Observar seu cachorro engolir o vômito é nojento e provocador de vômito, mas por que os cães comem o vômito, afinal? Esse comportamento é totalmente normal para o seu canino, que felizmente não tem consciência dos constrangimentos humanos.
Além do fator eca, cães comendo vômito e até mesmo vomitando podem indicar condições leves ou graves. Você pode querer pegar seu removedor de odores se seu filhote estiver vomitando e comendo, porque ele vai cheirar mal.
Conhecer a causa raiz do vômito ajuda a entender se a ingestão do vômito é segura. Às vezes, esse é um comportamento canino inofensivo, especialmente se o cão estiver regurgitando em vez de vomitar.
Então, Por Que Os Cães Comem O Vômito?
Comer o vômito está enraizado no DNA dos cães como um instinto de sobrevivência para esconder que estão doentes e porque, para eles, o vômito ainda é um alimento viável. O vômito tem um cheiro forte, que a maioria dos cães considera irresistível. Os cães também podem regurgitar alimentos inteiros e não digeridos para os filhotes comerem.
5 Razões Pelas Quais Os Cães Comem O Vômito?
Comer o vômito está enraizado no DNA dos cães como um instinto de sobrevivência para esconder que estão doentes e porque, para eles, o vômito ainda é um alimento viável. O vômito tem um cheiro forte, que a maioria dos cães considera irresistível. Os cães também podem regurgitar alimentos inteiros e não digeridos para os filhotes comerem.
Para ser claro, o vômito é um alimento digerido que um cachorro vomita, geralmente após um ataque de vômito forte. Por outro lado, quando um cão regurgita a comida, ela está inteira e quase sempre não digerida. Também não há muitos avisos antes que isso aconteça. Às vezes, os cães podem regurgitar comida quando comem demais. Este ainda é um alimento viável e cães gananciosos podem muito bem começar a comê-lo novamente.
Um aspecto positivo de um cachorro comer o próprio vômito é que isso mostra que seu apetite ainda está intacto. A falta de apetite ou a recusa em comer geralmente é um sinal de que seu cão está gravemente doente. Portanto, embora o vômito seja sempre motivo de preocupação, na verdade é mais preocupante se o seu cão não comer o próprio vômito.
Não deixe de ler nosso artigo sobre o que fazer se seu cachorro estiver vomitando .
Os caninos têm seu quinhão de comportamentos estranhos e desconfortáveis, desde lamber suas partes íntimas até transar em travesseiros e tudo o que estiver à vista, então comer vômito é simplesmente outro comportamento natural, mas indesejado. preocupante quando a frequência aumenta.
Vamos nos aprofundar nessas cabecinhas caninas para tentar entendê-las, listando cinco razões pelas quais os cães comem o vômito.
1. Instinto De Sobrevivência
Mimados como o seu cão é, eles ainda mantêm um pouco de sua herança selvagem. Todos podemos concordar que o vômito é muito, muito fedorento, e os cães sabem disso. Na natureza, os predadores atacam animais que apresentam fraqueza ou doença. Portanto, os animais que vomitam comem rapidamente o vômito para eliminar as evidências de doença.
Seu cachorro comendo vômito é algo que ele faz inerentemente, mesmo que não haja um predador em casa. Comer doente por instinto está ligado ao seu cão por natureza e sobrevivência.
2. Eles Aprenderam Com A Mãe
As cadelas desmamadas costumam comer comida e regurgitá-la para alimentar sua ninhada. Portanto, embora a prática de comer vômito pareça nova para você, seu cão provavelmente já está acostumado com isso.
A comida regurgitada é fácil de mastigar para os filhotes e é igualmente saborosa. Os caninos não entendem por que não deveriam continuar com esse comportamento na idade adulta, então comem mal.
3. O Vômito Tem Cheiro De Comida, Então Por Que Não?
Os cães, pelo menos a maioria deles, não comem muito, então qualquer coisa pode passar como alimento para esses bebês caninos. Quando seu cachorro vomita e não come, ele deve sentir que está desperdiçando comida preciosa.
O cheiro de um cachorro é dezenas de milhares mais sensível que horas. Portanto, eles podem sentir o cheiro de comida nos lugares mais improváveis. Além do mais, os estômagos dos cães são altamente ácidos, permitindo-lhes comer todo tipo de coisas que deixariam um ser humano doente. Esta é uma adaptação essencial da natureza, onde comer carcaças podres e outros restos orgânicos como vómito significa ingerir calorias essenciais quando a comida é escassa. Isto é especialmente verdadeiro para o conteúdo regurgitado, que é basicamente alimento não digerido.
4. Eles Estão Escondendo O Vômito De Você
Nossos cães nos conhecem, então eles definitivamente sabem quando você vai ficar bravo com a bagunça que eles fizeram. Eles podem comer o vômito para tentar limpá-los antes que você os pegue, especialmente se você os punir com frequência.
Nesse caso, pode-se dizer que você é o predador que discutimos no primeiro ponto sobre instinto de sobrevivência. Não castigue seu cachorro por vomitar dentro de casa. Isso não é algo que eles possam ajudar e só lhes causará ansiedade e os fará perder a confiança em você.
5. Eles Estão Tentando Alimentar Filhotes
Talvez você tenha acabado de trazer um novo cachorrinho para casa e seu cachorro se sinta extremamente generoso. É comum que cães mais velhos de uma casa regurgitem comida para filhotes quando eles imploram. Alternativamente, seu cão pode ter terminado de amamentar seus filhotes, então ele regurgita a comida enquanto desmama a ninhada.
A Diferença Entre Vômito E Regurgitação
Para entender o quão seguro ou inseguro é a ingestão de vômito para cães, você deve entender as diferenças entre vômito e regurgitação. O vômito é desconfortável, pois eles contraem o abdômen - claramente, uma luta - enquanto a regurgitação ocorre sem esforço, com o cão apenas abaixando a cabeça.
Vômito
Vômito ou êmese é uma resposta protetora desencadeada por uma parte especial do cérebro chamada CTZ (zona de gatilho quimiorreceptora). Ao vomitar, os cães ejetam com força o conteúdo do estômago ou do intestino superior.
Ele protege o corpo contra envenenamento e é acionado se o corpo detectar substâncias químicas incomuns na corrente sanguínea. O vômito também ocorre quando o CTZ detecta plenitude excessiva ou objetos no estômago que não deveriam estar ali. É por isso que os cães muitas vezes vomitam meias, pedaços de osso ou qualquer outra coisa que engoliram, mas não conseguem digerir.
O vômito também pode ocorrer devido a problemas gastrointestinais quando seu cão come algo que sua barriga não está acostumada. Condições médicas como úlceras, inflamação intestinal e infecção intestinal também causam vômitos. O vômito é uma mistura de suco do estômago ou intestino, conteúdo alimentar e bile (coloração amarela).
Como o vômito pode ser desencadeado pela ingestão de toxinas, comê-lo pode deixar seu cão mais doente. Por isso, é melhor evitar ao máximo a ingestão de vômito.
Regurgitação
Muitos casos de regurgitação acontecem quando o seu cão engole a comida muito rápido. A regurgitação ocorre quando o alimento não é bombeado até o estômago, mas fica no esôfago. Os alimentos regurgitados geralmente não são digeridos e são cobertos por um líquido mucóide espesso.
A regurgitação não é tão difícil quanto o vômito e não é precedida de náusea. No entanto, ainda pode prejudicar a qualidade de vida do seu cão se for causado por uma condição médica.
Algumas condições médicas que podem causar regurgitação em cães incluem:
- megaesôfago – a garganta fica dilatada e perde a mobilidade)
- Esofagite – inflamação do esôfago
- Obstruções no esôfago, por exemplo, devido a tecido cicatricial ou corpos estranhos
Por Que Os Cães Vomitam?
Os cães comem indiscriminadamente, por isso o vômito é comum quando comem algo que não deveriam. O vômito torna-se grave quando ocorre com frequência, com outros sinais como diarreia e letargia.
As causas comuns de vômito incluem:
- Comer muita comida
- Consumindo muita grama
- Mudança de dieta
- Intolerâncias alimentares
- Certos medicamentos
Quase todos os problemas médicos causam vômitos em cães. As causas mais graves de vômito incluem:
- Inchar
- Infecções bacterianas do trato gastrointestinal
- Obstrução GI devido a objetos estranhos
- Colite
- Parvo
- Insuficiência renal ou hepática
- Pancreatite
- Insolação
- Câncer
Em muitos casos graves de vômito, você também pode observar diarreia intensa, até mesmo cães fazendo cocô em líquido claro.
É Normal Meu Cachorro Comer Vômito?
Mesmo que os cães achem que comer vômito é perfeitamente normal, você não deve permitir esse comportamento. O vômito contém níveis elevados de ácido estomacal, o que pode irritar o revestimento esofágico. Além disso, se o vômito for causado por toxinas, sua ingestão pode causar mais problemas ao seu cão.
Embora seja improvável que a comida regurgitada cause danos em comparação com o conteúdo vomitado, seu cão também deve evitá-la. A regurgitação frequente é prejudicial porque sugere uma condição médica como o megaesôfago, que requer tratamento.
Quando você deve se preocupar com vômito comendo cachorro?
O momento de se preocupar com o fato de seu cachorro comer vômito depende da frequência com que ele vomita. Não há nada com que se preocupar se isso acontecer uma vez a cada poucas semanas ou meses. Porém, se a frequência for diária ou mesmo várias vezes ao dia, o melhor é procurar ajuda médica.
Fique de olho no seu cão quando notar o vômito pela primeira vez. Contate o seu veterinário se observar outros sinais como letargia, diarréia com sangue ou claro, inapetência, choramingos e sinais de dor.
Se o seu cão está vomitando, mas não mostra nenhum outro sinal de doença, consulte o seu veterinário para saber se você pode reter a comida por 24 horas. Isso permite que o estômago se acalme antes de alimentar seu cão com uma dieta leve, como frango e arroz.
Se o vômito persistir mesmo após a suspensão de alimentos e uma dieta leve, é altamente recomendável visitar o veterinário. Porque algo tão simples como a redução da energia e do apetite pode tornar-se uma condição grave sem intervenção médica.
O Que Fazer Com Seu Cachorro Comendo Vômito
A melhor ação a ser tomada em relação ao vômito do seu cão é eliminá-lo das seguintes maneiras:
- Considere se você mudou a dieta do seu cão recentemente. Nesse caso, retome a dieta anterior ou introduza a nova lentamente até que o estômago do seu cão se acostume.
- Leve seu cão para um exame de alergia se ocorrer vômito acompanhado de inchaço e coceira.
- Visite o veterinário para um diagnóstico abrangente.
- Limite a velocidade de alimentação do seu cão e invista em um comedouro lento .
Você pode desencorajar seu cão de comer o vômito na hora, afastando-o da área do vômito. Assim que notar náusea ou outros sinais de vômito, prepare-se para distrair seu cão e limpar o vômito imediatamente.
Pensamentos Finais
Os cães comem o vômito, e isso é uma coisa normal de se fazer no mundo canino. Instinto onde os ancestrais selvagens dos cães comeram seu vômito para evitar que outros animais saibam que estão doentes presos com seu cão. A regurgitação difere do vômito porque o alimento nunca chega ao estômago e não é digerido.
Referencia: