As pulgas são famosas por serem um incômodo completo para o nosso modo de vida. Eles são parasitas quase invisíveis que se alimentam de humanos e de nossos amorosos animais de estimação, espalhando doenças e m
orte por onde quer que vão. É fácil equiparar as pulgas aos mosquitos, pragas irritantes sugadoras de sangue que estão por aí para dificultar a vida humana.
Isto levanta a questão: por que a natureza criaria criaturas tão problemáticas? Qual é o propósito deles para o meio ambiente além de dificultar a vida de outros animais? Eles trazem algum benefício positivo para o meio ambiente ou são insetos projetados para sugar a vida de tudo que podem alcançar?
As pulgas fazem parte da ordem natural por uma razão. Mesmo que tenha um papel menor no ecossistema, é vital compreender qual é esse papel e como afeta todo o resto.
O que são pulgas?
As pulgas são pequenos insetos que sobrevivem alimentando-se do sangue de animais e humanos. Existem mais de 2.500 tipos diferentes de pulgas em todo o mundo, com 300 habitando os EUA.
As pulgas são conhecidas principalmente como uma infestação de animais de estimação e residências. Espalhando doenças com suas picadas e causando sintomas irritantes como coceira e inchaço. Remover pulgas de casa pode ser um grande projeto. Os proprietários precisam fumigar todos os cantos de suas casas para garantir a erradicação de todas as pulgas e ovos. Mesmo que um ovo consiga eclodir, a infestação pode recomeçar.
Pulgas no Meio Ambiente
As pulgas são parasitas sugadores de sangue que só causam problemas para animais e humanos em todo o mundo. No entanto, eles desempenham um papel vital e mórbido no meio ambiente.
Fonte de alimento
As pulgas são uma fonte valiosa de proteínas e vitaminas e minerais essenciais para os predadores. Predadores que se alimentam de pulgas cheias de sangue absorvem os nutrientes do sangue roubado. Animais como pássaros, peixes, anfíbios, formigas, besouros, aranhas, lagartos e cobras se alimentam de pulgas e digerem o sangue roubado para manter uma dieta balanceada.
Por exemplo, as cobras são carnívoros estritos e não comem plantas. Quando uma pequena cobra come uma pulga cheia de sangue de um cervo, a cobra absorve os nutrientes vitais de que necessita para se manter saudável. As pulgas por si só não são suficientes para satisfazer o apetite de uma cobra, mas cada refeição conta na natureza.
As joaninhas são o inimigo natural das pulgas na natureza. As joaninhas procuram e têm como alvo as pulgas como principal fonte de alimento. Eles podem comer mais de 50 pulgas por dia e são uma fonte nutritiva de vitaminas e minerais para manter suas conchas brilhantes e saudáveis. Apenas mais um motivo para amar joaninhas!
Controle de população
As pulgas contribuem enormemente para o controle populacional no meio ambiente. Por mais mórbido que seja, as pulgas foram naturalmente concebidas para espalhar doenças e diminuir a população de outros seres vivos.
As pulgas podem facilmente infectar os hospedeiros com diversos tipos de doenças (que destacaremos em breve) e os animais infestados com pulgas não conseguem lidar com a cepa e morrem. As doenças são uma das principais razões pelas quais os animais morrem mais cedo na natureza do que em cativeiro. Parasitas como as pulgas sobrecarregam os seus hospedeiros e reduzem a população para manter a natureza em equilíbrio.
Por exemplo, os cervos são conhecidos por carregarem pulgas e carrapatos. Se houver muitos cervos na natureza, eles esgotarão a vegetação e a vegetação. Predadores como coiotes, ursos e lobos só conseguem caçar até certo ponto antes de ficarem satisfeitos. A doença é uma forma natural de gerir a superpopulação na natureza para manter o equilíbrio do ecossistema.
Limpeza microscópica
Nem todas as pulgas espalham doenças e causam caos geral. As pulgas d'água ou Daphnia são crustáceos aquáticos que se parecem com as pulgas terrestres. Elas não são como as pulgas normais, pois proporcionam um benefício positivo ao ecossistema do qual os humanos dependem continuamente.
As pulgas d'água comem algas, leveduras e bactérias em corpos de água doce. Seu trabalho é garantir que todas as fontes de água doce, como lagoas, poças, lagos e rios, estejam limpas e livres de germes perigosos e de crescimento microscópico de plantas.
As pulgas d'água também são uma fonte fácil de alimento para anfíbios, insetos e peixes.
Doenças Transmitidas por Pulgas
As pulgas nascem para espalhar doenças e morte no ecossistema. Para cumprir essa tarefa adequadamente, eles estão equipados com doenças capazes de abater presas centenas de vezes maiores que eles.
Praga bubÔnica
A peste bubônica é conhecida historicamente como “A Peste Negra”. Foi a doença que eliminou quase dois terços da população humana durante o século XIII. Os ratos eram vistos como a principal causa da peste na época, mas os ratos eram o bode expiatório dos verdadeiros culpados, as pulgas.
Graças ao advento da medicina moderna, a peste bubônica é agora menos ameaçadora para os humanos. No entanto, a praga ainda é perigosa em regiões do mundo com falta de higiene e é muito suscetível aos animais.
Os sintomas da peste bubônica são:
- Febre
- Dores de cabeça
- Arrepios
- Fraqueza
- Linfonodos inchados
- Marcas escuras no local da(s) picada(s) de pulga
Tifo Murino
O tifo murino é uma doença rara transmitida pelas pulgas através de suas picadas. Não é comum que humanos o contraiam, mas é possível se uma casa estiver infestada de pulgas. Dura de 3 a 7 dias e pode ser tratada com antibióticos.
Os sintomas do tifo murino são:
- Febre alta
- Fortes dores de cabeça
- Arrepios
- Náusea
- Fraqueza
O tifo murino compartilha sintomas com muitas outras doenças, por isso é importante consultar um profissional médico para diagnóstico.
Alergias a pulgas
As alergias a pulgas se desenvolvem quando animais e humanos apresentam uma reação alérgica a picadas de pulgas. Dependendo da gravidade da reação alérgica, pode ser necessária atenção médica.
Os sintomas de alergia a pulgas são:
- Coceira
- Perda de cabelo
- Inflamação da pele
- Manchas crocantes na pele
- Inquietação
Tularemia
A tularemia também é conhecida como “febre do coelho”. Esta doença é encontrada principalmente em roedores como coelhos, ratos e lebres. A tularemia é rara em humanos. Os EUA têm aproximadamente 100-200 casos de tularemia a cada ano. Felizmente, é tratável com antibióticos.
Os sintomas da tularemia são:
- Úlceras de pele
- Linfonodos inchados e doloridos
- Inflamação ocular
- Dor de garganta
- Diarréia
- Febre
- Arrepios
- Dores de cabeça
- Dores musculares
- Dor nas articulações
- Tosse seca
Tungíase
A tungíase é uma condição dolorosa em que as pulgas da areia penetram na pele dos pés para comer e depositar seus ovos. As pulgas da areia residem em regiões quentes e com muita areia, como praias ou desertos. Os casos relatados de tungíase são baixos, mas aqueles que vivem em áreas empobrecidas e andam descalços têm maior risco de infecção.
Se infectado , um profissional médico deve ser consultado imediatamente para remover a pulga adequadamente em um ambiente estéril para evitar novas infecções bacterianas.
Os sintomas da tungíase são:
- Dor intensa e coceira
- Dificuldade para caminhar, dormir e se concentrar
- Marcas brancas nos pés onde a pulga se enterrou
As pulgas são um incômodo. Eles são uma infestação indesejada que infecta seus animais de estimação, sua casa e seu espaço pessoal enquanto se alimentam do sangue de todas as pessoas do mundo. No entanto, eles são projetados especificamente para ser assim, pois fornecem um componente saudável ao meio ambiente.
Sem pulgas, animais como coelhos, lebres, veados e outros herbívoros superpovoariam, causando danos intransponíveis ao ecossistema. Apesar de serem pragas, as pulgas desempenham um papel vital no meio ambiente.
Referencia: