Se você notou recentemente manchas pretas na barriga do seu cachorro, pode estar se perguntando o que elas podem significar. Embora seja importante levar seu animal de estimação ao veterinário para um diagnóstico adequado, existem algumas coisas que podem causar manchas pretas na barriga dos cães.
Nesta postagem do blog, discutiremos algumas das causas mais comuns de manchas pretas na barriga dos cães, bem como o que você pode fazer para ajudar seu animal de estimação a se sentir melhor.
Por que existem manchas pretas na barriga do meu cachorro?
Manchas pretas na barriga de cães machos e fêmeas podem aparecer por vários motivos, incluindo hiperpigmentação, onde a pele produz muita melanina, o que resulta em manchas escuras na barriga.
As manchas pretas podem na verdade ser sardas que ocorrem em cães com pele clara que passam um muito tempo ao ar livre, ou os pontos pretos podem ser melanomas, que são crescimentos que se desenvolvem a partir de células produtoras de pigmento chamadas melanócitos.
1. Hiperpigmentação
A hiperpigmentação em cães é um escurecimento da pele. Pode ser causada por muitas coisas, incluindo exposição ao sol, trauma ou alergias. A hiperpigmentação não é prejudicial aos cães e geralmente desaparece por conta própria.
A hiperpigmentação é uma condição em que a pele produz muita melanina, resultando em manchas escuras na barriga do cão.
Isso pode ser causado por uma série de coisas, incluindo genética, lesão ou doença. A hiperpigmentação não é prejudicial aos cães e não precisa ser tratada, a menos que esteja causando desconforto ao seu cão.
Existem várias maneiras de ajudar a prevenir a hiperpigmentação em seu cão. Primeiro, evite expor seu cão ao sol por longos períodos de tempo.
Se você precisar levar seu cachorro para fora durante o dia, coloque protetor solar nele. Em segundo lugar, se o seu cão tiver alguma alergia, tente evitar provocá-la. Terceiro, se o seu cão apresentar feridas ou ferimentos, certifique-se de limpá-los e tratá-los adequadamente.
A hiperpigmentação em cães é uma condição inofensiva, mas pode ser desagradável. Tomando algumas precauções simples, você pode ajudar a evitar que isso aconteça. Se você tiver alguma dúvida, converse com seu veterinário. Eles poderão lhe dar conselhos mais específicos sobre como cuidar do seu cão.
2. Sardas
As sardas são pequenas manchas marrons ou pretas na pele. Geralmente são redondos e podem ocorrer em qualquer área do corpo que tenha pelos, inclusive na barriga do cachorro. As sardas são causadas pelo acúmulo de melanina, pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos.
Cães com sardas geralmente têm pêlo de cor mais clara e também podem ter nariz e lábios de cor mais clara.
Sardas são mais comuns em certas raças de cães, incluindo
- Australian Cattle Dogs,
- Beagles,
- Boston Terriers,
- Boxers,
- Bulldogs,
- Dálmatas,
- Dachshunds,
- Springer Spaniels Ingleses,
- Golden Retrievers,
- Labrador Retrievers,
- Lhasa Apsos, Maltês,
- Poodles Miniatura,
- Terriers Escoceses,
- Shih Tzus,
- West Highland White Terriers
- Yorkshire Terriers.
Algumas dessas raças são mais propensas a ter sardas porque têm menos pigmento na pele.
Embora as sardas sejam geralmente inofensivas, alguns cães podem desenvolver uma doença chamada dermatite solar, causada pela exposição ao sol.
A dermatite solar pode fazer com que as sardas fiquem salientes e irritadas. Se o seu cão tem dermatite solar, converse com seu veterinário sobre as opções de tratamento.
3. Melanomas
O melanoma em cães é um câncer que se desenvolve nas células que produzem melanina. A melanina é o pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos.
Pode ocorrer em qualquer raça de cão, mas é mais comum em raças de pelagem escura, como poodles e labradores. O melanoma geralmente aparece como uma protuberância preta ou marrom na barriga do cão, embora também possa ocorrer na boca, ânus ou área genital.
Existem dois tipos principais de melanoma: cutâneo (pele) e ocular (olho). Os melanomas cutâneos são de longe o tipo mais comum de melanoma em cães.
Geralmente aparecem como inchaços de cor escura na pele, embora também possam ocorrer como lesões planas. Os melanomas oculares são muito menos comuns, mas podem ser muito agressivos e muitas vezes metastatizar (se espalhar) para outras partes do corpo.
Existem várias causas possíveis de melanoma em cães, incluindo a exposição à luz ultravioleta (UV) do sol, certos produtos químicos ou vírus. No entanto, a causa exata é desconhecida.
O tratamento do melanoma em cães depende do tipo, localização e estágio do câncer. A cirurgia é geralmente a primeira linha de tratamento para melanomas cutâneos.
Os melanomas oculares são mais difíceis de tratar e podem exigir radioterapia ou quimioterapia. Os melanomas metastáticos geralmente não são curáveis e podem exigir cuidados paliativos para controlar os sintomas.
Por que a pele da barriga do meu cachorro está ficando preta?
A hiperpigmentação em cães é uma condição em que a pele produz muita melanina, fazendo com que a pele da barriga do cão fique preta.
Pode ser causada por uma série de coisas, incluindo genética, exposição ao sol e certas condições médicas. Embora não seja prejudicial ao seu cão, pode ser bastante desagradável.
Em cães, a hiperpigmentação pode fazer com que a pele fique preta ou marrom devido à superprodução de melanina na pele.
A causa mais comum de hiperpigmentação em cães é a genética. Isso significa que se um ou ambos os pais do seu cão tiveram a doença, há uma boa chance de seu cão herdá-la também.
Não há muito que você possa fazer para prevenir esse tipo de hiperpigmentação, mas conhecer a causa pode ajudá-lo a entender melhor a condição.
A exposição solar é outra causa comum de hiperpigmentação em cães. Se o seu cão passa muito tempo ao ar livre, é mais provável que desenvolva manchas escuras na pelagem.
A melhor maneira de evitar isso é manter seu cão longe da luz solar direta, tanto quanto possível. Se precisarem ficar ao sol, certifique-se de que tenham acesso à sombra e a bastante água.
Certas condições médicas também podem causar hiperpigmentação em cães. A doença de Cushing, por exemplo, é uma condição que faz com que o corpo produza cortisol em excesso. Esse excesso de cortisol pode causar escurecimento da pele e outras alterações na aparência.
Referencia: