Cobra preta: o que é - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cobra preta: o que é

Para a maioria de nós, o termo cobra preta pode se referir a praticamente qualquer cobra que seja predominantemente preta. A partir dessa perspectiva, potencialmente centenas de cobras poderiam ser cobras preta, mas científica e taxonomicamente, as cobras negras pertencem a um gênero específico e compartilham características muito específicas. Qual ponto de vista é correto, então, e por que isso importa? Além disso, quais são os diferentes tipos de cobras preta ? Vamos dar uma olhada em profundidade no que exatamente é uma cobra negra e por que a maneira como classificamos e falamos sobre diferentes tipos de cobras é tão importante. 

Por fim, também destacaremos os vários tipos de cobras preta que você precisa conhecer e o que as torna tão únicas.

O que são cobras preta?

Cobra preta: o que é

Acontece que a resposta para a pergunta aparentemente simples o que é uma cobra preta, varia significativamente dependendo de quem você pergunta! Claro, para a maioria das pessoas, é praticamente qualquer cobra que é principalmente de cor preta. Se você fizesse a mesma pergunta a um herpetologista (como um biólogo animal especializado em répteis ), eles provavelmente teriam uma resposta bem diferente.

Isso ocorre porque, científica e taxonomicamente, as “cobras preta” são na verdade um grupo específico de cobras dentro do gênero Pseudechis . Notavelmente, esse gênero se enquadra na família de cobras Elapidae, tornando esse tipo particular de cobra negra bastante relacionado a outros elapídeos, como cobras e mambas .

No total, o gênero Pseudechis abriga 9 espécies de cobras. Juntas, elas são conhecidas como cobras negras, e a maioria delas tem a palavra “preta ” em algum lugar de seu nome comum.

No entanto, também existem inúmeras outras espécies de cobras abrangendo vários gêneros e famílias que são principalmente de cor preta com “preto” em seu nome comum, principalmente:

Quais são os tipos de cobras preta?

  • Cobra de rato preto, Pantherophis obsoletus
  • Cobra preta do pântano , Liodytes pygaea
  • Cobra preta, Dolichophis jugularis
  • Cobra preta, Elapsoidea nigra

Cobra preta no Brasil

A Pseudoboa Cloelia, conhecida como muçurana, cobra preta do bem, limpa-campo ou cobra preta não é venenosa e se alimenta de outras cobras. É uma serpente que vive em sua maioria na América Central e do Sul e tem de pequeno a médio porte. Quando adulta pode chegar a medir 2,40 metros de comprimento.

Sua coloração varia com a idade, quando jovem é rósea e, quando adulta, negro-chumbo ou azulada. Na região ventral tem uma coloração amarelada. A muçurana é totalmente inofensiva para o homem.

Cobra preta é venenosa?

A cobra preta não tem veneno, não é um animal peçonhento. Conhecida como cobra do bem, cobra preta, ou cobra comedora de cobra, a muçurana é ofiófaga – se alimenta basicamente de outras cobras peçonhentas e não peçonhentas.

As Serpentes preta “Oficiais”

cobra mulga

Apesar de ser tecnicamente de cor marrom, a cobra marrom rei é classificada taxonomicamente como uma cobra preta.

Como mencionado brevemente anteriormente, o termo “cobra preta ” é um pouco mais difícil de definir do que, digamos, “ víbora ” ou “píton”. Pode se referir potencialmente a dezenas de espécies diferentes de cobras abrangendo vários gêneros e até famílias.

No entanto, taxonomicamente, existe um gênero particular de cobras elapídeos que são coletivamente conhecidas como “cobras negras”. Este seria o gênero Pseudechis , que contém nove espécies no total, e a maioria delas tem a palavra “preto” em algum lugar em seu nome comum. Todos eles são nativos de partes da Austrália e/ou Nova Guiné. Como outras cobras da família Elapidae (como cobras e kraits) , elas têm veneno potente e presas proeminentes e constantemente eretas na frente da boca.

Em termos de aparência, essas nove espécies são em sua maioria semelhantes, mas ainda assim distintas. Eles variam em cores, mas são principalmente cinza, marrom escuro ou - você adivinhou - um preto rico e brilhante. Eles são coletivamente muito finos, mas substanciais em tamanho, com a maioria deles variando de 5 a 10 pés de comprimento. 

A maior espécie desse grupo (e talvez a mais conhecida) é a cobra marrom rei, Pseudechis australis , também conhecida como cobra mulga. Confusamente, apesar de seu nome comum descrever a cobra como marrom, ela ainda está mais intimamente relacionada e, portanto, agrupada com cobras negras em vez de verdadeiras cobras marrons . Sua distribuição geográfica cobre grande parte da Austrália continental. As outras oito espécies deste gênero são as seguintes:

  • cobra preta de Butler
  • cobra preta de Collett
  • cobra preta de barriga azul
  • cobra mulga anão oriental
  • cobra preta papuana
  • cobra preta australiana
  • cobra papuana mulga pigmeu
  • cobra marrom rei pigmeu

Onde vivem as cobras preta 

Embora a cobra-rato preta pareça bastante intimidadora, ela não é venenosa e geralmente não é agressiva com os humanos.

Além das espécies do gênero Pseudechis , existem muitas outras espécies de cobras que também conhecemos como cobras negras. 

Uma das mais conhecidas na América do Norte é a cobra-rato preta , Pantherophis obsoletus , que é nativa de grande parte do leste dos Estados Unidos. As cobras de rato preto são resistentes e se adaptaram bem a uma ampla variedade de habitats, mas preferem florestas temperadas e densamente arborizadas. Eles geralmente vivem perto de pequenos corpos d'água , como lagoas e riachos, e são ágeis tanto na terra quanto na água.

Como uma cobra constritora, a cobra-rato preta não é venenosa e é considerada inofensiva para os humanos. Sua aparência pode ser bastante assustadora à primeira vista, porém, com suas escamas pretas brilhantes, olhos negros penetrantes e tamanho impressionante atingindo cerca de 2,5 metros. Por fazer parte do gênero Pantherophis , esta cobra está intimamente relacionada com a cobra do milho , Pantherophis guttatus ! 

Apesar de ser conhecida por comer uma grande quantidade de roedores, a cobra-rato preta não é muito exigente e também costuma se alimentar de outras cobras menores, vários tipos de pássaros e seus ovos, lagartos, sapos e quase todos os pequenos animais que eles pode achar.

Cobras Kingsnake 

O kingsnake preto oriental pode ser facilmente identificado por suas marcações amarelas.

Além das já mencionadas cobras pretas e cobras de rato pretas, várias outras espécies de cobras têm “preto” em algum lugar em seu nome comum. A kingsnake negra é outra espécie bem conhecida e difundida em grande parte dos Estados Unidos, principalmente no sudeste.

Como muitos outros kingsnakes dentro do gênero Lampropeltis , o kingsnake preto é uma cobra constritora impressionantemente grande. Em média, atinge 5 a 6 pés de comprimento quando totalmente crescido. Suas escamas são principalmente de um preto brilhante e profundo, com pequenas manchas amarelas ou listras finas e irregulares em todo o corpo. Esses pequenos toques de cor o tornam um pouco único entre as cobras comumente conhecidas como cobras negras.

Felizmente, o kingsnake preto não é venenoso e geralmente não é agressivo com os humanos. Na verdade, ele prefere habitats com muitos lugares para se esconder e evitar o contato humano sempre que possível, como florestas densamente arborizadas, rochas e pilhas de madeira e matagal perto de corpos d'água.

Cobra Negras: Coluber constrictor

A cobra piloto preta, Coluber constrictor priapus, uma subespécie do piloto oriental, é uma cobra preta sólida bastante delgada.

Existem 11 subespécies da cobra piloto negra oriental, todas nativas da América do Norte.

Ainda outro tipo de cobra, muitas vezes referida simplesmente como cobra negra, é a cobra preta oriental , uma espécie semelhante em aparência (e muitas vezes confundida com) a cobra rato preta. As duas espécies também compartilham faixas geográficas semelhantes com muita sobreposição. 

Esta espécie em particular consiste em um total de 11 subespécies, com os pilotos negros do norte e do sul frequentemente entre os mais comuns e difundidos em grande parte da América do Norte. Eles podem até ser encontrados tão ao sul quanto o norte do México e tão ao norte quanto o sul do Canadá .

Por serem membros da família Colubridae , todas as 11 subespécies de cobras negras orientais não são venenosas e dependem de emboscadas e constrição para derrubar suas presas. Como sugere seu nome veloz, essas cobras são notavelmente ágeis. Eles estão bem adaptados para se mover rapidamente em terra e na água e são até mesmo escaladores habilidosos, dispostos a se alimentar de praticamente qualquer animal pequeno o suficiente para que eles derrubem com eficiência.

Ainda mais cobras preta 

Cobrimos os três principais tipos de cobras negras, mas como também mencionamos anteriormente, o termo pode ser um pouco difícil de definir, dependendo de para quem você pergunta. Incrivelmente, ainda existem muito mais espécies de cobras com a palavra “negra” em algum lugar de seu nome comum!

Veja a cobra preta do pântano, Liodytes pygaea , por exemplo, uma cobra preta sólida nativa do sudeste dos Estados Unidos. É um membro da subfamília de cobras Natricinae, tornando-o altamente aquático e especialista em derrubar presas como peixes e anfíbios. Também é frequentemente confundido com a cobra-rato preta e os corredores negros mencionados acima, embora seja muito menor do que ambas as espécies, com apenas 10 a 15 polegadas de comprimento em média.

Há também a cobra preta, Dolichophis jugularis, outra cobra colubrida não venenosa nativa dos países do leste europeu e do Oriente Médio, como Irã, Iraque, Grécia, Turquia e Síria. Coberta de escamas pretas brilhantes, esta serpente esbelta tem três subespécies únicas e também não é venenosa.

Finalmente, talvez o mais reconhecível desses três outliers seja a cobra negra, Elapsoidea nigra . No entanto, na verdade não está relacionado com a cobra comum que conhecemos e amamos aqui na América do Norte! Ao contrário das humildes e tímidas cobras-liga do gênero Thamnophis , a cobra-liga negra é venenosa e nativa do Quênia e da Tanzânia até a África central .

Resumindo, dependendo de onde você mora, uma “cobra preta” pode ser uma entre dezenas de espécies diferentes!

Fotos de cobra preta

A muçurana ataca suas vítimas prendendo-as pela boca com seus fortes dentes que medem entre 10 e 15 cm, cravando-os no terço anterior do corpo da vítima e enrola-se rapidamente nela, matando-a por constrição. Depois ingere sua presa, começando pela cabeça.




















Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato