Quantos dedos tem um gato? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Quantos dedos tem um gato?

Os gatos têm patas incríveis. Eles os usam para várias atividades, desde sentir vibrações até espalhar feromônios. A maioria tem 18 dedos - 10 na frente e oito atrás. O quinto dedo da frente está posicionado um pouco mais longe, onde você esperaria encontrar um polegar felino se os gatinhos tivessem essas coisas. A maioria dos gatos tem quatro dedos em cada pata traseira. 

Cada dedo do pé felino tem uma garra embutida que é o último osso do dedo do seu gato. Mas os dedos dos pés são apenas uma parte das patas felinas, e suas patas desempenham um papel enorme em como os gatos interagem e entendem o mundo. Continue lendo para obter mais informações sobre gatos e suas patas.

Anatomia básica da pata do gato

Além dos dedos dos pés, os gatos têm almofadas de borracha na parte inferior das patas que fornecem amortecimento e proteção contra os elementos. Eles ainda têm almofadas especiais que fornecem tração extra. 

Cada dedo tem uma garra feita de queratina que os gatos usam quando caçam e escalam. O dedo do pé em forma de polegar é chamado de garra de orvalho. É particularmente útil quando os gatos estão escalando. As patas dos gatos são cheias de nervos e vasos sanguíneos e são ótimas para captar pequenas vibrações.

Como os gatos usam suas patas?

As patas dos gatos permitem que eles se movam furtivamente pelo ambiente e lhes dão uma vantagem quando se trata de velocidade. E suas articulações, membros e patas são otimizados para amortecê-los ao pular de alturas. As patas felinas também apresentam glândulas sudoríparas que ajudam os gatos a se refrescar quando as temperaturas sobem. Eles também têm glândulas sudoríparas no queixo e ao redor dos lábios!

Os gatinhos têm glândulas odoríferas nas patas que lhes permitem deixar para trás feromônios cheios de informações que outros gatos podem interpretar com uma rápida cheirada. Os feromônios comunicam informações sobre sua saúde e status reprodutivo. Grande parte da comunicação entre os gatos ocorre por meio da troca desses marcadores químicos. 

Os gatos costumam arranhar, não só porque proporciona um alongamento maravilhoso, mas também porque deixa para trás feromônios.

Todos os gatos têm 18 dedos?

Não. Os gatos com polidactilia têm mais dedos do que os gatos normais. É uma mutação genética que ocorre com mais frequência em algumas partes do mundo do que em outras, principalmente no leste da América do Norte. As patas dianteiras dos gatos são as mais impactadas e é raro ver dígitos extras nas quatro patas. Mas a característica genética permite o desenvolvimento de cinco a nove dedos em cada pata.

Embora não sejam raros ou valiosos, os gatos polidáctilos são bastante famosos graças à sua associação com o autor ganhador do Prêmio Nobel Earnest Hemmingway. O capitão de um navio deu a Hemingway um gato com vários dedos. Cerca de 50 descendentes do gato polidáctilo original do autor vivem no terreno da Hemingway Home and Museum em Key West.

A característica não está ligada a nenhuma raça específica, mas é predominante em gatos Maine Coon. Não há conexão entre polidactilia e cor da pelagem ou personalidade. Ter dedos extras não afeta negativamente a saúde dos gatos; a maioria dos gatos polidáctilos são completamente saudáveis. E eles podem até ter uma vantagem quando se trata de escalar!

Com que frequência devo aparar as unhas do meu gato?

Os gatos precisam ter suas garras cortadas a cada 10 a 14 dias para evitar o desenvolvimento de unhas encravadas dolorosas. As garras dos gatos internos geralmente requerem atenção mais frequente do que os animais de estimação externos. Certifique-se de usar tesouras projetadas para gatos.

Simplesmente segure seu gato no colo e pressione um dedo para estender a unha e prender. Fique longe do rápido rosa para evitar machucar seu amigo. Alguns gatos ficam mais calmos durante todo o processo quando aconchegados suavemente em uma toalha.

Tudo bem se o seu gato só permitir que você corte algumas unhas de uma só vez. Se você não conseguir que seu companheiro coopere ou não se sinta confortável com o processo, considere marcar uma consulta rápida com um tosador para garantir que seu animal de estimação fique confortável e saudável.

Existem outras coisas a serem observadas com as patas de gato?

Há várias coisas a serem observadas quando se trata de manter as patas do seu gato nas melhores condições, incluindo objetos pontiagudos, produtos químicos agressivos e infecções.

Itens a serem observados:

Objetos pontiagudos: Gatos que estiveram ao ar livre podem facilmente acabar com um espinho ou uma lasca de algo pontiagudo cravado em sua pata, o que pode causar irritação. Depois que seu gato passar um tempo fora de casa, verifique cuidadosamente se há objetos estranhos em suas patas.

Produtos químicos agressivos: preste atenção extra às patas do seu companheiro durante o tempo frio. Considere dar uma limpeza rápida nas almofadas de comida se houver uma chance de seu companheiro ter passado por produtos químicos de degelo, que geralmente contêm materiais tóxicos e podem ser agressivos para as almofadas sensíveis das patas dos felinos.

Infecções: Às vezes, os gatos desenvolvem condições inflamatórias que afetam os pés e as almofadas plantares. Doenças como câncer e hipotireoidismo podem causar inflamação e exposição a gatilhos alérgicos e traumas. As áreas inflamadas geralmente ficam com coceira, levando os gatos a lamber e morder para obter alívio, o que pode levar a infecções secundárias.

Quando devo levar meu gato ao veterinário para problemas nas patas?

Marque uma consulta com seu veterinário se seu gato tiver problemas para andar ou mancar. Fique de olho nas coisas se você removeu algo pontiagudo da pata do seu animal de estimação e peça ao seu amigo para ver se ele evita colocar peso no membro ou se sinais de infecção começam a se desenvolver. Fique atento a sinais como pus, letargia e falta de apetite . Peça ajuda se a pata do seu amigo parecer inchada ou descolorida.

Conclusão

Os gatos geralmente têm 18 dedos, com cinco em cada pata dianteira e quatro em cada pata traseira. No entanto, alguns gatos nascem com mais do que o conjunto padrão de dígitos! A polidactilia é uma mutação genética que expressa múltiplos dígitos. 

Permite que os gatos desenvolvam até nove dedos em cada pata! A característica é particularmente comum em gatos Maine Coon, mas pode ser encontrada em qualquer raça. Gatos de todas as cores , personalidades e tamanhos podem ter a mutação.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato