A raça de cachorro Shih Tzu é uma das raças populares de cães pequenos. Sua origem remonta ao Antigo Império Chinês.
Devido a essa alta demanda por cães ainda menores, os criadores encontraram maneiras de criar essas raças de cães pequenos para produzir filhotes menores do que o tamanho padrão, como o Shih Tzu.
Muitos donos de cães adoram raças de cães pequenos por vários motivos. Eles são ótimos para abraçar e cabem facilmente no seu colo. Shih Tzu mini são relativamente mais baratos de possuir em termos de consumo de alimentos e suprimentos do que raças de cães maiores.
Devido ao seu tamanho minúsculo, eles podem ser facilmente transportados e são menos agressivos. Eles têm uma natureza calma e amável e uma aparência única. Um fato muito intrigante sobre o Shih Tzu mini é que eles parecem permanecer filhotes para sempre devido ao seu pequeno tamanho.
O Shih Tzu é uma espécie de cão de estimação em nosso país. Como não havia proteção de recursos de criação precoce e as pessoas podiam se reproduzir livremente, existem muito poucos Shih Tzus de raça pura agora, e a maioria deles são espetos. Os chamados Shih Tzu mini são Shih Tzus de Taiwan, Coreia do Sul e Hong Kong, onde os Shih Tzus são relativamente pequenos. Se o Shih Tzu de nível de jogo ou Shih Tzu europeu e americano tiver um esqueleto maior, ele será maior que o Shih Tzu padrão.
Shih Tzu é a raça favorita dos amantes de cães. Muitas famílias a estão criando. Os amantes de cães cuidadosos descobrem que alguns Shih Tzus são relativamente grandes, enquanto outros são muito pequenos. Eles são muito curiosos.
O que é um Shih Tzu mini?
Colin Farrell tem um Shih Tzu mini, Beyonce raramente é vista sem seu amado Munchie, e a monarquia britânica os possuiu por anos. Não é surpreendente, no entanto. O Shih Tzu é um cão pequeno com um grande coração que ama nada mais do que sair com os humanos.
A versão mini leva todos esses traços adoráveis a um novo nível. Um cachorrinho com coração de leão, um Shih Tzu mini, ficará feliz em acompanhá-lo a qualquer lugar, oferecendo abraços sem fim, fofura irresistível e companheirismo sem exigências.
Se não há nada que você ame mais do que algo pequeno e fofo para abraçar, então você precisa de um Shih Tzu miniatura em sua vida, mas, antes de sair correndo e se apaixonar por um, há algumas coisas que você deve saber sobre a raça.
Eles podem não precisar de muito espaço, mas têm algumas peculiaridades que significam que não são o cão ideal para todos.
O termo “Shih Tzu mini” não é usado para se referir a uma determinada raça de cachorro. Shih Tzu mini são simplesmente raças de Shih Tzu subdimensionadas que ficam abaixo dos limites inferiores do tamanho padrão do Shih Tzu adulto. Eles geralmente pesam menos de 8 libras e medem menos de 7 polegadas.
Criadores e profissionais de marketing cunharam o termo para dar a esse tipo muito pequeno de cachorro Shih Tzu um nome bastante atraente e atraente para impulsionar as vendas. Alguns outros termos usados para esse tipo de Shih Tzu são “mini”, “brinquedo”, “imperial” etc.
Alguns desses tipos especiais de Shih Tzu subdimensionados ocorrem naturalmente e crescem até cerca de 3 kg de peso, mas os criadores produzem um número maior deles por meio de vários procedimentos.
Como é o Shih Tzu mini?
O típico adulto Shih Tzu geralmente pesa menos de 3 kg e mede menos de 7 polegadas do ombro. Na verdade, a maioria geralmente pesa entre 5 e 7 libras, pois é muito improvável que um cão sobreviva abaixo desse peso.
A aparência estrutural de um Shih Tzu mini é semelhante à de um Shih Tzu normal; cabeça redonda, olhos grandes e corpo de cachorro, mesmo quando totalmente crescido. E como todas as outras variedades da raça Shih Tzu, eles têm um corpo longo e pernas curtas.
Eles têm uma pelagem longa e dupla que tende a crescer até o chão se não for aparada. O pelo deles está quase todo preso, para não cair nos olhos.
Algumas das cores de pelagem comuns associadas ao Shih Tzu mini são preto, branco, fígado, ouro, tigrado, prata e vermelho.
Assista a este vídeo para dar uma olhada nesta linda xícara de chá Shih Tzu!
Como os criadores produzem uma versão tão pequena do Shih Tzu?
Dois métodos principais geralmente podem ser empregados na criação de um cão de tamanho abaixo do padrão, como o Shih Tzu mini. Esses métodos são reprodução seletiva e cruzamento.
Reprodução selecionada
Este método envolve a reprodução repetida de nanicos de ninhadas de cachorros de cães pequenos. Um nanico é o menor membro de uma ninhada de cachorros.
Como os cães menores geralmente tendem a produzir filhotes ainda menores, faz sentido que, ao reproduzir os nanicos repetidamente, os criadores acabem com filhotes do tamanho de xícaras de chá.
O tamanho médio de uma ninhada de Shih Tzu varia entre um e sete filhotes; pode até ser mais às vezes. À medida que aumenta o número de filhotes em uma ninhada de Shih Tzu, aumentam também as chances de encontrar um filhote visivelmente menor que os demais.
Os criadores aproveitam essa possibilidade cruzando um nanico macho de uma ninhada de filhotes com uma nanica fêmea de outra ninhada. A partir disso, há uma chance muito grande de produzir filhotes menores que o tamanho médio, assim como seus pais.
Os criadores continuam esse processo cruzando os filhotes dos filhotes resultantes até que cheguem ao tamanho desejado.
Cruzamento
Isso é feito cruzando um cão Shih Tzu padrão com uma raça de cachorro menor. A ninhada resultante pode incluir filhotes de tamanho menor do que o padrão. Este procedimento é puramente baseado na sorte.
No entanto, esta é a melhor maneira de produzir um Shih Tzu saudável , desde que pais saudáveis sejam usados para reprodução.
Os cães Shih Tzu mini são saudáveis?
O tamanho padrão Shih Tzu vive saudável com uma vida útil de cerca de 9 a 17 anos. Como qualquer outra raça de cachorro, eles são propensos a certas condições de saúde e doenças.
Devido à criação sucessiva de nanicos de ninhadas de um Shih Tzu padrão para produzir o Shih Tzu mini, geralmente há um acúmulo de condições de saúde transferidas durante a criação.
É muito importante ter em conta que os nanicos são geralmente formados devido a alguns problemas de saúde ou deficiências que os tornam diferentes dos outros cachorros da sua ninhada. Essas condições de saúde são então transferidas durante a reprodução contínua.
Alguns desses problemas de saúde incluem:
Braquicefalia: Como resultado de seu crânio reduzido e focinho achatado, o Shih Tzu geralmente encontra problemas respiratórios. Esta condição torna-se mais grave com a diminuição do tamanho de um Shih Tzu e requer uma operação cirúrgica para corrigir.
Problemas nas costas: Como resultado da combinação de costas longas e pernas curtas, o Shih Tzu xícara de chá é suscetível a doenças do disco intervertebral (IVDD). Isso causa grandes dores para os lindos cachorrinhos. Em casos mais graves, pode resultar em espasmos musculares e até paralisia.
Problemas oculares: O Shih Tzu mini geralmente tem olhos grandes com cavidades oculares relativamente rasas. Isso os torna propensos a muitas condições oculares. Algumas dessas condições comuns são:
Epífora: Termo usado para descrever um fluxo excessivo de lágrimas que muitas vezes mancha a pele branca ao redor dos olhos.
Entrópio: É o giro das pálpebras para dentro em direção aos globos oculares, fazendo com que os cílios se esfreguem contra os globos oculares continuamente. Esta condição irrita os olhos.
Doenças dentárias: sua boca muito pequena geralmente os torna muito mais suscetíveis a várias doenças dentárias. À medida que esses cães envelhecem, a placa bacteriana e o tártaro se acumulam, resultando em raízes e gengivas prejudiciais à saúde.
Por que a criação de Shih Tzu mini é controversa?
Para criar esses cães minúsculos, os criadores encontram pequenos machos e fêmeas Shih Tzu para cruzarem juntos e continuam pegando os nanicos das ninhadas resultantes até que atinjam o tamanho que desejam.
A controvérsia com o Shih Tzu mini reside no fato de que os criadores que produzem essa pequena variedade de Shih Tzu afirmam que esses cães são únicos em maneiras específicas e deveriam valer mais do que a contraparte de tamanho padrão do AKC.
Portanto, eles empregam termos como “Imperial” para sugerir que essa variedade de cães minúsculos tem algumas diferenças fundamentais do conhecido Shih Tzu e deve ser reconhecida como uma raça separada.
Isso é, no entanto, considerado um mero mito pelos clubes de canil. Eles acreditam que esses cães extremamente pequenos são criados de maneira não convencional e pouco saudável e que o tamanho pequeno por si só não é suficiente para que sejam classificados como uma raça de cachorro separada.
Esses chamados criadores imperiais acabam cobrando mais dinheiro por esses filhotes minúsculos, insistindo que essa variedade especial de Shih Tzu requer mais cuidado, amor e suplementos nutricionais.
Alguns desses criadores estão trabalhando ativamente para garantir que esses Shih Tzu mini ou Shih Tzu Imperial Shih Tzus sejam listados como uma raça de cães reconhecida.
Encontrei este vídeo decente no YouTube que explica tudo o que você precisa saber sobre os cães mini. Entenda como eles foram criados e em que condições, e como cuidar deles se você adotou um.
Shih Tzu mini vs. Outras Variedades de Shih Tzu: Qual é a Diferença?
O Shih Tzu mini é apenas um pequeno tipo do tamanho padrão normal Shih Tzu. Apesar de serem fundamentalmente a mesma raça, o Shih Tzu padrão e o Shih Tzu mini têm algumas disparidades.
A diferença mais notável entre o Shih Tzu padrão e o Shih Tzu miniestá no processo de criação, que determina seus tamanhos.
O Shih Tzu padrão é produzido a partir de criação pura de pais Shih Tzu saudáveis e pesa entre 10 a 16 libras e tem uma altura média de cerca de 10 polegadas.
O Shih Tzu mini, por outro lado, é produzido através de vários processos. O mais comumente usado é a reprodução seletiva, que é considerada um procedimento insalubre pelo American Kennel Club (AKC) .
Além disso, o tamanho relativamente pequeno do Shih Tzu xícara de chá os torna mais suscetíveis a problemas de saúde do que o Shih Tzu padrão.
Shih Tzu mini Temperamento: eles são bons cães de família?
Embora o nome “Shih Tzu” signifique pequeno leão, não há realmente nenhuma ferocidade no comportamento de um Shih Tzu mini.
No entanto, os mini Shih Tzus são considerados cachorrinhos muito corajosos porque, apesar de serem brincalhões, carinhosos e adoráveis, eles também se levantam para defender a si mesmos e ao dono em qualquer situação.
Eles têm um alto instinto territorial e protegem sua família, casa e propriedades contra intrusos. Eles adoram brincar muito com crianças pequenas.
Shih Tzu mini e outras variedades de Shih Tzu são criadas exclusivamente para companhia, por isso são cachorrinhos afetuosos, extrovertidos e felizes. Eles adoram sentar no colo.
Shih Tzus mini é um animal de estimação maravilhoso e se dá facilmente com outros animais e crianças pequenas. No entanto, as crianças devem ser monitoradas ao brincar com este cachorrinho porque podem se machucar facilmente ou até mesmo morrer.
Quantas cores estão disponíveis para Shih Tzu mini?
Devido ao procedimento usualmente empregado na criação desses Shih Tzu mini, eles podem vir em diferentes cores e combinações de cores.
Algumas das cores sólidas que uma xícara de chá Shih Tzu pode ter incluem:
Preto: Este casaco é completamente preto. E é relativamente comum entre os Shih Tzus de raça normal.
Branco: Este é um tipo de xícara de Shih Tzu de cor totalmente branca.
Ouro: Este tipo de xícara de chá Shih Tzu aparece sob a luz natural para ser de cor dourada, mas é mais um tom de laranja na realidade.
Tigrado: Esta variedade geralmente tem uma cor de pelagem composta por uma combinação de vermelho-amarelo alternado com preto-marrom. Mas, à primeira vista, parece um marrom sólido ou preto, dependendo de qual cor está mais presente.
Prata: Esta cor de pelagem do Shih Tzu às vezes é confundida com a pelagem branca. Para reconhecer esta variedade, a cor da pelagem deve ser cinza ou esbranquiçada.
Tamanho e peso do Shih Tzu mini
O objetivo real da criação de Shih Tzus mini é produzir cães muito pequenos que cabem em quase qualquer espaço ou apartamento e são muito mais fáceis de carregar.
O peso de um Shih Tzu adulto típico é geralmente entre 6 a 8 libras e com uma altura em torno de 7 a 9 polegadas, medindo a partir dos ombros.
Também pode haver alguns extremamente pequenos, pesando cerca de 1,8 a 3 kg. Isso os torna muito menores e mais leves do que qualquer outra variedade da raça Shih Tzu.
Qual é a expectativa de vida de um Shih Tzu mini?
Perder este animal de estimação tão adorável e caro é uma coisa muito triste de acontecer a qualquer dono. Isso geralmente é uma fonte de preocupação para muitos proprietários de Shih Tzu, porque o pensamento de perder esse maravilhoso companheiro de família é assustador.
Sabe-se através de estudos que as raças de cães menores costumam ter uma vida média mais longa do que as maiores. Um Shih Tzu devidamente criado de um criador confiável pode viver até cerca de 12 anos como qualquer outro Shih Tzu.
No entanto, devido aos procedimentos não convencionais que a maioria dos criadores emprega na produção desses cães em miniatura, eles podem se tornar suscetíveis a uma série de problemas de saúde subjacentes que, por sua vez, representam grandes ameaças à sua vida saudável.
Em uma nota mais ampla, a genética específica e o ambiente do cão desempenham um papel importante na determinação de quanto tempo eles viveriam e quão saudáveis eles são.
Como cuidar das necessidades básicas do seu Shih Tzu mini
Como você já deve saber, os mini Shih Tzus são cães muito pequenos e delicados e exigem muito cuidado, atenção e carinho.
Você não pode lidar com esses cachorrinhos como faria com qualquer outro cachorro normal e, portanto, você deve saber como cuidar adequadamente de seu filhote de xícara de chá.
Alimentando
O mini Shih Tzu é um cão com um padrão alimentar bastante irregular. Ele se alimenta bem em condições favoráveis, e é muito importante alimentar seu Shih Tzu de qualidade e com alimentos saudáveis para garantir que ele permaneça em perfeita forma e tenha uma vida longa e saudável.
Geralmente, um filhote de cachorro Shih Tzu deve receber 1/16 de comida por quilo de peso corporal, enquanto um adulto deve receber cerca de 1/32 por quilo de peso corporal. Isso ocorre porque os filhotes geralmente são mais ativos do que os adultos e requerem mais calorias para um crescimento saudável.
É muito importante observar com que frequência você está alimentando seu cão porque o Shih Tzu xícara de chá é muito propenso à obesidade. Não permita que eles tenham acesso ilimitado à comida para que seu cão não fique obeso.
Recomenda-se que uma xícara de chá de Shih Tzu seja alimentada quatro vezes ao dia durante os primeiros sete meses e, após esses sete meses, o melhor é alimentá-los duas vezes ao dia.
Para evitar a obesidade, você deve reduzir o número de carboidratos na dieta do seu Shih Tzu.
Como qualquer outro cão, eles requerem uma quantidade considerável de alimentos contendo proteínas, como frango, peru, peixe e ovos, para um crescimento estável e saudável. Arroz, cevada, batatas são fontes muito boas de carboidratos.
Asseio
Um Shih Tzu normal de xícara de chá tem os pelos do corpo crescendo até o chão. Isso é muito demorado para manter, porque você teria que escovar continuamente o cabelo ao longo do dia para mantê-lo limpo e saudável.
A maioria dos proprietários geralmente prefere o corte filhote, não apenas porque é mais fácil de manter, mas também porque esse estilo fica muito bem nesses cães pequenos.
O estilo de corte para o seu cão, no entanto, depende muito da sua escolha. Porque qualquer que seja o estilo que você decida seguir, você ainda terá que visitar o aparador regularmente.
Além disso, muito corte também é necessário para a pelagem de crescimento rápido, dentro das orelhas, ao redor dos olhos, ânus e nas partes genitais. As unhas também requerem corte regular.
Exercício
- A importância do exercício regular para o Shih Tzu mini não pode ser superestimada.
- O exercício frequente e adequado é saudável para este cão pequeno das seguintes maneiras:
- Auxilia na circulação sanguínea.
- Ajuda a controlar o nível de glicose no corpo, o que é importante na prevenção da obesidade e diabetes.
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
- Ajuda na construção de ossos e músculos mais fortes.
- Auxilia o metabolismo adequado.
Filhotes a partir de seis meses devem fazer pelo menos 20 minutos de caminhada diária e, posteriormente, podem ser aumentados para duas vezes por dia. Você também pode adicionar algumas sessões de cardio supervisionadas e controladas, como 1 a 3 vezes ao dia.
Um dos melhores tipos de exercícios para um Shih Tzumini é caminhar. É fácil praticar, pois você pode definir um ponto inicial e final para poder acompanhar sua duração.
Aqui estão algumas dicas que você pode usar para passear com sua linda xícara de chá:
- Tenha um horário fixo e siga-o à risca. Ter uma programação regular aumentará a expectativa e a atividade do seu cachorro.
- Use um arnês em vez de uma coleira. O Shih Tzu mini é um cão braquicefálico e, portanto, qualquer coisa que obstrua sua traqueia deve ser evitada.
- Vá com bastante água. Pare para permitir que ele beba se notar respiração ofegante ou superaquecimento.
Treinamento
Treinar um Shih Tzu mini pode ser muito desafiador, por isso é essencial começar cedo. Isso dará ao seu cão o prazer de ter um dono carinhoso e feliz e também reduzirá seu trabalho de arrumar o apartamento toda vez que ele bagunçar tudo.
Aqui estão algumas dicas de treinamento que você pode querer aplicar:
Faça suas regras: você precisa estabelecer certas regras para o seu novo cachorro e garantir que você e sua família apliquem essas regras ao pé da letra. Isso também ajudará você a estabelecer um padrão de treinamento produtivo para seu novo cão.
Ofereça elogios e recompensas: Shih Tzu mini é uma espécie de cão que adora ser elogiado e recompensado. Ao prosseguir com o treinamento, recompense-o pela boa conduta e nem sempre puna as más. Além disso, tente evitar punições físicas.
Faça uso do tempo limite: mini Shih Tzu amam companheirismo. À medida que o vínculo entre vocês dois fica mais forte, os castigos podem ser uma boa maneira de puni-lo por maus comportamentos. Isso, no entanto, não deve ser aplicado com muita frequência, para não comprometer o vínculo.
Ensine-lhe comandos simples: Este é o passo que se segue assim que terminar de treinar o seu cachorro para viver consigo e com a sua família. Você vai exigir muita paciência e recompensas para esta fase.
Limite o acesso à comida: Você deve tentar não cometer o erro de expor seu filhote a um suprimento ilimitado de comida. Ter um horário de refeição e um padrão de alimentação padrão beneficiará você e seu novo animal de estimação, pois o ensina disciplina e também garante uma nutrição saudável.
Termine cada treinamento com uma recompensa: Ao final de cada sessão de treinamento, reserve um tempo para recompensar seu filhote, talvez se divertir um pouco com ele ou oferecer algumas guloseimas ou atividades interessantes apenas para que ele se sinta recompensado pela sessão. Isso ajudará a criar um cão bem-comportado e também promoverá um vínculo duradouro entre vocês dois. Ele ficará mais feliz em se envolver na próxima vez.
Visitas de bem-estar
Uma vez que seu filhote de cachorro Shih Tzu tenha completado suas vacinas , isso não significa que você tenha que esperar até que ele fique doente para visitar o veterinário.
Um Shih Tzu adulto deve ser examinado por um veterinário duas vezes por ano, e os mais velhos devem ser verificados três vezes por ano. Essas séries de visitas de bem-estar são essenciais para ajudar seu cão a manter uma boa saúde e detectar quaisquer possíveis problemas de saúde precocemente.
Seu amor e carinho
Como você já sabe, um Shih Tzu mini é mais um cachorro de colo que é emocional e afetuoso por natureza.
Eles se relacionam bem com pessoas e outros animais e para manter seu precioso cachorrinho mental e fisicamente saudável, você terá que dar a ele muito amor e carinho.
Isso não quer dizer que você deva tolerar o mau comportamento, apenas mais amor e mimos do que punições.
Prós e contras de possuir um Shih Tzu mini
Prós
- Ter um cachorro muito pequeno como o Shih Tzu mini que cabe na sua bolsa é incrível.
- Eles são muito fáceis de transportar sem qualquer inconveniente.
- Eles são amados por todos e chamam a atenção em todos os lugares.
- Seus exercícios são menos tediosos do que os dos cães maiores.
- Eles são simplesmente adoráveis.
Contras
Além dos muitos problemas de saúde que seu Shih Tzu mini pode enfrentar e das inúmeras visitas ao veterinário que você pode ter que embarcar, há muitos motivos pelos quais você pode não querer ter um.
- Eles são caros para comprar e manter.
- Eles quase sempre precisam de sua ajuda.
- Eles se machucam facilmente.
- Eles são propensos a muitos perigos em uma casa movimentada.
- Você pode pisar neles.
Onde encontrar Shih Tzu mini filhotes para comprar?
Muitos criadores respeitáveis afirmam que têm filhotes de Shih Tzu mini para venda, mas na verdade eles vendem filhotes insalubres da ligação entre os nanicos.
Quanto custa um shih tzu mini
Preço do filhote de cachorro Shih Tzu mini: você pode pagar por um mini Shih Tzu?
Colocar um preço exato do Shih Tzu mini será grosseiramente impreciso. Ao pesquisar diferentes criadores e vendedores, o preço deste cão varia de um criador para outro por razões difíceis de identificar.
Um cão muito pequeno como o Shih Tzu mini geralmente precisa da ajuda de um veterinário para criar e entregar seus filhotes. Este é um fator importante que pode empurrar o preço para cima.
Alguns outros fatores são:
- Cor da pelagem
- Aparência
- Gênero
O objetivo de comprar o filhote, seja para um animal de estimação da família, para um competidor ou para reprodução.
Considerando todos esses fatores, o preço médio de um Shih Tzu mini ou um híbrido de Shih Tzu varia entre R$ 1.800 e R$ 3.500. Alguns criadores de quintal podem querer extorquir você e cobrar cerca de R$ 4.000 a R$ 6.000.
Além desse custo inicial de compra de um filhote de Shih Tzu mini, você terá que arcar com outras despesas únicas e contínuas.
Você deve adotar ou comprar seu Shih Tzu mini? Dicas sobre como encontrar um Shih Tzu mini
Se você deseja comprar ou adotar um filhote de Shih Tzu mini, depende totalmente de você e de quanto está disposto a sacrificar para colocar este adorável cão em sua família.
Depois de decidir se deseja comprar ou adotar este cão, você precisa ser orientado a encontrar um criador ou vendedor respeitável . Um criador respeitável não venderá um filhote nascido da união entre dois nanicos doentes.
Esses cães subdimensionados podem ocorrer naturalmente mesmo com os melhores criadores e também serão tão saudáveis quanto os outros membros da ninhada. Um criador respeitável irá informá-lo se este cachorro é um nanico.
Você também precisa fazer perguntas sobre como o cachorro foi criado e pedir para ver os pais, se possível. Você pode ir tão longe quanto perguntar sobre os avós.
Além disso, obtenha provas de exames de saúde adequados tanto para o filhote quanto para os pais. Isso ajudará você a saber o quão saudável o filhote seria.
Se o criador não puder fornecer respostas para todas ou para a maioria dessas perguntas, você deve ir a outro lugar, pois a pessoa pode ser um criador de má reputação tentando vender um filhote doente de uma geração não saudável.
Finalmente, você deve evitar comprar filhotes pela internet. Procure ter contato direto com o filhote antes de comprar.
Conclusão:
O Shih Tzu mini é um cão pequeno com muitas qualidades maravilhosas. Este cachorro fofo é um membro da raça Shih Tzu e pode ser muito caro para comprar e manter.
Eles são afetuosos e amorosos, mas também são propensos a muitos problemas de saúde devido ao seu pequeno tamanho.
Se você tiver a sorte de comprar um Shih Tzu mini que resultou da criação de dois Shih Tzus padrão ou um Shih Tzu padrão e um Shih Tzu mini, provavelmente não terá muitos desses problemas de saúde.
Embora possa ser menor do que um pequeno leão, o Teacup Shih Tzu tem tanto amor para compartilhar. Sua pequena estatura esconde sua grande personalidade, enquanto sua natureza receptiva o tornou um popular companheiro de viagem.
Celebridades e famílias gostam de abraços e brincadeiras com seus Shih Tzus, saboreando sua inteligência e entusiasmo. Embora tenha suas peculiaridades, o Shih Tzu mini pode ser um companheiro divertido que se adapta facilmente à vida em ambientes fechados e requer apenas exercícios mínimos.
Mas se você comprar um resultado da criação de nanicos, prepare-se para inúmeras visitas ao veterinário.
Referencia: