Yorkie macho ou fêmea: principais diferenças - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Yorkie macho ou fêmea: principais diferenças

Você está pensando em comprar um Yorkie, mas não tem certeza se deve escolher um filhote macho ou fêmea? Este guia rápido irá ajudá-lo a decidir! Veremos as principais diferenças entre Yorkies masculinos e femininos, bem como algumas considerações especiais para cada sexo.

Comparando um Yorkie masculino e feminino

Yorkies machos e fêmeas são, na verdade, muito semelhantes, talvez mais do que os sexos diferentes em muitas outras raças de cães. Sua maior diferença se resume ao temperamento e aos traços de personalidade – e não, por exemplo, aos traços físicos.

Tanto os machos quanto as fêmeas são agressivos, mas os machos geralmente são mais dedicados aos seus donos. Eles podem gostar de abraços e beijos muito mais do que suas contrapartes femininas! Isso é bastante surpreendente, já que as fêmeas costumam ser o sexo mais afetuoso em outras raças.

Na verdade, as fêmeas Yorkies costumam exibir traços tradicionalmente masculinos, como agressividade, assertividade e domínio, mais do que os machos.

Yorkie masculino vs. feminino: tamanho

Yorkies são uma raça pequena, com apenas uma ligeira diferença de tamanho entre machos e fêmeas. As mulheres, em média, tendem a ser 2,5 centímetros mais baixas e meio quilo mais leves. 

Os machos variam entre 20 e 23 centímetros de altura e 5 a 7 quilos de peso.

As fêmeas variam entre dezoito e vinte centímetros de altura e de quatro a seis quilos de peso.

Ambos os sexos param de crescer por volta de um ano de idade e seu crescimento normalmente começa a desacelerar aos nove ou dez meses de idade. Seu tamanho os torna cães perfeitos para famílias que moram em apartamentos.

Yorkie masculino vs. feminino: características físicas

Yorkies masculinos e femininos não diferem muito quando se trata de características físicas. Ambos tendem a ter pelagens longas e sedosas. No entanto, os machos podem exigir um pouco mais de cuidados, pois são mais propensos a serem mais brincalhões e a se sujarem com frequência. Felizmente, nenhum dos sexos é propenso a queda excessiva. 

O American Kennel Club reconhece quatro cores padrão do Yorkshire Terrier : azul e dourado, azul e castanho, preto e castanho e preto e dourado.

Yorkie masculino vs. feminino: reprodução

Yorkies fêmeas podem demorar um pouco mais para se tornarem férteis do que os machos. Em ambos os sexos, porém, esse processo pode começar já aos seis meses de idade. 

No entanto, isso não significa que estejam necessariamente prontos para começar a procriar. Tanto homens quanto mulheres geralmente atingem a maturidade sexual por volta dos dois anos de idade. As fêmeas, no entanto, passarão por ciclos de cio a cada quatro a seis meses, portanto, tome cuidado com alterações de humor ou comportamento agressivo potencial que possa ocorrer durante esse período.

Yorkie masculino vs. feminino: considerações de saúde

Os Yorkshire terriers são uma raça bastante saudável. No entanto, tanto homens como mulheres podem enfrentar certos problemas de saúde, especialmente à medida que envelhecem. Alguns são comuns em todas as raças pequenas, enquanto outros são mais típicos dos Yorkies. 

Esses problemas de saúde incluem:

  • Alergias
  • Doença dentária, que geralmente começa com acúmulo de tártaro
  • Problemas oculares, como catarata
  • Problemas hepáticos, especialmente shunt portossistêmico (PSS)
  • Doença de Cushing
  • Problemas cardíacos, especialmente persistência do canal arterial (PDA)
  • Problemas ósseos e articulares, como luxação patelar

Para manter o seu Yorkie saudável por mais tempo, faça exames veterinários regulares e dê-lhe muitas oportunidades de exercícios físicos. 

Você também deve considerar esterilizar ou castrar seu filhote para prevenir certos tipos de câncer. Se você decidir fazer isso, tente agendar a operação o mais rápido possível – ou seja, enquanto seu filhote ainda for jovem. Isso ajudará a reduzir o risco de trauma potencial.

Yorkie masculino x feminino: temperamento 

Tanto os Yorkies masculinos quanto os femininos são extremamente tenazes, agressivos, confiantes e às vezes até mandões. 

Os machos podem ser mais agressivos que as fêmeas, mas também, talvez surpreendentemente, mais pegajosos. Eles também são mais propensos a serem mais afetuosos e apegados aos seus donos.

As fêmeas, por outro lado, tendem a ser mais independentes e ainda mais territoriais, o que por vezes pode influenciar negativamente o seu comportamento em lares com vários animais de estimação. Portanto, se você já tem outros animais de estimação, principalmente cães, os Yorkies machos podem ser uma opção um pouco melhor do que as fêmeas. 

No entanto, ambos os sexos tendem a se dar bem com outros animais, incluindo gatos. 

Yorkie masculino vs. feminino: resposta ao treinamento

Os Yorkshire terriers são altamente inteligentes e treináveis, sendo as fêmeas geralmente um pouco mais fáceis de treinar do que os machos. 

No entanto, se você decidir adquirir um Yorkie, não deverá ter problemas em treiná-lo – seja homem ou mulher. Esses filhotes são inteligentes e adoram agradar seus donos, por isso geralmente respondem bem aos métodos de treinamento baseados em recompensas.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato