Os animais do mundo possuem dietas únicas e interessantes que podem incluir algumas seleções aparentemente não comestíveis. A seguir, conheça os diferentes tipos de animais que comem madeira e quais os benefícios que ela lhes oferece.
Antes de começar, porém, é importante saber que a madeira pode significar muitas coisas. Muitos dos animais desta lista que comem madeira não se esforçam para roer uma árvore inteira.
Em vez disso, eles normalmente comem apenas porções de diferentes plantas lenhosas, como a casca.
Cupins
Os cupins possuem microorganismos intestinais especializados que os ajudam a consumir plantas em decomposição.
Quando você pensa em animais que comem madeira, o cupim é provavelmente a primeira criatura que vem à mente.
Os cupins são pequenos insetos que comem uma variedade de matéria vegetal em decomposição, desde folhas até madeira. Desde a aparência até a hierarquia social, são bastante semelhantes às formigas. Isso lhes valeu o nome de “formigas brancas”, que faz referência à sua coloração pálida.
Para digerir tais materiais, os cupins têm uma relação simbiótica única com o ecossistema microbiano presente em seu intestino .
Esses microrganismos fornecem as enzimas necessárias para quebrar a matéria vegetal em decomposição, proporcionando aos cupins um método de digestão. Muitas das espécies encontradas no intestino dos cupins não podem ser encontradas em nenhum outro lugar do planeta. Eles não nascem com esse intestino exclusivamente cultivado, mas sim, desenvolvem-no.
Camelos
Os camelos têm muitas adaptações únicas que os ajudam a sobreviver, incluindo a capacidade de comer madeira.
Para sobreviver ao ambiente hostil dos desertos áridos que os camelos chamam de lar, eles desenvolveram algumas adaptações interessantes.
Isto inclui a capacidade de comer e digerir madeira. Com seus dentes fortes, esses animais interessantes são capazes de esmagar madeira para digestão. Eles são ruminantes e digerirão seus alimentos por meio de uma série de processos.
Os camelos também podem comer diferentes partes de madeira. Na natureza, eles são conhecidos por arrancar cascas de árvores e comê-las. Eles também comem plantas lenhosas, como arbustos e até arbustos espinhosos.
Cervo
Os cervos podem comer pontas de galhos e latir durante o inverno, quando a comida é escassa.
Pode ser surpreendente pensar em um cervo comendo madeira, mas na verdade isso pode ser uma grande parte de sua dieta.
Durante os meses de primavera e verão, os alimentos no ecossistema dos cervos costumam ser abundantes. De plantas folhosas a sementes e cogumelos, não falta vegetação à disposição dos cervos.
No entanto, durante os meses de inverno, isso muitas vezes muda bastante. Isto é especialmente verdadeiro nas extensões mais ao norte de sua distribuição. Durante esse período, o estômago do cervo está adaptado para lidar com a folhagem lenhosa em comparação com as plantas folhosas.
Isso também pode incluir galhos. Embora este possa não ser o alimento preferido dos cervos, comer madeira pode ajudar a mantê-los vivos quando nenhuma outra fonte de alimento estiver disponível.
Castores
Os castores não apenas constroem suas casas com madeira, mas também comem a fina camada abaixo da casca conhecida como câmbio.
O castor é conhecido por roer madeira para criar suas represas. Porém, você sabia que os castores também são um ótimo exemplo de animais que comem madeira?
É importante saber, porém, que os castores não comem madeira no sentido que você poderia imaginar originalmente. Eles também não comem as árvores que derrubam.
Em vez disso, os castores comem o que é conhecido como camada de madeira do câmbio. Esta é a parte do tronco da árvore que cresce e está situada logo abaixo da casca. Muitas vezes é um pouco mais macio ou até carnudo, com maior teor de umidade.
Isto se deve às importantes células localizadas nesta camada. Como resultado, é importante distinguir o fato de que, embora os castores comam madeira , eles não comem árvores – comem uma pequena camada abaixo da casca.
Coelho Europeu
Assim como os cervos, os coelhos podem mudar para uma área lenhosa quando as plantas estão menos disponíveis.
Quando se trata de animais que comem madeira, os coelhos são bastante semelhantes aos veados. Durante a primavera e o verão, esses pequenos mamíferos são capazes de se alimentar o quanto quiserem. Eles costumam comer trevos, grama e outras plantas. Eles podem consumir uma pequena quantidade de galhos e cascas durante esse período.
É durante os meses de inverno que sua dieta assume uma porção significativamente mais lenhosa devido à falta de vegetação fresca. No entanto, como a maioria dos animais, exceto os cupins, os coelhos geralmente não comem toda a madeira disponível, mas sim cascas e galhos.
Besouros de casca
Besouros da casca e brocas da madeira podem viver dentro ou ao redor das árvores.
O besouro da casca é um pequeno besouro que come, vive e se reproduz nas árvores. Diferentes espécies se concentrarão em diferentes partes das árvores, variando também de acordo com sua vida útil. Por exemplo, quando chega a hora de botar ovos, as fêmeas mastigam mais profundamente a casca da mastigação, passando pela camada que contém açúcar.
Porém, outras vezes, podem estar mais próximos da superfície da casca, senão na superfície. Eles podem comer galhos das árvores, bem como as camadas internas mais macias da casca, como a camada do câmbio.
Porco-espinho
Os porcos-espinhos não comem apenas galhos e cascas, mas também comem madeira processada para obter sal.
Se você mora em certas regiões do norte, pode ter tido problemas com porcos-espinhos comendo seu deck durante o inverno. Isso ocorre porque os porcos-espinhos têm uma dieta quase inteiramente composta de galhos e cascas durante os meses de inverno, quando há menos plantas com folhas disponíveis.
No entanto, ao contrário de outros animais que dependem da madeira por necessidade, o porco-espinho também tende a gostar de madeira – especialmente madeira processada. Tintas, manchas e até colas de madeira podem conter sal, o que o porco-espinho prefere.
É por isso que eles são frequentemente vistos roendo estruturas feitas pelo homem, como conveses. Embora essa madeira não ofereça os benefícios nutricionais das pontas dos galhos e da casca, ela contém o sal de que eles gostam.
Referencia: