a inflamação do seu cão com AINEs. Seu veterinário também lhe dará um programa de exercícios de reabilitação física para seu cão, para ajudar a fortalecer os músculos da coxa.

Você também deve controlar o peso do seu shih tzu. O peso adicional causado pela obesidade pode colocar mais pressão na articulação do joelho.

Submeta-se a uma cirurgia em casos graves

Em shih tzu que pulam regularmente um passo ou têm dificuldade para pular, isso pode indicar que as alterações são mais acentuadas e, nesse caso, a cirurgia corretiva pode proteger a articulação da artrite precoce.

A cirurgia corretiva envolve aprofundar o sulco onde fica a rótula, apertar a cápsula articular e, às vezes, alterar o ângulo da tíbia para que a patela fique em uma linha mais reta com o osso da coxa.

Compreendendo a Luxação Patelar

Saiba o que é luxação patelar. A rótula é uma parte vital da anatomia do joelho. O joelho é uma articulação composta pelo fêmur, ou osso da coxa, por cima e pela tíbia, ou tíbia, por baixo. 

Quando o grande músculo da coxa se contrai, ele puxa a tíbia e faz com que o joelho se endireite. No entanto, ele não puxa diretamente a tíbia, mas por meio de um sistema de polias formado pela patela.

 Para que esse sistema funcione, o músculo da coxa precisa se contrair em linha reta. O que acontece com uma luxação da patela é que as forças puxam em um ângulo e a rótula sai do lugar.

Os problemas que permitem ou incentivam o deslizamento da rótula podem variar. Um problema é a cápsula articular frouxa, o que significa que a rótula não está bem ancorada. 

Outra é que o sulco onde a patela fica é muito raso, o que permite movimentos laterais que não deveriam existir. Os músculos também podem se contrair em ângulo devido à natureza arqueada dos ossos das patas traseiras do shih tzu.

Determine se seu cão está em risco

Cães pequenos são especialmente propensos a luxação da patela. Isso significa que a raça Shih Tzu é especialmente propensa a ter essa condição. A luxação da patela é comum em cães com pernas encurtadas ou arqueadas, como o dachshund, Lhasa apso, Yorkshire terrier ou Shih Tzu.

Qualquer idade pode ser afetada, mas os sinais geralmente aparecem em uma idade jovem, porque se trata de um problema mecânico na direção da tração dos músculos e da anatomia. Muitos cães começam a mostrar sinais entre oito e 10 semanas.

Entenda que existem quatro graus da doença

A gravidade da condição é determinada com base em quatro graus diferentes. O caso mais leve é ​​considerado Grau 1, enquanto o mais grave é Grau 4. Grau 1 é quando a rótula simplesmente sai do lugar e retorna naturalmente.

O grau 2 é semelhante, mas ocasionalmente a rótula precisa de ajuda para recolocá-la manualmente.

O grau 3 é quando a rótula para de voltar ao lugar sozinha. A rótula é retirada, a menos que seja recolocada manualmente. Ela só permanecerá no lugar por um curto período de tempo.

O grau 4 é o caso mais grave. A rótula permanece saliente e não volta ao lugar mesmo quando movida manualmente.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato