Macacos são animais adoráveis. Eles também são inteligentes e têm suas próprias características únicas. Atualmente, existem mais de 260 espécies de macacos, divididas em dois tipos: macacos do Velho Mundo e macacos do Novo Mundo.
Os macacos são animais arbóreos conhecidos por seu alto nível de inteligência, pois pertencem à ordem dos primatas. Embora sejam principalmente arborícolas, alguns vivem em terras nas savanas e regiões montanhosas, sendo o babuíno um exemplo primário. Os macacos do Velho Mundo e do Novo Mundo são distinguidos principalmente com base em suas características físicas, particularmente a estrutura do nariz.
Esses doces mamíferos vivem em quase todas as partes do mundo, mas quão diferentes são cada uma dessas espécies? Acompanhe para saber mais sobre as 10 espécies de raças de macacos que você deve conhecer!
Classificação Científica
- Reino: Animalia
- Filo: Chordata
- Aula: Mamíferos
- Ordem: Primatas
1. O mico-leão-dourado
O mico-leão-dourado é uma espécie ameaçada de macaco do Novo Mundo que vive no Brasil.
O primeiro macaco desta lista é o mico-leão- dourado . Como o próprio nome sugere, os micos-leões-dourados têm pelagem laranja-avermelhada brilhante. Eles são fáceis de identificar com seu pelo vermelho ardente. Os micos-leões-dourados também têm uma juba distinta com cabelos muito longos ao redor do rosto e nas orelhas. Eles têm cerca de 10,3 polegadas de comprimento e pesam 1,37 libras. Os micos-leões-dourados são pequenos macacos do Novo Mundo pertencentes à família Callitrichidae.
Esses pequenos animais são uma espécie em extinção nativa das florestas costeiras atlânticas do Brasil. É provável que existam apenas 3.200 micos-leões-dourados selvagens na natureza e 490 em cativeiro.
2. O Macaco Dourado de Nariz Arrebitado
Macacos de nariz arrebitado dourado podem sobreviver a elevações de até 11.200 pés.
Em seguida, temos o macaco de nariz arrebitado dourado, um macaco do Velho Mundo nativo das florestas montanhosas do centro e sudoeste da China . Esses macacos podem sobreviver a altitudes de até 11.200 pés . Eles são uma espécie em extinção e fáceis de distinguir de outros macacos. Macacos de nariz arrebitado dourados têm uma aparência única.
O cabelo em seus corpos difere em cor e comprimento. Por exemplo, eles têm pelos dourados nas costas e na área da capa, mas cabelos castanhos profundos nos braços, na parte externa das coxas e da coroa até a nuca. Macacos de nariz arrebitado dourados vivem em grupos sociais complexos. Por exemplo, alguns macacos de nariz arrebitado vivem em grupos de 5 a 10, enquanto outros vivem em bandos de cerca de 600.
Revisão do seguro para animais de estimação da ManyPets: prós, contras e cobertura
3. O Mandril
Os macacos mandris são conhecidos por seus narizes vermelhos brilhantes e a faixa vermelha descendo pelo meio do rosto.
Uma das espécies de macacos mais fáceis de distinguir é o mandril . Eles são grandes macacos do Velho Mundo encontrados no centro-oeste da África. Os mandris são uma das espécies de macacos mais coloridas do mundo. Eles têm cabeças grandes e corpos de estoque. Os mandris machos são maiores que as fêmeas. Os mandris têm principalmente cabelos castanhos; no entanto, suas barbas são amarelo-alaranjadas e esparsas.
Os mandris também têm bigodes brancos rígidos em volta dos lábios, como um bigode. Esses grandes macacos são especialmente conhecidos por seus narizes vermelhos brilhantes e a faixa vermelha descendo pelo meio do rosto. Embora os mandris femininos também sejam coloridos, seus cabelos não são tão brilhantes.
Esses primatas selvagens também vivem em enormes hordas. Especialistas observaram supergrupos de até 845 mandris. Atualmente, o mandril está listado como vulnerável, mas a população total é desconhecida.
4. O Macaco Aranha Marrom
Um macaco-aranha marrom olha para longe perto da praia em Guanacaste, Costa Rica.
Os macacos-aranha marrons têm membros longos e finos e caudas preênseis que se movem como um quinto membro.
Os macacos-aranha marrons estão criticamente ameaçados. Eles pertencem à família Atelidae e são um tipo de macaco do Novo Mundo . Esses macacos são nativos das florestas do norte da Colômbia e noroeste da Venezuela. Os macacos-aranha marrons têm membros longos e finos e caudas preênseis que se movem como um quinto membro. A ponta da cauda é muito flexível. Macacos-aranha marrons adultos pesam entre 17 e 20 libras.
O comprimento médio de seus corpos é de 20 polegadas de comprimento. Os macacos-aranha marrons também têm grandes olhos castanhos, mas, embora incomuns, alguns têm olhos azuis. Esses macacos flexíveis e escaladores passam a maior parte do tempo no alto das árvores, descendo apenas para buscar água e comer terra. Mais de 75% da dieta de uma aranha marrom é composta por frutas ricas em lipídios.
5. O Sagui Imperador
O mico-imperador é um macaco do Novo Mundo do tamanho de um esquilo.
O mico-imperador tem uma aparência única. Este pequeno macaco vive no norte do Brasil , leste do Peru, norte da Bolívia e sudoeste da Bacia Amazônica. Os micos-imperadores têm longos bigodes brancos e minúsculos pelos brancos no queixo. Acredita-se que os micos-imperadores foram nomeados porque se assemelham ao imperador alemão Guilherme II. Raramente os micos-imperadores crescem 10 polegadas de comprimento.
O macaco mico-imperador médio pesa 18 onças. Os micos-imperadores têm barrigas coloridas com pelos vermelhos, brancos e laranja. Os micos-imperadores são amigáveis e brincalhões na natureza. Em cativeiro, eles são sociais com os humanos e formam laços. Eles também se comunicam com longas vocalizações, que às vezes os humanos podem ouvir a cerca de 130 metros de distância.
6. O macaco esquilo da América Central
Um macaco-esquilo-de-dorso-vermelho no Parque Nacional Manuel Antonio, Quepos, Costa Rica
Especialistas estimam que existam apenas cerca de 5.000 macacos-de-cheiro da América Central na natureza
O macaco-esquilo da América Central é um macaco-esquilo, também conhecido como macaco-esquilo-de-dorso-vermelho. Eles são encontrados em toda a costa do Pacífico da Costa Rica e do Panamá. macacos-esquilo da América Centraltêm um alcance curto. Eles estão listados como ameaçados de extinção. Especialistas estimam que existam apenas cerca de 5.000 macacos-de-cheiro da América Central na natureza, mas o número exato é desconhecido.
Na década de 1970, porém, ainda havia 200.000 na natureza. Os macacos-de-cheiro da América Central têm o dorso alaranjado e a parte inferior branca. Seus rostos são brancos com bordas pretas enfatizando seus olhos. A maioria dos adultos pesa cerca de 21 libras e 34 onças e tem 10,5 a 11,5 polegadas de comprimento, sem incluir suas caudas. Os macacos-de-cheiro da América Central passam muito tempo nas árvores e usam as quatro patas para se mover. Eles vivem em grupos de 20 a 75 macacos.
7. O macaco-narigudo
Os macacos-narigudos usam seus narizes grandes para atrair parceiros.
O macaco-narigudo é um macaco do Velho Mundo com uma aparência única. É mais conhecido por seu longo nariz marrom-avermelhado e longa cauda. Eles são uma das maiores espécies de macacos nativos da Ásia, especificamente de Bornéu, a terceira maior ilha do mundo. Macacos de probóscide machospesam entre 35 a 50 libras. As fêmeas são muito menores, raramente pesando mais de 11 quilos. Os macacos-narigudos vivem em grupos com apenas um macho adulto. No entanto, alguns macacos-narigudo são solitários.
Grupos separados se reúnem para dormir à noite em um local de dormir. Os macacos-narigudos se comunicam principalmente por meio de vocalizações. Os machos têm especificamente uma buzina especial que usam em bebês para tranqüilizá-los. Esses grandes macacos comem principalmente frutas e plantas, mas às vezes consomem insetos.
Especialistas estimam que comem cerca de 55 espécies de plantas. Infelizmente, devido à perda de habitat, eles estão listados como ameaçados de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN.
8. O sagüi prateado
Os sagüis prateados têm garras nos dedos em vez de unhas, o que os ajuda a agarrar a casca das árvores que sobem.
O sagüi prateado é um macaco do Novo Mundo listado na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN como a menor preocupação. Eles são nativos da Floresta Amazônica oriental no Brasil. Os sagüis prateados têm cabelos branco-prateados, exceto por suas caudas escuras. Eles também não têm pelos nas orelhas, que normalmente são rosa claro.
Esses pequenos animais geralmente medem entre 7,1 a 11 polegadas de comprimento. Eles também pesam cerca de 11 a 14 onças. Os sagüis prateados vivem em pequenos grupos e passam a maior parte de seus dias subindo em árvores com suas garras e descansando em ocos de árvores. Enquanto os sagüis prateados podem comer frutas e plantas, a maior parte de sua dieta consiste em seiva de árvore.
9. O Macaco da Folha Escura
Macaco de folha escura (também chamado de langur de óculos) em uma árvore em Malaca, Malásia.
O macaco-da-folha-escuro é um primata ameaçado de extinção da família dos Cercopithecidae. Você pode encontrar este macaco adorável em toda a Península da Malásia , Mianmar, Tailândia e, às vezes, em Cingapura. Embora os macacos de folhas escuras não sejam nativos de Cingapura, eles são nadadores poderosos, levando os especialistas a acreditar que alguns nadaram até o país. Curiosamente, não há dois macacos de folhas escuras exatamente iguais.
Eles variam em coloração. Alguns macacos de folhas escuras são marrons, cinzas ou pretos. No entanto, todos os bebês macacos de folhas escuras nascem com pelagem laranja brilhante. Embora sejam necessárias mais pesquisas, acredita-se que a espécie seja sexualmente dimórfica, já que os machos são cerca de 12% maiores que as fêmeas.
10. O Babuíno Chacma
O babuíno chacma tem um corpo longo, variando de 20 a 45 polegadas de comprimento.
Embora existam mais de 200 espécies de macacos, o babuíno chacma é a última espécie de macaco em nossa lista. É um grande babuíno da família dos macacos do Velho Mundo e um dos maiores do mundo. O babuíno chacma tem um corpo longo, variando de 20 a 45 polegadas de comprimento. Sua cauda é quase tão longa, com o comprimento médio medindo entre 18 e 33 polegadas.
Os babuínos de Chacma também são pesados, mas os machos pesam cerca de 2,2 quilos a mais do que as fêmeas. Esses grandes babuínos são onívoros e alimentadores oportunistas, consumindo principalmente plantas e insetos. Os babuínos de Chacma também têm muitos predadores, mas seu principal predador é o leopardo.
Lista de tipos comuns de espécies de macaco
Existem cerca de 24 gêneros e 138 espécies de macacos do Velho Mundo, enquanto os macacos do Novo Mundo possuem 19 gêneros e 100 espécies categorizadas em quatro famílias. Os macacos do Velho Mundo são chamados assim porque habitam o Velho Mundo, compreendendo os continentes da Europa, África e Ásia. As espécies do Novo Mundo são as nativas da América do Norte e do Sul.
- Babuíno Chacma
- sagui comum
- Macaco Esquilo Comum
- Tamarin de algodão
- macaco caranguejeiro
- Macaco De Brazza
- Furar
- Macaco Folha Escura
- Macaco da Rocha Formosana
- Macaco de Folha de François
- Gelada
- Vervet
- mandril
- gibão
- macaco dourado
- Macaco do pântano de Allen
- Uivador Negro
- mico-leão-preto
- Macaco preto de nariz arrebitado
- Colobus em preto e branco
- Macaco-aranha de mãos negras
- macaco azul
- sagui-de-manto-pardo
- Macaco com crista Celebes
- Macaco Esquilo da América Central
- Macaco de nariz arrebitado dourado
- macaco verde
- Grivet
- Guénon
- Babuíno da Guiné
- Kipunji
- Manto Guereza
- uivador encapuzado
- Langur Cinzento das Planícies do Norte
- babuíno verde-oliva
- Macaco Probóscide
- sagui pigmeu
- Macaco-aranha-de-cara-vermelha
- Douc de perna vermelha
- rhesus macacocaque
- Silvery Lutung
- Fuligem Mangabey
- Macaco-de-cauda-de-porco-do-sul
- Macaco-de-cauda-tronca
- Capuchinho tufado
- uivador vermelho venezuelano
- Saki de rosto branco
- babuíno amarelo
- Macaco Lanudo de Cauda Amarela
Quanto tempo um macaco vivem
Na natureza, os macacos vivem em média entre 10 e 50 anos, enquanto em cativeiro sua expectativa de vida pode ser maior. Bueno, um macaco-aranha preto que faleceu em 2005, viveu até os
O que eles comem
Sua dieta é composta principalmente de nozes, sementes, frutas como bananas, raízes e grama. Alguns macacos são onívoros, pois também comem lagartos, aranhas e insetos
Traços Comportamentais
Esses primatas expressam suas emoções e necessidades por meio de vários sons, como clicar, tagarelar e gritar em tom alto.
Outra característica é que eles exibem um forte sentimento de companheirismo. Eles ajudam seus companheiros garantindo proteção, compartilhando comida e cuidando dos filhotes de outros macacos.
Freqüentemente, eles se entregam a cuidar uns dos outros, tirando detritos e pelos do corpo de seus companheiros.
Adaptação
As caudas longas e preênseis os ajudam a se pendurar com facilidade em galhos, bem como a segurar objetos com firmeza.
Seus molares afiados os ajudam a mastigar folhas com facilidade.
A pele ao redor das áreas genitais das fêmeas fica inchada, ficando vermelha ou rosa brilhante durante as mudanças hormonais para indicar aos machos que estão prontos para o acasalamento.
A maioria dos macacos do Velho Mundo possui bolsas nas bochechas que os ajudam a armazenar alimentos que podem comer mais tarde.
Eles têm receptores olfativos proeminentes, o que torna sua capacidade de cheiro mais forte, ajudando-os a sentir uma ameaça com facilidade,
Reprodução e acasalamento
Eles amadurecem aos 4 ou 5 anos de idade, com apenas alguns deles acasalando na primeira metade de suas vidas. Certas espécies são conhecidas por se lavarem com urina para parecerem atraentes para as fêmeas. Os bebês nascem após 160 dias após o acasalamento, e a mãe compartilha um vínculo instantâneo com seu filhote. O ciclo de vida de um macaco é semelhante ao dos humanos, pois começa com a gestação, passando pela infância e, finalmente, pela idade adulta.
Como são os filhotes de macacos
Os filhotes de macacos têm pelagem preta ao nascer, cuja cor muda em três meses, embora isso possa variar de uma espécie para outra.
Conservação
Alguns deles estão em perigo, ou mesmo em risco de extinção, com algumas espécies tendo uma população de apenas 1.000 na natureza. O Tana River Red Colobus e o Tonkin Snub-Nosed pertencem à lista dos 25 primatas mais ameaçados. O Gibão-de-crista-preta de Hainan está criticamente ameaçado, pois restam apenas cerca de 20 deles. Os esforços de conservação para controlar sua população incluem a proteção de árvores em seu habitat, bem como aumentar a conscientização entre as pessoas.
1. Como é chamado um grupo de macacos?
No roop, cartload, barril, carload, tribo
2. Como é chamado um bebê macaco?
filhote de macacho
3. Qual é o chamado de um macaco?
Eles tagarelam, gritam, gritam e tagarelam
4. Macacos sabem nadar?
Algumas espécies, como os macacos-narigudos, macacos e macacos-das-neves, possuem a habilidade de nadar.
5. De onde vêm os macacos?
Tem sido um tema de debate, com a crença comum de que eles pertenciam à África de acordo com evidências fósseis encontradas no Egito. Estudos recentes, no entanto, sugerem a Ásia como seu local de origem. O Proconsul é o primeiro gênero de macaco a existir no mundo.
Fatos interessantes
Todos eles são hábeis em usar as mãos de forma eficiente, assim como os humanos, com o macaco-prego barbudo provavelmente sendo melhor do que o resto. Portanto, esses macacos foram treinados para ajudar pessoas com deficiência na execução de tarefas, como virar páginas de livros e operar interruptores.
Os macacos são o nono dos doze zodíacos chineses.
Eles têm um significado especial em várias religiões como o jainismo, o budismo e o hinduísmo. Na cultura hindu, as pessoas os adoram como uma divindade.
O extinto gênero Proconsul foi o primeiro macaco a existir no mundo.
Albert II foi o primeiro macaco a viajar para o espaço no foguete V-2 lançado em 14 de junho de 1949 pelos Estados Unidos.
Várias obras literárias como Curious George, Babiole, Nkima e Hanuma incluíram o macaco como um dos principais protagonistas.
Sua característica típica de roubar comida humana causou agonia entre os moradores de Chachoengsao, província da Tailândia, em 2013. Eles saquearam casas de pessoas, levando açúcar, óleo de cozinha e até remédios.
Fotos de macacos
Referencia: