Shih Tzu idoso: Dicas de cuidados - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Shih Tzu idoso: Dicas de cuidados

Embora ninguém queira pensar muito sobre o envelhecimento de seu Shih Tzu, isso é realmente algo que não pode ser ignorado. 

À medida que um Shih Tzu transita de adulto para idoso, é importante que os proprietários saibam o que esperar, o tipo de mudanças nos cuidados necessários e quais problemas de saúde e doenças comuns relacionados à idade que afetam os cães idosos devem ficar atentos. . 

A idade em que um Shih Tzu se torna um idoso

No que diz respeito aos cães em geral, você pensaria que algo tão importante quanto isso seria definido e documentado por especialistas caninos para servir de orientação para veterinários e proprietários. Porém, não existe uma idade exata em que os caninos se tornam idosos. Em vez disso, a declaração disso por um veterinário é feita caso a caso e é uma  combinação de observar a expectativa de vida esperada da raça e a saúde de um cão em particular. 

Com o Shih Tzu, a expectativa de vida média é de 13 anos , embora possa variar de 12 a 16 anos; por esse motivo, os cães Shih Tzu são considerados idosos a partir dos 10 anos. Se um Shih Tzu tiver certos problemas de saúde, o veterinário pode fazer essa declaração um ou dois anos antes, na marca de 8 a 9 anos. 

Observe que, mesmo que seu veterinário se abstenha de fazer essa declaração, uma vez que um Shih Tzu ultrapasse a marca de 10 anos, ele ou ela é um idoso independentemente. É, no entanto, importante que um veterinário faça essa distinção, uma vez que as verificações de bem-estar mudarão em relação à frequência e ao tipo de teste (mais adiante). 

Mudanças a serem esperadas quando um Shih Tzu se torna um idoso

Muitas das mudanças que você vê em cães Shih Tzu seniores são do tipo que aparentemente aparecem do nada, mas na verdade estão se desenvolvendo há algum tempo. Isso inclui:

  • Audição diminuída
  • Visão diminuída
  • Diminuição da definição muscular 
  • mobilidade reduzida 
  • Tolerância ao exercício reduzida
  • Aumento do sono
  • Diminuição (ou perda de) controle da bexiga e/ou intestino
  • Problemas dentários (incluindo perda de dentes, que muitas vezes leva a problemas para comer)
  • À medida que nos aprofundarmos mais nisso, abordaremos dicas para ajudar com cada um desses problemas. 

Verificações de bem-estar para idosos

Começando na marca de 1 ano e ao longo da vida adulta de um Shih Tzu até a marca de 9 anos, as visitas de bem-estar devem ser agendadas anualmente. Uma vez que um Shih Tzu se torna um idoso, isso deve aumentar para ser visto pelo veterinário duas vezes por ano, em intervalos de 6 meses. Este tipo de visita é muitas vezes referido como uma visita geriátrica.

Com os idosos, o sistema imunológico não é tão forte quanto costumava ser e os problemas de saúde podem surgir rapidamente. Um exame a cada 6 meses ajudará a garantir que quaisquer problemas sejam detectados precocemente, para o melhor prognóstico possível. 

Esses exames incluem exames de sangue mais detalhados, perfis bioquímicos, exames de urina e exames de fezes. Além disso, podem incluir  raios-x e/ou ultrassons, uma vez que muitas doenças e problemas envolvendo os principais órgãos não podem ser detectados por meio de exames de sangue. 

As 10 principais dicas de cuidados com idosos para cães Shih Tzu mais velhos

Dica #1: Mantenha seu Shih Tzu ativo. 

Você pode ter ouvido o ditado, 'Use ou perca', e isso se aplica não apenas às pessoas, mas também aos cães idosos. 

Haverá, é claro, uma degeneração muscular gradual ao longo dos últimos anos e também algum nível de osteoartrite (mais à frente) que pode impedir a capacidade de um Shih Tzu mais velho de se exercitar como antes; mas, essas também são as razões pelas quais é vital que você mantenha seu Shih Tzu em movimento. 

Depois de permitir que um cão idoso se torne sedentário, pode ser difícil voltar ao exercício regular . Então, não pare. Ajuda a manter as articulações lubrificadas, pode aliviar a rigidez associada à artrite, retarda a atrofia muscular relacionada à idade, ajuda a manter o sistema imunológico forte e é bom para o coração, entre outras coisas. 

Se houve uma lesão, doença ou outro motivo para o exercício do seu Shih Tzu mais velho ficar em segundo plano, comece as coisas novamente lentamente, com a aprovação do veterinário. 

Mantenha a frequência (normalmente 2 caminhadas por dia) e ajuste o ritmo e a duração, conforme necessário. 

Dica # 2 Resolva problemas de artrite. 

A osteoartrite (OA) é o problema mais comum observado em cães idosos. Na verdade, na tenra idade de apenas 7 anos (3 anos antes do início da terceira idade para esta raça toy), 65% dos caninos têm algum nível de osteoartrite. Aos 8 anos de idade, isso aumenta para 85%. 

Um grande erro ao cuidar de um Shih Tzu sênior é presumir que os sintomas da artrite: "desaceleração" geral, letargia, dificuldade em se levantar de uma posição deitada, desconforto matinal e dificuldade para dormir devem ser aceitos apenas como parte normal do um cachorro envelhecendo. Existem muitas opções de tratamento para aliviar a inflamação, a rigidez e a dor que acompanham essa doença degenerativa que, eventualmente, pode danificar estruturalmente os ossos. 

As opções incluem suplementos articulares (detalhes adiante), suporte ortopédico (detalhes adiante), massagem, aplicação de calor e uma variedade de medicamentos, incluindo AINEs, esteróides como prednisona e injeções de Adequan. 

Dica #3 Ofereça suplementos diários para as articulações.  

Com a osteoartrite (OA) sendo tão comum em cães idosos, certos suplementos dietéticos para a saúde das articulações devem, idealmente, ser iniciados por volta dos 6 anos como método preventivo. Dito isto, sempre que você puder colocar seu Shih Tzu em um regime diário, mesmo nos últimos anos, isso ajudará em algum grau. 

Existem vários suplementos que funcionam para neutralizar (mas não curar) a diminuição da lubrificação nas articulações e o desgaste da cartilagem associado. 

Dica # 4 Forneça uma cama quente e de apoio. 

Existem algumas razões para reavaliar os arranjos de dormir de seu Shih Tzu sênior. Os idosos precisam progressivamente de mais sono e ter um sono de qualidade é vital para o corpo se refrescar e restaurar. 

Mesmo os cães que dormem na cama de seus humanos à noite devem ter uma superfície de apoio para os cochilos durante o dia. E até camas excelentes se desgastam com o tempo; a maioria precisa ser substituída a cada 5 anos ou mais. 

Ter um bom suporte ortopédico é fundamental para aliviar os pontos de pressão, oferecer o tipo de amortecimento certo para o corpo e fornecer calor. Almofadas laterais também são excelentes para fornecer um bom suporte para o pescoço, o que pode reduzir o ronco e outros distúrbios respiratórios que podem interferir no sono. 

Dica # 5 Esteja ciente da perda auditiva relacionada à idade. 

Os cães Shih Tzu seniores geralmente começam a ter alguns problemas auditivos relacionados à idade por volta dos 13 anos de idade. Isso pode piorar rapidamente; muitos idosos no início da adolescência têm perda auditiva significativa em um ou ambos os ouvidos. 

Observe que aparelhos auditivos caninos existem, mas no momento em que este livro foi escrito, eles são extraordinariamente caros, não confiáveis, não comprovadamente melhoram tanto a audição e raramente são tolerados. 

Por isso, não há nada viável que possa reverter ou curar a surdez da idade; mas é bom estar ciente desse problema para fazer algumas alterações. Os sinais de que um cão mais velho está tendo problemas incluem não responder ao seu nome ou aos comandos e/ou se assustar quando se aproxima. 

Um exame veterinário deve descartar outros problemas que podem simular perda auditiva, como infecções de ouvido. 

Para ajudar um idoso que está tendo problemas, você pode começar a incorporar sinais manuais junto com comandos e ligar e desligar as luzes antes de entrar nos quartos. Tente abordar seu Shih Tzu pela frente ou pelo lado, não por trás. 

Dica # 6 Conheça os problemas de visão relacionados à idade. 

A diminuição da visão geralmente faz parte do envelhecimento, no entanto, é importante ter quaisquer problemas de visão diagnosticados. Isso ocorre porque pode ser devido a glaucoma, catarata ou outros problemas. Dependendo da causa, o tratamento pode salvar a visão de um cão e, em alguns casos, apenas uma intervenção rápida o fará. 

Os sinais de diminuição da visão em cães idosos incluem: esbarrar em objetos domésticos, possivelmente parecer desorientado e ter dificuldade em encontrar pertences como brinquedos e tigelas de comida e água. 

Além de ter problemas de visão confirmados, diagnosticados e tratados pelo veterinário, existem mudanças que você pode fazer em casa para ajudar um cão parcialmente cego a se sentir mais à vontade. Não reorganize os móveis, proteja a casa diariamente, bloqueie todas as áreas perigosas, como escadas, siga as rotas de caminhada familiares e, ao se aproximar do seu Shih Tzu, faça isso de lado e no nível dele. 

Dica # 7 Dê atenção extra à pele e à pelagem. 

À medida que um Shih Tzu envelhece, sua pele perde força e elasticidade. Isso pode levar a problemas de saúde da pele e, às vezes, a pele seca severa que pode facilmente se transformar em descamação, rachaduras e até infecções de pele. Isso anda de mãos dadas com a saúde da pelagem; cada um freqüentemente afeta o outro. 

A melhor coisa a fazer é trabalhar para manter a pele saudável e resolver quaisquer problemas imediatamente. 

Embora seja recomendado para todas as idades, certifique-se de usar um shampoo extra suave com pH entre 6,5 e 7,5 com produtos de limpeza à base de plantas (não sabonetes) e sem parabenos ou aditivos artificiais.

Certifique-se de seguir com um condicionador de lavagem (deixado por pelo menos 5 minutos) (o banho de terra faz um condicionador de aveia e aloe) e, em seguida, seque a pelagem (não esfregue). Seque seu idoso ao ar livre ou, se você usar um secador de cabelo, certifique-se de que a configuração esteja quente (não quente). 

Se você notar alguma área problemática, massageie com um creme ou bálsamo hidratante. 

Certifique-se de que seu Shih Tzu sênior esteja hidratado o suficiente (você pode precisar incentivar a ingestão de água) e considere o uso de umidificadores no inverno . 

Dica # 8 Tome nota das mudanças de peso. 

À medida que um Shih Tzu envelhece, pode haver algumas mudanças de peso que devem ser abordadas; e, isso pode ir em qualquer direção.

Pode haver ganho de peso. Isso geralmente ocorre devido a menos atividade física, enquanto o apetite permanece estável. Manter um peso saudável é vital neste momento, pois qualquer quilo extra sobrecarregará o coração, os ossos e as articulações. Se for esse o caso, considere tomar algumas medidas para ajudar seu Shih Tzu a perder peso . 

E oposto a isso, pode haver perda de peso. Em alguns casos, isso pode ser atribuído a efeitos colaterais da medicação ou diminuição do apetite ligada à doença. Outra causa comum são os problemas dentários; infecções dentárias dolorosas ou perda dentária grave que dificulta a alimentação. Dito isto, alguns cães mais velhos simplesmente não têm um apetite robusto. 

A perda de peso deve ser relatada ao veterinário. O tratamento vai depender da causa. Você pode querer considerar fazer comida caseira para o seu Shih Tzu sênior se ele preferir comida úmida ou tiver problemas para comer ração dura. 

Dica # 9 Faça acomodações para uma bexiga enfraquecida e/ou músculos intestinais. 

É comum que os cães mais velhos tenham que ir ao banheiro com mais frequência e/ou tenham dificuldade em manter suas necessidades devido ao enfraquecimento progressivo dos músculos da bexiga e/ou intestino. Se assim for, isso não tem nada a ver com invasão de domicílio. Cães idosos conhecem as regras, eles podem simplesmente não conseguir segui-las. 

Quaisquer mudanças repentinas devem ser relatadas ao veterinário para descartar problemas, incluindo  infecção da bexiga, ITU, doença renal e muito mais. 

A maioria dos idosos se sai melhor se forem levados para fora com muito mais frequência do que os mais jovens; alguns até a cada hora e com mais tempo para cuidar dos negócios. Isso deve ser feito com expectativas zero. 

Se uma fêmea Shih Tzu tem pouco ou nenhum controle, colocar uma fralda para cachorro nela pode realmente ajudar. E para os homens, um envoltório abdominal pode funcionar bem. Você precisará, é claro, ser diligente em lavar seu cão depois, mas isso pode ajudar a manter a bagunça contida e evitar situações em que o cheiro persistente de urina no chão e no carpete pode levar a ainda mais acidentes internos. 

Dica # 10 Preste atenção extra aos cuidados com as patas e unhas. 

Os problemas de pele seca mencionados anteriormente na dica nº 7 entram em jogo com isso, muitas vezes as patas levam o peso disso, pois estão sempre em contato com alguma coisa. Massagear com uma boa cera para as patas e reservar um tempo para passar entre os dedos e ao redor das unhas, bem como as almofadas das patas, pode ajudar muito. Isso também servirá para dar mais tração ao seu Shih Tzu mais velho, o que pode ajudar a evitar escorregões e deslizes. 

Uma cera recomendada é a cera secreta para proteção de patas de animais de estimação da Musher , que é excelente para uso durante todo o ano. Deve ser aplicado a cada 7 dias. 

Também pode haver problemas com as unhas. À medida que um cão envelhece, as unhas podem ficar quebradiças, fazendo com que quebrem ou rachem, o que pode ser muito doloroso. Isso pode ser devido a problemas de absorção de nutrientes, que são até certo ponto comuns em idosos e, em particular, podem estar ligados à vitamina B 12. Para isso, você pode tentar adicionar alguns alimentos como fígado, peixe ou ovos à dieta. . E, como as unhas mais curtas são menos propensas a quebrar, mantenha-as aparadas. 

Se houver crostas ao redor das unhas e/ou um odor estranho, isso pode apontar para uma infecção por fungos na pele e isso deve ser diagnosticado pelo veterinário. 

  • Parecendo confuso
  • Tendo problemas para negociar em casa
  • Não responder ao seu nome e/ou coisas que estão acontecendo ao seu redor
  • Agindo retraído ou deprimido
  • andando sem rumo
  • Problemas para seguir comandos simples que antes eram entendidos
  • Olhando para o nada
  • Ficar facilmente assustado
  • Um desejo diminuído de interação
  • Mudanças nos padrões alimentares

Qualquer um ou todos esses sintomas também podem apontar para outros problemas, por isso será importante que o veterinário faça uma avaliação completa. Se o seu Shih Tzu tiver CDD, existe um medicamento aprovado para isso. Embora não cure a doença, pode trazer melhoras. 

Conclusão:

É desanimador que nossos familiares caninos tenham vidas tão curtas em comparação com nós, humanos. No entanto, com os devidos cuidados, um Shih Tzu pode ter uma expectativa de vida relativamente boa, vivendo até a adolescência. O elemento mais importante é que você seja proativo para garantir que os anos dourados de seu cão sejam passados ​​da maneira mais confortável possível.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato