Para descobrir como essas aves diferem, vamos mergulhar nas diferenças entre uma cacatua e uma calopsita. Cacatua ou calopsita estão entre os melhores pássaros que um entusiasta de pássaros pode ter. Apesar de serem dois pássaros diferentes, eles possuem algumas semelhanças físicas, fazendo com que as pessoas os confundam com o mesmo.
As calopsitas estão entre as aves de estimação mais populares do mundo e são relativamente fáceis de reproduzir. Esses passarinhos adoráveis são frequentemente confundidos com cacatuas pela maioria das pessoas.
Se você se enquadra nessa categoria de pessoas, este artigo deve fazer você pensar duas vezes.
Há uma diferença entre cacatuas e calopsitas, sendo a mais fácil de detectar o seu tamanho. As calopsitas são menores e conhecidas como cacatuas miniatura.
Principais conclusões
Como você deve ter adivinhado, cacatuas e calopsitas estão todos sob a mesma classificação. Assim como os periquitos ingleses e americanos (periquitos).
Especificamente, são todas aves da família Cacatuidae, sendo as calopsitas as únicas aves do gênero Nymphicus. E 'tiels também são os menores da família que consiste em 21 aves .
Escolha uma cacatua se:
- Você quer um companheiro de penas altamente sociável e afetuoso
- Você quer um pássaro com excelentes habilidades de fala
- Você quer um pássaro grande
- Você quer um pássaro fácil de treinar
- Você quer um companheiro de longa data
- Você quer um pássaro inteligente que possa aprender truques complexos
Escolha uma calopsita se:
- Você quer um pássaro que não ocupe muito espaço
- Você quer um pássaro que seja um pouco mais silencioso do que outros papagaios
- Você quer cuidar de um pássaro fácil de alimentar
- Você quer um companheiro de penas colorido e doce
- Você quer um animal de estimação mais barato
- Você quer um animal de estimação calmo
Cacatua ou calopsita: uma visão geral rápida
A comparação de uma cacatua com uma calopsita revelará que ambas se enquadram na mesma classificação aviária – a família Cacatuidae.
Você pode reconhecer as cacatuas por seus bicos curvos e cristas proeminentes. Eles geralmente são brancos, pretos ou cinza. As cacatuas podem ter plumagem de cores vivas, mas geralmente estão na cauda, na crista e nas bochechas.
As vantagens de cuidar de uma cacatua:
- Cacatuas são carinhosas
- eles têm um alto nível de inteligência
- fornece grande companheiro e entretenimento
- fácil de aprender quando treinado
Os contras:
- comedores exigentes
- grita alto, especialmente quando entediado
- As calopsitas têm padrões de cores diferentes e uma crista mais fina que a das cacatuas. São pássaros pequenos com olhos escuros e caudas longas. Um pó cobre as penas de uma cacatua.
As vantagens de cuidar de uma calopsita:
- Calopsitas são fáceis de treinar
- não grita tão alto quanto outros pássaros falantes
- não é tão caro quanto outras aves de estimação
- pode viver por muito tempo
Os contras:
- sensível e propenso a problemas de saúde
- requer uma gaiola grande
- Este artigo irá comparar uma cacatua com uma calopsita e discutir suas características. No final deste post, você entenderá melhor essas aves para te ajudar a escolher qual delas terá como animal de estimação.
Cacatua ou calopsita: uma comparação de características
Existem centenas, senão milhares, de pássaros que um dono de animal de estimação pode cuidar, mas cacatuas e calopsitas estão entre as escolhas mais populares. A razão de sua popularidade é principalmente sua aparência. Mas, embora ambos os pássaros sejam ótimos animais de estimação, é essencial observar que eles têm personalidades, necessidades e requisitos de cuidados diferentes.
Cacatuas e calopsitas são animais de estimação fantásticos. Embora existam semelhanças em sua aparência, também existem diferenças visuais que separam uma cacatua de uma calopsita.
Tamanho
A diferença mais reconhecível entre cacatuas e calopsitas é o seu tamanho. De acordo com o Murdoch Research Repository , uma cacatua adulta mede cerca de 30 cm a 60 cm (12 polegadas a 24 polegadas).
Porém, vale ressaltar que esse tamanho pode variar, dependendo da idade e tipo de cacatua. Algumas cacatuas são pequenas, por isso são mais difíceis de diferenciar de uma calopsita. Por outro lado, alguns tipos de cacatuas são grandes e requerem um vasto espaço como animais de estimação.
As calopsitas são muito menores que as cacatuas. De acordo com especialistas em cuidados com aves , o tamanho médio de uma calopsita adulta é de 28 cm a 33 cm (11 polegadas a 13 polegadas). Considerando essa medida, uma calopsita tem apenas metade do tamanho de uma cacatua.
As calopsitas são pequenas, independente de sua espécie, o que as torna fáceis de cuidar. Embora eles também exijam um compartimento grande, eles ainda ocupam um espaço menor do que as cacatuas.
Uma calopsita é uma excelente escolha se você procura um companheiro de penas que não exija muito espaço em sua casa.
Personalidade
As cacatuas são mais sociais e afetuosas do que as calopsitas. Confiam facilmente em seus cuidadores, formando vínculos sólidos e exigindo atenção.
A natureza social de uma cacatua faz com que ela exija muito tempo fazendo atividades fora de seu recinto. Os exercícios são essenciais para mantê-lo ocupado, e muitas vezes ele vai querer realizá-los com seu cuidador. Mas o bom das cacatuas é que elas toleram ficar sozinhas ocasionalmente, apesar de exigirem atenção.
Ao comparar uma cacatua com uma calopsita, você também notará que as cacatuas são notoriamente barulhentas. Eles gritam constantemente quando estão entediados ou tentando chamar sua atenção. Felizmente, você pode corrigir esse comportamento por meio de treinamento.
Por outro lado, as calopsitas são muito mais calmas do que as cacatuas. Enquanto eles prosperam bem interagindo com seus cuidadores, as calopsitas se saem melhor quando emparelhadas com um companheiro. Por isso, ter um par de calopsitas é ideal quando se planeja tê-las como animais de estimação.
Semelhante às cacatuas, essas aves precisam de tempo fora de seu recinto. Se você não tem muito tempo para ficar com seu animal de estimação, pode conseguir outra calopsita para atender às suas necessidades sociais. Um casal de calopsitas vai brincar, se arrumar e comer junto, para que fiquem ocupados sem a sua presença.
Se você pode dedicar muito tempo cuidando de seu companheiro de penas, uma cacatua é um ótimo animal de estimação devido à sua personalidade doce.
Aparência
Ao comparar as cores de uma cacatua ou uma calopsita, fica evidente que a primeira geralmente é de cor lisa. Como mencionado, as cacatuas podem ter penas brilhantes em suas bochechas, cauda, asas ou crista. No entanto, suas penas de cores sólidas sempre serão mais dominantes do que as brilhantes.
Enquanto isso, as calopsitas são mais coloridas e possuem penas mais brilhantes. As calopsitas geralmente têm corpos cinzas, bochechas laranjas a vermelhas e cabeças amarelas na natureza. No entanto, essas aves sofrem mutações em cativeiro, fazendo com que suas cores mudem.
Além da cor, os bicos e as caudas dessas aves também diferem. As calopsitas têm bicos menores e caudas mais longas do que as cacatuas.
Cacatuas e calopsitas também podem produzir um pó refinado e escamoso cobrindo sua plumagem. Esse pó é chamado de caspa, uma forma de isolamento que protege essas aves contra danos causados pela água e perda de calor.
Além disso, uma calopsita é uma escolha fantástica para um animal de estimação se você quer um companheiro colorido e divertido.
Discurso
Outra coisa que os donos de animais de estimação procuram ao comparar uma cacatua com uma calopsita são suas habilidades de fala e vocalização.
Uma das razões pelas quais os entusiastas de pássaros escolhem cacatuas como animais de estimação é devido à sua capacidade de imitar a fala e os sons humanos. Com treinamento consistente e paciência, sua cacatua aprenderá e falará palavras usando sua voz doce e suave.
No entanto, as habilidades de fala de uma cacatua dependem de seu tipo e de quanto você a treina. Mas mesmo sem treinamento, as cacatuas aprenderão a falar ouvindo TV, rádio ou outras pessoas conversando.
Se você está treinando uma cacatua, vale a pena notar que inicialmente ela irá balbuciar ou gritar ao tentar imitar a fala. A longo prazo, os sons que ele faz serão mais compreensíveis.
De acordo com Jack W. Bradbury , algumas espécies de cacatuas são espertas o suficiente para associar palavras a significados, permitindo-lhes responder genuinamente a perguntas específicas.
Da mesma forma, as calopsitas são capazes de falar. Embora não falem tão bem quanto as cacatuas, as calopsitas aprendem palavras e frases por meio de treinamento ou ouvindo constantemente certas palavras. Calopsitas machos também são melhores em imitar palavras do que as fêmeas.
Para treinar uma calopsita a falar, o ideal é permitir que ela domine uma palavra ou frase antes de passar para outra. Repita as palavras que você está ensinando seu companheiro de penas a falar e passe para outra.
Se você quer um pássaro de estimação que fale bem, uma cacatua é melhor do que uma calopsita.
Inteligência
Cacatuas e calopsitas são pássaros inteligentes. Você pode ensiná-los a falar certas palavras e elogios e treinar seu comportamento. Mas se você tiver que distinguir qual é mais inteligente, uma cacatua ou uma calopsita, a cacatua é a vencedora.
Além de aprender palavras humanas, as cacatuas também podem aprender a realizar truques e tarefas complicadas. Alguns cuidadores de cacatuas conseguiram até mesmo ensinar seus pássaros a usar ferramentas simples.
Cacatuas também são inteligentes. Você pode ensiná-los a contar. No entanto, a habilidade das cacatuas é limitada a tarefas e truques simples.
Além disso, uma cacatua é a melhor escolha se você estiver procurando por um brilhante companheiro de penas.
Dieta
A dieta de uma cacatua ou calopsita é principalmente diferente.
Cacatuas domesticadas geralmente comem pellets especialmente formulados. Você também pode ocasionalmente alimentá-los com o seguinte:
- frutas
- vegetais
- brotos
Na natureza, as cacatuas gostam de comer sementes. Por isso, o ideal é incluir sementes na dieta da sua cacatua.
No entanto, cacatuas domesticadas não podem comer muitas sementes. A maioria das sementes comerciais que você pode comprar em lojas de animais são ricas em gordura, então elas podem causar desequilíbrio nutricional em seu companheiro de penas.
Enquanto isso, as calopsitas são pequenas aves que não requerem tanta comida quanto as cacatuas.
Eles vão prosperar em:
- frutas
- vegetais
- sementes de grama
- bagas
- folhas verdes
- Além disso, essas aves não precisam de muitos pellets, pois são herbívoros.
Uma calopsita é indicada para você se você quer um animal de estimação que não tenha uma dieta complexa.
Espécies populares como animais de estimação
Olhe para uma cacatua ou calopsita cientificamente. Você descobrirá que as cacatuas têm mais espécies do que as últimas. As calopsitas são monotípicas, portanto, embora as calopsitas domesticadas variem em cores, elas pertencem a uma única espécie.
Por outro lado, uma cacatua tem 21 espécies. No entanto, as espécies mais populares mantidas como animais de estimação são:
- Cockatoo Umbrella – conhecido por seu tamanho grande, plumagem branca e crista dominante. Uma das cacatuas mais doces e pacientes que um entusiasta de aves pode ter.
- Cacatua das Molucas – também conhecida como cacatua-de-crista-salmão devido à sua crista branca, laranja e vermelha. Ao contrário da maioria das cacatuas ativas e curiosas, as Molucas são aves tímidas, cautelosas e solitárias.
- Cacatua-de-crista-amarela – esta espécie de cacatua é quase a mesma que a cacatua-guarda-chuva, se não fosse por uma crista amarelo-enxofre e penas amarelas sob suas asas. Os entusiastas de pássaros comparam a inteligência dessa ave com a de uma criança de 1 a 2 anos. As cacatuas-de-crista-amarela podem aprender rapidamente palavras e frases.
- Cacatua-de-crista-amarela-menor – semelhante à cacatua-de-crista-amarela, mas menor em tamanho, daí o nome.
Se você quiser várias opções na hora de escolher um companheiro de penas, uma cacatua é melhor que uma calopsita.
Vida útil
De acordo com uma treinadora profissional e autora, Risa Teitler , uma cacatua pode viver até 50 anos. Mas essas aves podem viver ainda mais em cativeiro. A razão é que eles têm um suprimento constante de comida fornecida por seus cuidadores e não têm predadores para prejudicá-los.
Por outro lado, as calopsitas vivem uma vida útil mais curta. Segundo especialistas , as calopsitas têm uma expectativa de vida que varia de 15 a 25 anos.
Uma cacatua é uma excelente escolha para os entusiastas de aves que procuram companhia para toda a vida.
Preço
Cacatuas são listadas como uma espécie em extinção. Você pode comprá-los legalmente de um criador, mas as cacatuas domesticadas não se reproduzem bem em cativeiro. Por esse motivo, eles são difíceis de encontrar e comprar.
Uma cacatua ou calopsita, esta última é mais barata.
Calopsitas se reproduzem rapidamente, seja na natureza ou em cativeiro. Então, existem inúmeras calopsitas disponíveis no mercado, o que é mais do que a demanda por elas. Essa relação de oferta e demanda faz com que o preço da calopsita seja baixo.
Uma cacatua pode custar de $ 3.000 a $ 25.000, dependendo da espécie. Talvez outra razão pela qual eles são menos populares como pássaros de estimação, pois podem custar uma fortuna. Além disso, suas gaiolas também precisam ser maiores .
Por outro lado, as calopsitas custam um preço mais econômico de $ 80 a $ 250 em comparação com as cacatuas. Suas gaiolas são menores e mais acessíveis também .
Mais sobre cacatua ou calopsita
Cacatuas e calopsitas estão relacionadas, pois ambas pertencem a centenas de espécies de papagaios. No entanto, esse fato não significa que todas as suas características sejam semelhantes. Uma cacatua pode ter um atributo que uma calopsita não tem e vice-versa.
- Olhos – algumas calopsitas têm olhos vermelhos, com o rosto apresentando uma tonalidade amarela. Um exemplo dessa ave é a calopsita lutino. Segundo Dale Thompson , diretor do Aviculture Institute Canyon Country, um lutino é uma forma de mutação de calopsita. Calopsitas com síndrome de lutino carecem de melanina, tornando suas penas brancas e seus olhos vermelhos.
- Ao contrário das calopsitas, as cacatuas têm apenas duas cores de olhos. Os homens têm olhos vermelhos, enquanto as mulheres têm olhos castanhos.
- Footedness - semelhante a como os humanos escolhem sua mão dominante, as cacatuas também selecionam seu pé dominante. A maioria das cacatuas é canhota. Eles usam o pé esquerdo para segurar seus brinquedos ou se agarrar melhor em poleiros.
Qual é mais fácil de cuidar, uma calopsita ou uma cacatua?
Para identificar qual ave é mais fácil de cuidar, é fundamental comparar os cuidados de uma cacatua com uma calopsita.
Requisitos de gaiola
As aves geralmente requerem grandes recintos, então você deve esperar que essas aves consumam espaço.
Cacatuas adoram se movimentar. Por esse motivo, você deve fornecer uma gaiola que meça o maior possível. De acordo com The Cockatoos: A Complete Guide To The 21 Species , esta gaiola não deve ter menos de 7 metros (23 ') de comprimento, 4 metros (13 ') e 2,5 metros (8') de largura.
Colocar uma cacatua em um espaço confinado pode deixá-la entediada, estressada e até adoecer.
Além disso, uma calopsita é menor que uma cacatua, por isso não requer tanto espaço. No entanto, você ainda precisa fornecer uma gaiola que seja suficiente para acomodar brinquedos pendurados, poleiros e tigelas de comida e água. A ave ainda deve ter amplo espaço para voar ao redor de seu recinto.
Requisitos de atividade
Entre uma cacatua ou calopsita, esta última requer menos tempo de atividade dentro e fora de sua gaiola. Uma cacatua precisa de pelo menos 3 horas de brincadeira com você enquanto vagueia livremente fora de seu recinto.
Atividades e exercícios são cruciais para que essas aves as mantenham felizes e saudáveis.
Deixar de dar tempo de atividade suficiente à sua cacatua de estimação fará com que ela fique entediada, o que leva a gritos constantes.
Fornecer atividades à sua cacatua inclui um tempo regular de vínculo individual e deixá-los brincar com brinquedos.
Por outro lado, uma calopsita se dá bem mesmo sem uma sessão regular de vínculo com seu cuidador. Se você pretende manter uma calopsita dentro de sua gaiola o tempo todo, você pode fornecer a ela uma calopsita de companhia ou vários brinquedos e opções de atividades. Ainda assim, é sempre melhor dar liberdade ao seu companheiro emplumado, permitindo que ele voe pela sua casa.
Cuidados Físicos e Higiene
As aves geralmente produzem óleos para cobrir e proteger sua plumagem. Mas, como mencionado, se você comparar uma cacatua com uma calopsita, verá que ambas as aves produzem pó de penas.
Por esse motivo, você deve banhar e escovar regularmente essas aves para evitar que a caspa acumule suas penas. Seria melhor se você também borrifasse esses pássaros todos os dias.
Além dos banhos regulares, cacatuas e calopsitas precisam de corte de unhas e bico de vez em quando. Eles cortam suas unhas e bicos na natureza usando superfícies duras como cascas de árvores e sementes. Mas como eles não têm acesso a esses materiais em cativeiro, é preciso um tosador profissional para evitar que seus bicos e unhas cresçam demais.
Doenças comuns
As cacatuas não são aves excessivamente sensíveis. Por esse motivo, seus problemas de saúde comuns geralmente têm origem no estresse. A exposição ao estresse pode causar problemas comportamentais em uma cacatua, como arrancar suas penas ou automutilação.
Deixar de cuidar desses problemas comportamentais desde o início pode levar a infecções de pele e outros problemas de saúde mais graves. Por exemplo, sua cacatua pode desenvolver a doença do bico e das penas. Esta infecção viral causa perda de penas, perda de peso, pneumonia, diarréia e morte. As cacatuas também podem desenvolver tumores gordurosos devido à má alimentação e nutrição.
Cacatua ou calopsita, uma calopsita é mais sensível e por isso desenvolve mais problemas de saúde do que uma cacatua. Por exemplo, alimentar sua calopsita com mais sementes do que frutas e verduras pode resultar em tumores gordurosos e deficiências nutricionais. Além desses problemas de saúde, uma calopsita também pode sofrer do seguinte:
- Doença hepática gordurosa – calopsitas superalimentadas são mais suscetíveis a esta doença. Mas mesmo que seu companheiro emplumado tenha uma dieta saudável, a exposição a pesticidas tóxicos e soluções de limpeza doméstica pode resultar em doença hepática gordurosa. Um veterinário deve verificar imediatamente se você notar coloração anormal da plumagem, crescimento lento do bico e manchas pretas anormais em sua calopsita.
- Problemas respiratórios – se você é fumante e sua calopsita continua inalando fumaça passiva, há uma grande chance de desenvolver problemas respiratórios. A exposição a sprays de aerossol, velas perfumadas e óleos essenciais também pode afetar a respiração do seu pássaro.
- Os sintomas de problemas respiratórios em calopsitas incluem respiração ofegante, espirros e tosse. Esses sintomas podem se tornar graves se não forem tratados logo no início, fazendo com que seu companheiro emplumado desenvolva pneumonia.
- Giardia – Giardia é um protozoário que infecta o trato intestinal de sua calopsita e vive dentro dele. As calopsitas geralmente pegam essa infecção pela água que bebem. Por isso, é fundamental manter o bebedouro e a água potável sempre limpos.
- Giardia causa coceira extrema e diarreia em calopsitas. Se você notar sua calopsita mexendo sob as asas de forma agressiva, é provável que ela tenha giárdia e precise de cuidados médicos imediatos.
Uma cacatua e uma calopsita podem ser mantidas juntas?
Manter uma cacatua e uma calopsita juntas não é a melhor das ideias na minha opinião.
Sim, eles podem ficar juntos desde que a cacatua não seja agressiva com o pássaro menor.
Mas as cacatuas podem ser territoriais, o que significa que, mais cedo ou mais tarde, podem machucar a calopsita ou até mesmo matar a outra ave.
Qual é mais fácil de cuidar?
Então, o que é mais fácil de cuidar entre uma cacatua e uma calopsita? A resposta seria a última, pois não requer muita atenção. Ele prosperaria sozinho se você fornecesse brinquedos e exercícios. Também é ideal substituir ocasionalmente os brinquedos de uma calopsita para evitar que ela fique entediada.
As calopsitas são muito afetuosas com seus cuidadores, às vezes quase obcecadas. Então, uma calopsita seria um animal de estimação fantástico. Se você quiser um pássaro, pode sair de casa enquanto faz suas tarefas fora de casa.
É verdade que uma calopsita é sensível e propensa a problemas de saúde. Mas fornecer-lhes um ambiente limpo e alimentos nutritivos permitirá que você evite problemas de saúde.
Referencia: