Quais são as causas, contramedidas e métodos de prevenção para manchas lacrimas em cães? Itens de cuidados convenientes também
O que devo fazer se estiver preocupado com as manchas de lágrimas do meu cachorro? Muitas pessoas podem estar se perguntando: ``Este parece ser um sintoma comum em cães, mas quanto tempo normalmente leva para levá-los ao hospital?''
Neste artigo explicaremos as causas e tratamentos para manchas lacrimais em cães. Também apresentaremos itens recomendados para prevenção e cuidado com manchas de lágrimas, portanto, consulte-os.
O que são manchas de lacrimas em cães?
As lágrimas em cães são um fenômeno no qual o pelo do cão fica marrom devido aos componentes das lágrimas do cão.
Normalmente, as lágrimas são secretadas pela glândula lacrimal principal na pálpebra superior, umedecem a superfície do olho e se acumulam no canto interno do olho quando você pisca. As lágrimas coletadas são drenadas do ducto lacrimal no canto do olho e fluem para a garganta através do ducto nasolacrimal.
Fluxo de lágrimas
Secretado pela glândula lacrimal principal → olhos → descarregado do ducto lacrimal → passado pelo ducto nasolacrimal até a garganta
Porém, se houver secreção excessiva de lágrimas ou se o fluxo entre a secreção e a drenagem estiver bloqueado em algum lugar, as lágrimas que deveriam escorrer para o nariz acabam transbordando dos olhos. Como resultado, leva a manchas lacrimais.
3 possíveis causas de manchas lacrimais em cães
Existem três causas principais de manchas lacrimais em cães. Vamos dar uma olhada em cada um deles.
Há uma anormalidade no fluxo das lágrimas
O primeiro tipo é o caso em que há uma anormalidade no fluxo das lágrimas. Quando os canais lacrimais ficam estreitados ou bloqueados devido a inflamação ou infecção, as lágrimas não conseguem drenar para o nariz. Como resultado, as lágrimas escorrem dos olhos.
Dacriocistite: Doença que causa inflamação do saco lacrimal e do ducto nasolacrimal.
Obstrução do ducto nasolacrimal: Doença na qual o ducto nasolacrimal é bloqueado devido a inflamação ou a um problema congênito em seu formato.
- Atresia puncta: Doença na qual os pontos são congenitamente fechados.
- Micropunctaria: Doença na qual os pontos são congenitamente mais estreitos que o normal.
alta produção de lágrimas
O segundo é um caso de produção excessiva de lágrimas. A quantidade de lágrimas também pode aumentar se a córnea estiver irritada, como por cílios invertidos, ou se o olho estiver dolorido devido a uma ferida ou inflamação.
Entrópio das pálpebras: um tipo de cílios invertidos, uma condição em que a pele das pálpebras e os cílios irritam o globo ocular
- Úlcera de córnea: Condição em que o dano se estende ao estroma da córnea.
- Uveíte: Condição em que o olho fica inflamado devido a uma infecção por um vírus, bactéria ou fungo.
- Glaucoma: Condição em que a produção e drenagem do humor aquoso, o fluido que preenche o globo ocular, está desequilibrada, resultando em aumento da pressão intraocular.
A função de retenção de lágrimas não está desenvolvida ou diminuiu.
No caso dos filhotes, os músculos ao redor dos olhos não estão desenvolvidos e podem não ser capazes de reter as lágrimas, mesmo que não haja anormalidade no fluxo ou secreção lacrimal. Por outro lado, à medida que envelhecemos, há casos em que a capacidade de reter as lágrimas diminui e as lágrimas fluem.
Existem raças de cães propensas a manchas lacrimas?
Algumas raças de cães são mais propensas a manchas lacrimais devido ao seu físico, estrutura corporal e formato do rosto. Por exemplo, diz-se que as seguintes raças de cães são propensas a manchas lacrimais.
raça braquicefálica
Raças braquicefálicas como Shih Tzus, pugs e buldogues franceses são raças de cães propensas a problemas oculares devido ao focinho curto e olhos grandes. Devido à estrutura da face, não é incomum que as pessoas nasçam com ductos nasolacrimais estreitos ou bloqueados.
cachorro pequeno
Cães pequenos como chihuahuas, poodles toy e pomeranos nascem com ductos nasolacrimais estreitos e são mais propensos a bloqueios.
Raças de cães propensas a alergias
Raças de cães como Shiba Inu, Dachshund Miniatura e American Copper Spaniel são naturalmente propensas a alergias. Quando seus olhos ficam inflamados devido a uma doença alérgica, a quantidade de lágrimas aumenta, tornando você mais propenso a manchas lacrimais.
Como lidar e prevenir manchas lacrimas em cães
Se você notar manchas de lágrimas em seu cachorro, não o deixe sozinho; vá primeiro ao hospital. É perigoso fazer autojulgamentos como: “Está tudo bem porque as manchas lacrimais são apenas uma mudança na cor do pelo do cachorro” ou “Não há outros sintomas, como secreção ocular ou olhos vermelhos, e se Eu deixo isso em paz, ele irá embora.
Se a causa for a alimentação, pode-se esperar melhora simplesmente mudando a dieta, mas dependendo da condição do ponto lacrimal ou do ducto nasolacrimal, a cirurgia pode ser necessária.
Ao visitar um hospital, você pode receber tratamento adequado para cada causa. A irrigação do ducto nasolacrimal é comumente realizada em casos de dacriocistite ou obstrução do ducto nasolacrimal. Se você tiver uma infecção bacteriana, podem ser prescritos antibióticos.
Para a saúde do seu cão, se notar algum problema ocular, contacte imediatamente o seu médico.
enxugar as lágrimas
A causa das manchas lacrimais é “molhar o pêlo com lágrimas”, portanto, enxugar as lágrimas ao redor dos olhos com frequência evitará manchas lacrimais. Limpe suavemente com algodão ou gaze, tomando cuidado para não danificar o globo ocular.
Se o pelo do seu cão estiver coberto de lágrimas, você pode facilitar a remoção umedecendo suavemente o pelo com uma bola de algodão e penteando-o com um pente de dentes finos.
Itens recomendados para cuidados com lágrimas em cães
É conveniente utilizar produtos especiais para cuidar da área ao redor dos olhos do seu cão. Apresentando os itens de tratamento de lágrimas recomendados pela Petemo.
Conclusão:
As lágrimas em cães são um fenômeno em que a área sob os olhos do cão fica constantemente molhada devido às lágrimas, fazendo com que o pelo do cão mude de cor. Acredita-se que existam três causas principais de manchas lacrimais: (1) anormalidade no fluxo lacrimal, (2) superprodução de lágrimas e (3) diminuição da função de retenção lacrimal.
Você pode evitar manchas de lágrimas enxugando-as frequentemente, mas se notar manchas de lágrimas ao redor dos olhos do seu cão, não faça o autodiagnóstico dos olhos do seu cão; visite um hospital e obtenha o diagnóstico de um veterinário.
Referencia: