O Shih Tzu é um cachorrinho amoroso e animado, criado para ser um companheiro vigilante. Sua pelagem longa é bonita, mas requer muitos cuidados, e essa raça braquicefálica (de cara achatada) está propensa a vários problemas de saúde devido à sua conformação.
Principais estatísticas
Altura: 20 a 28cm
Peso: 4 a 7,5kg
Tamanho Pequeno (brinquedo)
Vida útil: 10-16 anos
Casaco: longo, macio
Exercício: 60 minutos
Asseio: Diariamente semanalmente
Temperamento: Alegre, amigo, carinhoso
história da raça
O Shih Tzu é uma das raças mais antigas do planeta, tendo se originado no Tibete há cerca de 3000 anos. Apesar do tamanho pequeno e aparência doce deste cão, eles são na verdade uma das raças de cães mais geneticamente semelhantes a um lobo.
Seu nome significa “cachorro leão” porque se acreditava que eles se pareciam com leões ou cachorros Fu reverenciados na China. A raça está ligada ao budismo, e existem várias lendas de Buda possuindo um Shih Tzu. É por isso que esses filhotes corajosos foram considerados sagrados e mantidos como companheiros e cães de guarda por monges budistas e depois pela realeza chinesa.
Já foi proibido para qualquer pessoa, exceto a família imperial chinesa, possuir um Shih Tzu. Além disso, a raça nunca foi exportada para fora da China até o século 20, aparecendo pela primeira vez no Reino Unido na década de 1930. Hoje em dia, é uma das raças mais populares do mundo.
Aparência
Shih Tzus são cães pequenos, mas surpreendentemente robustos, com um corpo ligeiramente mais comprido do que alto.
Eles têm pêlo naturalmente longo, grandes olhos escuros e nariz achatado. Suas orelhas e cauda caídas são cobertas por pelos longos, e a cauda deve se enrolar elegantemente sobre as costas.
Que cores podem ser Shih Tzus?
Shih Tzus vêm em uma ampla variedade de cores, incluindo:
- Preto
- Preto e branco
- rajado
- tigrado e branco
- Ouro
- ouro e branco
- Ouro com máscara preta
- Tigrado Dourado
- Tigrado dourado e branco
- cinza e branco
- Fígado
- fígado e branco
Alguns Shih Tzus vêm em outras cores, incluindo lilás, lilás e branco, branco, creme ou azul, mas não são reconhecidos por seuspadrão da raçaportanto, não são vistos como aceitáveis em cães de exibição.
Temperamento
Como eles foram criados para companhia, não é surpresa que o temperamento típico do Shih Tzu seja amoroso e afetuoso. Eles também são cachorrinhos vivos e alertas, o que os tornou cães de guarda afiados.
Shih Tzus são ativos e adoram brincar e, sendo uma raça de companhia, adoram nada mais do que sair com seus donos.
Outra razão pela qual as pessoas adoram o temperamento do Shih Tzu é porque geralmente são cães sociais que se dão bem com crianças e outros animais, desde que tenham sido socializados adequadamente quando filhotes.
Apesar de seu tamanho pequeno, eles são cães tipicamente confiantes e podem ter uma tendência teimosa, o que pode tornar o treinamento complicado.
Quanto exercício os Shih Tzus precisam?
Seu Shih Tzu deve ter cerca de 60 minutos de exercício por dia. É aconselhável dividir esse tempo em duas caminhadas de 20 a 30 minutos todos os dias.
Como preparar um Shih Tzu
Shih Tzus têm pêlo naturalmente longo e macio. Se você mantiver o pelo longo do seu Shih Tzu, ele precisará de uma escovação diária para se livrar de qualquer emaranhado e emaranhado no pelo.
Se o pelo for cortado mais curto, você pode escová-lo uma ou duas vezes por semana para evitar emaranhados.
Se você quiser manter o pelo do seu Shih Tzu mais curto e manejável, precisará cortá-lo ou levá-lo ao aparador a cada 6-8 semanas. Você ainda precisará aparar o pelo do rosto entre os cortes de cabelo, porque o pelo do nariz cresce para cima e pode irritar os olhos.
Seu Shih Tzu só precisa de banho sempre que estiver sujo ou com mau cheiro. Embora banhos de rotina conforme indicado pelo seu veterinário com xampu medicamentoso possam ser necessários para tratar alergias de pele, às quais esta raça é propensa.
Você também pode precisar limpar o rosto e os olhos com mais regularidade para evitar manchas de lágrimas, infecções ou alergias.
Você precisará aparar as garras do Shih Tzu uma vez por mês para evitar que cresçam demais ou se partam.
Finalmente, você deve levar seu Shih Tzu (ou qualquer cachorro) para exames dentários regulares e limpezas de dentes profissionais com seu veterinário e escovar os dentes diariamente em casa, para ajudar a prevenirdoença dental.
Problemas comuns de saúde do Shih Tzu
Problemas oculares
Shih Tzus têm olhos grandes e expostos por causa de sua forma braquicefálica e são propensos a olho seco.
Eles também estão predispostos a catarata e atrofia progressiva da retina, que causam perda gradual da visão.
Triquíase
Eles geralmente desenvolvem problemas nos cílios, incluindo triquíase, onde os cílios crescem para dentro ou entrópio, onde a pálpebra rola para dentro. Ambas as condições fazem com que o pelo irrite a superfície do olho, são muito dolorosas e contribuem para a formação de úlceras na córnea.
Alergias
Shih Tzus são propensos a alergias que normalmente se apresentam como sensibilidades da pele ou intolerâncias alimentares e alergias.
Infecções de ouvido
As alergias em cães geralmente se manifestam como infecções de ouvido crônicas ou recorrentes.
As orelhas compridas e peludas, como as do Shih Tzu, também são propensas a infecções de ouvido devido ao seu formato, porque a umidade e as bactérias podem ficar presas no interior e causar irritação e infecção.
Problemas respiratórios
Por serem uma raça de cães braquicefálicos, os Shih Tzus são propensos a uma série de dificuldades respiratórias, incluindo infecções do trato respiratório e síndrome obstrutiva das vias aéreas braquicefálicas (BOAS).
BOAS
BOAS é uma coleção de anormalidades físicas, como face plana, língua e palato mole excessivamente longos e narinas estenóticas (narinas apertadas) que causam dificuldades respiratórias.
Cães com BOAS geralmente requerem cirurgia para aliviar seus sintomas e ajudá-los a respirar normalmente.
A condição é mais frequentemente associada a raças comoPugs,buldogues franceses, e Bulldogs, mas pode afetar qualquer raça de cara chata, incluindo Shih Tzus.
Lesões na coluna
Como os Shih Tzus são mais longos do que altos, sua coluna é vulnerável a lesões.
A doença do disco intervertebral (IVDD) é comum na raça e causa hérnia de disco na coluna vertebral.
problemas dentários
A natureza braquicefálica do Shih Tzu significa que eles têm mandíbulas muito curtas, mas ainda têm o mesmo número de dentes que qualquer outra raça de cachorro.
Isso causa superlotação e aumenta o risco de retenção de dentes decíduos edoença dental.
Napo protege você quando se trata de garantir que seu ShihTzu permaneça feliz e saudável. Comcobertura vitalícia abrangentee videochamadas veterinárias gratuitas, você sempre encontrará a ajuda de que precisa.
Os Shih Tzus são bons com crianças?
Como os Shih Tzus são cães afetuosos, gentis, sociáveis e brincalhões, eles geralmente são considerados bons animais de estimação para a família.
Eles geralmente se dão bem com crianças mais velhas e outros animais, desde que o cão tenha sido devidamente socializado e as crianças tenham sido ensinadas a interagir com segurança com os cães.
Shih Tzus são fáceis de treinar?
Os Shih Tzus são alertas e vigilantes, por isso são inteligentes e muitas vezes ansiosos para aprender, por isso não são os cães mais difíceis de treinar. Eles também adoram estar perto de seus humanos e ansiosos para agradar, então o treinamento pode ser uma atividade divertida para eles. Reforço positivo e treinamento baseado em recompensa funcionam muito bem com esses cães doces.
No entanto, os indivíduos podem ter uma veia ousada ou teimosa, então paciência e consistência são fundamentais para conquistar a obediência desse cão. Eles também são notoriamente mais difíceis de treinar em comparação com cães maiores.
O que é um Shih Tzu Imperial?
Um Imperial Shih Tzu é da mesma raça que um Shih Tzu. É o termo usado para descrever cães menores que o padrão da raça, geralmente com menos de 4kg de peso. (Semelhante a cães de “chávena”.)
O desejo de criar cães tão pequenos tem um impacto negativo considerável na saúde e na expectativa de vida do cão, e os proprietários devem evitar a compra de filhotes comercializados como miniaturas, xícaras de chá ou imperiais.
Referencia: