Por causa da testosterona, os gatos machos tendem a ter bochechas grandes e largas e um rosto mais arredondado do que as fêmeas.
Assim como os grandes felinos selvagens , os gatos domésticos borrifam urina para marcar seu território e indicar sua presença na área.
As fêmeas castradas não entram mais no cio e geralmente ficam mais relaxadas. No entanto, eles não perdem o instinto de criação e muitas vezes podem “adotar” outros gatinhos que estão na casa.
Quando se trata de nossos amigos felinos, os gatos estão ao nosso lado há séculos. Eles são ótimos companheiros e há uma grande variedade de raças e cores diferentes disponíveis.
Mas e o gênero? Os gatos machos são melhores animais de estimação do que as fêmeas ou vice-versa? Quais são as diferenças entre eles?
Muitas vezes, pode ser uma escolha difícil decidir entre um gato macho ou uma gata fêmea, e é uma escolha muito importante, pois seu novo amigo estará com você nos próximos anos.
Todos nós já ouvimos o mito de que as mulheres são indiferentes e distantes, enquanto os homens são inteiramente movidos pela testosterona, mas é verdade? Junte-se a nós enquanto descobrimos todas as principais diferenças entre gatos machos e fêmeas!
Comparando gatos machos ou gatas fêmeas

Gatos machos e fêmeas podem ser diferenciados por sua genitália, personalidade e aparência.
Embora ambos sejam bons animais de estimação, existem algumas diferenças importantes entre gatos machos e fêmeas e, mesmo assim, há uma grande diferença entre o comportamento de gatos não castrados e castrados ou esterilizados.
Mas isso não é tudo, então confira a tabela abaixo para saber mais algumas das principais diferenças.
Gato fêmea
- Maturidade Sexual: 7 a 12 meses
- Marcação de Urina: Raramente
- Aparência: Menor e mais leve
- Comportamento: Distante, reservado, territorial, prefere ficar sozinho, menos propenso a brincar com os outros
Gato macho
- Maturidade Sexual: 9 a 12 meses
- Marcação de Urina: Muitas vezes
- Aparência: Maior e mais pesado com bochechas largas e redondas
- Comportamento: Brincalhão, sociável, afetuoso, forma laços fortes
As 4 principais diferenças entre gatos machos e fêmeas
As principais diferenças entre gatos machos e fêmeas estão em sua genitália, aparência, marcação de território e comportamento.
Os gatos machos têm um pênis, enquanto as gatas têm uma vulva. Além disso, os gatos machos têm características físicas maiores, especialmente bochechas maiores do que as fêmeas.
E para marcar seu território, a marcação de urina é um atributo comum associado aos gatos machos.
Agora, vamos examinar as 4 principais diferenças entre gatos machos e fêmeas em detalhes.
Gato Macho ou Gato Fêmea: Genitália
Os gatos machos têm um pênis, enquanto as gatas têm uma vulva.
A principal diferença entre gatos machos e fêmeas são seus órgãos genitais. Se você já trouxe um gatinho para casa e se perguntou se é um menino ou uma menina, há algumas coisas para procurar, embora seja definitivamente mais difícil dizer em gatinhos pequenos do que em gatos adultos.
Nas mulheres, o principal aspecto a ser observado é a vulva, que parece uma fenda, enquanto o ânus fica acima dela.
A maneira mais fácil de dizer que um gato é uma menina é procurar o ponto de exclamação de cabeça para baixo ou a forma de “i”.
Os gatos machos parecem bem diferentes e o ânus e o pênis estão muito mais afastados – geralmente mais de meia polegada em gatos adultos – enquanto os testículos estão entre eles.
A forma a procurar nos machos é dois pontos ou uma forma de dois pontos (:).
Gato Macho ou Gato Fêmea: Aparência
Uma das diferenças mais notáveis entre o gato macho e a gata fêmea é o tamanho. Os gatos machos são geralmente maiores e mais pesados que as fêmeas. Isso é particularmente óbvio se o macho não foi castrado até atingir a maturidade sexual.
Além disso, os gatos machos tendem a ter bochechas grandes e largas e um rosto mais arredondado do que as fêmeas.
Isso é por causa da testosterona nos homens. Bochechas grandes são usadas para sinalizar aptidão física e força para outros gatos – tanto machos quanto fêmeas.
Isso pode sinalizar prontidão para uma briga com outros machos, bem como para atrair fêmeas. Os machos geralmente mantêm essas bochechas grandes mesmo depois de castrados.
Gato Macho ou Gato Fêmea: Marcação de Urina
Embora nem todo gato macho faça isso (e algumas fêmeas fazem), a marcação de urina fora da caixa de areia é uma diferença notável entre machos e fêmeas.
Simplesmente, isso ocorre porque os homens têm muito mais motivos para fazer isso do que as mulheres. A marcação de urina (ou spray) ocorre quando um gato borrifa uma pequena quantidade de urina em uma superfície.
Assim como os grandes felinos selvagens , os gatos domésticos borrifam urina para marcar seu território e indicar sua presença na área.
No entanto, os gatos também o usam para enviar outras mensagens, como anunciar que estão procurando um companheiro.
Portanto, machos não castrados são muito mais propensos a ter marcas de urina, pois são movidos por sua testosterona.
Mas mesmo os machos castrados também podem fazê-lo. Mesmo algumas mulheres marcam a urina, mas são muito menos propensas a fazê-lo do que os homens.
Gato Macho ou Gato Fêmea: Comportamento e Personalidade
Muito possivelmente, a maior diferença entre gatos machos e fêmeas é sua personalidade. No entanto, se eles foram castrados ou esterilizados, na verdade, desempenha um papel importante em seu comportamento.
Os machos não castrados são mais propensos a serem agressivos com outros machos, marcar seu território e procurar ativamente as fêmeas no cio.
No entanto, quando são castrados, geralmente se tornam muito mais descontraídos e extremamente sociáveis, brincalhões e afetuosos. Eles também formam laços estreitos, tanto com seus donos quanto com outros gatos.
Por outro lado, as mulheres são estereotipadas como distantes e distantes. No entanto, isso não é estritamente verdade.
As fêmeas que não foram esterilizadas passam grande parte do tempo em que estão no cio procurando um parceiro. Durante esse período, eles uivam muito e podem realmente ser muito amorosos e em busca de atenção.
As fêmeas castradas não entram mais no cio, então elas não apresentam mais esse comportamento e geralmente estão mais relaxadas.
No entanto, eles não perdem o instinto de criação e muitas vezes podem “adotar” outros gatinhos que estão na casa.
Apesar disso, as fêmeas ainda são menos propensas a serem brincalhonas e muitas vezes dominam outros gatos, principalmente se tentarem invadir seu local favorito!
No entanto, embora o comportamento de um gato possa ser influenciado pelo seu sexo, a forma como ele é criado também pode ter um grande impacto.
Gatos criados com outras pessoas ou em uma casa movimentada costumam ser naturalmente mais brincalhões e sociáveis do que aqueles criados sozinhos.
Da mesma forma, os gatos que estão perto de cães desde tenra idade são menos propensos a ter medo deles.
Gatos machos e fêmeas geralmente se comportam de maneira diferente dependendo se foram castrados ou não.
Gato macho ou gata fêmea: tempo de vida
O máximo que qualquer gato doméstico pode esperar viver é até os 30 anos, embora essa não seja a norma. A maioria dos gatos não vive além dos 15 anos.
E independentemente de ser macho ou fêmea, os gatos castrados ou esterilizados normalmente vivem mais do que aqueles que não são.
Os gatos de interior também tendem a sobreviver aos seus homólogos de exterior. Gatos mestiços vivem mais do que raças puras. Mas, ao comparar os sexos, as gatas tendem a viver mais que os machos em média dois anos.
Referencia: