Classificado como o 20º entre 197 raças de cães reconhecidas pelo American Kennel Club, o Shih Tzu apareceu há mais de 1000 anos no Tibete. Este guia completo revisará os requisitos de história, personalidade e estilo de vida da raça.
Por favor, leia o artigo para saber o que torna o chamado cachorro com “cara de crisântemo” um acessório tão popular e moderno para celebridades como Beyonce, Mariah Carey, Nicole Richie e Colin Farell.
Apresentando a raça de cachorro Shih Tzu
O primeiro documento registrado de um Shih Tzu tem mais de 1000 anos, mas acredita-se que sua ancestralidade seja ainda mais antiga. É um equívoco popular que os Shih Tzus vêm da China. A verdade é que o país natal do Shih Tzu é o vizinho ocidental da China – o Tibete. A confusão surge do fato de que os nobres tibetanos costumavam enviar a realeza chinesa, Shih Tzus, como presentes. Os membros da Dinastia Ming tradicionalmente mantinham Shih Tzu como animais de estimação. Mais tarde, os chineses os misturaram com pugs e pequineses, o que acabou resultando no moderno Shih Tzu.
Traduzido do mandarim, o termo “Shih Tzu” significa Cão Leão. O nome foi derivado de lendas que associam o deus budista da aprendizagem a um cão leão em miniatura que pode se transformar em um leão de tamanho normal, se necessário.
A Revolução Comunista afetou severamente a raça e quase acabou com sua existência. Ou seja, no início do século 20, restavam apenas 14 Shih Tzus no mundo – sete machos e sete fêmeas. Esses 14 cães foram usados como base para reconstruir a raça. Com o tempo, a popularidade da raça e o número da população aumentaram. Hoje, os Shih Tzus estão entre as raças de brinquedos mais populares do mundo. Fascinados por seu charme exótico, muitas celebridades decidiram adquirir um Shih Tzu.
Shih Tzu Aparência
Este “cachorro leão” faz jus ao seu nome, o pelo fofo dá uma aparência de juba, e a marcha e a postura geral refletem poder e dignidade – tudo isso em um pacote minúsculo. O corpo do Shih Tzu é ligeiramente alongado. Eles são altos, robustos e musculosos. A cabeça é arredondada, os olhos proeminentes e o focinho curto. A mordida fecha em um tiro inferior. A cauda fofa é enrolada para cima e sobre o dorso.
Tamanho
Ambos os Shih Tzus masculinos e femininos têm 9-10,5 polegadas de altura (22,8-26,6 centímetros) e pesam cerca de 9-16 libras (4-7,2 kg).
Pelagem e Cor
Shih Tzus têm pelagem dupla lustrosa, luxuosa e longa que flui casualmente e, se for permitido crescer, atinge o solo. A pelagem pode ser reta ou levemente ondulada. Os cães de exposição devem ter o cabelo da cabeça preso. Shih Tzus vêm em todas as variedades de cores do arco-íris canino. A pigmentação escura na área ao redor dos olhos e nariz é favorável.
Higiene e Manutenção Shih Tzu
Shih Tzus são popularmente conhecidos como “cães com cara de crisântemo” porque seus pelos faciais tendem a crescer em todas as direções possíveis. Mesmo o clipe mais curto não impede que o cabelo cresça e cubra os olhos em pouco tempo. Bem, não são apenas os pelos faciais que crescem demais. Shih Tzus precisam de cortes de cabelo mensais, e apenas o “cachorro” é o único penteado que pode durar mais de um mês.
Shih Tzus precisam ser escovados diariamente ou pelo menos 4-5 vezes por semana. No entanto, o topete e o bigode devem ser penteados diariamente. O banho é recomendado a cada três a quatro semanas. A boa notícia é que Shih Tzus não são propensos a derramamento prolífero.
Os olhos devem ser limpos diariamente com um pano úmido. As orelhas devem ser verificadas e limpas semanalmente e as unhas aparadas mensalmente. As glândulas anais devem ser expressas conforme necessário.
Shih Tzu Temperamento e Personalidade
Onde quer que haja Shih Tzus, deve haver travessuras e travessuras. No entanto, também há risadinhas e gargalhadas. Shih Tzus são engraçados, brincalhões, afetuosos e extrovertidos. Eles gostam de se comportar de maneira palhaçada se isso fizer você rir e passar mais tempo com eles. O Shih Tzu é um cão altamente orientado para as pessoas que prospera com afeição, atenção e companheirismo humano. Ele se ajustará a qualquer coisa, desde que vocês estejam juntos.
Shih Tzus são extrovertidos e amigáveis com as pessoas, outros cães e até animais de estimação menores. Eles também gostam de crianças e não se importam em ser incomodados por elas. No entanto, se as crianças receberem mais atenção, é provável que o Shih Tzu fique verde de inveja.
Às vezes, os Shih Tzus podem ser obstinados ou até teimosos. Eles também são brilhantes e podem ser manipuladores. A atitude de “o que eu ganho com isso” é doce e engraçada. Limitado pela anatomia de sua boca, o Shih Tzu não gosta muito de mastigar destrutivamente, mas é notório por suas tendências de escavação. Além disso, apesar de seu tamanho, pode ser bastante vocal.
Treinando seu Shih Tzu
Os Shih Tzus são de natureza doce, mas exibirão teimosia, a menos que sejam manuseados com persistência e mão firme. Eles são cães motivados por comida, mas se começarem a manipular o treinador para obter comida, não apenas se tornarão obesos, mas também nunca aprenderão nada além de conseguir o que desejam.
Shih Tzus são difíceis de domesticar. Como na maioria dos cães pequenos, a bexiga se desenvolve lentamente, o que significa que mais tempo passará antes que o Shih Tzu consiga segurá-la.
Criar um Shih Tzu bem-educado é impossível sem socialização precoce e aulas de filhotes . Escusado será dizer que as técnicas de treinamento de classe devem ser baseadas em reforço positivo.
Shih Tzu Exigências de Exercício e Nível de Energia
O glamour está entre as primeiras coisas que vêm à mente quando alguém diz Shih Tzu. Porém, por baixo desses casacos luxuosos e esvoaçantes, há um corpo esportivo e musculoso. Shih Tzus se destacam em competições esportivas caninas, principalmente no agility. De fato, em 2014, um Shih Tzu ganhou um campeonato e um título de agilidade, tornando-se assim um duplo vencedor. Para Shih Tzus mantidos como cães de família, uma caminhada diária no parque ou uma sessão de brincadeiras no quintal é suficiente para satisfazer suas necessidades de treinamento.
No entanto, existem considerações específicas sobre Shih-Tzus e exercícios. Como cães de focinho curto, eles não podem ofegar adequadamente e correm maior risco de insolação. Portanto, eles não devem ficar do lado de fora quando estiver muito quente ou úmido. Em segundo lugar, é aconselhável usar um arnês em forma de Y em vez de um colar regular porque o colar regular pressionará a traqueia e prejudicará a respiração.
Problemas comuns de saúde do Shih Tzu
Shih Tzus definitivamente conhece o truque para a longevidade – sua expectativa de vida média é entre 10 e 18 anos. No entanto, assim como qualquer outra raça, eles são predispostos a certas condições.
As pálpebras do Shih Tzu não fecham direito, o que deixa os olhos expostos e propensos a irritações. Problemas oculares comuns nesta raça incluem secura da córnea, inflamação, catarata, atrofia progressiva da retina, catarata juvenil e descolamento da retina.
Alguns problemas ortopédicos, como luxação patelar e displasia coxofemoral, são frequentemente relatados entre os membros desta raça. Finalmente, os Shih Tzus são propensos a desenvolver alergias – principalmente ambientais (pólen, grama) e relacionadas a alimentos.
Preocupações com a saúde
- Doenças renais e hepáticas
- problemas no joelho
- Condições oculares
- Alergias
Necessidades de dieta e nutrição: Alimentando seu Shih Tzu
Ao escolher a melhor dieta de um Shih Tzu , vale a pena considerar vários fatores - alta taxa metabólica, status braquicefálico, pelagem longa e sedosa e propensão a alergias. A alta taxa metabólica é melhor tratada com refeições frequentes e altamente calóricas.
O problema da anatomia braquicefálica é resolvido com a alimentação de croquetes de tamanho e formato adequados. Para manter a pelagem longa e sedosa, a alimentação deve conter níveis adequados de vitamina A e ácidos graxos ômega. Finalmente, os Shih Tzus alérgicos devem ser alimentados com fórmulas alimentares específicas para cães alérgicos.
Em geral, os Shih Tzus adoram comer e, se puderem comer o quanto quiserem, tornam-se obesos. Tendo em vista a incidência de problemas de joelho e quadril na raça, a obesidade deve ser evitada por meio de uma dieta rigorosa e regimes de exercícios.
Dicas para adotar e criar um Shih Tzu
Um Shih Tzu de raça pura custa entre $ 500 e $ 1600, mas o preço médio é de cerca de $ 850. As despesas de criação de um Shih Tzu no primeiro ano são de aproximadamente $ 1.500. Após o primeiro ano, os custos anuais serão de cerca de $ 1.000 ou $ 98 por mês.
Como cães de focinho curto, os Shih Tzus enfrentam muitos desafios respiratórios. Para prevenir o agravamento dos problemas respiratórios e melhorar a sua qualidade de vida, é aconselhável proteger o seu sistema respiratório. Algumas regras simples, como não fumar, usar produtos químicos e de limpeza agressivos e não se expor a pólen e grama recém-cortada podem ser benéficas a longo prazo.
Perguntas frequentes sobre Shih Tzu
P: Os Shih Tzus são fáceis de treinar para usar o tapete higienico?
R: Infelizmente, o treinamento xixi é algo com o qual muitos Shih Tzus lutam. Suas bexigas pequenas e de desenvolvimento lento os impedem de segurá-la por longos períodos de tempo, o que torna o processo de treinamento do penico bastante desafiador.
P: Os Shih Tzus se apegam a uma pessoa?
R: Shih Tzus são cães de família
leais e dedicados , no entanto, eles são excessivamente apegados e afetuosos com um membro da família. É seguro dizer que o Shih Tzu é um “cão de uma só pessoa”.
P: Shih Tzu são cães ciumentos?
R: Sim, Shih Tzus preferem ser filho único. Eles podem aprender a se dar bem com crianças e outros animais de estimação, desde que sejam seus favoritos.
P: O Shih Tzu exige muita manutenção?
R: Sim, os Shih Tzus exigem muita manutenção, tanto em termos de higiene quanto de atenção. No entanto, seu amor e carinho são dignos dos esforços de manutenção.
Referencia: