Os Cães da raça shih tzu estão entre os mais queridos no Brasil, segundo o último PetCenso, em 2020, e são conhecidos por sua relação amigável com os tutores e até com os outros pets. De porte pequeno e, por isso, considerados ideais para apartamentos, eles também conquistam os humanos com suas carinhas fofas, além de seus pelos compridos e macios.
O adestrador e comportamentalista animal Fernando Lopes até brinca com essas características do shih tzu. "Costumo dizer que 'são o Roberto Carlos dos cães', porque querem ter um milhão de amigos", se diverte o especialista em entrevista ao RPet.
Segundo ele, os cães da raça shih tzutêm um perfil mais tranquilo e, por isso, estão entre os favoritos para adoção. "É um animal com um temperamento estável. Tem uma tendência de ficar cada vez mais tranquilo, conforme passa a idade. Vai ser sempre dócil."
Fernando, porém, alerta para algumas condições do bicho. "São cães braquiocefálicos, ou seja, com o focinho curto e meio achatado, que não podem praticar muita atividade física. Então, é necessário tomar cuidado, principalmente em dias quentes. É importante também não fazer passeios muito longos, por conta da dificuldade de respiração que eles têm", ensina.
"O shih tzu tem origem chinesa. São de meados dos anos de 1900. Alguns relatos indicam que é um cruzamento das raças pequinês e lhasa apso", detalha sobre as origens do animal de porte pequeno que ele chama de "cão de companhia".
História do Shih Tzu
Antes de descansar no colo do luxo, os cães Shih Tzu viviam com os monges tibetanos. Já em 1100 anos atrás, o Shih Tzu, que significa cães leões , originou-se no Tibete e foi apresentado como presente à realeza chinesa.
A menção de outras raças chinesas antigas, como Lhasa Apso e Pekingese, sugere que essas podem ter sido as ancestrais do Shih Tzu. Parte de seus genes também vem do lobo, explicando assim a veia inflexível e feroz desses amáveis caninos.
Entre os séculos 14 e 17 dC , o Shih Tzu desfrutou do patrocínio real como nenhuma outra raça canina. Antigas pinturas chinesas, obras de arte e escritos indicam que o Shih Tzu era um membro valioso da família real.
Os membros da família real não apenas trataram essa raça de cães como companheiros constantes, mas também se recusaram a libertá-los além das muralhas reais. Shih Tzus também experimentou uma elevação de status durante o reinado da Imperatriz T'zu Hsi.
A rainha estabeleceu programas de reprodução elaborados e rigorosos para esta raça e até emitiu um decreto real de que qualquer um que os maltratasse poderia enfrentar uma sentença de morte.
Temperamento Shih Tzu
Os Shih Tzus sabem o seu papel na casa, nomeadamente como companheiro. Portanto, não espere que os membros desta raça de cães cacem animais selvagens, guardem seu gado ou recuperem itens.
Quando você pede para eles buscarem seu jornal, o Shih Tzu olha para você com grandes olhos redondos e não se move um centímetro. No entanto, quando você for pegar seu jornal sozinho, o Shih Tzu trotará ao seu lado e dará o máximo de apoio moral possível.
Shih tzu em apartamento
Fernando conta que sempre que tutores de primeira viagem pedem indicação de qual cachorro adotar, ele indica cães da raça shih tzu pela docilidade e temperamento. "É um cão, por exemplo, ideal para apartamento, porque não late muito e se adapta muito bem."
Além disso, o comportamentalista afirma que animais dessa raça não têm problemas em ficar sozinhos dentro de casa. "São cachorros que lidam bem com a solidão."
Saúde do Shih Tzu
No geral, os Shih Tzus gozam de boa saúde. No entanto, à medida que envelhecem, alguns problemas de saúde que você pode encontrar são:
Alergia – As alergias em um Shih Tzu podem assumir a forma de alergia alimentar, alergia de contato ou alergia a inalantes. Em cada caso, você precisará identificar a origem do problema e eliminá-lo completamente. Dado o caráter hereditário dessa condição, o que você pode fazer é confirmar com o criador no momento de adotar um Shih Tzu. Sinta-se à vontade para pedir a documentação dos pais do filhote.
Problemas relacionados aos olhos - Shih Tzus têm olhos relativamente grandes em relação aos seus corpos pequenos. Além disso, seus olhos são esbugalhados e extremamente sensíveis. Problemas comuns que podem ocorrer são inflamação da córnea, crescimento anormal dos cílios, degeneração da retina e ressecamento. Tudo isso causa rega excessiva e pode levar à cegueira, se ignorado.
Infecção de ouvido - As orelhas de um Shih Tzu podem ser infectadas devido ao crescimento de pelos dentro do canal auditivo. Para evitar que os contágios se espalhem, verifique e limpe regularmente a orelha do seu cão. Procure orientação médica ao primeiro sinal de vermelhidão ou inflamação de qualquer tipo.
Problemas de dentição - Ao contrário de outros caninos, os dentes de leite do Shih Tzu podem não cair, apesar do filhote ter crescido. Quando seus dentes adultos emergem, o apinhamento nas gengivas pode levar a vários problemas dentários. Normalmente, os veterinários extraem os dentes de leite e corrigem o alinhamento. No entanto, você deve escovar os dentes do seu Shih Tzu todos os dias e ficar atento a qualquer dente solto.
Espirro reverso – Quando um Shih Tzu tenta engolir a comida ou fica muito excitado, pode ocorrer espirro reverso. O Shih Tzu começa a chiar quando isso acontece e sente desconforto. Em tal situação, você pode acalmar o cão falando com ele em tons suaves e cativantes. Você pode até tentar apertar o nariz suavemente para que o cão respire pela boca.
Hérnia – Esta condição existe normalmente mais em Shih Tzus do que em qualquer outra raça de cachorro. A hérnia se desenvolve porque a linha média abdominal demora mais para fechar. Uma pequena hérnia se fecha sozinha conforme o filhote cresce. Caso isso não aconteça, a cirurgia é a solução mais eficaz.
Cuidando de um Shih Tzu
O que você definitivamente não quer é um Shih Tzu entediado. Esta raça de cachorro tem necessidades moderadas de exercício, e sair para uma caminhada diária seria suficiente. Enquanto estiver dentro de casa, envolva seu Shih Tzu com diversão e jogos, para que ele permaneça fisicamente ativo e mentalmente estimulado.
Asseio
Uma das melhores coisas sobre o Shih Tzu é que eles são cães hipoalergênicos . No entanto, isso não significa que você não deva cuidar de seus casacos. Cuidar de um Shih Tzu também envolve cuidados regulares, cortesia de sua pelagem longa e sedosa. Para as necessidades diárias de escovação, invista em uma escova de boa qualidade composta por cerdas de arame e pinos flexíveis.
Pelagem e saúde
O adestrador ainda comenta sobre a pelagem desses pets. "São cães que os pelos crescem muito, então se o shih tzu desse tutor não for para exposição, que precisa ter um pelo longo, é possível mantê-lo em uma tosa média, por exemplo", indica.
Por fim, Fernando diz que, por ser um cachorro que se adapta muito fácil, inclusive a variados tipos de clima, o tutor não tem que investir tanto em cuidados médicos. "É um pet que adoece muito pouco, não tem muito gasto com veterinário."
Alimentação
Sirva uma xícara de ração seca de alta qualidade para o seu Shih Tzu para atender às suas necessidades dietéticas. Como alternativa, sirva comida caseira preparada de acordo com as instruções do seu veterinário.
Independentemente da fonte, você deve garantir que a comida servida seja apropriada para a idade e o nível de atividade do Shih Tzu. Você pode ter que ajustar a quantidade para se adequar à constituição, nível de atividade física e taxa de metabolismo do Shih Tzu.
Compre comida de cachorro premium para que seu Shih Tzu permaneça bem nutrido. Guloseimas podem ser dadas, mas apenas como recompensa com moderação. Evite distribuir guloseimas com frequência, pois isso pode fazer com que seu Shih Tzu fique obeso.
Espere que um Shih Tzu dê uma mordida em seu bolo ou pizza e seja firme em recusar. Estes não apenas enchem o canino com calorias vazias, mas também estragam seus hábitos alimentares, o que, por sua vez, pode levar a problemas de saúde.
Shih Tzu Perfil Básico
Simpatia: O Shih Tzu é uma das raças de cães mais amigáveis que você pode encontrar. Eles são gentis e doces por natureza, mas às vezes podem ser um pouco travessos. Ainda assim, eles se dão muito bem com crianças pequenas e outros animais de estimação de todos os tamanhos. Por esta razão, eles se tornaram alguns dos melhores cães de companhia e família. Não há um único osso agressivo em um Shih Tzu.
Treinabilidade: Apesar de seu baixo índice de inteligência canina, treinar um Shih Tzu não é muito difícil. Claro, eles podem não ser capazes de realizar tarefas complexas para você. No entanto, se você deseja apenas que um cão leal faça truques simples para visitar amigos e familiares, eles são totalmente capazes. Por causa de sua personalidade amigável, mesmo os proprietários novatos serão capazes de lidar com um Shih Tzu.
Grooming: Estes cães requerem cuidados adequados para manter seus casacos longos. Sem a limpeza adequada do pelo, eles podem ficar com detritos presos no pelo, o que pode causar dor. Todas as necessidades regulares de higiene são altamente recomendadas. Se puder, pense no seu tempo de preparação como um valioso tempo de união com seu Shih Tzu.
Adaptabilidade: Eles podem viver em um apartamento ou em uma casa grande. Devido ao seu pequeno tamanho, um Shih Tzu é altamente adaptável às condições de vida. Ao contrário de muitos cães, eles não precisam de um quintal espaçoso para fazer algum exercício.
Atividade: Não espere que um Shih Tzu implore para você levá-lo em longas caminhadas. Eles preferem apenas relaxar e entreter os humanos. No entanto, ainda é importante tirá-los de casa e praticar alguma atividade física. Todos os cães precisam de algum nível de atividade física e o Shih Tzu não é exceção.
Com outros cães e crianças
Os Shih Tzus se dão bem com outros cães e até com gatos. Um Shih Tzu que cresce em uma família com vários animais de estimação sente-se tão afetuoso com os outros animais quanto com os humanos. Mas você deve ter cuidado quando cães/gatos maiores estiverem envolvidos, pois um Shih Tzu também pode ser travesso.
Durante a interação, um Shih Tzu pode fugir de brincadeira com o brinquedo maior do cachorro/gato ou qualquer outro bem valioso e esperar ser perseguido. Você, como líder da matilha, deve garantir que o cão/gato maior não se sinta ofendido e ataque o Shih Tzu.
Um Shih Tzu é um ótimo companheiro de brincadeiras para as crianças da família. No entanto, para que a relação seja mutuamente agradável, a criança deve ter idade suficiente para brincar com o Shih Tzu sem causar ferimentos inadvertidamente.
Por isso, famílias com crianças muito pequenas devem evitar manter um Shih Tzu como animal de estimação.
Referencia: