Você está se perguntando sobre todas as cores do arco-íris do casaco Cane Corso? Aqui, examinamos as sete cores padrão, juntamente com as cores não padrão com as quais devemos ter cuidado. Vamos olhar mais de perto!
O Cane Corso é uma das raças de cães grandes mais populares da América. Eles não são apenas cães de guarda incríveis, mas também são companheiros de família. O American Kennel Club (AKC) os descreve como filhotes inteligentes, afetuosos e majestosos. Eles são cães de aparência formidável com corpos musculosos, cabeças quadradas e olhos grandes e imponentes. Eles pesam até 100 libras e têm até 28 polegadas de altura.
Em contraste com sua aparência áspera, eles ostentam uma pelagem maravilhosamente espessa e brilhante, que vem em vários tons de cores com diferentes marcações. Algumas cores de pelagem são mais comuns do que outras, e algumas cores são inaceitáveis no ringue. Exploramos tudo o que você precisa saber sobre a coloração da pelagem. De acordo com o padrão da raça, existem sete cores de pelagem padrão.
Existem também algumas cores que os criadores de Cane Corso promovem como raras ou desejáveis, mas não estão no padrão da raça. Importa de que cor são? Se a cor deles não estiver no padrão da raça, eles podem não ser um Cane Corso de raça pura. Além disso, se eles forem criados para a cor da pelagem e não para a saúde, você pode acabar com um filhote doente. Então vamos mergulhar no mundo das cores Cane Corso.
Padrão da Raça Cane Corso

Diferentes clubes de canil têm diferentes padrões de raça.
O AKC é o principal clube de canil da América e reconhece sete cores de Cane Corso como padrão. O United Kennel Club e a Federation Cynologique (FCI), o principal clube de canil da Europa, têm diretrizes de cores ligeiramente diferentes. Aqui está o que o padrão da raça Cane Corso do AKC especifica sobre as cores de sua pelagem:
As cores aceitáveis são preto, tons mais claros e mais escuros de cinza, tons mais claros e mais escuros de fulvo e vermelho. Brindling é permitido em todas essas cores. Fulvo sólido e vermelho, incluindo tons mais claros e escuros, têm uma máscara preta ou cinza. A máscara não vai além dos olhos. Pode haver uma mancha branca no peito, garganta, queixo, costas dos metacarpos e nos dedos dos pés. Desqualificação – Qualquer cor com marcações de padrão marrom, como visto em raças pretas e castanhas.
American Kennel Club
Em certas circunstâncias, a cor da pelagem de um cão é essencial, e uma dessas ocasiões é se você planeja mostrar seu cão no ringue de conformação. Se o fizer, você precisa verificar as diretrizes do canil sobre quais cores eles aceitam. Lembrando que cada clube tem políticas um pouco diferentes. Caso contrário, a cor da pelagem não é tão importante, desde que sejam saudáveis.
Cores padrão Cane Corso
Preto

Como este é um filhote popular para mostrar, os Cane Corsos totalmente pretos podem ter um preço mais alto.
Um casaco Cane Corso preto é o mais comum, mas também um dos mais deslumbrantes, graças ao seu brilho. Além disso, há algo de intimidador em um cão grande e protetor com uma pelagem preta e olhos escuros e atentos, e é por isso que é uma cor popular para quem procura um cão de guarda protetor. Infelizmente, muitos Cane Corsos pretos têm manchas brancas nos lugares errados, tornando-os inelegíveis para exibição.
Cinza

Se alguém tentar vender a você um filhote chamando-o de azul, ele é cinza.
Grey Cane Corsos também são muito populares, mas mais raros do que os Cane Corsos pretos. Isso ocorre porque ambos os pais precisam carregar um raro gene recessivo diluído. E mesmo assim, um filhote cinza não tem certeza. Muitos filhotes de cachorro cinza mudam ligeiramente de cor e também podem desenvolver um padrão tigrado.
Há muita confusão sobre a existência ou não de Cane Corsos azuis . E eles existem, mas são chamados de Corsos cinza. A confusão vem do padrão da raça. Em vez de chamar um casaco preto diluído de azul, eles o denominaram cinza. Seria melhor evitar qualquer criador alegando que eles são um raro Corso azul.
fulvo

Os fulvos têm uma máscara cinza ou preta, mas a máscara mais escura não deve ultrapassar os olhos.
Um casaco Cane Corso fulvo pode variar de creme claro a um bronzeado profundo . Eles têm uma máscara cinza ou preta, mas a máscara mais escura não deve ultrapassar os olhos. Fawn Cane Corso são muitas vezes confundidos com Mastiffs ou Boerboels, graças à sua coloração e estrutura semelhantes.
Preto Tigrado

Esteja você procurando um tigrado sutil ou cores contrastantes marcantes, eles são lindos casacos com certeza.
Um Cane Corso tigrado preto tem uma pelagem de base marrom ou vermelha com listras pretas, muito parecido com um tigre. Esta é outra opção de casaco popular para quem procura uma cor forte.
Cinzento Tigrado
Um Cane Corso tigrado cinza também tem uma cor de base marrom, mas desta vez com listras cinza. Como o casaco preto tigrado, é uma escolha atraente e popular. Os casacos tigrados estão na moda por causa de sua singularidade, e você certamente se destacará da multidão de Corso com um filhote tigrado.
Vermelho

Os Red Corsos também possuem uma máscara preta ou cinza que não deve ultrapassar os olhos.
Os Red Cane Corsos são frequentemente confundidos com os fulvos, mas seu tom é muito diferente quando você olha de perto. Alguns Corsos vermelhos são de cor amarelo pálido ou marrom escuro .
castanha rajada

Esta é uma das cores Corso menos comuns.
Os tigrados castanhos são semelhantes aos tigrados pretos porque têm a mesma pelagem de base marrom ou vermelha. Mas, em vez disso, suas listras vão de vermelho a marrom avermelhado em vez de preto. As listras variam em cor, e algumas podem ser muito claras, enquanto outras são muito escuras.
Cores Cane Corso fora do padrão
Aqui estão algumas das cores da raça Cane Corso que não são aceitas pelos clubes de canil.
Formentino
Os Formentinos têm pelagem de cor fulva diluída com tonalidade marrom e cinza. Alguns podem ter uma cor de pelagem muito clara, mas diferem dos Corsos cor de palha. Eles também têm uma máscara cinza e algumas marcas cinzas nas costas.
Fígado/Chocolate
As cores da pelagem do fígado às vezes são chamadas de coberturas de chocolate e também são confundidas com tigrado vermelho ou castanho. Embora pareçam parecidos, a diferença está nos olhos e no nariz, que não possuem pigmentação. Eles também podem ter olhos de cor mais clara, indesejáveis de acordo com o padrão Cane Corso adequado.
Isabella/Tawny
Isabella Cane Corsos são uma cor de fígado diluída, o que os faz parecer quase lilás em tom. O nariz e os olhos também são de cor mais clara, quase lilás rosado. São raros e também considerados uma falha pelos clubes de canil, pois resultam de uma mutação genética e geralmente são criados pela cor em detrimento da saúde.
Canudo
A palha é a cor mais rara do Cane Corso e parece creme. Às vezes, eles são chamados de creme magnífico ou Corsos brancos. Não os confunda com os albinos Cane Corsos. Esses filhotes têm uma leve pigmentação em sua pelagem e características de cor escura que os cães albinos não têm.
Qual é a cor do Cane Corso ideal para mim?
Existem muitas cores de pelagem Cane Corso para escolher, portanto, ao contrário de muitas outras raças, você é mimado pela escolha. Se você deseja inscrever seu filhote em uma competição, a cor certa é uma das cores do padrão da raça. Se você não pretende mostrar seu cachorro, a cor do seu filhote não importa muito. Desde que sejam Cane Corsos saudáveis, isso é tudo o que importa.
Cane Corso muda de cor?
Como muitas outras raças, a pelagem de um filhote pode mudar ligeiramente de cor à medida que amadurecem. Existem muitas razões pelas quais isso pode acontecer, como dieta, medicamentos, doenças de pele e luz solar, por exemplo, que podem afetar a cor e a qualidade da pelagem de um cão. Por exemplo, um filhote nascido com pelagem preta pode ficar mais claro, ficando cinza escuro. Mas um casaco Cane Corso não mudará completamente de fulvo para preto, por exemplo.
Qual é a cor mais rara do Cane Corso?
As cores Cane Corso mais raras são as não padronizadas. Não só por serem cores fora do padrão, mas também porque a cor da pelagem resulta de um gene recessivo, o que também é raro. A cor mais comum do Cane Corso é o preto.
Que cor Cane Corso vive mais?
A vida útil média de um Cane Corso é entre 9 e 12 anos. Criadores responsáveis criam para a saúde ao invés de aparência e cor e, portanto, tendem a produzir filhotes mais saudáveis. Portanto, cores não padronizadas esportivas de Cane Corso são mais frequentemente criadas para cores do que para saúde. Isso aumenta suas chances de desenvolver problemas de saúde, como alopecia por diluição de cor , surdez, anormalidades oculares, doenças de pele e câncer. As chances são de que um Cane Corso com uma cor de pelagem padrão seja mais saudável.
Conclusão:
Agora você sabe quais cores Cane Corso são padrão e aceitas pelo AKC e as cores não padrão mais raras encontradas em sua linhagem. Se você encontrar um Cane Corso de qualquer outra cor, pode ter certeza de que não é um Cane Corso de raça pura. Sempre pesquise bem o seu criador. É essencial escolher um filhote com base na saúde e não na cor. Mas não importa a cor que você escolher, todos eles são tão lindos quanto os outros.
Referencia: