Não importa o substrato que você tenha em seu aquário doméstico, mantê-lo limpo ajuda muito a garantir a saúde dos habitantes do aquário. Substrato de areia, de grão grosso a fino, pode ser um pouco mais complicado de manusear devido ao seu peso mais leve.
A maior parte da descoloração da areia é preocupante para os proprietários humanos, onde os peixes e invertebrados não se importam muito. No entanto, a limpeza rotineira do substrato arenoso é uma tarefa essencial que deve ser feita regularmente.
Veja exatamente como limpar a areia do aquário e por que ela é tão importante para os cuidados com o aquário.
A importância da areia limpa do aquário

A areia “limpa” do aquário pode não ter a aparência que você espera. Embora você possa ter adicionado areia branca ou castanha no início, você pode notar que ela fica marrom ou verde muito rapidamente. Tudo bem - isso é um crescimento normal de algas e indica que seu ecossistema está saudável.
Seus peixes e invertebrados podem recolher um pouco da areia, balançando-a na boca e depois cuspindo-a de volta para limpar. Isso certamente pode ajudar a manter o substrato limpo, mas você precisará fazer um pouco mais.
Impedir a compactação
O maior problema do substrato arenoso é que ele pode compactar rapidamente. A compactação ocorre à medida que a areia assenta sem ser perturbada por longos períodos.
Isso pode ser devido ao fato de seus peixes não serem limpadores de substrato, à falta de invertebrados ou à falta de acesso ao substrato devido à decoração excessiva.
À medida que a areia se compacta, ela pode perder contato com a água e o oxigênio nela contido. Isto pode levar à formação de bactérias anaeróbicas, um tipo de bactéria que utiliza enxofre em vez de oxigênio para sobreviver.
Se esta bolsa for perturbada e o oxigênio for reintroduzido, isso matará as bactérias e liberará sulfeto de hidrogênio, que cheira a ovos podres.
Este composto pode ser muito tóxico para peixes e invertebrados, como os corais . A limpeza rotineira do substrato, não necessariamente para devolver a cor, mas para proporcionar a oxigenação adequada, é uma tarefa muito importante.
Ferramentas e materiais necessários para limpar a areia do aquário
Para realizar uma limpeza de substrato de areia, você precisará de um sifão de cascalho . Embora seja indicado para cascalho, também funciona bem para areia.
A maioria dos sifões de cascalho são cilindros longos e transparentes conectados a uma mangueira de menor diâmetro. Para areia, você deve escolher um cilindro mais largo, pois proporcionará menos sucção à areia mais leve.
Lista de verificação completa do aquário para iniciantes
Guia passo a passo para limpar a areia do aquário
O método mais fácil e eficaz de limpar a areia do aquário é usar um sifão. Veja como limpar mais facilmente a areia do seu aquário:
Muitos detritos podem ficar presos sob as pedras e a decoração, portanto, remova o máximo possível antes de iniciar a limpeza.
- Conecte seu sifão e coloque a ponta em um balde coletor.
- Comece a água fluindo para o balde através do sifão.
- Enfie a extremidade larga da mangueira na areia e deixe-a subir 1/3 até a metade do sifão.
- Puxe o sifão para fora da areia e deixe a areia cair de volta no fundo.
- Mova o sifão ao longo de uma largura e repita, formando pequenos montes em uma grade.
- Fique de olho no balde de enchimento e pare de sifonar quando o balde ficar cheio. Dependendo do tamanho do balde e do tanque, pode levar algumas rodadas para chegar a toda a areia.
- Use a água residual para enxaguar o meio filtrante.
- Adicione espécies de limpeza ao seu tanque
Você também pode considerar deixar seus peixes ou invertebrados fazerem o trabalho por você. Muitas espécies de camarões apreciarão procurar partículas no substrato e algumas espécies de peixes de água salgada , como o maxilar, gostam de mover a areia para criar cavernas subaquáticas.
Porém, mesmo utilizando essas espécies, recomenda-se uma limpeza rotineira da areia pelo menos uma vez por mês.
O que não fazer
Não mexa a areia de vez em quando e espere que o filtro faça o trabalho. Ou pior ainda, deixe sua areia em paz. Isto é especialmente verdadeiro se a areia tiver mais de 2,5 cm de profundidade.
Limpar a areia e remover a decoração pode ser uma grande dor, mas deixá-la por meses pode ter consequências catastróficas.
Dicas para manter um leito de areia limpo em seu aquário
Limpar e manter a areia do aquário pode ser uma das maiores tarefas de manutenção, mas pode ajudar muito a manter o ambiente saudável para os peixes. Essas dicas devem ajudar a tornar o processo mais tranquilo.
Não tenha um substrato mais profundo do que 1 polegada, a menos que você tenha peixes ou invertidos que vivem no substrato.
Traga algumas espécies que ajudarão a manter o substrato limpo, como camarões, caranguejos ou outras espécies de peixes.
Use seu sifão de cascalho regularmente. É a ferramenta mais fácil para manter a areia limpa.
Lembre-se de que sua areia nem sempre deve ser totalmente branca ou castanha. Um pouco de marrom, vermelho ou verde indica um sistema saudável.
Referencia: