Calopsitas são papagaios de tamanho médio. Cômicas, inteligentes e curiosas, as calopsitas são uma das aves de estimação mais procuradas. Eles são conhecidos por sua disposição amigável e capacidade de aprender truques e imitar sons.
Calopsitas selvagens vivem nas regiões semiáridas da Austrália, incluindo matagais, cerrados e pântanos. Eles têm cabeça com crista e várias colorações. Uma calopsita bem cuidada pode viver de 10 a 15 anos.
Você está pensando em ter um desses encantadores pássaros de estimação? Aqui está uma introdução detalhada sobre como possuir uma calopsita, além de um guia completo de cuidados.
Temperamento da Calopsita: Comportamento Social e Características
Calopsitas são carinhosas e podem ser excelentes companheiras. São curiosos, desejam interação diária com pessoas ou outros pássaros e gostam de brincar com brinquedos e esticar as asas. Com um manejo gentil e consistente, as calopsitas costumam desenvolver laços fortes com seus donos.
A crista da cabeça de uma calopsita pode dizer muito sobre seus sentimentos. Quando a crista de uma calopsita é significativamente achatada, especialmente se ela recua ou sibila, isso indica que ela se sente estressada ou ameaçada. Uma calopsita assustada ou curiosa manterá as penas da crista erguidas.
Em contraste, uma calopsita relaxada terá penas nas bochechas fofas com uma crista parcialmente vertical, muitas vezes acompanhada por um suave ruído de trituração.
Calopsitas alimentadas à mão são uma excelente escolha para proprietários de pássaros pela primeira vez ou para quem procura uma calopsita que goste de passear perto de seu dono. Alimentar pintinhos a cada poucas horas exige dedicação e treinamento.
A alimentação manual é feita durante o primeiro mês de vida do pintinho por um criador experiente que conhece suas necessidades nutricionais. Calopsitas alimentadas à mão aprendem a confiar nas pessoas e a subir em suas mãos com entusiasmo. Essas aves podem ser mais caras, mas são excelentes animais de estimação.
Dieta da Calopsita: Guia de Alimentação Nutritiva
A forma ideal de alimentar uma calopsita é fornecendo uma dieta mista de alimentos frescos, sementes e pellets. A melhor dieta consiste principalmente em pellets , que são balanceados com nutrientes essenciais. Frutas e vegetais frescos são outra fonte vital de nutrientes para calopsitas.
Seu pássaro pode preferir sementes a outros alimentos, mas os pássaros que comem uma dieta baseada apenas em sementes podem sofrer de deficiências de minerais e vitaminas. Além disso, as sementes são ricas em gordura, o que pode causar doenças hepáticas.
Curiosas por natureza, muitas calopsitas gostam de mordiscar as refeições de seus donos. Porém, existem alguns alimentos que você deve evitar deixar sua calopsita comer. Abacate, sal, café e chocolate são tóxicos para os pássaros e nunca devem ser dados a uma calopsita.
Calopsitas selvagens procuram comida no chão. Uma maneira de imitar esse comportamento é espalhar sementes ou uma guloseima como milho no chão de uma gaiola.
Além disso, você pode oferecer guloseimas no chão ou em uma mesa quando sua calopsita estiver fora da gaiola. O envolvimento na coleta de alimentos aumentará sua qualidade de vida, proporcionando os desafios mentais e físicos que normalmente enfrentariam na natureza.
As calopsitas fêmeas precisam de cálcio extra e outras vitaminas. Eles não precisam de um companheiro masculino para botar ovos – eles produzirão ovos inférteis mesmo quando alojados sozinhos.
Eles precisam de cálcio suplementar para compensar as vitaminas e minerais perdidos durante a produção de ovos. Ossos de choco ou suplementos de cálcio são um ótimo complemento para a dieta da calopsita fêmea.
Cuidados completos com calopsitas: moradia, higiene e saúde
Habitação
Como as calopsitas passam a maior parte do tempo em uma gaiola, a principal consideração ao trazer uma calopsita para casa é o tamanho da gaiola. Gaiolas maiores dão às calopsitas espaço para se esticar e voar, o que as ajudará a fazer exercícios.
No mínimo, eles precisam de espaço suficiente para bater as asas sem bater nas laterais da gaiola. A maior gaiola que você pode fornecer é a melhor – a largura é mais importante do que a altura, pois dá espaço para esticar.
Calopsitas gostam de mastigar coisas, então o metal é a melhor opção na hora de escolher uma gaiola. Gaiolas decorativas de madeira não são adequadas para calopsitas. A abertura máxima entre as barras deve ser de 3/4 de polegada. Caso contrário, sua calopsita pode ficar com a cabeça presa entre as grades.
O aço inoxidável é uma excelente escolha para pratos de comida e água. O melhor local para colocar recipientes de comida e água é em algum lugar que não fique diretamente sob um poleiro, o que os manterá livres de fezes.
Uma excelente opção de prato de comida são as bandejas de forrageamento – pequenos recipientes cheios de materiais não comestíveis, como pinhas ou papel picado, junto com sementes comestíveis, pellets ou guloseimas. A ideia é ativar os instintos naturais de forrageamento do seu pássaro enquanto ele come. Pequenas bandejas organizadoras ou assadeiras de metal funcionam bem como recipientes de coleta de alimentos.
Exercício
O exercício é um fator essencial para manter sua calopsita saudável. Acima de tudo, as calopsitas adoram brincar, então adicionar poleiros, brinquedos e espelhos à gaiola irá mantê-las entretidas. Essas atividades mantêm seu pássaro saudável física e mentalmente.
Além disso, eles precisam de espaço para se movimentar e se esticar, portanto, os brinquedos não devem prejudicar sua capacidade de movimentação na gaiola. Brinquedos de madeira não tóxicos, brinquedos de papel e brinquedos com ossos de choco são excelentes opções para manter o bico do seu pássaro ocupado.
Interagir com seus donos ou outras aves é vital para a saúde mental de uma calopsita. Eles são animais sociais e se beneficiarão de atividades como sentar em seu ombro, ser gentilmente acariciado, sentar perto de você e até mesmo ouvir você falar ou assobiar para eles. Idealmente, eles precisam de pelo menos uma hora contínua de interação diária com seus proprietários.
Asseio
Cuidar de uma calopsita é fácil em comparação com muitos animais de estimação. A maioria dos guias de cuidados com calopsitas recomenda oferecer uma tigela rasa de água duas a três vezes por semana – esperançosamente, seu pássaro tomará banho de boa vontade.
Os banhos semanais reduzem a poeira no corpo da sua calopsita e ainda ajudam a mantê-la longe do ar da sua casa. Se sua calopsita não gosta de banhos rasos, você pode usar um borrifador para dar banho suave em seu pássaro.
Poleiros de cimento ou poleiros com capas de lixa evitam que as unhas do pássaro fiquem muito compridas.
Da mesma forma, oferecer ossos de choco e brinquedos de madeira estimula a calopsita a mastigar, o que ajudará a evitar que o bico cresça demais. Os veterinários aviários sabem como aparar os bicos dos pássaros.
Higiene
Você pode reduzir o risco de problemas de saúde da sua calopsita criando um cronograma regular de limpeza da gaiola. É melhor manter poleiros, brinquedos e a grelha no fundo da gaiola, livres de excrementos de pássaros.
A maneira mais fácil de manter a higiene em dia é limpar tudo uma vez por dia e depois fazer uma limpeza profunda da gaiola uma vez por mês. Remova os alimentos frescos não utilizados antes que estraguem, o que pode acontecer em apenas uma hora. Tigelas de água e pratos de comida devem ser lavados diariamente com água quente e sabão em pó.
Luz solar
A luz solar e o ar puro são essenciais para a sua calopsita. Tal como os humanos, as calopsitas precisam de exposição à luz solar para que os seus corpos possam produzir vitamina D.
Expor-lhes a luz solar durante pelo menos 30 minutos por dia terá um impacto significativo na sua saúde. Alguns proprietários levam a gaiola de sua oferta ao ar livre por algumas horas diariamente ou a posicionam em um local ensolarado dentro de casa.
Também deve-se levar em consideração as temperaturas externas e as correntes de ar - as calopsitas não se dão bem em temperaturas extremas ou correntes de ar frio. Como último recurso, você pode dar suplementos de vitamina D à sua calopsita se não puder fornecer luz solar direta.
Cores de calopsita
Com o tempo, criadores profissionais de aves desenvolveram com sucesso uma variedade de mutações de cores de calopsitas . Calopsitas estão disponíveis em uma variedade de padrões e cores. Aqui está uma olhada em algumas das variações de cores mais comuns.
Calopsita Cinza: Esta é a variedade de cor mais comum, também conhecida como calopsita “padrão”. Inclui penas do corpo cinza-escuras e manchas brancas ou amarelo-claras nas asas e na cauda.
Pérola: Uma mancha de coloração mais clara cria um padrão recortado no corpo de uma calopsita perolada.
Calopsitas de cara branca: Esta mutação de cor resulta em uma ave que não possui a mancha laranja padrão nas bochechas. Essas aves são de cor clara, com listras de penas cinzentas e uma máscara branca no rosto.
Albino: Essas calopsitas são inteiramente brancas devido à falta de pigmentação das penas.
Lutino: Esses pássaros totalmente brancos têm máscara amarela, bochechas laranja e olhos vermelhos.
Pied: Uma calopsita malhada tem penas corporais cinza-escuras como a calopsita cinza, mas com manchas claras onde a melanina está ausente.
Canela: Também conhecida como coloração fulva, essas aves têm penas cinzentas que parecem marrons ou bronzeadas quentes.
Prata: Seu corpo é cinza prateado claro e eles têm olhos vermelhos.
Olive: Também conhecidas como mutação esmeralda, essas calopsitas apresentam penas cinza-claras com subtom amarelo, o que lhes confere uma aparência esverdeada. Eles também têm um padrão único de lantejoulas devido à variação de tons em suas penas.
Treinamento e vínculo com calopsitas: dicas para um relacionamento forte
Calopsitas são observadores atentos. Como resultado, eles aprendem truques, imitam sons e respondem a comandos quando manipulados regularmente. Essas dicas irão ajudá-lo a promover um relacionamento forte com sua calopsita. O segredo para ter uma calopsita feliz é oferecer diversas atividades que satisfaçam sua intensa curiosidade.
Dicas para se relacionar com seu pássaro
- Movimentos Lentos — Construa confiança e segurança com movimentos lentos. Mover-se lentamente ao redor de sua calopsita evitará que ela se assuste.
- Música — Cantar e assobiar para sua calopsita é uma maneira fácil de se relacionar com ela. As calopsitas gostam de imitar sons e adoram receber serenatas. Embora algumas calopsitas possam aprender a falar, elas preferem imitar assobios.
- Guloseimas – Oferecer à sua calopsita sua guloseima favorita é uma técnica comprovada de vínculo. Para algumas calopsitas, frutas e vegetais são irresistíveis. As guloseimas favoritas mais comuns tendem a ser sementes de girassol e milho.
- Brinquedos e atividades - Colocar brinquedos na gaiola do seu pássaro mostra que você se importa. Calopsitas gostam de destruir brinquedos de papel e caçar guloseimas saborosas em brinquedos de coleta de alimentos. Se você colocar esses brinquedos na gaiola, eles verão isso como um gesto positivo.
- Tempo de qualidade – A maneira mais poderosa de mostrar à sua calopsita que você não é uma ameaça é passar algum tempo perto dela diariamente. Usar um método chamado interação passiva pode aumentar drasticamente o vínculo que você tem com seu pássaro. A interação passiva é simples – sente-se perto da gaiola da calopsita por uma hora ou mais diariamente, sem tentar interagir com ela.
Conclusão:
Passar bons momentos se relacionando com sua calopsita é um investimento gratificante. Com o tempo, sua calopsita mostrará sinais de que confia em você, incluindo cumprimentá-lo com assobios e chilreios, enfeitando-se alegremente quando você estiver por perto, pegando comida diretamente de suas mãos e inclinando a cabeça para que você possa arranhá-la.
Com amor e paciência, sua calopsita lhe proporcionará anos de entretenimento e companheirismo.
Referencia: