O que é luxação da patelar em shih tzu? A articulação do joelho conecta o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da canela). A patela (rótula) está normalmente localizada em um sulco chamado sulco troclear, encontrado no final do fêmur. O termo luxação significa fora do lugar ou deslocado. Portanto, uma patela luxante é uma rótula que 'salta' ou sai de sua localização normal.
Os shih tzu podem notar um salto no passo de seu cão ou vê-lo correr em três patas; então, de repente, ela estará de volta nas quatro patas como se nada tivesse acontecido.
"... uma patela luxante é uma rótula que 'salta' ou se move para fora de sua localização normal."
O que é luxação da patelar em shih tzu?
Se a luxação patelar em shih tzu for congênita (presente no nascimento), a aflição pode não ser notada até cerca de seis semanas de idade porque pode ser confundida com falta de jeito ou aprendizado lento. Geralmente, acredita-se que a luxação do desenvolvimento seja de ligamento hereditário ou conformação esquelética e será evidente à medida que o filhote envelhece. Qualquer tipo de lesão na perna, como fratura ou entorse, pode causar luxação patelar imediata que é óbvia imediatamente.
As raças de cães mais comumente afetadas incluem:
- Shih Tzu,
- Poodle Toy,
- Chihuahua,
- Maltês,
- Lulu da Pomerânia,
- Yorkshire Terrier,
- Chin Japonês,
- Beagle,
- Pequinês,
- Basset Hound,
- Chow Chow,
- Cocker Spaniel,
- Pastor Australiano,
- Shar Pei Chinês,
- Lhasa Apso,
- Shiba Inu
- Dachshund.
Algumas raças grandes afetadas incluem São Bernardo, Huskies, Boxers, Malamutes, Akitas, Golden Retrievers e Labrador Retrievers.
A luxação patelar em shih tzu é um distúrbio comum no qual a rótula é deslocada ou deslocada da articulação do joelho à qual pertence. Esta pode ser uma condição que o cão apresenta ao nascer (congênita) ou pode se desenvolver mais tarde na vida (desenvolvimento). Embora o trauma no joelho possa causar luxação patelar, geralmente é de natureza hereditária e afeta as raças toy com mais frequência.
No entanto, outras raças também foram relatadas como tendo luxação patelar em shih tzu. Essa condição causa dor leve a intensa, dependendo do grau de luxação do seu cão. A menos que seja causado por uma lesão, o grau começa em 1 (leve) e progride para 4 (grave) sem tratamento. Se for causada por uma lesão, pode começar em qualquer grau, dependendo da gravidade da lesão.
A luxação patelar em shih tzu é quase sempre nas patas traseiras e eventualmente causará claudicação sem tratamento, causando uma marcha do tipo saltitante.
O que causa uma luxação patelar em shih tzu?
A rótula fica embaixo de um ligamento chamado ligamento patelar. Este ligamento liga os grandes músculos da coxa a um ponto no centro frontal do osso da canela (tíbia). Quando os músculos da coxa se contraem, a força é transmitida através do ligamento patelar, puxando a tíbia. Isso resulta em extensão ou endireitamento do joelho. A patela desliza para cima e para baixo em seu sulco (sulco troclear) e ajuda a manter o ligamento patelar no lugar durante esse movimento.
A causa da luxação patelar em shih tzu inclui:
- Congênito – Presente no nascimento
- Desenvolvimento – desenvolve-se ao longo do tempo, mas é considerado uma deformidade hereditária ou fraqueza nos ligamentos ou ossos do joelho
- Traumático – resulta de uma lesão ou acidente que danifica os ligamentos ou ossos do joelho
Em alguns shih tzu, especialmente aqueles com pernas arqueadas, a patela pode luxar porque o ponto de fixação do ligamento patelar não está no centro da tíbia. Nesses casos, quase sempre está localizado muito longe do meio do corpo ou da parte interna da perna. À medida que os músculos da coxa se contraem, a força aplicada à patela a puxa para dentro do joelho.
Após vários meses ou anos desse movimento anormal, o lado interno do sulco no fêmur pode se desgastar. Quando isso acontece, a patela fica livre para se deslocar ou deslizar em direção ao interior do joelho.
Muitos cães toy e de raças pequenas, incluindo shih tzu, chihuahua, poodle francês e bichon frise, têm uma predisposição genética para luxação da patela.
Sintomas de luxação patelar em shih tzu
Os sintomas da luxação patelar dependem da causa e do grau da condição. Mais comumente, os sinais incluem:
- mancando
- Carregando perna ou pernas anormalmente
- Incapacidade de dobrar o joelho
- Dor ao mover a perna
- Não vai correr ou pular
- Recusando-se a se exercitar
- Inchaço
- Pernas fracas
- Chorando de dor quando usado ou manipulado
Quão grave é esta condição?
Existem quatro graus de luxação patelar em shih tzu, e um grau mais alto significa que a condição é mais grave. A luxação patelar em shih tzu grau I significa que a patela pode ser luxada para fora do sulco pressionando-a, mas assim que a pressão é liberada, a patela volta ao lugar. A luxação patelar de grau II significa que a patela sairá intermitentemente por conta própria e permanecerá fora até que a perna seja hiperextendida e girada para que a patela retorne ao sulco.
Com uma luxação patelar em shi tzu de grau III, a patela fica fora do sulco na maior parte do tempo, mas pode ser empurrada manualmente de volta para o sulco. Com uma luxação patelar de grau IV, a patela fica permanentemente fora do sulco e não pode ser reposicionada manualmente.
Em shih tzu afetados, uma ou ambas as rótulas podem luxar, às vezes em graus diferentes. Aproximadamente 50% dos cães afetados têm ambos os joelhos envolvidos.
"Aproximadamente 50% dos cães afetados têm os dois joelhos envolvidos."
Uma Luxação da Patela em shih tzu pode causar problemas a longo prazo?
Isso depende do grau da luxação e se ambas as pernas são afetadas no mesmo grau. Quanto maior a nota, maior a probabilidade de seu cão desenvolver problemas de longo prazo. Alguns shih tzu, especialmente com lLuxação da Patela em shih tzu de grau I, podem tolerar essa condição por muitos anos, até mesmo por toda a vida; no entanto, à medida que o cão envelhece, a artrite se desenvolve e resulta não apenas em diminuição da mobilidade, mas também em dores nas articulações. Uma vez que a artrite se desenvolve, ela não pode ser revertida.
Além disso, a luxação patelar predispõe o joelho a outras lesões, especialmente ligamentos cruzados rompidos (consulte o folheto "Ruptura do ligamento cruzado em cães" para obter mais informações).
Uma Luxação da Patela em shih tzu pode ser corrigida?
A cirurgia deve ser realizada se o seu cão apresentar claudicação recorrente ou persistente ou se ocorrerem outras lesões no joelho secundárias à luxação da patela. As luxações patelares de grau I geralmente não são reparadas cirurgicamente, mas as de graus II a IV são.
O reparo cirúrgico geralmente envolve três etapas:
O ponto de fixação do ligamento patelar ao osso da tíbia é movido para seu local apropriado.
O sulco no fêmur é aprofundado para que a patela possa permanecer no lugar.
A cápsula ao redor da articulação é apertada. Quando a Luxação da Patela em shih tzu, a cápsula articular se distende; apertá-lo ajuda a evitar que a patela volte a luxar. Um implante também pode ser colocado na parte interna do joelho, impedindo que a patela deslize sobre ele.
No pós-operatório, o período de recuperação costuma ser muito rápido, especialmente com o manejo adequado da dor.
Qual é o prognóstico da Luxação da Patela?
"Se o seu veterinário realizar uma cirurgia antes da ocorrência de artrite ou outra lesão no joelho, o prognóstico é excelente."
Se o seu veterinário realizar uma cirurgia antes da ocorrência de artrite ou outra lesão no joelho, o prognóstico é excelente. Seu cão deve recuperar o uso total de sua perna. No entanto, se a artrite já se desenvolveu na articulação do joelho, seu shih tzu pode sentir dor intermitente na perna e pode progredir. Quanto maior o grau de luxação patelar, maior a probabilidade de recorrência no pós-operatório.
Anti-inflamatórios prescritos, suplementos para articulações e/ou dietas de mobilidade terapêutica podem retardar a progressão da artrite e ajudar a controlar qualquer desconforto. A redução de peso também é recomendada para shih tzu com excesso de peso. Fisioterapia pós-operatória pode ser recomendada. Seu veterinário pode ajudá-lo a determinar o melhor plano pós-operatório para seu shih tzu.
Tratamento da Luxação Patelar em shih tzu
Para tratar a luxação patelar do seu shih tzu, o grau e a saúde do seu cão serão levados em consideração. A cirurgia é o tratamento mais óbvio e comumente escolhido, mas o veterinário pode tentar uma cinta de perna ou bandagem, descanso em gaiola e medicação.
Cirurgia
A técnica operatória depende do grau do quadro e os resultados variam conforme a causa da luxação patelar. O veterinário pode optar por usar incisões de liberação fascial no lado do joelho ou joelhos afetados, realinhamento dos tecidos moles, inserção de pinos na tíbia para criar uma posição fixa ou modelagem óssea para aprofundar o sulco do fêmur.
Medicamento
Esteróides, AINEs e narcóticos podem ser administrados para dor e inflamação. Além disso, existem suplementos como glucosamina, vitamina C, vitamina E e injeções de colágeno que podem ser úteis para a dor.
Conclusão:
O prognóstico do seu shih tzu é bom, mas depende do grau da luxação patelar. Em casos muito graves, o membro pode precisar ser amputado para parar a dor. Os casos leves a moderados são tratados com cirurgia ou medicamentos e devem devolver ao seu shih tzu a saúde normal em pouco tempo.
Referencia: