Se você tem um Shih Tzu em casa e é do tipo de pessoa que gosta de cozinhar, talvez já esteja acostumado a tê-lo por perto enquanto prepara sua comida. Nós sabemos como é e temos que admitir que às vezes cedemos aos seus lindos olhos de cachorrinho e acabamos dando a eles um pouco da comida que estamos cozinhando.
No entanto, existem tipos de alimentos que não são seguros para o seu Shih Tzu e você nunca deve compartilhar com eles se não quiser comprometer sua saúde .
Neste artigo, falaremos sobre os alimentos que você nunca deve dar ao seu Shih Tzu, pois podem prejudicá-lo. Faça algumas anotações para que, da próxima vez que tentar dar ao seu Shih Tzu comida da sua cozinha, fique tranquilo sabendo que eles podem comer e se divertir com segurança.
Alimentos que você não deve dar ao seu Shih Tzu - CHOCOLATE
O chocolate tem um ingrediente chamado teobromina que é muito tóxico para cães. Embora apenas chocolates pretos ou puros tenham uma alta concentração dele, é melhor ficar seguro e não dar ao seu Shih Tzu nenhum tipo de chocolate, incluindo chocolate branco. Quando consumido, seja em pequenas ou grandes quantidades, pode prejudicar muito os órgãos do seu Shih Tzu e até mesmo ser a causa de sua morte.
Alguns dos efeitos negativos do consumo de chocolate em Shih Tzus incluem sede excessiva, respiração ofegante, diarreia, vômitos, tremores, convulsões e hiperatividade. Se eles comerem muito, seu Shih Tzu pode entrar em coma e eventualmente morrer.
Alimentos que você não deve dar ao seu Shih Tzu - LÁCTEOS COMO LEITE, GELADO OU QUEIJO
Ao contrário dos humanos, os Shih Tzus não possuem a enzima lactase responsável pela quebra da lactose. Portanto, leite, sorvete e até queijo podem causar distúrbios intestinais ou diarreia em nosso Shih Tzu. O único leite que podem consumir é o da mãe e os especialmente formulados para cães.
Alimentos que você não deve dar ao seu Shih Tzu - ABACATE, UVA E SEMENTES DE CERTAS FRUTAS
Embora existam frutas que são benéficas para nossos Shih Tzus, existem aquelas que não são. O abacate, por exemplo, possui uma toxina chamada Persina que pode causar alergia e problemas digestivos e respiratórios ao seu Shih Tzu.
Uvas e passas também são prejudiciais porque podem causar insuficiência renal em seu Shih Tzu, mesmo quando consumidas em pequenas quantidades.
Quanto às maçãs, pêssegos e damascos, a polpa da fruta em si não é prejudicial ao seu Shih Tzu, mas as sementes contêm uma pequena quantidade de cianeto que o corpo do seu Shih Tzu não consegue processar ou digerir.
Alimentos que você não deve dar ao seu Shih Tzu - CEBOLA, ALHO, Alho-poró
Cebola, alho, alho-poró, cebolinha e cebolinha (todos da mesma família) possuem uma substância chamada Tiossulfato capaz de causar anemia hemofílica (destruindo os glóbulos vermelhos) se ingeridos algumas vezes. De todos eles, o mais perigoso é, sem dúvida, o alho.
Alimentos que você não deve dar ao seu Shih Tzu
Além das passas mencionadas, nozes como a macadâmia podem ser tóxicas para os Shih Tzus em quantidades tão pequenas quanto 2 g. O mesmo vale para outras nozes, como amêndoas ou nozes, que possuem grandes quantidades de óleos e gorduras e podem causar pancreatite se ingeridas em grandes quantidades.
Alimentos que você não deve dar ao seu Shih Tzu - CUIDADO COM OS OSSOS E O FÍGADO
Embora seja comum ver um Shih Tzu comendo osso e fígado, a verdade é que nem tudo isso é seguro para eles.
Ossos pequenos, como os de frango e peixe, são muito perigosos e podem causar asfixia porque podem ficar presos na garganta. Além disso, se você der ao seu Shih Tzu ossos grandes e crus, eles podem lascar mais facilmente e causar hemorragias internas.
O fígado é outro alimento que não é recomendado para o seu Shih Tzu porque contém uma grande quantidade de vitamina A com a qual o corpo de um Shih Tzu geralmente não funciona. Se administrado em pequenas porções e ocasionalmente, não representa perigo. Na verdade, é comumente usado em dietas de alimentos naturais como o BARF , mas é sempre melhor dar ao seu Shih Tzu cozido do que cru.
Alimentos que você não deve dar ao seu Shih Tzu - NÃO DÊ DOCES OU AÇÚCAR
Todos os doces podem ser considerados alimentos perigosos para Shih Tzus. O açúcar é um alimento que deve ser evitado, pois pode causar obesidade e, em alguns casos, diabetes. Em ambos os casos, pode haver complicações a longo prazo, como perda de visão.
No caso dos alimentos sem açúcar, deve-se ter cuidado especial com os que contêm Xilitol, adoçante que costuma ser usado em chicletes, cremes dentais ou balas. O xilitol pode causar vômitos, convulsões, letargia, falta de coordenação, problemas nas gengivas e, em casos graves, sangramento interno. Também pode fazer com que o pâncreas libere mais insulina do que o necessário.
Alimentos que você não deve dar ao seu Shih Tzu - CAFEÍNA, ÁLCOOL E OUTROS ESTIMULANTES
Substâncias como o café ou o álcool são drogas que estimulam nosso corpo e temos a capacidade de tolerá-las, mas para os cães é o contrário. Em hipótese alguma devem consumir esse tipo de bebida, pois pode causar intoxicação.
Se quiser desfrutar ou partilhar uma cerveja com o seu Shih Tzu, compre uma especialmente formulada para cães.
Alimentos que você não deve dar ao seu Shih Tzu - CUIDADO COM O FERMENTO
O fermento é especialmente tóxico no estômago do seu Shih Tzu porque pode resultar em gases no sistema respiratório. O consumo excessivo pode ter o mesmo efeito.
Referencia: