A expectativa de vida de um Yorkshire é de 12 a 15 anos. As fêmeas geralmente vivem 1,5 anos a mais que os machos.
O Yorkshiremais velho já registrado viveu até a idade de 25 anos.
Problemas respiratórios, câncer, traumas e defeitos congênitos são algumas das principais causas de morte em Yorkshire mais velhos.
O que você deve esperar da vida útil do seu cachorro Yorkshire ? À medida que um Yorkie envelhece, é uma pergunta que todo proprietário deve se fazer.
Embora não haja garantia de quanto tempo um animal de estimação viverá, aqui está o que você precisa saber sobre a vida do Yorkshire Terrier, bem como alguns conselhos para ajudá-lo a ter uma vida longa e feliz!
Quanto anos os Yorkshire vivem?
A expectativa de vida do seu Yorkie varia de 12 a 15 anos, sendo 13,5 a mediana.
A expectativa de vida do seu Yorkie varia de 12 a 15 anos, sendo 13,5 a mediana . As fêmeas do Yorkshire Terrier vivem em média 1,5 anos a mais que os machos. O Yorkie é um pouco mais velho que o cão típico dos Estados Unidos , com 12,5 anos. Se você cuidar bem do seu Yorkie, ele deve viver muitos anos!
Evolução e Origens
Yorkshire , comumente referidos como Yorkies, são uma pequena raça de cachorro que se originou na Inglaterra. As origens exatas da raça não estão bem documentadas, mas acredita-se que tenham sido desenvolvidas em meados do século XIX no condado de Yorkshire, no norte da Inglaterra.
Acredita-se que a raça foi criada cruzando vários pequenos terriers, incluindo o Skye Terrier , Dandie Dinmont e o Manchester Terrier. O objetivo da criação da raça era desenvolver um cão pequeno que pudesse ser usado para caçar roedores e outros animais pequenos, bem como para companhia.
Os primeiros Yorkshire eram maiores do que a raça atual e eram frequentemente usados em fábricas têxteis para capturar ratos e camundongos.
À medida que a raça se tornou mais popular como cão de companhia, os criadores começaram a criar seletivamente para tamanhos menores, características mais refinadas e uma pelagem luxuosa. No final do século 19, o Yorkshire havia se tornado um cão de companhia popular entre a aristocracia inglesa.
No início do século 20, a raça foi introduzida nos Estados Unidos, onde rapidamente se tornou popular como cão de colo e cão de exposição. Em 1978, o American Kennel Club reconheceu oficialmente a raça, e continua sendo uma raça popular até hoje.
O Yorkshire Terrier mais velho do mundo
O Yorkshire Terrier mais velho era uma fêmea chamada Bonny, que supostamente viveu até os 28 anos de idade!
Na verdade, os Yorkies são famosos por viverem até algumas das idades mais avançadas de qualquer raça de cachorro .
Uma Yorkshire Terrier de Leeds chamada 'Bonny' viveu 25 anos depois que seus donos a adotaram. Eles estimaram que ela tinha 28 anos. Outro Yorkshire Terrier avançado chamado Jack faleceu após ser atacado por outro cachorro em 2016, ele teria 25 anos.
Como acontece com muitos cães, é difícil autenticar a idade de qualquer Yorkshire Terrier individual. O Guinness Book of World Records não verificou nenhum Yorkies com mais de 20 anos em seus registros.
No entanto, embora raro, é bastante claro que a raça pode viver até algumas das idades mais antigas de qualquer raça canina quando uma boa genética e cuidados adequados estão alinhados.
Principais causas de morte em filhotes de Yorkie
A principal causa de morte em filhotes de Yorkshire é uma infecção, que é mais provável durante o primeiro ano de vida.
A principal causa de morte em filhotes de Yorkshireé uma infecção, que é mais provável durante o primeiro ano de vida. Tipos de infecções às quais os Yorkies são particularmente vulneráveis incluem:
Cinomose
A cinomose é uma infecção gastrointestinal e/ou respiratória altamente contagiosa. Os primeiros sintomas incluem tosse, fraqueza e diarreia. Eventualmente, ele se espalhará para a medula espinhal e o cérebro do filhote, causando a morte.
leptospirose
Embora a leptospirose seja uma doença letal em cães, muitos locais não exigem a vacinação contra leptospirose. A cepa fatal da leptospirose danifica o fígado e os rins. É espalhado pela urina contaminada de criaturas da floresta, como guaxinins e gambás.
parvovirose
O parvovírus, como o Cinomose, pode ser prevenido com a vacinação. O parvovírus tem como alvo o sistema imunológico e o trato gastrointestinal. Você pode esperar diarreia e vômitos graves, levando a uma desidratação rápida. Yorkshirenão vacinados são altamente contagiosos.
Problemas respiratórios, câncer, traumas e defeitos congênitos são as principais causas de morte em Yorkshire com mais de um ano de idade.
Foi determinado que os seguintes foram os motivos mais comuns de morte em Yorkshire com mais de um ano de idade:
Problemas respiratórios
16% dos Yorkshire adultos morrem de doenças respiratórias. Em termos de mortalidade por doenças respiratórias, o Yorkshire Terrier segue o Bulldog (18,2%) e o Borzoi (16,3%).
A criação de Yorkies aumenta o risco de BAS e colapso traqueal. Os pulmões envelhecidos dos cães são mais suscetíveis a poluentes e vírus transportados pelo ar.
Câncer
O câncer é a segunda principal causa de mortalidade em Yorkies. Sarcomas do osso e tecidos moles são comuns em Yorkshire Terriers.
A maioria das malignidades são tratáveis se detectadas precocemente. Castrar seu Yorkie reduz o risco de câncer de mama.
Trauma
Por mais triste que seja, muitos Yorkies perdem a vida por causa de abuso ou negligência. Esses cachorrinhos são vulneráveis e enfrentam a fatalidade se chutados, pisados, pisoteados, atropelados por carros ou atacados por predadores externos como falcões.
Defeitos de nascença
10,5 por cento das mortes de Yorkshire são devido a defeitos congênitos. Os shunts hepáticos afetam os Yorkshire 36 vezes mais do que outros caninos de raça pura. É quando o fluxo sanguíneo hepático insuficiente pode causar a morte. Os sintomas podem surgir com 1 ano ou mais. Uma artéria Yorkie desviada causa:
- Fraqueza
- Lentidão
- convulsões
- Constipação
- Vômito
- Diarréia
- Baba Excessiva
- convulsões
Sem cirurgia, mais da metade dos pacientes que apresentam alterações clínicas morrem em um ano. Felizmente, a cirurgia é 95% eficaz. Apenas 15% deles apresentarão indicações clínicas, enquanto 33% ainda terão dificuldades de fluxo sanguíneo.
Como ajudar seu Yorkshire a viver mais?
Para ajudar seu Yorkie a viver mais, fique por dentro das vacinas e evite possíveis riscos em casa.
Existem várias coisas que você pode fazer para prolongar a vida do seu Yorkie. O carinho que você oferece ao seu Yorkshire Terrier desde o nascimento até a velhice terá um enorme impacto em sua saúde e longevidade.
Fique por dentro das Vacinações
As infecções são a principal causa de morte em filhotes de Yorkshire e são um grande problema em cães mais velhos. Portanto, mantenha-se atualizado com as vacinas do seu Yorkie.
Se outros animais tiverem acesso ao seu quintal, mantenha seu Yorkshire sob supervisão cuidadosa e longe de qualquer urina ou excremento, seja de outros cães ou não.
Se você mora em uma área rica em vida selvagem, pergunte ao seu veterinário sobre a vacina contra leptospirose.
Evite perigos potenciais em sua casa
Lembre-se de que um Yorkshire pesa de 5 a 7 libras, portanto, qualquer coisa perigosa para um cachorro grande será duplamente tóxica para o seu Yorkie.
Como resultado, é importante saber quais objetos domésticos são potencialmente (mas nem sempre) fatais para um Yorkshire Terrier se consumidos. Ter cuidado com:
- Riscos de asfixia, como botões soltos
- Pedaços de comida, como chocolate, uvas, passas, balas, chicletes ou nozes
- Escadas abertas, varandas ou plataformas
Plano de dieta
A qualidade dos alimentos também afeta a vida útil. Açúcares, sal, subprodutos animais e aditivos podem prejudicar a saúde de um Yorkshire. Portanto, evite esses alimentos em sua dieta . Yorkies obesos são mais propensos a doenças cardiovasculares e problemas nas articulações. Abaixo está um alimento seco desenvolvido especificamente para Yorkshire – Royal Canin Breed Health Nutrition Yorkshire Terrier Adult Dry Dog Food .
Odontologia
O atendimento odontológico é frequentemente desconsiderado no cuidado de Yorkshire. A doença periodontal é causada pela má higiene dental.
A doença periodontal causa doenças cardíacas e danos aos órgãos em Yorkies. Escovar 3 a 4 vezes por semana e dar brinquedos apropriados para mastigar pode ajudar a prevenir esses distúrbios.
Exercício
Uma dieta boa e nutritiva combinada com exercícios regulares ajuda seu Yorkshirea viver mais. O exercício regular ajuda os músculos cardíacos dos Yorkies a bombear de forma eficaz.
O exercício reduz o estresse, aumenta as endorfinas e equilibra o humor dos Yorkshire.
Referencia: