Papagaios e outras aves podem viver de 10 a 50 anos ou mais, dependendo do tipo e das condições em que vivem. Os papagaios compreendem um grupo de aves que inclui mais de 300 espécies diferentes. Eles variam em tamanho, desde pássaros pequenos que cabem na palma da sua mão até pássaros grandes do tamanho de um gato e sua expectativa de vida é igualmente variável.
Os proprietários em potencial precisam estar cientes da longevidade de suas aves para que possam estar preparados para fornecer cuidados adequados enquanto viverem. Os papagaios como animais de estimação podem ser os melhores amigos, especialmente porque podem viver por muito tempo - então, quanto tempo os papagaios vivem, exatamente?
Na verdade depende! Diferentes espécies de papagaios têm sua própria expectativa de vida. Em geral, porém, a maioria dos papagaios vive de 10 a 50 anos (sim, você leu certo).
E lembre-se de que o quão bem você alimenta seu papagaio e a quantidade de exercício que ele faz afetará sua vida útil - o que é o caso de qualquer animal de estimação, na verdade.
Tempo médio de vida dos papagaios

Os papagaios são especiais entre os pássaros de estimação porque muitas espécies têm o potencial de estar com você por toda a vida. Eles também costumam sobreviver a seus donos. Os papagaios geralmente vivem mais em cativeiro do que na natureza porque são menos propensos a encontrar predadores e doenças enquanto vivem em uma casa. Isso, no entanto, não significa que eles estão isentos de doenças e redução da expectativa de vida.
Como regra geral, quanto maior a ave, maior a expectativa de vida. Listados abaixo estão alguns tempos de vida estimados para papagaios comuns e outras aves de estimação . Estes são, obviamente, baseados em uma ave saudável mantida em condições ideais. Na realidade, há uma ampla faixa de idade que as aves de estimação podem atingir e, certamente, algumas viverão mais (ou menos tempo) do que as idades listadas.
papagaios cinzentos africanos
- 40 a 60 anos ou mais
Papagaios da Amazônia
- 25 a 75 anos
Periquitos (periquitos)
5 a 18 anos
caiques
- até 50 anos
Canárias
- 10 anos
Calopsitas
- 10 a 15 anos
cacatuas
- 20 a 60 anos, dependendo da espécie
Conures
- 10 a 30 anos, dependendo da espécie
pombas
- 20 anos ou mais (na natureza é apenas cerca de 1 1/2 anos)
Papagaios Eclectus
- 30 a 50 anos ou mais
tentilhões
- Normalmente de 5 a 9 anos, mas pode ser mais longo se alojado em um aviário
Lorikeets (Lóris)
- 10 a 30 anos
pombinhos
- 10 a 15 anos
Araras
- 30 a 50 anos, ou mais (até 70) dependendo da espécie
pombos
- 15 anos (na natureza são apenas cerca de 5 anos)
Papagaios do Senegal
- Até 50 anos (na natureza é apenas cerca de 25 anos)
Papagaios Pionus
- 25 anos
Fatores de vida útil do papagaio
Os fatores mais comuns que afetam a vida de um papagaio são nutrição, cuidados veterinários e saúde mental.
Seu papagaio vai prosperar se você fornecer a ele um recinto seguro e limpo com bastante espaço para escalar e abrir suas asas. Eles também devem receber muita luz solar natural ou iluminação de espectro total (em vez de apenas luz artificial), pois isso permitirá que eles processem melhor os nutrientes e estabeleçam um ciclo dia/noite apropriado para seu bem-estar mental.
Algumas aves também devem ser alojadas com outras aves, pois são uma espécie de bando. Os humanos não podem tomar o lugar de outro pássaro, por mais que tentemos.
Se você está comprando um pássaro de estimação, certifique-se de escolher um de um criador confiável. Eles devem ser capazes de fornecer informações sobre a saúde dos pais da ave, pois a genética também é um fator de longevidade. Além disso, para pássaros que vivem mais, alguns proprietários precisam fazer um plano de onde o pássaro está indo, caso o pássaro sobreviva ao proprietário.
Dar ao seu papagaio uma dieta adequada também ajudará a mantê-lo saudável e a prevenir doenças. Uma dieta completa inclui pellets, grãos, sementes, nozes e frutas e vegetais frescos. Um equilíbrio de vitaminas, proteínas, gorduras e minerais (como cálcio de fontes como cascas de ovos cozidos) é fundamental para manter a saúde e a longevidade de uma ave.
Dar a um pássaro uma dieta que consiste principalmente de sementes e nozes (que os pássaros adoram) é uma das piores coisas que você pode fazer. Estes contêm altos níveis de gordura e muito poucos nutrientes.
Velhos Papagaios Famosos
Enquanto muitos papagaios individuais viveram um tempo consideravelmente longo, um casal se tornou muito conhecido por seus longos anos.
Alex é provavelmente o papagaio mais famoso. Ele é conhecido por seu trabalho no experimento da linguagem aviária (que é o significado de seu nome). Ele foi comprado em uma loja de animais pelo Dr. Pepperburg e viveu até os 31 anos. Um livro foi escrito sobre ele e a pesquisa da qual participou. Acreditava-se que ele tinha o nível emocional de uma criança de dois anos quando morreu.
Cookie, a cacatua, foi detentora do Recorde Mundial do Guinness como o papagaio que viveu mais tempo por um tempo. Ele morreu em 2016 aos 83 anos e viveu quase toda a sua vida no Brookfield Zoo depois de ter sido enviado de um zoológico australiano com cerca de um ano de idade.
Se você suspeitar que seu animal de estimação está doente, chame seu veterinário imediatamente. Para questões relacionadas à saúde, consulte sempre seu veterinário, pois ele examinou seu animal de estimação, conhece seu histórico de saúde e pode fazer as melhores recomendações para seu animal de estimação.
O que os papagaios comem?
Uma dieta equilibrada é a chave para uma vida longa.
“Certifique-se de que seu papagaio esteja recebendo muitos vegetais, frutas frescas, nozes e pellets ”, disse Ludwiczak. “As sementes devem ser usadas apenas como guloseima ou para treinamento. Você também deve fazer algumas pesquisas sobre qual é o melhor alimento para sua ave específica, pois raças diferentes têm necessidades dietéticas diferentes.
Se você tiver alguma dúvida sobre a dieta do seu papagaio, é melhor entrar em contato com seu veterinário exótico para obter uma explicação.
O que os papagaios precisam para viver uma vida saudável?
Juntamente com uma dieta balanceada e saudável, os papagaios se beneficiam da estimulação mental e do exercício.
“Ofereça a eles muitos brinquedos para brincar, ensine novos truques e faça jogos cerebrais com eles”, disse Ludwiczak. “A maioria dos papagaios procura comida na natureza, portanto, fornecer a eles muitas oportunidades de forrageamento manterá seu pássaro saudável, tanto mental quanto fisicamente.”
Os papagaios precisam de uma gaiola grande o suficiente para que possam bater as asas, o que é uma forma de exercício para eles. Eles também vão querer um tempo livre de gaiolas!
“Acostumá-los com uma coleira é importante para que você possa levá-los em aventuras para manter seu cérebro ativo”, disse Ludwiczak.
Embora os papagaios sejam ótimos animais de estimação, eles exigem tempo e atenção, especialmente para pássaros maiores, como a arara. Se você puder dar ao seu papagaio o tempo e a energia necessários para que ele se desenvolva ao longo do dia, prepare-se para receber um novo melhor amigo em sua casa!
Referencia: