O boxer é um membro da família leal e amoroso, bonito e inteligente. Se você está pensando em adicionar um boxer à sua família, achará difícil distinguir entre macho e fêmea da raça como um observador casual.
Mas a raça tem algumas diferenças importantes entre os sexos que você deve ter em mente antes de trazer uma para casa.
4 principais diferenças entre boxer masculinos e femininos

As principais diferenças entre boxer macho ou fêmea são tamanho, temperamento, maturidade sexual e treinabilidade. Essas diferenças podem ser pequenas, mas podem ser suficientes para influenciar sua decisão entre escolher um homem ou uma mulher.
Dê uma olhada nas quatro principais diferenças entre os dois para que você possa tomar a melhor decisão para sua família.
Diferenças de tamanho
Embora os boxeadores masculinos sejam geralmente maiores que as fêmeas, nem sempre é esse o caso.
Os boxer masculinos são os maiores dos dois, com média de 23 a 25 polegadas de altura nos ombros. As fêmeas medem 21,5 a 23,5 polegadas de altura. Naturalmente, como o macho é mais alto, ele também pesa um pouco mais de 65 a 80 libras, enquanto a fêmea pesa aproximadamente 15 libras a menos.
Temperamento
Boxer são companheiros de família maravilhosos, independentemente do sexo.
Boxer, em geral, são cães amigáveis e extrovertidos, mas as fêmeas são um pouco mais reservadas do que os machos da raça.
Ao mesmo tempo, os machos tendem a ser mais protetores do que as fêmeas. No entanto, embora os machos possam ser mais extrovertidos, eles também podem ser mais grudentos com seus companheiros humanos do que as fêmeas, que são mais independentes e muito felizes em passar um tempo sozinhas.
É importante observar que, embora boxeadores masculinos e femininos possam se dar bem, algumas pessoas descobriram que ter dois boxeadores do mesmo sexo é um pouco desafiador. O treinamento é importante para garantir que todos se comportem adequadamente se você decidir ter dois boxeadores.
Maturidade Sexual
O tamanho médio da ninhada para boxer é de cinco a sete filhotes.
Boxer são lentos para amadurecer . Os boxeadores machos levam de 12 a 15 meses para atingir a maturidade sexual completa, mas eles são férteis a partir dos seis meses. As boxeadoras, por outro lado, atingem a maturidade sexual por volta dos 18 a 24 meses de idade.
Embora a fêmea possa ser fértil aos seis meses de idade, é mais seguro para ela esperar até que ela tenha pelo menos dois ciclos de cio antes de procriar.
Se você planeja criar seu boxer, entenda que o AKC prefere que as fêmeas sejam criadas apenas entre 18 meses e seis anos.
Não permitirão o registro de ninhada de fêmea com menos de oito meses ou mais de 12 anos no momento do acasalamento, ou de macho com menos de sete meses ou mais de 12 anos no momento do acasalamento.
Considere também que, se você não planeja criar seu cão, é mais barato castrar um macho do que esterilizar uma fêmea.
Treinabilidade
Boxer são cães inteligentes que geralmente aceitam muito bem o treinamento , desde que você o mantenha interessante. Geralmente, as fêmeas são um pouco mais fáceis de treinar do que os machos, mas essa não é uma regra rígida e rápida.
A chave para um treinamento bem-sucedido é garantir que você socialize bem seu cão desde filhote e que ele saiba que você é o chefe. Você obterá bons resultados independentemente do sexo se seu boxeador não ficar entediado e você fizer do treinamento uma experiência divertida.
Boxer macho ou fêmea: qual é o certo para você?
As diferenças entre boxeadores masculinos e femininos são pequenas, mas podem ser suficientes para determinar sua preferência pessoal. Seja qual for a sua escolha, você terá um membro da família inteligente, leal e brincalhão por muitos anos.
Referencia: