Se o seu cachorro foi diagnosticado com linfoma (câncer), você pode estar se perguntando cachorro com linfoma sente dor: a questão angustiante de saber se o tratamento é uma opção viável ou se a eutanásia seria a opção mais gentil. Compreender os sintomas do linfoma canino, as opções de tratamento e, talvez mais importante, a expectativa de vida do linfoma em cães pode ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada que será a coisa certa a fazer pelo seu animal de estimação. cães.
O que é linfoma em cães?
Geralmente originado nos tecidos linfóides de um cão (isto é, gânglios linfáticos, medula óssea e baço, embora possa ocorrer em qualquer tecido do corpo de um cão), o linfoma maligno (também conhecido como linfossarcoma) está entre os tumores (neoplasias) mais comuns encontrados em cães.
Representando 7 a 24 por cento de toda a formação de novos tecidos (neoplasia) e cerca de 83 por cento de todas as malignidades de células sanguíneas (hematopoiéticas) em caninos, o linfoma geralmente tende a ser encontrado em cães durante a segunda metade de sua vida (meio a velho). idade), sendo a idade mediana dos cães diagnosticados com linfoma de 6 a 9 anos. Cães mais jovens, no entanto, também podem ser afetados.
Acredita-se que algumas raças de cães:
- Airedales,
- Basset Hounds
- Boxers
- Bull Dogs
- Saint Bernards
- Bull Mastiffs
Scottish Terriers) tenham maior incidência de linfoma do que outras (como, por exemplo, Dachshunds e Pomeranians), e o prognóstico tende a ser melhor para fêmeas castradas.
Tipos de linfoma canino
Existem cinco tipos diferentes de câncer canino (linfoma):
Linfoma cutâneo – Com origem na pele, esse tipo de linfoma é geralmente a condição mais fácil e óbvia de diagnosticar, pois geralmente se manifesta por nódulos avermelhados que podem ser sentidos e vistos na pele.
Esses caroços podem coçar intensamente e causar muito desconforto aos cães. Também podem aparecer como nódulos, úlceras ou placas; eritremia (vermelhidão ou cianose – coloração azulada – da pele) ou dermatite esfoliativa.
Linfoma Extra-Nodal (ENL) – Este, o mais raro dos linfomas caninos, pode afetar o peito, ossos (osteo) e fígado (hepático) de um animal de estimação; tecido orbitário e ocular (olhos), boca (oral) e pele (cutâneo)., com órgãos afetados apresentando sinais de degeneração de (0rganomegalia).
Durante os estágios iniciais, também pode ocorrer perda de cabelo (alopecia) e descamação. À medida que a condição avança, a eritremia pode aumentar, a pele pode engrossar, ulcerar e exsudar líquido. A boca do cão também pode ser afetada, com lesões semelhantes a placas e/ou nódulos se desenvolvendo nos lábios e/ou gengivas.
Diagnosticar o ENL e determinar seu estágio pode envolver inúmeros testes e o prognóstico raramente é bom, embora deva ser dito aqui que nenhuma investigação completa sobre isso foi realizada até agora.
Linfoma gastrointestinal – O linfoma gastrointestinal, ou alimentar, ocorre, como o nome sugere, no trato gastrointestinal de um cão, onde pode ser a causa de inúmeros problemas de saúde relacionados.
Se um tumor estiver localizado perto do intestino grosso ou delgado, a restrição da passagem do intestino pode representar mais riscos à saúde e tornar essa condição fatal.
Linfoma mediastinal – Geralmente se desenvolvendo nos tecidos linfóides do tórax (região cardiotorácica), esse tipo de linfoma causa problemas respiratórios e, se não for tratado, pode restringir a função pulmonar a níveis potencialmente fatais.
Linfoma Multicêntrico (MCL) – Afetando principalmente os gânglios linfáticos externos, este tipo de linfoma frequentemente (na maioria dos casos, para ser preciso) eventualmente invade os órgãos de um cão afetado e substitui seus tecidos saudáveis por outros doentes.
Conhecido como metástase, esse processo de crescimento maligno que se desenvolve em locais distantes do local do câncer original torna os órgãos disfuncionais e, consequentemente, a morte ocorre principalmente como resultado da falência de órgãos.
A metástase de MCL também pode levar ao linfoma do SNC (Sistema Nervoso Central), cujos sintomas podem incluir convulsões, paresia (uma condição caracterizada por perda parcial de movimento) e paralisia.
Embora os efeitos e sintomas desses tipos de linfoma variem, o que todos eles têm em comum é que todos passam por vários estágios - e a questão de saber se o tratamento é uma opção viável depende muito de qual estágio a condição do seu companheiro peludo atingiu. o ponto de diagnóstico.
Opções de tratamento e expectativa de vida do linfoma em cães
Como o linfoma canino pode progredir e fazer com que um cão se deteriore muito rapidamente, a expectativa de vida típica de cães com essa condição é de aproximadamente 4 a 8 semanas a partir do momento em que os sintomas se tornam perceptíveis.
Incluindo cirurgia, quimioterapia, radioterapia, medicação extensiva ou qualquer combinação dos mesmos, as opções de tratamento atualmente disponíveis podem, se bem-sucedidas, apenas estender essa expectativa de vida para um máximo de 18 a 24 meses.
Há, no entanto, situações em que um resultado positivo pode ser alcançado. Isso se aplica especialmente quando o cão em questão é bastante jovem e com boa saúde geral e/ou quando a condição foi diagnosticada em um estágio inicial.
Você pode aprender mais sobre o linfoma canino, seus vários tipos e estágios, bem como possíveis opções de tratamento e prognósticos (chance de tratamento bem-sucedido, expectativa de vida) em última análise, seu veterinário será sua fonte de informação mais confiável e conselhos sobre a condição do seu amado animal de estimação.
O tratamento é uma opção viável?
Ser informado de que seu amado cão - que parecia muito bem para sua idade apenas alguns dias atrás - tem uma condição que pode arrebatá-lo de você em questão de semanas é sem dúvida uma das experiências mais dolorosas você terá que enfrentar – e tomar qualquer tipo de decisão sensata neste momento pode parecer impossível.
No entanto, para o bem do seu querido animal de estimação, é imperativo fazê-lo o mais rapidamente possível, porque quanto mais adiar a sua decisão, mais:
Além disso, a condição progredirá;
Menor a chance de sucesso do tratamento, e o
Cada vez mais seu amigo de quatro patas vai sofrer.
Quanto mais cedo você começar os cuidados paliativos para deixar seu cão confortável, se você escolher esta opção em vez de um tratamento agressivo
Se o tratamento é a opção certa para o seu animal de estimação depende de vários fatores, incluindo o do seu cão:
Idade e saúde geral. Naturalmente, quanto mais jovem e geralmente saudável for o seu animal de estimação, maior será a chance de sucesso do tratamento.
Potencial de qualidade de vida durante e após o tratamento. Os tratamentos de linfoma podem ser muito angustiantes, potencialmente dolorosos (ou seja, cirurgia) e certamente muito desconfortáveis para os cães, e se houver pouca ou nenhuma chance de sucesso, colocá-lo nessa experiência só aumentará seu já grande sofrimento.
Infelizmente, os tratamentos para o linfoma canino podem ser caros, portanto, infelizmente, seu orçamento também desempenhará um papel importante na sua decisão final.
Embora esta decisão seja sua – e somente sua, sem se sentir pressionado por ninguém para decidir de uma forma ou de outra –, é importante que você saiba exatamente com o que está lidando, por isso certifique-se de fazer muitas perguntas ao seu veterinário e faça com que ele explique exatamente onde você está, quais são suas opções, como o tratamento provavelmente afetará seu animal de estimação e se é provável que seja bem-sucedido, etc. Considere também obter uma segunda opinião de um veterinário recomendado que amigos / familiares use, pois isso lhe dará uma visão geral mais neutra.
Você pode então usar essas informações e a opinião profissional desses veterinários para decidir se deve tentar combater esta doença, escolher cuidados paliativos suaves, mas eficazes e alívio da dor para o melhor conforto pelo maior tempo possível ou se a eutanásia, logo, assim que você conseguir sua cabeça com tudo isso, seria a solução mais gentil – o que certamente seria o caso se o linfoma já atingiu seu estágio final e sua qualidade de vida se deteriorou a níveis inaceitáveis, comprometendo a vida.
Sintomas de linfoma canino em estágio final
A fase final de qualquer tipo de linfoma em cães é, sem dúvida, a fase em que seu pobre amigo peludo mais sofrerá. Os sinais e sintomas desta fase incluem, entre outros, mas na maioria das vezes estão ligados à dor, pois o câncer é doloroso, não importa o que qualquer veterinário diga. Nós, como especialistas treinados em cuidados paliativos, sabemos que isso é verdade tanto para os animais quanto para os humanos, mas os animais simplesmente não “demonstram dor” de uma forma que muitos humanos reconhecem e, portanto, é frequentemente negligenciada:
- Dificuldades respiratórias (que são frequentemente indicadas por respiração ofegante)
- olhos vidrados
- Inquietação e desconforto
- Falta de vontade ou incapacidade de se mover ou mesmo ficar em pé
- Incontinência ou incapacidade de alcançar as áreas habituais do “banheiro”
- Completa falta de apetite
- Desorientação e/ou incapacidade de reconhecer você/familiares
Mudanças comportamentais (ou seja, medo mesmo dentro de um ambiente familiar, desejo de se esconder, agressividade incomum quando abordado, etc.)
Se o seu amado companheiro está mostrando algum ou todos esses sinais, pode ser hora de permitir que ele faça um ajuste de medicação para dor pelo seu veterinário ou pode até ser hora de um final pacífico, sem dor e digno.
Despedidas pacíficas de animais de estimação
Se o seu cão foi diagnosticado com linfoma e você está enfrentando a decisão de acabar com o sofrimento dele, entre em contato com nossa equipe de veterinários de cuidados paliativos e eutanásia domiciliar totalmente qualificados e experientes:
Sendo nós mesmos amantes de cães, entendemos perfeitamente o quão angustiante e às vezes confuso um diagnóstico de linfoma canino pode ser para os “pais” amorosos de cães e, capazes de fornecer todas as informações úteis, conselhos e avaliação de qualidade de vida que você precisa para fazer o certo, ou a melhor decisão para o seu animal de estimação, também podemos ajudá-lo a ter o final sem estresse e sem dor que você gostaria que ele tivesse no ambiente confortável de sua própria casa e na presença do pessoas que ele/ela conhece e ama.
Referencia: