Poucas coisas tocam o coração de um ser humano como uma ninhada de filhotes aconchegantes. Embora indubitavelmente adorável, com os filhotes vem uma grande responsabilidade. Cuidados veterinários, limpeza e alimentação podem realmente reduzir o orçamento familiar (e seu tempo livre). Criar um cachorro é muito trabalhoso e algo para o qual a maioria dos pais de animais de estimação prefere se preparar.
Afinal, cuidar de uma cadela grávida e amamentando e adicionar 6 a 8 filhotes (ou mais) à mistura é muito para assumir. Sem falar que toda gravidez traz riscos de complicações , mesmo que a cadela tenha um histórico de partos saudáveis no passado.
Mas há algumas coisas que você pode fazer para evitar filhotes após o acasalamento. Minha cachorra cruzou como evitar filhotes? Infelizmente acidentes acontecem. Cachorros no cio fogem e se juntam a cachorros da vizinhança e muitas vezes acabam grávidas como resultado.
Mesmo com a melhor das intenções, às vezes acontece um cachorro teimoso consegue pegar sua cadela quando ela está no cio e, antes que você possa detê-lo, ele já se deu mal com ela. Há cinquenta anos, a única solução era esperar e torcer para que não surgissem filhotes (e se surgissem, que você encontrasse lares para eles), mas hoje em dia há muito mais opções.
Quais são as chances de minha cachorra estar com filhote após acasalamento?
Muito bom, lamentamos dizer. Em cães, uma cadela não se permite ser acasalada, a menos que esteja em estro e, portanto, provavelmente fértil. Não importa o quão entusiasmado o cachorro esteja, se ela não estiver pronta, ele não terá chance. Então, ela estará na fase fértil de seu ciclo.
Se o cachorro amarrar (seu pênis fica preso dentro da cadela após o acasalamento), a probabilidade é bastante alta de que surjam alguns filhotes. No entanto, os acasalamentos desamarrados também podem ser férteis - a maioria dos cães não ejacula totalmente até que tenham amarrado, mas é preciso apenas um punhado de espermatozoides para gerar uma ninhada!
Quando você pode testar a gravidez?
Existem vários testes diferentes disponíveis para a gravidez em cadelas:
Palpação abdominal
Nesse teste, o veterinário apalpará cuidadosamente o abdômen e tentará localizar as protuberâncias no útero que contêm os filhotes em desenvolvimento. Isso é mais confiável entre 4 e 5 semanas após o acasalamento, mas é muito complicado em cadelas maiores e com excesso de peso.
Hoje em dia, não recomendamos esse método rotineiramente, porque não é muito confiável - é muito fácil perder um filhote pequeno ou encontrar um grande pedaço de fezes e pensar que é um filhote!
Teste de Sangue de Relaxina
Este é um exame de sangue para o hormônio relaxina que é produzido pela placenta em desenvolvimento. É uma maneira bastante confiável de determinar se a cadela está genuinamente grávida ou apenas tem uma gravidez falsa.
Em algumas cadelas grávidas, o teste dará um resultado positivo 22 dias após o acasalamento - no entanto, um resultado negativo tão cedo pode simplesmente significar que os filhotes ainda não estão desenvolvidos o suficiente, então deve ser repetido 10-14 dias depois. Também não informa se os filhotes estão vivos ou não.
Ultrassom
Este é o método que preferimos usar - é preciso cerca de 3 semanas e meia após o acasalamento e pode dizer o quão saudáveis os filhotes estão. Ele não pode, no entanto, dizer quantos são - você precisará esperar até que os esqueletos dos filhotes se formem (nas últimas 3 semanas) e depois fazer um raio-X para contar narizes para saber isso.
Como evitar que minha cachorra tenha filhotes?
Antes de tomar uma decisão, você precisa pensar muito sobre o que deseja fazer. Embora criar uma ninhada de cachorros possa ser muito gratificante, também é muito caro, um trabalho muito árduo e, com milhares de cães indesejados em centros de resgate, você precisa ter certeza de que encontrará "lares eternos" para todos eles.
Se você não sabe quem é o pai, há também o pequeno problema de que os filhotes não serão elegíveis para nenhum livro de pedigree, o que afetará seu valor financeiro.
Castração
Quando estão no cio, as cadelas liberam feromônios para atrair os machos, e os machos podem viajar distâncias consideráveis apenas para acasalar. O acasalamento acontece rapidamente, e todo o processo pode levar apenas 10 minutos, muitas vezes sem que os donos percebam. Alguns pais não percebem o que aconteceu até que o corpo do cachorro comece a mudar.
Então, o que um pai de estimação deve fazer quando percebe que a barriga de seu animal de estimação está crescendo ?
A primeira opção para evitar filhotes após o acasalamento é esterilizar o cachorro. A esterilização é uma cirurgia minimamente invasiva em que um veterinário remove o útero e os ovários de uma cadela. Os veterinários ainda podem realizar a esterilização mesmo se a cadela estiver no início da gravidez, removendo os fetos junto com os órgãos reprodutivos.
A esterilização durante a gravidez acarreta um risco maior de complicações cirúrgicas, é mais invasiva e geralmente custa mais do que um procedimento de esterilização regular. No entanto, a esterilização tem uma taxa de eficácia de 100% e garantirá que sua cadela nunca mais engravide.
Injeções
A maioria dos cães, dada a oportunidade, acabará acasalando quando a fêmea estiver no cio. Incríveis 40% das cadelas ficam grávidas após apenas uma sessão de acasalamento! Esse número incrivelmente alto significa que você corre um risco considerável de ter uma ninhada de filhotes indesejados se não tomar cuidado. Felizmente, existem meios relativamente seguros para prevenir a gravidez após o acasalamento.
Uma dessas opções é conhecida como 'injeção de acasalamento incorreto'. Se você suspeitar que seu cão acasalou nos últimos 22 dias, uma injeção de Alizin, um composto antiprogestagênico, pode ser uma opção.
Este medicamento encerrará o crescente aglomerado de células dentro do seu cão e é 100% eficaz dentro de 22 dias após o acasalamento. Também pode ser administrado mais tarde na gravidez, mas é menos provável que seja tão eficaz.
As injeções são uma medida preventiva eficaz a ser tomada, especialmente se administradas precocemente. No entanto, esta não é uma solução de longo prazo e não oferecerá proteção contra gravidez no futuro. Se procura uma solução a longo prazo, recomendamos a esterilização da sua cadela.
Aborto veterinário
Cães machos podem ser extremamente persistentes quando se trata de cadelas no cio , e eles não hesitam em invadir canis ou cavar sob cercas! Mesmo pais de animais de estimação responsáveis com grandes planos de reprodução podem enfrentar gravidezes indesejadas. Se as injeções de esterilização e acasalamento incorreto não forem uma opção, um aborto veterinário é uma maneira viável e eficaz de interromper uma gravidez indesejada.
No entanto, escolher fazer um aborto é uma grande decisão médica a ser tomada pelo seu cão. O aborto traz mais riscos de complicações do que a castração ou injeções de acasalamento incorreto. A maioria dos veterinários não os realiza, a menos que o cão esteja muito avançado para outras opções e a gravidez não seja viável (seja por motivos de saúde ou pessoais).
Dependendo de quanto tempo o cão está, os veterinários podem escolher um aborto cirúrgico ou interromper a gravidez com medicamentos abortivos.
Os abortos são difíceis para o corpo de um cão, e os cães geralmente precisam ficar no hospital veterinário por até uma semana enquanto se recuperam. Abortos também são caros de realizar, especialmente se o cão estiver atrasado, e não oferecerá nenhuma proteção contra futuras gestações indesejadas, como a esterilização.
Efeitos da prevenção da gravidez em cães
A prevenção da gravidez tem muitos benefícios para os animais de estimação e seus donos. Uma ninhada de cachorros é uma tremenda responsabilidade. Você terá que limpar seus acidentes, levá-los para as primeiras vacinas , desparasitá -los, desmamá-los e mantê-los seguros pelo menos nas primeiras 8 semanas de vida. Além disso, você ainda terá que cuidar da mãe que amamenta e encontrar as casas dos filhotes enquanto isso.
A gravidez também pode sobrecarregar o corpo de um cão, e alguns cães podem estar em maior risco de complicações na gravidez devido à idade, tamanho ou raça. Além disso, cuidar de uma mãe grávida e de seus filhotes é demorado e caro. Prevenir a gravidez pode poupar sua família dos encargos financeiros e do trabalho extra que acompanham os filhotes e eliminar os riscos de problemas de saúde relacionados à gravidez em seu animal de estimação.
Se você optar por prosseguir com a gravidez de sua cadela, confira nossa ferramenta de comparação de seguros para animais de estimação . Cuidar de uma cadela grávida ou reprodutora pode ser caro, e a maioria das apólices de acidentes e doenças não cobrem os custos relacionados à gravidez. Mas alguns provedores, como Trupanion , oferecem complementos que reembolsam os custos de atendimento veterinário.
Conclusão: minha cachorra cruzou como evitar filhotes
Os cães são sorrateiros quando se trata de acasalar e podem ficar amarrados em um piscar de olhos. Mesmo pais de animais de estimação vigilantes podem se deparar com uma gravidez indesejada. Mas, felizmente, existem várias opções disponíveis para esses pais, especialmente se descobrirem a gravidez logo no início.
A esterilização é uma excelente opção durante o início da gravidez e evitará a gravidez pelo resto da vida do seu cão. Os pais de animais de estimação que pretendem criar seu cão no futuro podem preferir seguir a rota da injeção de acasalamento incorreto, pois isso interromperá a gravidez, mas não tornará o cão infértil.
No entanto, as injeções de acasalamento incorreto são eficazes apenas durante uma janela de tempo estreita, portanto, essa não é uma opção viável se já se passaram mais de 22 dias desde a sessão de acasalamento. Finalmente, um aborto veterinário deve ser usado apenas como último recurso, pois colocará muito estresse em seu amado cão.
Referencia: