Uma das raças de cachorro mais queridas no Brasil é o shih tzu. Com raízes asiáticas, eles costumam ser bichinhos alegres e carinhosos e são excelentes companhias para os donos.
Além disso, costumam ter muita popularidade pela beleza e por serem pequenos, conseguindo se adaptar melhor a ambientes menores, como apartamentos. Se você tem um desse, ou está querendo um, confira algumas das características mais marcantes dos shih tzus.
Cachorro de apartamento
Os shih tzus são ótimos cachorros para viver em apartamentos. Eles não crescem muito e costumam ter entre 20cm e 26cm de altura.
Além disso, são animais que necessitam de pouco espaço, se adaptam facilmente e não precisam de muito exercício.
Teimosia
Embora sejam amáveis, eles também são teimosos e podem ser difíceis de dominar. Mas é tudo uma questão de treino.
O ideal é educar esses pets desde filhotes para que eles cresçam com o comportamento enraizado. Pode acontecer dele desaprender e você precisar ensinar de novo. Não desista!
Sensível a doenças
A raça tem predisposição a algumas doenças, entre elas as dermatológicas. É comum que cachorros que se coçam muito tenham algum tipo de dermatite. Mas eles também costumam sofrer com alergias e alterações endócrinas e no sistema digestivo.
Amigáveis
Conhecidos por serem muito afetuosos, os shih tzus são ótimos em dividir espaço com outros cães e até mesmo gatos. Eles podem ter alguma dificuldade em se relacionar com crianças, mas como são bons em se adaptar, podem mudar isso rapidinho.
Costumam comer cocô
É muito comum ouvir que shih tzus comem cocô, e isso costuma ser verdade, mas nem todo shih tzu vai adotar a prática e é possível treiná-lo para que não aconteça, ou que seja com menos frequência.
Referencia: