Quais são os sintomas de picada de aranha em um cachorro? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quais são os sintomas de picada de aranha em um cachorro?

As aranhas preferem se esconder de você e de seu animal de estimação do que morder, mas picadas de aranha ocorrem ocasionalmente. 

Em alguns casos, as picadas de aranha que nossos veterinários de Knightdale veem em cães causam sintomas graves que requerem atenção médica imediata; no entanto, a maioria das picadas de aranha em cães causa irritação menor, mas geralmente é inofensiva. Saiba mais sobre picadas de aranha em cães nas seções abaixo.

Como é uma picada de aranha em um cachorro

A menos que seu cão seja alérgico a aranhas, a maioria das picadas de aranha é inofensiva. Uma picada de aranha geralmente causa irritação menor, coceira, inchaço ou vermelhidão em seu cão. 

Geralmente apenas duas espécies de aranhas são perigosas para humanos e animais de estimação: a viúva-negra e a reclusa marrom. 

Se qualquer uma dessas aranhas morder seu cão, é necessário atendimento veterinário porque as picadas dessas aranhas podem causar sérios efeitos colaterais.

Na verdade, existem muito poucos sinais indicadores a serem observados para determinar se seu cão foi mordido por uma aranha e quão sério é.

Mordidas não venenosas

A maioria das aranhas encontradas simplesmente não tem veneno suficiente para prejudicar seu cão ou você. 

Suas picadas se assemelham a picadas de mosquito na aparência e causam pouco desconforto ao seu cão. Eles podem ser tratados naturalmente de várias maneiras, com foco principal no alívio da coceira. Alguns cães podem nem notar nenhum desconforto.

Mordidas Venenosas

A seguir estão os dois tipos de aranhas venenosas e suas picadas que os donos de animais de Knightdale devem ficar de olho:

Viúva Negra - Os sintomas de uma picada de aranha viúva-negra podem aparecer logo depois que seu cão foi mordido. A picada em si é dolorosa, causando inchaço e vermelhidão na área afetada. Felizmente, apenas 15% das picadas de aranha viúva-negra são consideradas "secas" ou não venenosas.

As aranhas viúvas negras fêmeas são as mais perigosas e tendem a viver em lugares quentes, escuros e isolados, como uma pilha de lenha ou galpão. 

Essas aranhas são pequenas, pretas e têm uma marca de ampulheta vermelha em seu corpo. Se eles injetarem veneno em seu cão, você verá sintomas como cólicas, dores musculares, baba ou vômito. 

Se você notar algum desses sintomas, leve seu cão à clínica veterinária de emergência mais próxima.

Aranha marrom - Uma mordida recente de uma aranha marrom reclusa pode ser difícil de detectar. Geralmente são indolores, mas deixam uma marca vermelha no local. No entanto, seu cão acabará por desenvolver uma bolha branca com um alvo ou destruição de tecido na área circundante.

As aranhas marrons reclusas vivem em áreas tranquilas e imperturbáveis, como armários, e geralmente precisam ser agitadas para morder. 

O primeiro sinal a ser observado em seu cão seria mancar. Seu cão pode evitar colocar pressão na mordida. Nos casos mais graves, os sintomas de uma picada de aranha reclusa marrom em um cão podem incluir sangramento, convulsões ou colapso respiratório. 

Se você acha que um recluso marrom mordeu seu cachorro, entre em contato com seu veterinário para atendimento de emergência.

Como Tratar uma Picada de Aranha em um Cachorro

Veterinários são frequentemente solicitados a tratar uma picada de aranha em um cachorro. Se você acredita que seu cão foi mordido por uma aranha, a melhor coisa a fazer é entrar em contato com seu veterinário. 

Seu veterinário poderá aconselhá-lo sobre se você deve levar seu cão a uma clínica veterinária de emergência ou tratá-lo em casa. 

Eles podem até dizer que seu cão não precisa de nenhum tratamento

Se você vir a aranha que mordeu seu cachorro, capture-a em um pote para que seu veterinário possa identificar o veneno e iniciar o tratamento o mais rápido possível. 

Se você acha que a aranha é perigosa, mantenha uma distância segura e fotografe-a. Infelizmente, os efeitos de uma picada de aranha nem sempre se manifestam imediatamente; neste caso, seu veterinário tentará determinar o tipo de mordida com base na aparência da área e em qualquer sintoma que seu animal apresente.

O tratamento da picada de aranha em cães varia de acordo com a aranha, mas pode incluir um antiveneno para picadas de aranha viúva-negra, analgésicos, relaxantes musculares e fluidos intravenosos.

Não há antivenenos disponíveis para aranha marrom. Se o seu cão for mordido por uma aranha marrom, seu veterinário irá tratá-lo com compressas frias e limpeza completa. Antibióticos podem ser necessários em alguns casos para ajudar na luta contra a infecção. 

A maioria das picadas cicatriza em três semanas ou menos. Ao lidar com uma picada de aranha marrom em cães, complicações e morte são extremamente raras. Em casos graves, as feridas podem necessitar de tratamento cirúrgico e cicatrizes permanentes são uma possibilidade.

Antiveneno para picadas de aranha Viúva Negra em cães está disponível, mas as reações alérgicas a esta droga são comuns. No entanto, seu veterinário poderá fornecer medicamentos para aliviar os sintomas de uma reação alérgica em seu cão. 

Analgésicos e relaxantes musculares também podem ser prescritos para o seu cão se ele for mordido por uma aranha Viúva Negra.

Nota: Os conselhos fornecidos neste post são para fins informativos e não constituem aconselhamento médico sobre animais de estimação. Para um diagnóstico preciso da condição do seu animal de estimação, marque uma consulta com o seu veterinário.

Seu cão está apresentando sintomas que podem indicar uma picada de aranha venenosa? Entre em contato com  veterinário imediatamente para cuidados urgentes com seu companheiro canino.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato