As tartarugas não hibernam da mesma forma que outros animais, mas enterram-se na lama ou nas folhas para se manterem aquecidas durante os meses mais frios. À medida que a temperatura cai, eles se tornam menos ativos para desacelerar o metabolismo e sobreviver ao inverno.
Este processo é denominado brumação. Pode ocorrer em terra ou debaixo d'água, mesmo que esteja congelado por cima. Dependendo da localização, algumas espécies permanecem um tanto ativas movendo-se sob a água durante o inverno.
Outros são muito mais reservados e conservam energia. Eles tentam evitar temperaturas extremamente frias e procuram locais mais quentes quando possível.
Para onde vão as tartarugas no inverno?

Muitas tartarugas passam o inverno debaixo d'água para se aquecerem.
As tartarugas entram na água e procuram locais quentes, como áreas lamacentas, onde possam se enterrar.
Geralmente tentam ficar em água que não congela, embora, em alguns lugares, isso não possa ser evitado. Esses répteis têm sangue frio e precisam permanecer em ambientes quentes o suficiente para manter a temperatura corporal regulada.
Nos meses de verão, eles têm muitas opções para se aquecer e se refrescar. Mas nos meses mais frios do inverno, eles precisam procurar lugares que sejam suficientemente quentes.
Algumas tartarugas fazem brumações em terra. Eles procuram tocos de árvores protegidos, tocas abandonadas usadas por outros animais ou qualquer outro local que ofereça proteção contra potenciais predadores e os mantenha aquecidos. Eles geralmente cavam alguns centímetros em folhas, terra ou outros detritos.
Quanto tempo as tartarugas hibernam no inverno?
A tartaruga de sangue frio é mais um réptil do que um mamífero e depende do ambiente para regular a temperatura corporal.
O tempo que uma tartaruga buscará abrigo depende do clima onde vive. Em algumas áreas, as tartarugas entram em sua própria versão de hibernação por até 8 meses por ano. Está intimamente ligado ao tempo e ao clima, especialmente à temperatura.
Quando as tartarugas se enterram na lama e entram na sua versão de hibernação, também experimentam uma rápida mudança no seu metabolismo.
Eles não precisam comer muito e podem até passar meses sem comer. Eles também podem sobreviver sem precisar de oxigênio por muito tempo.
Quando as tartarugas procuram abrigo sob água gelada, isso reduz ainda mais o oxigênio disponível no ambiente. Idealmente, as tartarugas são capazes de encontrar o local certo que ainda recebe algum oxigênio, geralmente uma nascente ou corpo de água em movimento.
É importante notar que as tartarugas não hibernam durante esses meses, então não se surpreenda ao vê-las se movendo um pouco debaixo d'água.
Isto pode ser devido a uma mudança no ambiente que exige que eles cavem mais fundo ou encontrem um novo local para se abrigar. Uma grande parte do que torna o seu abrigo eficaz é que ele os protege dos predadores durante este período de diminuição da atividade. Se isso não acontecer mais, a tartaruga sabe que precisa encontrar um novo lugar para esperar o frio passar.
Em que meses as tartarugas hibernam?
As tartarugas se enterram em folhas, lama, sujeira e outros detritos para usar como isolamento contra o frio.
As tartarugas vão para suas tocas nos meses de inverno, normalmente por volta da primeira geada ou antes. À medida que as temperaturas caem, as tartarugas procuram um lugar aconchegante e seguro para passar os meses de inverno.
Eles cavam debaixo d'água na lama ou procuram locais seguros em tocos de árvores ou tocas descartadas por outros animais na terra. Muitas espécies preferem tocas subaquáticas, porque podem permanecer mais quentes.
Permanecer em terra significa temperaturas mais frias, mas as tartarugas contrariam isso cavando folhas e outros detritos para fornecer isolamento. Uma toca terrestre permite-lhes maior acesso ao oxigênio.
Assim que a temperatura esquenta, as tartarugas saem da brumação e começam a procurar comida. Isso normalmente ocorre quando a temperatura da água atinge meados dos anos 60. Isso geralmente acontece por volta de abril, embora a hora exata varie de acordo com o local.
As tartarugas podem sobreviver a invernos frios?
Quando as temperaturas esquentam, as tartarugas que sobreviveram ao inverno procuram comida e ar puro.
A maioria das tartarugas entra na água para sobreviver aos invernos frios. Apenas algumas espécies podem sobreviver ao congelamento, então a maioria irá abaixo da linha de gelo em lagoas e lagos para sobreviver ao tempo frio. Mesmo debaixo d'água, é difícil sobreviver com escassez de comida e oxigênio.
Uma característica que as tartarugas têm para ajudá-las a sobreviver ao inverno é, na verdade, sua carapaça.
Embora todos estejamos familiarizados com a protecção que a carapaça da tartaruga proporciona, ela também ajuda a combater a acumulação de subprodutos nocivos da vida prolongada num ambiente rico em dióxido de carbono.
As tartarugas marinhas são especialmente vulneráveis ao frio. Se ficarem expostos a temperaturas frias por um longo período, podem ficar atordoados pelo frio.
Isso significa que eles se tornam letárgicos e inativos. Algumas espécies migram para águas mais quentes, procuram locais quentes em águas mais profundas ou enterram-se na lama como outras tartarugas.
As tartarugas marinhas vivem em áreas tropicais que não experimentam as mesmas temperaturas frias em outras partes do mundo. No entanto, quando um inverno excepcionalmente frio atinge um local normalmente quente, a população de tartarugas marinhas pode ser significativamente afetada.
Referencia: